Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de junho de 2012

RECEITA DA SEMANA

Receita de bala de coco

Postado por Larissa Faria
Rende: 100 unidades
Experimente fazer a bala de coco em outras cores. Para isso adicione 1 colher (chá) do corante alimentício da cor que preferir à massa!
Receita de bala de coco
Ingredientes
500g de coco queimado
2 e 1/2 xícara (chá) de água quente
1kg de açúcar
Margarina para untar
Modo de preparo
Bata o coco com a água no liquidificador por 2 minutos. Despeje, aos poucos, em um saco de pano fino, coe para soltar o leite. Repita até terminar a mistura. Bata novamente o coco escorrido com o líquido coado e coe novamente para obter um leite bem espesso. Transfira o leite para uma grande e adicione o açúcar. Leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, até levantar fervura. Cozinhe por mais 3 minutos, mexendo de vez em quando. Para saber o ponto exato, despeje uma pequena porção da massa em um copo com água fria e aperte com os dedos. Deverá estar bem firme. Unte uma pedra com margarina e despeje a bala, espalhando bem. Deixe esfriar um pouco e comece a puxar a bala, estique unindo as pontas diversas vezes, enquanto a bala vai tomando corpo e esbranquiçando. Continue até a massa esfriar, puxando bem para obter uma espessura de aproximadamente 2cm. Corte as balas com uma tesoura e deixe esfriar sobre uma assadeira por 4 horas ou até secar bem. Mantenha na geladeira e sirva.
Dica: Dica: Se quiser comercializar, embrulhe em papel próprio. Conserve fora da geladeira por até 15 dias. Se preferir, mantenha na geladeira, em um pote com tampa, por até 20 dias.
Foto: Stela Handa/Colaboradora

SAÚDE DO BEBÊ

Tempo que grávida passa de pé afeta crescimento do feto, aponta pesquisaTrabalhar em pé na gravidez pode afetar o tamanho do bebê; estudo não detectou prejuízos à saúde 

Trabalhar em pé na gravidez pode afetar o tamanho do bebê; estudo não detectou prejuízos à saúde

Pesquisadores perceberam que mulheres que passavam a maior parte de sua jornada laboral de pé davam à luz a bebês cujas cabeças eram cerca de 1 cm menores do que a média. Isso, porém, não afetou a saúde dos bebês pesquisados no parto.

A pesquisa, publicada no periódico Occupational and Environmental Medicine, acompanhou 4,6 mil mulheres durante a gravidez. Cerca de 40% delas eram profissionais que passavam cerca de 8 horas por dia de pé - por exemplo, cabeleireiras, vendedoras e babás.

O pesquisador-chefe Alex Burdof disse que "não é surpreendente que a cabeça (dos bebês) seja menor em grávidas que ficavam de pé, mas foi uma boa surpresa descobrir que a diferença é pequena - apenas 3% menor do que a média".

Não se sabe, porém, que efeito isso pode ter no crescimento das crianças após o nascimento. Para Tim Overton, do Royal College de Obstetrícia e Ginecologia, na Grã-Bretanha, "é difícil saber se essas descobertas têm relevância clínica. Para saber se o tamanho da cabeça tem um efeito no desenvolvimento neurológico da criança seria necessário acompanhá-las por muitos anos ao longo de seu crescimento".

Trabalho na gravidez
A pesquisa de Burdof também mostra que trabalhar durante 36 semanas de gravidez não teve nenhum impacto no peso, tamanho ou no nascimento dos bebês estudados.

Tampouco se observaram efeitos em mulheres cujo trabalho envolvia levantar coisas pesadas - ao contrário de outros estudos que sugerem que o esforço físico pode afetar gravidezes de forma indesejada.

Jenny Myers, do Centro de Saúde Materna e Fetal de Manchester, disse que o excesso de esforço físico na gravidez "pode ter um pequeno efeito no crescimento do feto, mas o impacto disso no desenvolvimento da criança é desconhecido".

Acredita-se que esforço físico altere o fluxo de sangue ao útero e à placenta, reduzindo o suprimento de oxigênio e nutrientes ao feto. Além disso, o ato de levantar peso e inclinar-se pode aumentar a pressão abdominal, algo que tende a favorecer um parto prematuro.

Ambiente de trabalho
Burdof admite que "as implicações da pesquisa não estão claras", mas que devem servir de argumento para as profissionais grávidas que trabalham muito tempo de pé pedirem mudanças no ambiente laboral.

"Se ela trabalha por muitas horas, deve pensar em pedir uma redução da jornada no último trimestre da gravidez", disse ele.

Gail Johnson, da Faculdade Real de Parteiras da Grã-Bretanha, afirmou que "grávidas precisam ter a segurança de que seu trabalho não vai aumentar o risco de problemas. Esta pesquisa abre uma boa oportunidade de discussão de questões laborais para essas mulheres".

O estudo de Burdof foi feito entre 2002 e 2006, na Holanda. Outros fatores que afetam o crescimento fetal, como fumo, consumo de álcool e a idade da mãe também foram levados em consideração.

CIENCIA EM FOCO


Pílula 'quatro em um' torna tratamento do HIV mais 'seguro, simples e eficaz'

  • CDC
    Célula infectada pelo HIV: nova pílula ajuda a interromper replicação do vírus Célula infectada pelo HIV: nova pílula ajuda a interromper replicação do vírus
Um novo comprimido que combina quatro drogas anti-HIV em um único tratamento diário é seguro e eficaz, de acordo com um estudo publicado nos EUA.

Espera-se que a "pílula quatro em um" torne mais fácil para os pacientes manter a medicação e melhorar os efeitos de seu tratamento.

Um estudo publicado na revista especializada Lancet afirma que esta poderia ser uma "nova opção de tratamento".

Um especialista britânico disse que a pílula era "uma grande notícia" e fazia parte de um movimento em direção a doses diárias únicas para portadores do HIV.

O HIV é incurável, e o tratamento da infecção requer terapia que combina múltiplas drogas usadas para controlar o vírus.

Isso pode significar tomar vários comprimidos em diferentes horários do dia. E esquecer de um significa que o corpo pode perder a luta contra o HIV.

Pesquisadores e empresas farmacêuticas têm combinado alguns medicamentos em comprimidos individuais, para facilitar a administração das doses.

A "pílula quatro em um" é a primeira a incluir um tipo de droga anti-HIV conhecido como um inibidor da integrase, que interrompe a replicação do vírus.

'Segura, simples, eficaz'

Paul Sax, diretor clínico do Brigham and Women's Hospital, em Boston, Massachusetts, e professor associado da Harvard Medical School, disse: "A adesão dos pacientes à medicação é vital, especialmente para pacientes com HIV, onde a perda de doses pode levar o vírus a tornar-se resistente."

Ele liderou a pesquisa comparando o efeito da pílula quatro em um com o do melhor tratamento disponível até então em 700 pacientes. Ele disse que a pílula quatro em um era tão segura e eficaz quanto as opções anteriores, embora houvesse um nível maior de problemas renais, entre aqueles que a tomam.

"Nossos resultados fornecem uma opção adicional altamente potente e bem tolerada, e reforça a simplicidade do tratamento através da combinação de vários anti-retrovirais em um único comprimido.

Dr. Steve Taylor, especialista em HIV no Birmingham Heartland Hospital, disse: "Sem dúvida, o desenvolvimento de uma pílula única é um grande avanço no combate ao HIV.

"Passamos um longo tempo com pessoas tomando até 40 comprimidos três vezes ao dia", diz.

Ele disse que o novo comprimido foi "uma grande notícia" para as pessoas com HIV e que a pílula quatro em um aumentaria as opções de tratamento.

No entanto, ele alertou que muitas pessoas ainda tinham o HIV não diagnosticado. Um quarto das pessoas com HIV no Reino Unido não sabem que estão infectadas.

A pesquisa foi financiada pela empresa de biotecnologia Gilead Sciences.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

ESTÁ NO JORNAL O POVO

Adolescente de 14 anos cria rede social na Internet

Programador autodidata, Augusto Monteiro decidiu criar site para dar exemplo a adolescentes

SARA MAIA
Augusto: o fã de Steve Jobs que sonha em ser cientista

Ele pediu o cartão de crédito sem dizer o que iria comprar. Quando a mãe decidiu perguntar o motivo do gasto, o site estava no ar. Programador autodidata de 14 anos, Augusto Monteiro Nobre decidiu criar uma rede social: o site “Big Wold”. O dinheiro era para hospedar o site na Internet. O resto, concepção e criação, foi puro empenho e criatividade do menino.

O estudante de Morada Nova, no Vale do Jaguaribe, explica que até tentou nomear o site de “Big World”, mas o domínio na Internet já existia. Ficou Wold mesmo, e 129 pessoas já entraram na rede, até ontem. Como todo bom site do gênero, no Big Wold é possível fazer amigos, bater papo, cadastrar currículo e compartilhar músicas e vídeos – além de mandar beijo e piscada de olho.

Fã de computador desde os três anos, Augusto conta que descobriu aos sete que queria trabalhar pelo resto da vida com computação e robótica. E já acumula experiência. O estudante desenvolveu sistema de gerenciamento de folha de pagamento da empresa do tio e outro que controla aluguel em biblioteca. Ele conta também que começou um projeto de robô, mas parou porque não encontrou em Morada Nova as peças necessárias.

Criação e exemplo
Augusto diz que decidiu criar o site, há cerca de 20 dias, para dar exemplo a pessoas da sua idade. “Pensei: vou tentar criar alguma coisa no computador para mostrar que não só o crime e a droga são caminhos. Queria mudar o pensamento das crianças”, aponta o menino, que faz o 1º ano do Ensino Médio. Ele conta que vem divulgando o site em escolas e eventos na cidade onde mora. Além de pessoas de Morada Nova, o site reúne gente de Limoeiro do Norte, Goiânia e São Paulo.

O estudante é tão fera em programação que até responde questões de prova do primo Jefferson Nobre, estudante de engenharia civil. O programador-mirim desenvolve em pelo menos quatro linguagens de programação. E quer aprender outras, para tornar o “Big Wold” mais seguro.

No vasto mundo que Augusto desenha em algoritmos e códigos, cabe o sonho de fazer três graduações: engenharia de software, engenharia eletrônica e mecatrônica. “E ele não muda a opinião dele de ser cientista”, acrescenta a mãe, a microempresária Márcia Monteiro.

Márcia conta que o filho começou a desenvolver programas para provar a quem duvidava de que ele não era capaz. Segundo ela, Augusto se espelha em Steve Jobs, presidente da empresa de tecnologia Apple, morto em outubro de 2011.

“Quando ele morreu, o Augusto disse: ‘mãe, sou fã desse homem. Ainda vou criar algo parecido com as coisas do Steve. A senhora vai ver que eu vou criar’”, relembra Márcia.
Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

Augusto Monteiro Nobre, 14, é de Morada Nova e faz o 1º do Ensino Médio em Limoeiro do Norte. Aprendeu a programar sozinho, por meio de vídeos e apostilas. Entre suas metas estão fazer três graduações e ser cientista.
Saiba mais
Para se conectar ao site “Big Wold” basta ter uma conta de e-mail. O endereço da rede social na internet é www.bigwold.com
Augusto explica que um dos diferenciais da rede social que ele criou é permitir ao usuário fazer upload de áudio e vídeo a ser compartilhado. Na “Big Wold” também é possível conversar com outros usuários, mesmo sem ser amigo. “Busquei encontrar o que não tem nem no Facebook nem no Orkut”, explica.
Augusto diz que aceita sugestões de outros nomes para o site, principalmente se forem nomes tipicamente cearenses.
 Thiago Mendes thiagomendes@opovo.com.br

terça-feira, 26 de junho de 2012

CHARGE DA SEMANA

Hospital Albert Sabin pede doações de leite materno

O Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) está precisando, com urgência, de doações para manter o estoque regular. A quantidade armazenada só dá para mais dois dias. Diariamente, são necessários dois litros e meio de leite materno para alimentar 34 bebês prematuros que estão internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da instituição. Atualmente, 20 doadoras cumprem fazem doações regularmente, mas segundo o hospital, o ideal seria que, pelo menos, 30 mães doassem com frequência.
A coordenadora do Banco de Leite, pediatra Erandy Freitas, disse que o setor está enfrentando dificuldades porque está disponibilizando, diariamente, 640 ml, ou seja, um quarto do que é destinado, por dia, a toda a instituição, para um único bebê. Isso ocorre porque o paciente José Cleandro da Silva, de apenas quatro meses, apresentou rejeição às fórmulas industrializadas introduzidas na dieta dele.
De acordo com o Hias, o bebê se submeteu, no dia 19 de junho, a uma cirurgia cardíaca no Hospital de Messejana para corrigir um problema congênito. Desde a última sexta-feira, 22, está sob os cuidados dos profissionais de saúde do Hospital. A coordenadora do serviço de Cardiologia do Hias e pediatra, Ângela Férrer Carvalho, disse que o bebê teve diarréia logo na primeira alimentação com a fórmula especial neocate. Ainda se tentou outro tipo de nutrição, mas a criança continuou mostrando intolerância. A saída foi alimentá-lo, exclusivamente, com leite materno.
Atualmente, o bebê está com quatro quilos e 300 gramas, enquanto uma criança na mesma faixa etária pesa, em média, seis quilos.
Para doar
A mãe que está amamentando e tem leite excedente pode ligar para o telefone 0800.280.4169 (ligação gratuita) e receber orientações sobre a retirada do leite e os cuidados com o acondicionamento em casa. Para estocar, podem ser utilizados vidros de maionese ou café solúvel esterilizados. O leite deve ser conservado no congelador por até 10 dias. A coleta é feita gratuitamente em domicílio.
Além de realizar a coleta, o processamento, o fracionamento e a distribuição do leite humano doado, o Banco de Leite do Hias ainda promove e incentiva o aleitamento materno. A equipe é formada por médica, enfermeiras, terapeutas ocupacionais, bioquímica, auxiliares de laboratório, auxiliares de enfermagem e motorista.
Com o leite, o bebê fica protegido contra infecções, diarréias e alergias, aumentando as chances de recuperação.
Redação O POVO Online

VAGAS DE EMPREGO II

Urca abre seleção para 76 professores temporários


A Universidade Regional do Cariri (Urca) abriu seleção de professores temporários das Unidades Descentralizadas, nos Municípios de Iguatu, Campos Sales e Missão Velha. As inscrições estão abertas e vão até o dia 3 de julho. Estão sendo destinadas 76 vagas remanescentes para os cursos de Ciências Econômicas, Educação Física, Enfermagem, Ciências Biológicas, Letras e Matemática.

O edital assinado pela reitora da Urca, Professora Otonite Cortez, fixa salários para os cargos de Professor Graduado em R$ 1.404,77; Especialista R$ 1.906,50; Mestre R$ 3.010,24 e Doutor R$ 4.013,63. A carga horária em todos os cargos é de 40 horas semanais.

De acordo com o edital, os requerimentos de inscrição serão recebidos pela Comissão de Seleção do Processo Seletivo, no Campus do Pimenta (Rua Cel. Antônio Luiz, Nº1161, telefone (88) 3102-1244), bem como na Unidade da Urca, localizada na cidade de Iguatu (Rua Evaldo Gouveia, Nº 21, no bairro São Sebastião, Iguatu-CE, telefone: (88) 3581-3552), nos horários das 9h às 12 horas e das 14h às 18 horas, de segunda a sexta feira.

A taxa de inscrição é de R$ 100 e deverá ser paga em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, mediante depósito em favor da Universidade Regional do Cariri, Conta Corrente, nº369-2, agência 0919-9, devendo o comprovante de depósito ser afixado na ficha de inscrição.

Posse dos últimos selecionados
A Urca realizou em maio concurso para o preenchimento de 168 vagas para Professores Temporários nas Unidades Descentralizadas. Os docentes tomaram posse e assumiram suas respectivas vagas no último dia 4 de junho, início das aulas nas unidades.

Com informações da Urca.

VAGAS DE EMPREGO

Ambev abre seleção para 130 vagas em fábrica de Aquiraz

Há oportunidades para nível médio e superior. A seleção ocorre até julho, quando todas as vagas forem preenchidas.

A Ambev está com seleção aberta para 130 vagas na fábrica localizada em Aquiraz, a 32 km de Fortaleza, até o mês de julho.

São 20 vagas de técnicos elétricos e mecânicos; 100 vagas de operadores de linha de produção (no setor de engarrafamento, na linha de cerveja de embalagem 600 ml); quatro vagas na área de logística (armazém) e seis vagas para supervisores.

Os candidatos a técnicos elétricos e mecânicos necessitam ter formação técnica nessas áreas. Na linha de produção e logística, é necessária a conclusão do ensino médio. Aos supervisores, é preciso formação em Engenharia Mecânica, Elétrica, Química, de Alimentos ou de Produção.

Entre os benefícios da função estão plano médico e odontológico, auxílio material escolar, ticket refeição, 13º e 14º salário, previdência privada, entre outros.

A seleção ocorre até julho quando todas as vagas forem preenchidas. Os aprovados iniciam ainda neste mês. Os interessados em se inscrever devem enviar currículo com foto para o e-mail selecao5@topcompanyrh.com.br. Mais informações pelo telefone: (85)3023.5462

segunda-feira, 25 de junho de 2012

JANTAR NA ROÇA


 A Equipe do Pré-Matrimônio da Paróquia de São Pio X, está promovendo o 3º Jantar na Roça.
Esperamos contar com todos voces para mais este evento familiar da comunidade de São Pio X.
Teremos um autêntico forró pé de serra, pescaria e argolas, mesa de degustação de comidas típicas das festas juninas e muito mais. 
Venha, esperamos por voces.

 

sábado, 23 de junho de 2012

VAGAS DE EMPREGO

Riachuelo abre 69 vagas para nova loja em Juazeiro do Norte


A Riachuelo está com vagas abertas para loja que será inaugurada, no Cariri Shopping, na cidade de Juazeiro do Norte, em agosto de 2012. A rede de lojas abrirá mais de 69 novas oportunidades de emprego exclusivamente para essa nova operação.
As vagas são para nove cargos divididos entre operacionais, administrativos e financeiros. Entre as oportunidades, há chances para auxiliares de loja, vendas, estoque, caixa, atendimento (crediário), administrativo e visual merchandising, promotores de cartão, costureira. A rede também oferece oportunidades de emprego para pessoas com deficiências.
Entre os benefícios, a Riachuelo oferece VR, VT, plano de saúde, planos de carreiras, participação nos lucros, entre outros.

Os interessados devem enviar os currículos para o e-mail juazeirosh@riachuelo.com.br até dia 8 de julho de 2012. As contratações ocorrerão em julho.

Para todas as vagas é importante que os interessados tenham mais de 18 anos, disponibilidade de trabalho aos fins de semana e feriados, afinidade com moda e varejo, bom relacionamento interpessoal e objetivem criar carreira na empresa.

PELO MUNDO

Loja faz promoção para quem for apenas de roupa íntima



AFP
As primeiras 100 pessoas que apareceram na loja nesta quinta-feira puderam levar roupas de graça

Uma loja de roupas de Madrid apostou numa promoção inusitada. Na manhã da última quinta-feira, as 100 primeiras pessoas que chegassem à Desigual usando somente peças íntimas poderiam levar uma roupa de graça.
Esta não é a primeira vez que a loja espanhola faz esse tipo de liquidação. Nas últimas duas remarcações da Desigual, os "sem roupa" saíram da loja vestidos e sem gastar nada.

Redação O POVO Online

PARA O BEM DA POPULAÇÃO, FIM DE GREVE

Motoristas e cobradores de ônibus encerram greve depois de quatro dias





Depois de quatro dias de incertezas e expectativas, foi encerrada a greve dos motoristas e cobradores de ônibus em Fortaleza, neste sábado, 23. O anúncio foi feito durante audiência entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Ceará (Sintro) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), no Ministério Público do Trabalho (MPT).



Segundo o MPT, na audiência realizada na manhã deste sábado, os sindicatos chegaram a um consenso em relação a uma proposta que envolve tanto reajuste salarial como também o desconto dos dias parados durante a greve.



Durante toda a tarde, representantes do Sintro levaram a proposta para consulta com os grevistas em todos os terminais de ônibus. Por volta das 18h, o sindicato decidiu por colocar um ponto final na paralisação dos motoristas e cobradores de Fortaleza.



Com o acordo aprovado entre as partes, motoristas e cobradores irão receber um reajuste de 8,5% de aumento salarial, R$ 70 de cesta básica e R$ 8 de vale-refeição.



Redação O POVO Online







sexta-feira, 22 de junho de 2012

VEM AÍ O III CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ

 
CHOCALHO, AÇÃO POÉTICA HOJE ! 
  
 
 
 
 
 
 
 
   
 
C O N V I T E
 
 
 
III CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ

FORTALEZA(CE), 23, 24 E 25 DE JULHO DE 2012
 
LOCAL: COLEGIO LICEU DO CEARÁ

 LER E ESCREVER DEPENDE DE VOCÊ !
 PÃO, PAZ E POESIA !