Total de visualizações de página

sábado, 28 de abril de 2012

DICAS PARA UM SAÚDE MELHOR

Dicas para conviver com a artrite reumatoide


Pela manhã



É comum a pessoa que tem artrite reumatoide reclamar de rigidez nas articulações nas primeiras horas do dia. Para “soltá-las”, tome um banho quente ou fique alguns minutos exposta ao calor do sol. “Assim que possível, procure também movimentar o corpo. Fazer alongamento ou uma caminhada leve, por exemplo, melhora a capacidade de realizar as atividades cotidianas”, diz o reumatologista Frederico Santos, do Hospital Norte D’Or, no Rio de Janeiro.



Na hora do almoço



“Nas refeições, fique atenta também às calorias para não engordar. Isso porque o excesso de peso sobrecarrega as articulações, principalmente as do joelho, dos tornozelos e do quadril, o que pode intensificar a dor”, avisa Frederico Santos.



À tarde



Pelo menos três vezes por semana, inclua na sua rotina uma aula de pilates, natação ou hidroginástica. “Assim, você gasta energia, queima gordura, fortalece a musculatura e melhora a mobilidade e o equilíbrio, o que evita as quedas, que agravam ainda mais a situação de quem tem artrite reumatoide”, afirma o especialista.



À noite



Faça uma nova sessão de alongamento e se agasalhe. “O frio e as mudanças bruscas na temperatura corporal podem contribuir para a rigidez articular”, completa Frederico Santos.

RECEITA DA SEMANA


ALMÔNDEGAS ESPANHOLAS



Ingredientes

350 g de carne bovina moída

350 g de carne suína moída

01 cebola

01 alho

01 pão embebido no leite

Salsa

03 colheres de farinha de trigo

½ taça de vinho branco

01 ovo

¾ de azeite de oliva

Sal

02 ramos de tomilho



Modo de Preparo

Descascar a cebola e o alho e picar ele finamente, aquecer 02 colheres de azeite em uma frigideira e refogar o alho e metade das cebolas até dourar. Bater os ovos em uma tigela, como se fosse para uma omelete, incorporar a carne, a cebola e o alho refogado com o azeite, o pão embebido no leite, a salsa, a pimenta e o sal. Depois de misturados muito bem, forme as almôndegas com as mãos e passe na farinha de trigo. Aquecer o azeite numa frigideira e fritar as almôndegas, tirar escorrer e colocar em uma caçarola. Retirar o azeite da frigideira, deixando umas 02 colheres e refogar a cebola restante ate que fiquem transparentes. Incorporar meia colher de farinha de trigo, dar umas mexidas rápidas e regar com o vinho. Misturar e adicionar sobre as almôndegas. Incorporar meia taça de água, o tomilho, tampar e cozinhar durante 20 minutos.

LUTO


Morre Barros Pinho, ex-prefeito de FortalezaVelório ocorre na Assembleia Legislativa, a partir do meio-dia

 Morreu na manhã deste sábado, 28, o ex-prefeito de Fortaleza e secretário da Cultura de Maracanaú, o poeta Barros Pinho, 72. Ele lutava contra um câncer, mas teve seu estado de saúde agravado nos últimos dias por uma insuficiência renal. No início desta manhã sofreu uma parada cardíaca na Gastroclínica.



O velório ocorre na Assembleia Legislativa do Ceará, a partir do meio-dia.





Blog do Eliomar

EMPREGOS - PROFESSORES

PROFESSORES




Professor(a) de dança - Ballet Clássico e Jazz - A Escola Canadense de Fortaleza, Maple Bear Canadian School, está contratando Professor(a) com experiência em aulas de dança para crianças de 3 e 4 anos de idade. Favor enviar currículo para administrati vo.fortaleza@maplebe ar.com.br, incluindo carta de apresentação e lista de referências profissionais.

PROFESSORES



Empresa Milcursos contrata: Professor(a) de Inglês, Cadastrador, Divulgador e Serviços Gerais. Comparecer na Rua Assunção, 427. Fortaleza, Centro. De segunda a sexta, de 09:00 às 14:00 horas.



PROFESSORES



Precisa-se de professor(a) de inglês. Tel: 3023-7273.



PROFESSORES



Efivest, cursinho dos alunos da UECE seleciona professores e estudantes de dança e teatro e Física c/ disponibilidade de pelo menos um dia. Entregar curriculo com foto na Av. Alberto Magno, 300, Montese, ou enviar por e-mail: efivest@hotmail.com



PROFESSORES



Preciso de professor de informática. cursootimo@gmail.com


PROFESSORES



Escola precisa de Professor(a) de Português e Educação Física (Ensino fundamenta) c/ experiência. neirimar@uol.com.br

domingo, 22 de abril de 2012

CHARGE DA SEMANA

Clayton



CURIOSIDADES

Por que os dias da semana têm "feira" no nome?

por Marina Motomura
"Feira" vem de feria, que, em latim, significa "dia de descanso". O termo passou a ser empregado no ano 563, após um concílio da Igreja Católica na cidade portuguesa de Braga - daí a explicação para a presença do termo somente na língua portuguesa. Na ocasião, o bispo Martinho de Braga decidiu que os nomes dos dias da semana usados até então, em homenagem a deuses pagãos, deveriam mudar. Mas espera aí: se feria é dia de descanso, por que se usa "feira" apenas nos dias úteis? Isso acontece porque, no início, a ordem do bispo valia apenas para os dias da Semana Santa (aquela que antecede o domingo de Páscoa), em que todo bom cristão deveria descansar. Depois acabou sendo adotada para o ano inteiro, mas só pelos portugueses - no espanhol, no francês e no italiano, os deuses conti- nuam batendo ponto dia após dia. As únicas exceções assumidas pelos nossos irmãos bigodudos - e depois incorporadas nas colônias portuguesas - foram sábado e domingo (Prima Feria, na Semana Santa), que derivam, respectivamente, do hebreu shabbat, o dia de descanso dos judeus, e do latim Dies Dominicus, o "Dia do Senhor". Desde 321 os calendários ocidentais começam a semana pelo domingo. A regra foi imposta naquele ano pelo imperador romano, Constantino, que, além disso, estabeleceu definitivamente que as semanas teriam sete dias. A ordem não foi aleatória: embora na época os romanos adotassem semanas de oito dias, a Bíblia já dizia que Deus havia criado a Terra em seis dias e descansado no sétimo e, ao que tudo indica, os babilônios também já dividiam o ano em conjuntos de sete dias.

sábado, 21 de abril de 2012

Saúde do Bebê

Os riscos de fumar na gravidez

As gestantes que fumam devem tomar cuidado. As substâncias presentes do cigarro não prejudicam só a elas. Os bebês também podem ter sérias complicações

Grávida com cigarro na mão
Mulheres que mantém o vício de fumar nos primeiros três meses de gravidez correm o risco de sofrer aborto natural, sangramentos, descolamento de placenta e parto prematuro, além de problemas de saúde congênitos para o bebê.
Quando ainda está na barriga, o feto absorve tudo que está no sangue da mãe. A mamãe fumante, além de oxigênio no sangue também tem monóxido de carbono, que é liberado pela fumaça do cigarro. Ou seja, o bebê “fuma” junto com a mãe.  Além disso, a nicotina, outra substância presente no cigarro, estreita os vasos sanguíneos fazendo com que chegue menos nutrientes e oxigênio para o feto, o que pode acarretar graves problemas de desenvolvimento.
“São muitos os danos que o consumo do cigarro pode gerar. Há grandes chances de o bebê nascer prematuro e com peso abaixo do normal, entre outros males. Por isso, as mães precisam ser cautelosas com a saúde dos filhos”, afirma a ginecologista Flávia Fairbanks.
Além dos males que o cigarro traz para o feto, a saúde da mamãe também é prejudicada. Por causa do estreitamento dos vasos sanguíneos causado pela nicotina, e da pressão natural que a gravidez causa nas veias abdominais, a circulação de sangue nas pernas fica comprometida, podendo causar trombose, que é a formação de coágulos dentro das veias. Se não for tratada rapidamente, a trombose pode se complicar e acarretar problemas mais sérios como:
Embolia pulmonar: o coágulo pode soltar da veia e ir até o pulmão, causando falta de ar e dor para respirar. A gravidade do problema depende do tamanho do coágulo, variando desde sutil até insuficiência respiratória aguda.
Trombose na placenta: é a formação de coágulos na placenta, que pode evoluir para insuficiência placentária (a placenta não consegue mais levar oxigênio e nutrientes para o feto). A gravidade também é variável, e nos quadros mais graves pode levar até a morte do bebê.
“Não há nenhuma novidade em afirmar que o cigarro pode estimular o desenvolvimento de diversas doenças; ainda assim, muitas pessoas insistem em manter o vício. O que agrava a situação, no caso das gestantes, é que elas não estarão prejudicando apenas o próprio organismo, mas também o de um bebê que, ao nascer, já poderá apresentar diversos problemas por conta do costume nocivo da mãe”, declara a Dra. Flávia.
Paula R. F. Dabus

Receita de Torta de Frango com Palmito

Receita de torta de frango com palmito

Ingredientes

Massa

  • 1kg de farinha de trigo
  • 400g de margarina (temperatura ambiente)
  • 1 pitada de sal

Recheio

  • 800g de peito de frango
  • ½ xícara de chá de salsa picada
  • ½ xícara de chá de cebolinha picada
  • 300gr de palmito (eu prefiro o pupunha, mas pode usar açaí)
  • 2 colheres de sopa de queijo cremoso (pode ser requeijão)
  • 200g de Catupiry
  • 1 cebola ralada
  • 1 colher de sopa de amido de milho, dissolvido em 200ml de leite
  • 2 cubos de caldo de galinha
  • 1 colher de sopa de azeite
  • Pimenta branca à gosto

Preparo

Massa

Numa tigela bem funda (bowl) coloque a farinha de trigo, no centro coloque a manteiga e o sal. Misture com a ponta dos dedos sem formar uma bola, misture até que que fique uma massa homogênea e lisa, reserve.

Recheio

Cozinhe o frango com um pouco de água e um cubo de caldo de galinha. Quando estiver macio, escorra e reserve o caldo. Deixe esfriar. Depois de frio, desfie o frango grosseiramente. Numa panela frite a cebola no azeite, em fogo brando, adicione o frango e refogue bem, sem parar de mexer adicione o caldo reservado e o cubo de caldo de galinha, mexa bem e acrescente o amido de milho dissolvido, misture e quando começar a ferver coloque o queijo cremoso, a pimenta a salsinha, a cebolinha e por último o palmito. Mexa por 2-3min. Retire do fogo e reserve.

Montagem

Pré aqueça o forno à 180°. Forre o fundo de uma assadeira grande, com metade da massa, (para abrir a massa, eu costumo colocá-la dentro de um plástico para congelamento e com a ajuda de um rolo eu abro a massa bem fina), coloque o recheio e por cima do recheio espalhe o Catupiry, abra o restante da massa e coloque por cima, para tampar a torta. Bata 3 gemas e 1 ovo inteiro, até que fique bem líquido, (isso deixará a cobertura bem crocante), espalhe por cima da torta. Leve ao forno até que esteja dourado. Sirva com uma salada verde, fica delicioso.

Que delícia!

21 de abril - Tiradentes

Tiradentes foi enforcado por lutar pela Independência do Brasil

Reprodução
O alferes Joaquim José, em retrato de W. Rodrigues
O dia 21 de abril é feriado nacional. Trata-se de uma homenagem que o Brasil presta ao sacrifício de Joaquim José da Silva Xavier, que foi enforcado e esquartejado, a 21 de abril de 1792, devido a seu envolvimento com a Inconfidência Mineira - um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal.

Vale a pena saber exatamente porque se presta essa homenagem a Tiradentes. No século 18, o Brasil era uma colônia portuguesa que gerava grandes lucros para sua metrópole, em função do ouro e dos diamantes que haviam sido descobertos na região que ficou conhecida como a das Minas Gerais. Essa região tornou-se o centro econômico e cultural do país. Nela surgiram várias cidades ricas e importantes, como Vila Rica (atual Outo Preto), São João Del Rei e Sabará.

Portugal explorava o ouro brasileiro, mas nem todas as pessoas ligadas ao garimpo pagavam os impostos que a metrópole cobrava. Também havia muito contrabando das riquezas minerais. Além disso, essas riquezas não eram infinitas e começaram a se tornar escassas. O governo português, porém, acreditava que a diminuição no volume de seus lucros com a mineração se devia ao contrabando e à sonegação dos brasileiros. Por isso, começou a aumentar os impostos e tomar medidas repressivas contra os naturais da terra.

Desse modo, os brasileiros se revoltaram e isso aconteceu quase na mesma época em que os Estados Unidos se tornaram independentes da Inglaterra. Ao mesmo tempo, na Europa, filósofos e pensadores criticavam a monarquia e o poder absoluto dos reis. Tudo isso influenciou as elites de Minas Gerais e as levou a conspirar em prol da Independência. A maioria dos conspiradores eram homens ricos e cultos como Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga.

Pobre, somente o Tiradentes, que era um simples alferes (cargo militar semelhante ao de tenente), e que tinha esse apelido por exercer também o ofício de dentista. Entretanto, era ele quem saía às ruas, procurando conquistar a adesão do povo ao movimento. Resultado, durante o julgamento, todos os que tinham posses conseguiram escapar da pena máxima, trocando-a pela prisão ou pelo exílio.

Quanto a Tiradentes, acabou condenado à morte e ao esquartejamento, para que as partes de seu corpo ficassem expostas ao público, de modo a desencorajar outras tentativas de rebelião. Executado como um criminoso, Tiradentes se transformou no primeiro herói brasileiro, logo após a nossa Independência, em 1822.

terça-feira, 17 de abril de 2012

CIENCIAS

Estudo indica que reprodução por ovos selou destino de dinossauros

PARIS, 18 Abr 2012 (AFP) - O fato de dinossauros terrestres colocarem ovos foi o que selou o seu destino, levando-os à extinção em massa milhões de anos atrás, enquanto mamíferos vivíparos floresceram, afirmaram cientistas em um estudo publicado nesta terça-feira, 17.
Em uma nova explicação para a vitória evolutiva dos mamíferos sobre os dinossauros, cientistas afirmaram que um modelo matemático demonstrou que o tamanho dos filhotes foi determinante.
Em vista das limitações do tamanho do ovo, os dinossauros tinham filhotes comparativamente pequenos. Alguns eclodiam pesando entre 2 e 10 quilos e tinham que crescer até 30 ou 50 toneladas.
Durante o crescimento, os jovens tinham que competir por comida com adultos de outros grupos animais e de tamanhos diferentes, relatou à AFP o cientista Marcus Clauss, da Universidade de Zurique.
Isso significou que todas as categorias animais de porte pequeno ou médio sustentadas pelo ambiente estavam "ocupadas", tirando o espaço necessário para as espécies menores de dinossauros se desenvolverem, segundo descobertas publicadas na Biology Letters, periódico da Royal Society, academia de ciências britânica.
"Há muito espaço no ecossistema para espécies pequenas, mas (neste cenário) o espaço é ocupado pelos jovens das espécies grandes", explicou Clauss.
"Este não foi um problema por 150 milhões de anos, mas assim que algo acontece, levando todas as grandes espécies, deixando apenas as pequenas, se não houver espécies pequenas para ocupar este espaço, então todo o grupo desaparece", acrescentou.
O evento catastrófico que varreu todas as formas grandes de vida da Terra 65 milhões de anos atrás representou o fim dos dinossauros terrestres.
Os cientistas têm opiniões divergentes acerca de se os répteis escamosos morreram antes ou depois de um meteorito cair na Terra em um evento que ficou conhecido como impacto Cretáceo-Terciário, que deixou em suspensão bilhões de toneladas de cinzas de vegetação carbonizada e poeira filtrar a luz do sol, causando um "inverno nuclear" que resfriou o planeta e enfraqueceu a vegetação.
Os mamíferos não tiveram as mesmas limitações de tamanho, explicou Clauss, porque seus filhotes não nasceram tão pequenos comparativamente e não precisavam competir por comida com outras espécies, uma vez que eram amamentados por suas mães.
Isto significa que havia espécies menores de mamíferos capazes de lidar com um ambiente pós-catástrofe e evoluir para novas espécies juntamente com as aves, que também são dinossauros.
"A pergunta que assombra algumas pessoas, inclusive a mim, é por que os mamíferos sobreviveram e os dinossauros não? Acho que temos uma resposta muito boa para isto", acrescentou Clauss.
Os cientistas afirmam que o tamanho dos ovos é restrito por limites como a espessura da casca, que precisa permitir que o oxigênio chegue até o embrião.
O titanossauro, um monstro de quatro toneladas conhecido por ser o maior vertebrado que já viveu sobre a Terra, era 2.500 vezes mais pesado do que seus filhotes recém-nascidos. A mãe de um elefante moderno pesa 22 vezes mais do que seu filhote.
Os cientistas afirmam que todos os animais com massa corporal superior a 10 e 25 quilos morreram na extinção maciça.

domingo, 15 de abril de 2012

PELO BRASIL

Polícia investiga se alunos de escolas de SP foram vítimas de golpe

Empresa não organizou baile que estava previsto para noite de sábado (14).
Se for confirmado dolo, dono de empresa vai responder por estelionato.


Alunas que iriam participar de baile de formatura prestaram queixa no 22º distrito policial na noite deste sábado (14) (Foto: Helio Torchi/Futura Press)Alunas que iriam participar de baile de formatura prestaram queixa no 22º distrito policial na noite deste sábado (14) (Foto: Helio Torchi/Futura Press)
A polícia vai investigar se alunos de 15 escolas da Zona Leste de São Paulo foram vítimas de um golpe por parte de uma empresa de eventos. Na noite deste sábado (14), os estudantes registraram queixa no 22º distrito policial, em São Miguel Paulista, na Zona Leste, contra a empresa contratada para fazer a colação de grau de várias turmas, além de organizar uma viagem e um baile de gala com buffet. Pelos serviços que deveriam ter sido prestados, cada um pagou R$ 1.550,00.
O baile, que inicialmente estava para o dia 31 de março e foi remarcado para este sábado no Espaço Internacional Guarulhos, na Grande São Paulo, não aconteceu, no entanto. Os custos com a festa e a colação seriam de R$ 700,00 dentro do valor total.
A viagem aconteceu em setembro do ano passado e a colação de grau em fevereiro deste ano. Um representante da empresa foi até a delegacia, mas não soube explicar por que o evento não foi realizado.
No 22º DP, o registro não foi "criminal", pois, segundo explicou o delegado titular Adilson Jorge, ainda não havia sido encontrada a responsável pela empresa para verificar se de fato houve intenção de lesar os alunos, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública. Caso seja constatado o dolo, o que será feito nesta segunda-feira (15), o caso será tratado como estelionato. Parte dos estudantes registrou outro boletim no 30º distrito policial, no Tatuapé, tamb[em na Zona Leste.
 

CHARGE DA SEMANA

Clayton


ESTÁ NO JORNAL O POVO - 15/04/2012

Ex-governador Lúcio Alcântara sofre acidente e é internado




Lúcio Alcântara, 68 anos, está em observação no hospital Monte Klinikum com suspeita de traumatismo na cabeça e fratura de vértebras. Lúcio não corre risco de morte, de acordo com informações do hospital.
Segundo informações da assessoria do ex-governador, o presidente do PR sofreu um acidente às 6h30min, ao passear de bicicleta na manhã deste domingo, 15, na avenida Beira Mar. Lúcio teria caído da bicicleta ao passar por um buraco na avenida.

De acordo com informações passadas pela família, o pneu da bicicleta ficou presa em um buraco e Lúcio caiu com o rosto no chão. O ex-governador foi socorrido por uma pessoa que passava no local e chegou às 6h50 ao hosptial.

A assessoria não confirmou a informação de que o ex-governador teria perdido vários dentes. De acordo com informações passadas pelo filho, o ex-deputado Léo Alcântara, à assessoria, o ex-governador não chegou a ser atendido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Lúcio não chegou a perder a consciência em nenhum momento. Ele só está em observação por orientação médica porque bateu a cabeça no chão. Vai ficar em observação por 24 horas", informou a assessoria.

Lúcio está em companhia de sua esposa Beatriz Alcântara, que irá dormir no hospital esta noite. A previsão é de que o político receba alta na manhã desta segunda-feira, 16.

Vida política
Lúcio Gonçalo de Alcântara nasceu em 16 de maio de 1943. No ano de 2002, foi eleito governador do Ceará. Em 2006, tentou a reeleição, mas foi derrotado por Cid Gomes, atual governador do Estado.

É formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, além de exercer atividades políticas e literárias. Começou a carreira política aos 27 anos, como Secretário de Saúde do Ceará, em 1971. Foi prefeito de Fortaleza entre 1979 e 1982, deputado federal em dois mandatos (1983-1987 e 1987-1991), vice-governador do Ceará de 1991 a 1994 e eleito senador em 1995.

Redação O POVO Online

segunda-feira, 9 de abril de 2012

AGRADECIMENTO

Quero aproveitar este espaço, para agradecer a todos (as) amigos (as) que não esqueceram  do meu aniversário, mandando através de mensagens felicitações de feliz aniversário.
Aos meus companheiros e companheiras de trabalho da JOCITEX, aos  amigos de caminhada do ECC (Encontro de Casais com Cristo) da Paróquia de São Pio X, aos membros da Pastoral do Matrimonio e ao circulo UTOPIA meu muito obrigado.
Fico feliz em saber que existem amigos para compartilharmos os momentos tristes e também estes maravilhosos momentos de felicidade.

MUITO OBRIGADO, MESMO

Lyma Netto
09/04/2012

sábado, 7 de abril de 2012

PARABÉNS, MONSENHOR MALAN

Na foto Pe.Humberto (seminário Diocesano), Dom Manuel, Mons.Malan e Pe.Givanildo 

Hoje comemora-se o aniversário do meu amigo, irmão Monsenhor Malan, da Diocese de Petrolina, Pe.
Fomos contemporâneios como seminaristas no Seminário São José, em Fortaleza.  E não poderia deixar de desejar muitas felicidades neste dia, e que a Santa Mãe de Deus, te ilumine nesta caminhada de evangelização da palavra de Jesus. Parabéns Monsenhor Malan Carvalho. 
 Neto Fortaleza, se lembra !?
Um forte abraço

PELO BRASIL

Chuva volta a castigar região serrana do Rio e provoca pelo menos cinco mortes



Rio de Janeiro - Pouco mais de um ano depois da tragédia que atingiu cidades da região serrana do estado, matando cerca de mil pessoas e deixando centenas de desaparecidos, as chuvas voltam a castigar as cidades de Nova Friburgo e Teresópolis. Neste município, pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de mil estão desabrigadas. Elas foram deslocadas para alojamentos disponibilizados pela prefeitura.
O último dos cinco corpos, que estava soterrado, foi resgatado no final da madrugada. A vítima é uma mulher ainda não identificada, moradora do bairro de Santa Cecilia, um dos mais atingidos pelo temporal.
Segundo a Defesa Civil do estado, em pouco mais de quatro horas choveu na região serrana o que se esperava para todo o mês. Em consequência, segundo o Inea, todos os rios da região serrana estão em estágio de atenção.
A chuva só deu uma trégua por volta das 23h de ontem, mas o dia amanheceu nublado na região, o que levou o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) a divulgar boletim colocando os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo em estado de vigilância, assim como Macaé e todas as cidades localizadas no norte e noroeste do estado.
O secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões, esteve na região acompanhando os trabalhos de auxílio às vítimas e de resgate das pessoas ilhadas.
Por medida de segurança, a concessionária que administra a Rio-Teresópolis fechou o trecho da serra, entre o km 89 e o km 104, por volta das 19h dessa sexta-feira, e só o reabriu às 23h30.
Na RJ-142, um deslizamento de terra na estrada que liga os distritos de Mury a Lumiar levou à interdição parcial da rodovia e os motoristas devem dirigir com a atenção redobrada.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

PÁSCOA - Ressuscitei e estou com você



 




 




Ressuscitei e estou com você...
"porque meu amor é para sempre" (cf. Sl 136).
Estas não são simples palavras...
são gestos concretos da Páscoa de Jesus.
Tudo lhe aconteceu nesta terra:
perseguições, sofrimentos, morte.
Mas nele venceu a fidelidade, o amor, a vida.
Sim, a Vida teve a última palavra.

Com sua ressurreição, Jesus nos fez
renascer como "povo da Páscoa".
Povo que assume a causa pela qual ele
veio a este mundo: "Que todos tenham vida...":
àqueles que buscam paz, dignidade humana,
liberdade, saúde, solidariedade, amor.

É Páscoa: tempo de esperança e ação.
Tempo para começar uma vida nova,
na certeza de que, nas mãos de Deus,
até a morte pode transformar-se em vida.

Depois da ressurreição, a cruz tornou-se
testemunho de amor, sinal de esperança.
É o poder de Deus que se manifesta
na humildade e no serviço dos que crêem.

Que a luz do Ressuscitado ilumine seu caminho
e lhe dê forças para prosseguir.
Com certeza, todas as noites escuras
acabam tendo sua aurora.
Que a Páscoa aconteça em sua vida!
Creia e alegre-se: ela já está acontecendo.

FÉ E EMOÇÃO


Paixão de Cristo é encenada em Pacatuba

Clique para Ampliar
A organização do evento espera reunir cerca de 15 mil pessoas nos dois dias de peça
FOTO: KIKO SILVA
Destaque no Estado, a peça envolve 300 profissionais. Dentre eles, 180 são atores e figurantes do elenco
A encenação da Paixão de Cristo foi realizada, na noite de ontem, na cidade de Pacatuba, encantando e emocionando o público presente. A peça, uma iniciativa da Prefeitura do Município em parceria com a TV Diário, chegou a sua 38ª edição e espera reunir, segundo a organização, cerca de 15 mil espectadores nos dois dias de apresentação, já que também acontece nesta Sexta-feira Santa.

Destaque em todo o Ceará, a Paixão de Cristo de Pacatuba conta com uma equipe de 300 profissionais. Dentre eles, 180 fazem parte do elenco, como atores e figurantes, que ensaiaram desde o mês de janeiro para retratar com o máximo de emoção e realismo a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Emoção não faltou para quem acompanhou de perto o espetáculo. A aposentada Socorro Gomes, 66, saiu de Maracanaú especialmente para assistir à peça. Ela afirma que ficou bastante encantada com tudo o que viu. "Presenciar o quanto nosso Senhor sofreu por nós foi muito emocionante", disse.

Para a instrutora de arranjos florais Sônia Maria dos Santos, 54, que prestigiou a encenação pela primeira vez, essa foi a oportunidade para as pessoas abrirem mais o seu coração para Jesus. "A humanidade está precisando ficar mais próxima de nosso Senhor", frisou. Já a operadora de máquina Rita de Fátima Martins, 50, destacou a veracidade com que tudo foi mostrado ao público. "Foi muito real e bonito. Me senti em sofrimento junto com Cristo", afirmou.

História
A primeira apresentação da Paixão de Cristo de Pacatuba aconteceu no ano de 1974 com a participação de pessoas da própria comunidade. Em 2008, foi considerada ponto de cultura do Estado, recebendo uma verba de R$180 mil para três anos destinados à capacitação do elenco.

Para a atriz Fernanda Zebalhos, que vive o papel de Maria pela primeira vez, trata-se de um grande orgulho e honra participar da encenação. "Como mãe, entendo o sofrimento de ver um filho sofrendo". O cearense Glauco de Lucena, veterano na Paixão de Cristo, mas estreante como Jesus Cristo, diz ser privilegiado por contar a história do senhor. "Páscoa para mim é tempo de renovarmos a vida".
RENATO BEZERRA

Fiéis lotam Catedral para assistir à missa da Ceia do Senhor

Na missa conhecida pelo ato do Lava-pés, o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Tosi, lavou, enxugou e beijou os pés dos fiéis. O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, foi um dos que tiveram o pé lavado
FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES
As 12 pessoas que participaram do ato simbólico fazem menção aos 12 apóstolos que tiveram os pés lavados por Jesus
Com um gesto de fé e devoção, o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Tosi, arregaçou as mangas de sua batina ao encontro de 12 fiéis. Abaixou-se e, de joelhos, lavou os pés daqueles que estavam a sua espera. Não só lavou, como enxugou e beijou todos eles. Era a Missa da Ceia do Senhor, que aconteceu na noite de ontem, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, e reuniu centenas de fiéis. A missa relembrava a ceia de Jesus com seus discípulos e foi marcada com o momento do lava-pés.

As 12 pessoas que participaram do ato simbólico fazem menção aos 12 apóstolos que tiveram os pés lavados por Jesus. Elas foram escolhidas de acordo com a Campanha da Fraternidade 2012, que tem como tema “Fraternidade e saúde pública” e como lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. O lava-pés foi realizado pelo arcebispo da Capital como símbolo de humildade e serviço.

“Esse gesto é profundo. Não é só o de lavar o pé, Ele veio purificar todas as pessoas”, detalhava o arcebispo em sua homilia. Dom José Antônio também explicou o significado de lavar os pés. “Não olhar os pecados dos outros, mas amar em qualquer condição”, disse.

A missa de ontem também foi marcada pela Transladação do Santíssimo Sacramento, na qual o sacerdote retirou o Cibório do Sacrário e o conduziu até um local de reposição, preparado numa capela devidamente ornamentada. As toalhas do altar e as cruzes da igreja também foram retiradas.

Saúde

Entre os que tiveram os pés lavados estava o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Ele participou do momento mais esperado da missa junto com demais pessoas da área da saúde do Estado. “Foi uma emoção diferente, principalmente para quem é católico como eu sou”, afirmou o secretário.

Ele ainda explicou a importância do ato, dizendo que tem a ver com a dignidade humana. “A valorização da dignidade e do serviço tem muito a ver com o papel da saúde pelo mundo, que deve atender a todos que necessitam com dignidade, independente da sua condição humana. Esse exemplo de Jesus deve ser seguido por todas as pessoas do mundo”, argumentou.

Em relação à Campanha da Fraternidade, o secretário Arruda Bastos qualificou o tema da campanha como “muito bem escolhido”. Segundo ele, é muito bom que a sociedade discuta gestão pública. “A população tem que reivindicar melhorias”.

RECEITA DA SEMANA

Arroz de Marisco (rápido)




Ingredientes:
Marisco congelado
Arroz carolino
Pimentos
Cebola
Alho
Cenoura
Tomate
Azeite
Piri-piri
Vinho Branco
Sal
Pimenta
Caldo de marisco
Água
Salsa
Polpa de tomate

Preparação:
Inicialmente, do marisco congelado, retira-se as delicias do mar pois estas só podem ser colocadas no fim. 
Faz-se um refogado com azeite, cebola, alho, pimentos picados e o tomate também em pedaços. Deixa-se alourar tudo muito bem. Depois coloca-se o marisco nesse refogado, a polpa de tomate, rega-se com vinho branco, tempera-se com sal, pimenta e coloca-se o caldo de marisco. Aos poucos vai se pondo água. Quando tiver água suficiente coloca-se o arroz (na medida pretendida, dependendo das pessoas), deixa-se cozer o arroz (o melhor é desligar o fogão quando o arroz ainda estiver um pouco duro, para não cozer de mais). Já no final, coloca-se as delicias do mar. Passado uns dois minutos, desliga-se o fogão e põe-se a salsa (uma quantidade generosa).

Bom apetite! :)

segunda-feira, 2 de abril de 2012

RI FAZ BEM - ESTÁ NO JORNAL O POVO

Clayton


CURIOSIDADES


esmalte
A Proteste Associação dos Consumidores comparou a qualidade dos esmaltes, considerando a sua durabilidade, abrasividade, tempo de secagem e brilho. Entre as conclusões da avaliação  a mais grave foi encontrar um produto que continha ingredientes que podem causar não apenas alergia, mas câncer. Em geral, os esmaltes trazem vários componentes que podem ser prejudiciais à saúde. Por isso, a equipe da Proteste mediu a concentração dos mais prováveis de serem encontrados nesse tipo de produto. O resultado não foi nada bom, uma vez que a quantidade encontrada apontava para altas concentrações na maioria dos produtos testados.
As substâncias analisadas e apontadas com altamente perigosos foram foramdibutyl phtalate (banido em cosméticos, inclusive esmaltes, em toda a Europa), nitrotoluene, toluene e furfural (compostos comprovadamente cancerígenos).
Segundo a Proteste, no caso do dibutyl phtalate e do nitrotoluene, não existem referências  aos mesmos na legislação brasileira. Já toluene e furfural não possuem limites para uso na legislação brasileira. Analisando pelas normas europeias, a quantidade máxima permitida de toluene é de 25% (250.000 mg/kg) e a de furfural, 360 mg/kg.
Tolueno
O que é? Deriva do benzeno, que pode ser usado como solvente.
Riscos: A inalação em baixos níveis pode causar confusão, tontura, dores de cabeça, fraqueza, perda de memória, apetite, visão ou auditiva. Quando muito inalado, a pessoa corre sérios ricos neurológicos, como perda da consciência dano cerebral e depressão, podendo levar a morte. Em mulheres grávidas o risco é até maior, podendo comprometer a formação do feto.
DBP
O que é? Pode ser absorvida pelo nosso organismo e ir se acumulando até causar um problema grave. O pior de tudo é que no banho ou ao lavar as mãos, essa toxina vai sendo retirada do esmalte e acaba entrando em contato com a pele, sendo absorvida. É o maior culpado pela alergia a esmaltes.
Riscos: Pode afetar o sistema imunológico, causar choque anafilático, dificuldades respiratórias, pressão baixa e até morte.
Formaldeído
O que é? Outro grande culpado pela alergia aos esmaltes. Seu resultado comum é a dermatite (inflamação da pele). Por evaporar muito fácil, apresenta um risco maior para nossa saúde.
Riscos: Seu uso regular pode causar câncer. Ele pode irritar as mucosas, principalmente olhos e garganta. Além disso, faz muito mal para quem tem problemas respiratórios, como asma, rinite e sinusite.
Solução
Nem todos os esmaltes contém essas toxinas, então devemos procurar os que não tem para usar semanalmente. Quem não quiser desperdiçar seus esmaltes com as toxinas na composição, deixe para usá-los de vez enquanto, porque assim não tem problema. Os hipoalérgicos não contém nenhuma das 3. Apesar de o preço ser meio alto, é melhor gastar o dinheiro do que pagar com a saúde, né?
Esmaltes hipoalérgicos
Os esmaltes da Colorama e a Argento são todos livre das toxinas e são baratos, tem o preço normal de esmalte. Já os esmaltes da Mavala, OPI, Sally Hansen e Revlon, também são todos hipos, mas o precinho já é mais alto, por não serem brasileiros. Algumas outras marcas nacionais não têm todos os seus esmaltes sem as toxinas, mas têm suas linhas hipoalérgicas, como a Êxtase, Speciallitá e Impala.
Fonte: Glamouragem / Folha de Palmeira