Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de novembro de 2010

ESTÁ NO JORNAL O POVO - By Eliomar de Lima 30/11/2010

OAB-CE lança alerta sobre traficantes cariocas virem para o Nordeste


“O presidente da OAB do Ceará, Valdetário Monteiro, manifestou ontem preocupação com informações dando conta de que a expulsão de traficantes do Rio de Janeiro poderia resultar na vinda de grupos do crime para cidades do Nordeste como Fortaleza.
“Estamos preocupados. Vamos pedir à SSPDS que acompanhe essa situação. Fortaleza, Recife, Natal e Salvador, que serão subsedes da Copa 2014, passam a ser atrativos e alternativas para a venda de drogas e outras práticas”, disse para esta Vertical o dirigente da Ordem.
Honório Pinheiro, que preside a Federação Cearense de Dirigentes lojistas (FCDL), também se disse “preocupado”.
Já o superintendente da Polícia Civil, Luis Carlos Dantas, garantiu que o Serviço de Inteligência da SSPDS está atento para monitorar tal situação. Nesta quarta-feira, haverá reunião em Brasília dos secretários de Segurança Pública para tratar desse tipo de preocupação que não é só do Ceará.”
(Coluna Vertical, do O POVO)

DIA FELIZ

"Procure praticar o bem.
Mas, enquanto não lhe for possível praticá-lo, vá tentando imitar quem o pratica, porque, à força de vocêimitar, acabará praticando.
As criancinhas não sabem falar, mas tanto imitam o que falam os seus pais que acabam exercendo o ato de falar.
É melhor que você imite o bem do que o mal.
Quem imita o bem, pratica o bem.
Quem imita o mal, acaba se enveredando pelos camainhos do mal."

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ESTÁ NO JORNAL O POVO - By Larissa Lima 29/11/2010

Projeto cearense com bibliotecas ganha prêmio nacional

Bibliotecas ganham comunidades em Aquiraz, Redenção e Itaitinga e são reconhecidas com o prêmio Nacional Vivaleitura 2010
29.11.2010| 01:30
Projeto %u201CLer para Crer%u201D foi realizado por professores da UFC  (DIVULGAÇÃO) Projeto %u201CLer para Crer%u201D foi realizado por professores da UFC (DIVULGAÇÃO)
O projeto cearense “Ler para Crer” é agora iniciativa reconhecida nacionalmente. A experiência realizada por professores e estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) conseguiu articular nove bibliotecas comunitárias em Aquiraz, Itaitinga e Redenção, municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Como vencedor do prêmio Vivaleitura 2010, ela deve ganhar novo impulso e se multiplicar por mais comunidades no ano que vem.

A professora Lídia Eugênia Cavalcante, professora do Departamento de Ciências da Informação da UFC, coordenadora, explica que o projeto começou em 2008, em localidades onde o acesso à leitura era restrito.

De biblioteca, só havia a pública, no Centro da cidade, muitas vezes distante de onde as comunidades vivem. Mais de 1.800 iniciativas concorreram em três categorias ao prêmio de R$ 30 mil. O “Ler para Crer” saiu ganhador na categoria “Sociedade”. A premiação é promovida pelos Ministérios da Educação e da Cultura.

Com os recursos do prêmio, a coordenadora do projeto pretende lançar um livro para ser distribuído gratuitamente, disseminando a metodologia das bibliotecas comunitárias por mais municípios, inclusive de outras regiões do Brasil. Lídia Cavalcante espera que esse primeiro reconhecimento, o do prêmio, inspire outros. “A gente espera que com esse prêmio possamos receber o apoio de instituições públicas e provadas para continuar os projetos”, acrescenta.

Gerência comunitária
Para as comunidades, a biblioteca reúne mais do que o acervo de livros. Os espaços de leitura também têm se constituído em referência de convívio comunitário. Algumas funcionam em prédios das associações de moradores, outras em imóveis doados. Nilo Uchôa, secretário de Cultura de Itaitinga, reforça que a comunidade é a responsável por gerir as bibliotecas, com a assistência da equipe da UFC. Oficinas de contação de histórias e de organização e higienização do acervo fazem parte da preparação. “A nossa meta é implantar 20 bibliotecas no município até o final de 2011. É uma meta do nosso município, em parceria com a comunidade”, almeja. 

Em Redenção, as localidades de Cristo Amigo e do Susto também contam com bibliotecas comunitárias, iniciadas com a capacitação do projeto “Ler para Crer”. A secretária de Cultura e Turismo, Lisiê Freira, conta que, em Cristo Amigo, a comunidade fez um mutirão para reformar a casa doada onde hoje funciona a biblioteca, sempre movimentada de leitores e projetos diversos, também com foco na saúde e nos interesses da zona rural.

Em Susto, a mobilização foi a mesma. “As crianças estão sempre lá, lendo. Eu fico encantada com esse trabalho. E o mérito é deles (das comunidades)”.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA
O projeto conseguiu fazer da leitura uma atividade importante para comunidades em três municípios com uma metodologia em que as pessoas são as responsáveis pela montagem e pela administração de bibliotecas.
SAIBA MAIS

O Prêmio Vivaleitura divulgou os três projetos vencedores de 2010 em cerimônia realizada em Brasília. É a quinta edição do prêmio.


O prêmio é uma iniciativa do MEC, do Ministério da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).


O Vivaleitura 2010 também homenageou José Mindlin, empresário, bibliófilo, membro da Academia Brasileira de Letras. Mindlin, que faleceu aos 95 anos, doou para a USP todo o acervo da sua biblioteca, a maior coleção particular de livros do Brasil.
larissalima@opovo.com.br

DIA FELIZ

"A caridade é o amor. Mas, o ponto mais alto da caridade éo perdão.
Perdoar nem sempre é facil. Às vezes até chegar a parecer impossível. Entretanto, é sacrifício essencial à vida de quem se diz e quer ser filho de Deus.
Afinal, o que é a redenção que o Cristo veio operar na humanidade, senão um ato universal do perdão, como ato supremo do amor?!
Ora, se fomos todos envolvidos no perdão de Deus, porque dificultarmos tanto a vivência deste ato de perdoar, quando se trata de um semelhante que nos ofendeu?.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

GUERRA EM BUSCA DA PAZ!

Rio reforça atendimento hospitalar para atender vítimas de ações criminosas e confrontos policia

Para atender às pessoas feridas nos ataques criminosos e nos confrontos com a polícia, a Secretaria de Saúde da cidade do Rio elaborou uma série de medidas nesta quinta-feira, 25, principalmente nas áreas de conflito mais direto, na zona norte, além de ter suspendido cirurgias e procedimentos para liberar os centros cirúrgicos.

Os secretários de Saúde do estado, Sérgio Côrtes, e do município, Hans Dohmann, estão desde cedo no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, para ajudar na coordenação do atendimento às vítimas dos confrontos na região, onde está situado o complexo de favelas do Alemão, e que está sendo alvo de uma grande operação policial.

Com a equipe reforçada, a unidade é referência no atendimento a baleados e já recebeu 23 feridos. O hospital está localizado próximo ao Complexo do Alemão, suspeito de abrigar bandidos que deixaram os morros da cidade, ocupados pelas unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde confirmou que postos de saúde estão fechados em áreas de risco ou onde estão em curso operações policias. Além isso, outras unidades podem encerrar o expediente mais cedo, para proteger os profissionais de saúde.

No esquema de plantão organizado pela secretaria, estão previstos ainda o aumento do número de profissionais nas unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Complexo do Alemão, na Penha e em Madureira, ambas na zona norte, perto da região onde a polícia realizou incursões mais violentas.

A Secretaria Municipal de Saúde também informou que aumentou as equipes nos hospitais municipais Salgado Filho, Souza Aguiar, Miguel Couto e Lourenço Jorge, que são referência no atendimento a vítimas de violência armada.

A Central de Regulação de Leitos está de prontidão para gerenciar as vagas disponíveis no sistema de internação e as ambulâncias da rede municipal vão ajudar na transferência de pacientes, quando for o caso.
 
Agência Brasil
 

ESTÁ NO JORNAL O POVO - ByTalita Rocha 26/11/2010

Ceará Natal de Luz tem início hoje

Praça do Ferreira já decorada (TALITA ROCHA) Praça do Ferreira 
A programação do Ceará Natal de Luz, que segue até o dia 23 de dezembro com o Coral de Luz e outras atrações, tem início hoje às 17 horas na Praça do Ferreira. Com o lema “Natal de Paz”, a temática regional deste ano é o algodão.

Outros pontos da cidade também recebem decoração do Natal de Luz a partir de hoje. Na avenida Beira Mar, um milhão de microlâmpadas iluminarão a distância entre o Mercado dos Peixes e o aterro da Praia de Iracema. Na avenida Washington Soares, esculturas de algodão e uma árvore com 25 metros enfeitarão as imediações do Fórum Clóvis Beviláqua. A praça Portugal terá uma árvore com 54 metros, pombas da paz e microlâmpadas. E na praça José de Alencar, que será palco de orquestras, corais e solistas a partir do dia 10, às 19 horas, a igreja do Patrocínio receberá iluminação de 200 mil microlâmpadas na fachada.

A decoração da Praça do Ferreira já está armada: um laço vermelho percorre toda a extensão dos seis andares do hotel Excelsior, que recebeu enfeites com guirlandas de cor vermelha nas sacadas; pombas da paz adornam os postes de luz da praça; uma estrela de algodão enfeita o topo da Coluna da Hora; e a árvore de Natal com altura de 25 metros, composta por adereços de algodão, brilha com a iluminação de luzes brancas à noite.

Quem abre a programação do Natal de Luz às 17 horas é a cantora lírica Samira Denoa e o tenor Franklin Dantas. Em seguida, haverá a liturgia da palavra com o padre Dourado.

Às 19h30min, será a chegada do Papai Noel. O grupo de 120 crianças estreia o concerto do Natal de Luz nas sacadas do Excelsior às 20 horas, antes do show da cantora Maria Rita, marcado para as 21 horas.

DIA FELIZ

"Todos rezam todos os dias.
Todos precisam pedir ao Pai muitas coisas.
É condição humana diante da onipotência incondicional de Deus.
Não basta, porém, que você abra seus lábios, articule suas palavras, desfie suas orações. É indispensável a Fé interior a quem você se dirige.
A Fé é o espírito que anima a oração, assim como a sua essência é a necessidade humana expressa diante de Deus.
Quando orar, robusteça a sua Fé com esta garantia do próprio Cristo.
"Aquele que pede, receberá"!.


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ESTÁ NO JORNAL O POVO - By Eliomar de Lima 24/11/2010

Mantega: 2001 será ano de conter gastos


“O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje que 2011 será um ano de consolidação fiscal e de contenção das despesas de custeio. Em tom enfático, Mantega disse que chegou o momento na economia brasileira de reduzir os gastos do governo e realizar um novo movimento anticíclico. Nesse movimento, o governo recua na contenção de gastos para abrir mais espaço de demanda do setor privado.
Mantega ressaltou que em 2008 o governo fez um superávit primário maior que o previsto na meta, o que permitiu a criação do Fundo Soberano do Brasil (FSB), com recursos do esforço fiscal mais elevado. Com a crise mundial, no entanto, destacou Mantega, o governo reduziu o superávit primário para permitir uma recuperação mais rápida da economia brasileira.
Na primeira entrevista à imprensa como ministro confirmado para seguir a frente da Fazenda no novo governo, Mantega insistiu que agora é a hora de reduzir os gastos, o que permitirá uma queda mais rápida na taxa de juros. Ele também assegurou que o BNDES receberá menos recursos do Tesouro Nacional, abrindo espaço para o setor privado fazer empréstimos de longo prazo.
Mantega alertou, no entanto, que esse processo de consolidação fiscal corre risco se forem aprovadas propostas de vários aumentos de gastos, como a PEC 300, do aumento dos policiais, que custará R$ 46 bilhões; o aumento do salário dos servidores do Judiciário; o reajuste maior para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo; o aumento do mínimo em 2011 acima do já previsto, e outras propostas.
Ele disse que espera que o Judiciário, Legislativo trabalhem junto com o Executivo nesse processo de contenção dos gastos.”
 (Agência Estado)

DIA FELIZ

"Não se apegue aos bens materiais. Não se faça deles escravo.
Os bens que a Providência lhe concedeu possuir devem ser usados para a sua subsistência, a conservação de sua saúde e até para o seu conforto material, é claro. Para isso você trabalhou.
O que não é possível é que em outra coisa você não pense mais, a não ser em possuir bens materiais, como se não houvessem outros valores mais importantes e essenciais.
Lembre-se de que os bens que temos a morte os consome: o bem que fazemos o Céu retribui.

Pense nisso, e tenha uma ótima quinta - feira.

 
Holy Spirit


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PORTUGAL DEVE TER GREVE GERAL NESTA 4ª FEIRA- By Eliomar de Lima

“Trabalhadores portugueses dos setores público e privado devem responder de forma massiva nesta quarta-feira a uma convocação de greve geral feita pelos dois principais sindicatos do país, unidos pela primeira vez em 20 anos para denunciar a austeridade imposta pelo governo sob pressão dos mercados. Após os importantes movimentos sociais vividos por Grécia, Espanha e França, agora será a vez de Portugal, onde os sindicatos esperam “a maior greve da história” do país. “A mobilização dos trabalhadores é enorme”, garantiu na segunda-feira o secretário-geral do principal sindicato, CGTP, Manuel Carvalho da Silva.
No momento em que Portugal aparece como potencial novo alvo dos mercados e pode ser obrigado a solicitar uma ajuda financeira externa, assim como Grécia e Irlanda, o líder sindical instou o governo socialista de José Sócrates a rejeitar “a chantagem dos agiotas internacionais” e sua “receita de sacrifícios”. O Parlamento português prepara-se para votar de forma definitiva na sexta-feira um orçamento de austeridade sem precedentes, para cortar o déficit de 7,3% para 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB).
Este plano de ajuste inclui a diminuição de salários, alta de impostos e diminuição de benefícios sociais. Sua aplicação daria lugar a uma forte queda do poder aquisitivo em um país onde o salário mínimo é inferior a 800 euros. “É inaceitável que os trabalhadores façam praticamente todos os sacrifícios”, denunciou, por sua vez, João Proença, da UGT, central sindical historicamente próxima ao Partido Socialista. “Não se pode aceitar que a primeira, segunda e terceira prioridade de Portugal seja seu déficit”, acrescentou o sindicalista, lembrando que o índice de desemprego está em 10,9%. Vários sindicatos se alinharam atrás da CGTP e da UGT e são anunciadas greves nos bancos, na imprensa, no setor petroleiro e nos transportes.
(AFP)

AUMENTA A AMEAÇA DE ATRASO NA ENTREGA DO PV. ESTÁNO JORNAL O POVO DE 24/11/2010

  • Possível atraso no PV pode ter reflexo no Campeonato Cearense
 (GEORGIA SANTIAGO) Possível atraso no PV pode ter reflexo no Campeonato Cearense (GEORGIA SANTIAGO)

A possibilidade de a entrega do novo estádio Presidente Vargas só acontecer no próximo ano fica cada vez mais real. Engenheiros que atuam no canteiro de obras, que preferem não se identificar, confirmam que, diante da quantidade de serviços ainda a ser realizada, o prazo de conclusão poderá se esticar até a primeira quinzena de março de 2011. O atraso na entrega pode comprometer a realização de jogos do Campeonato Cearense do próximo ano, que tem data prevista para ser iniciado no dia 12 de janeiro de 2011.

A informação dos engenheiros foi repassada ao repórter Lucas Leite e divulgada com exclusividade, ontem, na rádio O POVO/CBN. O esticamento no prazo de conclusão já teria sido inclusive comunicado a Prefeitura de Fortaleza. O secretário de Esporte e Lazer do Município, Evaldo Lima, foi contatado pelo O POVO ainda ontem. Ele negou que a Prefeitura já tenha sido comunicada oficialmente do adiamento na entrega do estádio.

No entanto, Evaldo Lima já admite a possibilidade de que o estádio não esteja pronto até o fim de dezembro, quando é aguardada a inauguração do PV. “É uma possibilidade. Trata-se de uma obra complexa. Há muito serviço a ser feito, mas estamos fazendo todo esforço possível. 400 operários trabalham hoje na reforma do PV”, disse.

Evaldo Lima garante que o novo estádio só será entregue quando estiver completamente finalizado. “Só vamos inaugurar o estádio na plenitude da obra, com tudo executado”, ressaltou. Ele ainda pondera que a própria Federação Cearense de Futebol (FCF) já trabalha com um plano B, caso o PV não esteja pronto para o Estadual 2011. O primeiro jogo do Cearense marcado para o PV é Fortaleza e Tiradentes, no dia 12 de janeiro. A alternativa é levar a partida para o Alcides Santos, no Pici.

O estádio Domingão, em Horizonte, deve ser usado pelo Ceará no Estadual e na Copa do Brasil. Quanto ao Ferroviário, a Vila Olímpica Elzir Cabral pode ser palco das partidas como mandante. A dúvida maior seria quanto aos clássicos entre Ceará e Fortaleza. O presidente da FCF, Mauro Carmélio, admite até realizar esses jogos no estádio do Junco, em Sobral.

DIA FELIZ

"Todos nós somos livres. Ser livre não é, fundamentalmente, fazer o que se quer.É mais profundo. É fazer o que se deve fazer.
Quando você faz só o que quer assemelha-se aos animais que se deixam guiar pelos instintos, porque a eles Deus não deu isso que se chama Liberdade. A você, sim.
Liberdade é a adequação da sua vontade ao Bem.
Você, portanto,é livre, mas, como ser inteligente, compreenda que Liberdade não existe sem responsabilidade".

Tenha um dia cheio de paz e liberdade.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SEJA UM DOADOR

ESTÁ NO JORNAL O POVO - By Eliomar de Lima 22/11/2010

Ronda do Quarteirão – PMs são flagrados com duas jovens em viatura


“Três policiais do Ronda do Quarteirão foram recolhidos ao quartel do Batalhão de Polícia Comunitária (BPCOM), na avenida Bezerra de Menezes, acusados de desvio de conduta. Eles teriam sido flagrados transportando duas jovens na viatura, na madrugada do último sábado, na área da 6ª Companhia do 5º Batalhão (Antônio Bezerra). “Foi uma conduta duvidosa. Estamos apurando”, comenta o tenente-coronel Werisleik Matias, comandante do Ronda.
Os policiais ficarão cinco dias no quartel, no chamado recolhimento transitório. Segundo o Código Disciplinar da Polícia Militar no Ceará, trata-se de uma medida preventiva adotada quando há fortes indícios de autoria de crime ou transgressão militar. O policial é recolhido para se garantir “o bom andamento das investigações” e sua “correta apuração”, conforme o artigo 26 do código.
O tenente-coronel Werisleik Matias não informou qual transgressão ou crime teria sido cometido. Disse apenas está sendo apurado “desvio de conduta durante a atividade profissional.” A “conduta duvidosa” teria sido flagrada pelo sistema de videomonitoramento implantado nas viaturas do Ronda. As imagens captadas nas Hilux são transmitidas em tempo real para uma sala na sede do BPCOM.
O POVO entrou em contato com a Associação de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Ceará (Aspramece), que está acompanhando o caso envolvendo os três soldados do Ronda. Segundo o presidente da entidade, subtenente Pedro Queiroz, as jovens que estavam na viatura tinham sido assaltadas.
“Os policiais estavam transportando as vítimas do roubo para que elas identificassem os meliantes, ajudassem nas buscas. Não houve nenhum desvio de conduta. É papel da polícia comunitária interagir com as pessoas. Tem que acontecer essa proximidade entre policial e cidadão”, diz Pedro Queiroz. Segundo o subtenente, uma advogada da associação foi até o quartel para se inteirar do caso. “Vamos analisar e ver com qual instrumento jurídico a gente pode tentar liberar os policiais.”
De acordo com o Código Disciplinar Militar, é transgressão disciplinar leve transportar pessoas na viatura sem autorização da autoridade competente. No último dia 19, O POVO mostrou que há 307 policiais respondendo a processo por crimes como formação de quadrilha, extorsão, sequestro, apropriação de bens alheios, furto, roubo, apoio a assaltante, homicídios e até estupro. Se forem considerados culpados, os soldados podem ser expulsos da corporação.”

DIA FELIZ

"Siga em frente não olhe para traz, senão para recolher as lições que o passado tem para dos dar, como estímulos para o nosso futuro.
Se cair, levante-se. Se se atrasar, não desanime. Se outros vão à sua frente, siga-os. Mas, vá sempre caminhando em direção aos horizontes do Bem e da Verdade.
Vá com as forças que Deus lhe deu, mais depressa ou mais vagarosamente, porém, vá sempre em frente, certo de que o seu destino não é chegar já, mas, é chegar bem ao endereço da sua felicidade.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ESTÁ NO JORNAL O POVO - By Eliomar de Lima 19/11/2010

Hospital das Clínicas é o primeiro no N/NE a alcançar 500 transplante de fígado.

Passa bem a paciente E.F.L, de 29 anos, que se constituiu no benefíciário de número 500 de um transplante de fígado realizado pela equipe do médico Huygens Garcia, do Hospital das Clínicas, de Fortaleza0. O transplante teve início ás 23 horas de quinta-feira e foi concluido as 6 horas desta sexta-feira.
A paciente, natural do Pará, era acometida de cirrose pelo vírus da hepatite B que, pelo avançado estado da doença, exigia o transplante.
O doador, de 35 anos, teve morte encefálica e era de Sobral (Zona Norte), de onde o fígado foi trazido de helicóptero para o Hospital das Clínicas com o apoio do Governo do Estado.
Com essa intervenção cirúrgica, o Hospital das Clínicas se constitui no primeiro do Norte e Nordeste a chegar a esse número de transplantes de fígado, dsacou o médico Huygens Garcia.

DIA FELIZ

"A terra se tornaria inabitável, se cada um deixasse de fazer por polidez o que é incapaz de fazer por amor. O mundo seria quase perfeito, se cada um conseguisse fazer por amor o que faz só por polidez" (G.Thibon).
Vale pensar profundamente nesta verdade.
Quantas vezes, só para impressionar aos outros, nós temos sido finamente educados, praticando um ato social que teria ficado profundamente marcado, se não houvesse sito feito tão superficialmente, como enfeite da nossa vaidade?...
O que faltou para ficar?
Faltou a essência. Faltou o AMOR.

TENHAM UM BOM DIA E UMA SEMANA RENOVADA.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ESTÁ NO JORNAL O POVO - By Viviane Gonçalves 18/11/2010

Lixo espalhado aumenta risco de novos focos de incêndio

Fumaça ainda deve permanecer no Cocó por mais algumas semanas, afirma o Corpo de Bombeiros (JORGE ALVES) O risco de novos incêndios no Parque do Cocó é iminente. A grande quantidade de lixo doméstico e entulho de construção deixa a região vulnerável para a formação de focos de incêndio. Ontem, peritos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizaram uma vistoria na área urbana do local. A visita técnica é para identificar as possíveis causa do incêndio na última segunda-feira e saber onde o fogo teve origem.

De acordo com o coordenador Estadual do Prevfogo do Ibama, Kurtis Bastos, a possibilidade de ter ocorrido um incêndio espontâneo é mínima. “O ambiente está mais sujeito à ação humana, mas ainda precisamos realizar a vistoria criteriosamente”, antecipou. O relatório final deve sair em uma semana. Esta é a primeira vez que o Ibama faz perícia na área urbana do Parque do Cocó.

Logo no início, foi possível constatar a grande quantidade de entulho por toda a extensão. “O parque está cerceado pelo lixo e a biodiversidade prejudicada. É preciso realizar um plano de sensibilização sobre o tema com a população”, afirma o perito de incêndio do Ibama, Humberto Fragoso. Ele explica que o lixo jogado em locais inapropriados acaba favorecendo a ocorrência de incêndios florestais. Nos períodos mais secos, a frequência de focos de incêndio aumenta.

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) não soube precisar quantos focos de incêndio já ocorreram no local. A gerente do Parque do Cocó, Flávia Prado, lembra de pelo menos dois. “Os focos se originaram na borda do parque, em pequenas proporções e de rápida resolução. Ontem, os peritos do Ibama colocaram pequenas bandeiras indicativas na área queimada e diagnosticaram que o foco se propagou no sentido leste-oeste.

A partir da vistoria do Ibama serão traçadas estratégias para elaborar um plano de medidas preventivas”, diz. Pelo menos três ações podem contribuir para a redução de focos de incêndio na área. “A maior presença policial, o cercamento e o controle da entrada no parque”, enumera Fragoso.

Fogo continuaDurante todo o dia de ontem, uma equipe formada pelo Corpo de Bombeiros, Comando da Polícia Militar Ambiental e Semace realizou ações para inibir os focos de incêndio no parque. Segundo o coordenador de operações do Corpo de Bombeiros, major Acrísio Pereira, um foco de incêndio de aproximadamente 10 metros tem permanecido no Parque do Cocó.

“Foi aberta uma pequena clareira porque as raízes estão queimando”, afirma. Ele acrescenta que a grande incidência de fumaça na região deve permanecer por mais algumas semanas. “Ficou a brasa e a fumaça demora a parar, mas não tem perigo de surgir outro foco grande de incêndio. A área está isolada e a situação controlada”, completa.


DIA FELIZ

"A dor pode não ser sinônimo perfeito de amor, mas, é sem dúvida, um grande meio de atrair o amor.
Visite uma pessoa que se encontra doente. Comtemple-se diante da sua fragilidade física...Perceba a sua carência espiritual. /sinta como é grande a sua força naquele quadro.
Incline-se e veja quanto você pode fazer para diminuir aquele sofrimento. Meça a força do milagre de sua bondade. Perceba quanto pode o seu sorriso.
Exercite a sua caridade.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CAMPEÕES OLÍMPICOS EM JUAZEIRO DO NORTE-CE By Eliomar de Lima


Rina Fontenele (Juazeiro do Norte) – Em visita ao Ceará, os atletas de vôlei campeões olímpicos Marcelo Negrão, Paulão e Sandra e o bicampeão olímpico Maurício realizarão jogo exibição no próximo sábado, às 19h30min, no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte (Região do Cariri).
A programação, que faz parte do projeto “Embaixadores do Esporte”, promovido pelo Banco do Brasil, leva ao sul do Ceará boa parte dos astros que formaram a primeira geração de ouro do Brasil no vôlei com o objetivo de incentivar os jovens na prática esportiva, que resulta em qualidade de vida e saúde. Os Embaixadores do Esporte formarão uma equipe e disputarão partida contra a seleção de vôlei de Juazeiro do Norte em formato de jogo exibição.
O Projeto Embaixadores do Esporte investe, desde 2003, na importância, na credibilidade e na disposição de algumas personalidades do esporte para trabalhar em prol da sociedade e conta ainda com o campeão olímpico Carlão, Virna, campeã quatro vezes do Grand Prix, e Adriana Behar, prata duas vezes em jogos olímpicos.
A entrada ao ginásio para assistir ao jogo será a doação de um quilo de alimento não perecível e os primeiros 500 torcedores que comparecerem ao ginásio receberão de presente uma camisa da torcida brasileira. O total arrecadado será doado para entidades cadastradas pela Prefeitura Municipal de Esportes de Juazeiro do Norte. 
Além do jogo exibição, os embaixadores do esporte realizarão palestra na Faculdade Leão Sampaio para aproximadamente 300 estudantes no sábado, às 10 horas.

DIA FELIZ

"Tire de cada dificuldade que a vida lhe trouxer a lição de que nada tem valor a não ser o que é conquistado.
Não fique à beira da estrada, de braços cruzados, esperando que as coisas com que sonha lhe caiam do céu. Busque-as com seu trabalho. Conquiste-as com o seu esforço. Valorize-as com a luta honrada que as torna mais suas e mais meritórias.
Ao longo da sua vida aprenderá que poderá vencer qualquer dificuldade, enquanto compreender que os espinhos você os tem a cada passo; as flores, de quando em quando.
Tenha um dia cheio de paz e sabedoria.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O BOM HUMOR, ESTÁ NO O POVO PUBLICADO EM 16/11/2010 By Eliomar de Lima

E por falar em Sílvio Santos…


Categoria(s): Br

400 MILHÕES DE USUÁRIOS - PARABÉNS! By Michel Victor - Jornal O Povo

Na última terça-feira, 9, o Firefox comemorou seis anos de criação. No blog oficial do Mozilla, responsável pelo desenvolvimento do navegador, a fundação comemora os quase 400 milhões de usuários que utilizam o programa em todo o mundo.
Infelizmente, o Firefox 4, cujo lançamento fora marcado para outubro deste ano, e que faria parte das comemorações, ficou para o início de 2011.
Atualmente o Firefox é o segundo navegador mais usado no mundo, estando em 23% dos computadores, segundo a Net Applications. À sua frente está o Internet Explorer (59,7%). Nos últimos meses, no entanto, quem mais vem crescendo é o Chrome: lançado há dois anos, já tem 8% do mercado.

DIA FELIZ

"Faça o que está fazendo, como se esta fosse a última coisa a ser feita por você.
Quantas vezes, desde a sua infância, você ouviu este conselho de sabedoria?
Em vez de se assustar com ele, tome-o como lição para que cada ato seu seja praticado com aquele cuidado que não pode merecer repreensão, senão louvor.
Fazer bem tudo o que se faz é merecer o prêmio tão sonhado por qualquer um.
Quem não quer ser premiado pelo que faz? Quem não deseja que Deus se alegre com sua ação?


Seja super, e supere todos obstáculos, você consegue!