Total de visualizações de página

domingo, 26 de fevereiro de 2012

NOTICIAS DO CARIRI

Novo centro de abastecimento no Cariri atenderá também estados vizinhos

Centro atenderá a aproximadamente 33 municípios, com previsão futura de suprir a necessidade de 100 municípios da região e adjacências
O Centro de Abastecimento do Ceará (Ceasa) do Cariri foi inaugurado na nesta quinta-feira,23,na cidade de Barbalha pelo Governador do estado Cid Gomes, para a construção da Central de Abastecimento foram investidos cerca de R$ 11 milhões, dos quais, 42,7% do Governo Estadual, 45,7% do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e 11,6% do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
 
A Ceasa Cariri atenderá a aproximadamente 33 municípios, com previsão futura de suprir a necessidade de 100 municípios da região e adjacências, inclusive dos estados de Pernambuco, Bahia, Piauí e Paraíba. Nelson Martins, secretário do Desenvolvimento Agrário, apontou uma projeção de que, inicialmente, sejam comercializadas 80 mil toneladas/ano, beneficiando o agricultor familiar e os comerciantes do Pirajá. “É uma grande oportunidade de criação de emprego, cerca de 1000 diretos, além de organizar o processo de distribuição hortifrutigranjeiro”, disse.

Para o prefeito de Barbalha, Zé Leite, a Ceasa Cariri vem facilitar o escoamento da produção. “Nós sabemos do esforço dos nossos produtores rurais em distribuir a sua produção. Agora a realidade é outra. Todos terão chance e oportunidade de negociar os seus produtos”, afirmou. O secretário das Cidades, Camilo Santana, vê no empreendimento um celeiro de boas negociações e garantia de bons preços nas mercadorias, o que virá a impulsionar a economia local.

A Ceasa Cariri é composta de quatro galpões – dois para comerciantes permanentes e dois para produtores ou comerciantes não permanentes –, construídos em uma área de 8.815 m². Nos galpões para comercialização permanente, cinquenta boxes com áreas entre 30m² e 120m² serão entregues aos comerciantes. Já nas áreas não permanentes, 342 módulos de 4,8m² estão prontos para receber os permissionários.

PELO CEARÁ

População reclama de estrutura precária na Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Aquiraz apresenta deterioração na estrutura física e tem dificuldade para manter a segurança da comunidade na igreja. Tábuas de madeira caíram em alguns fiéis durante a missa
FOTO: DEIVYSON TEIXEIRA
Tábuas caíram em cima dos fiéis durante uma celebração no fim de semana passado
 
A missa das 7 horas na Igreja Matriz São José de Ribamar, em Aquiraz, foi interrompida, no último domingo, 19, devido ao desabamento de parte do forro de madeira do teto do altar-mor. A Igreja, tombada pelo patrimônio histórico do Ceará, tem vários pontos de deterioração no teto, no piso, nas portas, nas janelas e na pintura das paredes. Construída no século XVIII, a igreja tem painéis com pinturas sacras no teto.

Fátima Aquino, 51, professora aposentada, foi uma das pessoas envolvidas no incidente. Enquanto assistia à missa, algumas tábuas caíram nas costas dela. “Nesse momento, eu corri. Pensei que estava tudo desmoronando. Não foi mais grave porque as tábuas estavam danificadas pelo cupim. Por isso, a pancada não foi tão forte”, narra.

O padre Robério Queiroz, pároco do local, afirma que muitos apelos já foram feitos ao Governo do Estado. “O projeto de restauração da igreja é antigo, mas nunca saiu do papel. Já enviamos vários ofícios para a Secult (Secretaria da Cultura do Estado). Eles mandam alguém fazer toda a parte de averiguação, mas não dão o pontapé inicial”, reclama.

Segundo ele, como a igreja é tombada, a paróquia e a comunidade não têm autonomia para fazer a manutenção necessária. “O governo não se responsabiliza nem libera a comunidade para fazer”.

De acordo com Otávio Menezes, orientador da Célula de Patrimônio Histórico da Secult, no caso de bens particulares, o órgão que faz o tombamento não é responsável pela manutenção do imóvel. “Cabe ao proprietário fazer os reparos necessários”. Ele esclarece que, antes de intervenção, o proprietário deve consultar o órgão responsável pelo tombamento para avaliação técnica da obra. O Governo só pode intervir caso o proprietário comprove não possuir recursos financeiros.

Conforme Otávio Menezes, R$ 40 mil foram investidos ano passado na restauração do telhado da igreja. Ele afirma que a intervenção teve caráter emergencial.

Otávio Menezes revela que já existe proposta de restauração da igreja em andamento. O projeto prevê arrecadação de recursos com o Governo. Segundo ele, a Secult, em parceira com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), iniciou a procura por restauradores especializados. Ele explica que, além da construção civil, o trabalho necessita de profissionais específicos para a parte artística, como as pinturas sacras.

SALMO DO DIA

Salmo 131

SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim.
Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada.
Espere Israel no SENHOR, desde agora e para sempre.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SAÚDE

Confira os cuidados necessários para deixar seu filho confortável, seguro e bem limpinho!

O banho pode ser um momento relaxante e gostoso para a criança, mas é preciso estar atento a alguns detalhes que garantem a segurança e a saúde do pequeno.
O primeiro passo é escolher uma banheira confortável - tanto para os pais quanto para o bebê. “O ideal é que ela conte com um suporte para que a adulto possa ficar em pé. Opte pelo modelo retrátil, que pode ser usado dentro do boxe e é muito prático. Você enche com a água do chuveiro e, após o banho, basta enxaguar e guardar em um canto do banheiro”, aconselha Renato Lopes de Souza, pediatra da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Um cuidado essencial, segundo o médico, é testar a temperatura da água no dorso da mão, área mais sensível. “Ela deve estar morna e agradável. Na dúvida, deixe-a um pouco mais fria, que causa menos danos à pele do bebê do que a quente”, explica. Encha a banheira de água até cerca de 10 centímetros ou o suficiente para que seu filho fique com os ombros cobertos. Para que a criança não escorregue, o pediatra aconselha colocar uma fralda de pano no fundo da banheira. Segure-a com firmeza, para que se sinta tranquila e segura e possa relaxar dentro da água. E lembre-se: jamais deixe o pequeno sozinho durante o banho, nem por um segundo sequer.



“Comece lavando a cabeça do bebê com sabonete neutro ou de glicerina, que são suaves para a pele infantil”, orienta Renato. Não é necessário lavá-la com shampoo, pois o cabelo ainda não tem oleosidade. Na hora de enxaguar, mantenha a cabeça da criança elevada e tenha cuidado para que não entre água nos ouvidos. Em seguida, lave o corpo do pequeno. Por fim, enrole-o em uma toalha com capuz e seque-o bem, principalmente nas dobrinhas.

O pediatra ainda explica que apenas um banho por dia é suficiente para deixar seu filho limpinho. “O ideal é esperar aproximadamente uma hora e meia após a amamentação, para que o pequeno não esteja com o estômago muito cheio”, conclui.