Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de março de 2014

PARA MEDITAÇÃO

Responsório (Sl 50)

— Eu quis misericórdia e não o sacrifício!
— Eu quis misericórdia e não o sacrifício!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holo­causto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não despre­zeis um coração arrependido!

— Sede benigno com Sião, por vossa graça, reconstruí Jerusalém e os seus muros! E aceitareis o verdadeiro sacrifício, os holo­caustos e oblações em vosso altar!

EVANGELHO DO DIA 28/03/2014

Evangelho (Mc 12,28b-34)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor”. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Os Mandamentos do Senhor não são pesados para nós, desde que saibamos colocar as coisas na devida ordem e no devido critério. Sim, é preciso ter prioridades em nossa vida; a vida de um ser humano, de um filho de Deus, começa a ficar bagunçada e a perder a ordem quando ele não estabelece critérios de prioridades.
E quais são as prioridades da nossa vida? A prioridade é aquilo que vem do fundo da nossa alma, as prioridades vêm das nossas paixões e de tudo daquilo que para nós é importante.
“Amarás o Senhor teu Deus com toda a sua força, com todo o teu coração, com toda a tua capacidade”. Saber colocar Deus em primeiro lugar significa ter os pensamentos de Deus, os sentimentos d’Ele e ser guiado por Ele. A voz interior d’Ele, que clama em nós, ordena, primeiro, a nossa vontade, pois quantas vezes nós temos vontades negativas dentro de nós? Quantas vezes vêm desejos dentro de nós que não são bons, são maus! Mas, se nós permitirmos que a voz interior, a voz de Deus, a qual nós encontramos um dia, comande a nossa vontade, nós poderemos discipliná-la mais. A voz de Deus, que comanda os nossos desejos e as nossas intenções, vai nos levar a cada dia a adorarmos o Senhor pela oração, pois quando amamos a Deus, nós acordamos sedentos d’Ele e dormimos com Ele dentro de nosso coração.
Quando nós amamos a Deus, nós O colocamos naquilo que fazemos; nós O colocamos em nosso trabalho, em nossas relações, nós O colocamos aonde nós vamos e onde estamos.
Amar a Deus não significa ser de Deus somente quando eu estou na Santa Missa, quando eu estou fazendo uma oração. Ser de Deus e amar a Deus significa colocá-Lo em primeiro lugar em todos os lugares e em tudo o que faço Ele ser prioridade para mim.
Quando eu amo a Deus com todo o meu coração e com toda a minha alma, eu sou capaz de amar o meu próximo, eu sou capaz de respeitá-lo e de reconhecer o lugar que ele merece no meu coração. É o amor de Deus que orienta todos os amores do nosso coração!
Que Deus abençoe você!


RECEITA DA SEMANA - SALADA COMBINADA

Salada Combinada

 ingredientes

Para a Cevadinha:
  • 3 xícaras de chá de cevadinha 
  • 1 litro de água 
  • 1 cebola média inteira 
  • 1/2 colher de chá de caldo de legumes 0% gordura 
Para o Tuille: 
  • 5 colheres de sopa de castanha-do-pará triturada 
  • 3 colheres de sopa de farelo de trigo torrado 
  • 8 colheres de sopa de parmesão ralado 
Para o crisp:
  • 300 gramas de peito de peru ralado 
Para o molho: 
  • 1/2 maço de manjericão fresco picado 
  • 1 xícaras de chá de azeite de oliva 
  • Raspas da casca de 1 limão 
Para a Salada:
  • 1 maço de brócolis cozidos em pedaços 
  • 300 gramas de vagem cozida, cortada na diagonal 
  • 200 gramas de champignon fresco cozido, cortado em lâminas 
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva 
  • 4 tomates secos cortados em quatro partes 
  • 5 fatiasde mussarela de búfala separadas

modo de preparo


  1. Cozinhe a cevadinha na água com a cebola e o caldo de legumes até ficar macia, escorra e reserve
  2. Para fazer o tuille, espalhe uma camada fina do farelo de trigo em uma assadeira antiaderente e, em seguida, o queijo e a castanha-dopará
  3. Leve ao forno preaquecido até dourar
  4. Para o crisp, forre o prato do micro-ondas com um papel-toalha e disponha o peito de peru
  5. Asse por 15 segundos em potência alta
  6. Abra o forno, misture e asse por mais 15 segundos
  7. Repita a operação até dourar a carne (só fica crocante depois de fria) e reserve
  8. Prepare o molho misturando o manjericão, o azeite e as raspas de limão
  9. Em um prato fundo, junte o brócolis, a vagem, o champignon e o azeite
  10. Misture e deixe descansar por 10 minutos
  11. Monte a salada colocando primeiro os legumes, depois a cevadinha, os tomates e a mussarela
  12. Polvilhe o crisp, decore com o tuille e sirva com o molho

NOTÍCIA NACIONAL

Avião da empresa Avianca faz pouso de emergência em Brasília



Agência Brasil

Um avião da empresa Avianca fez um pouso de emergência às 17h42 desta sexta-feira, 28, no Aeroporto Internacional de Brasília - Juscelino Kubitschek. O avião que saiu de Petrolina (PE) com destino a Brasília pousou de barriga na pista.
Ao todo, havia 44 passageiros a bordo com mais 5 tripulantes. Alguns passageiros, segundo a companhia, optaram por seguir suas conexões, enquanto outros 9 adultos e uma criança foram levados para um hotel.
De acordo com a assessoria da Inframerica, concessionária que administra o aeroporto, nenhum passageiro ficou ferido.

Ainda nesta sexta, em Fortaleza, foi solicitada a preparação do Aeroporto Internacional Pinto Martins para um pouso de emergência de uma aeronave da Avianca, o que acabou não ocorrendo. O pouso, que tinha apenas tripulantes, ocorreu normalmente.
Leia nota da Avianca:
"Sobre o ocorrido nesta sexta-feira, 28 de março de 2014, a Avianca informa que a  aeronave MK-28, Prefixo OAF 6393, procedente de Petrolina com destino a Brasília, com 44 passageiros e 5 tripulantes a bordo, pousou de forma segura no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck  às 17h42.
Todos os passageiros foram desembarcados e transportados, em ônibus, até o terminal de passageiros. Após o desembarque, alguns passageiros optaram por seguir em suas conexões. Durante toda a ocorrência, priorizamos a assistência aos passageiros.
A Avianca informa que dos 44 passageiros a bordo do voo 6393 20 seguiram viagem em voos da própria companhia; 14 com destino a Brasília seguiram para suas residências e 9 adultos e uma criança foram acomodados em hotel."

Redação O POVO Online

CHARGE DA SEMANA

Charge Clayton 




quinta-feira, 27 de março de 2014

EVANGELHO DO DIA 27/03/14



Evangelho (Lc 11,14-23)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.
18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes.
20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Vivemos em um mundo dividido pela desigualdade, vivemos em um mundo dividido por limites geográficos, políticos e por tantas outras coisas. Mas a grande divisão não é esta, a grande divisão é aquela que está no fundo do coração humano, fruto do orgulho e da autossuficiência. Fato que leva, muitas vezes, o ser humano a acreditar que é melhor do que o outro, que é mais importante do que o outro e que pode mais do que o outro.
A divisão nos leva a nos acusarmos uns aos outros, colocando a culpa neste ou naquele e, então, não somos mais capazes de operar a conciliação e a reconciliação. Basta ver como se dividem nossas casas e nossas famílias; não estou falando de divergências e de diversidades de opinião e de expressões de vida, que são coisas saudáveis e maravilhosas, pois, na mesma casa, um pode pensar de um jeito, outro de outro; o marido pode ver de uma forma e a mulher de outra. Isso não é a divisão a que me refiro.
A divisão [causada pelo mal] é quando um se põe contra o outro, quando um não é mais capaz de conviver com o outro; quando não somos mais capazes de suportar as diferenças, porque queremos o mundo do nosso jeito, da nossa forma e da nossa maneira de pensar. Nós, muitas vezes, somos usados pelo mal e usamos o mal para semear a separação e a divisão no meio de nós.
A divisão, muitas vezes, tenta reinar na Igreja, na casa de Deus, por intermédio dos grupos e das lideranças que, muitas vezes, estão à frente de nossa Igreja. E já vimos muita coisa de Deus se acabar, se destruir, não porque Deus quisesse, mas por causa da divisão e da desunião humana. Já vimos esse mal em nossas casas, em nossas famílias; por isso, neste tempo favorável, que é o tempo da Quaresma, precisamos pedir perdão a Deus por todas as vezes em que nos deixamos levar pelo espírito da divisão, pelo espírito da discórdia e, por todas as vezes que somos levados por este mesmo espírito a semear a discórdia, a divisão e a separação no Reino de Deus e entre os irmãos

terça-feira, 25 de março de 2014

JUSTIÇA TRABALHISTA

TRT manda pagar horas extras por tempo gasto para ir de casa ao trabalho

Trabalhador vai receber o equivalente a uma hora por dia de trabalho, acrescida de 50%, usando o ônibus da empresa


Fazenda Amway Nutrilite do Brasil deverá pagar funcionário por tempo gasto entre casa e trabalho (FOTO: Reprodução Facebook)
Fazenda Amway Nutrilite do Brasil deverá pagar funcionário por tempo gasto entre casa e trabalho (FOTO: Reprodução Facebook)
O tempo gasto do trajeto de casa para o local de trabalho também será pago com horas extras. Foi o que decidiu a segunda turma Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) para um funcionário da Fazenda Amway Nutrilite do Brasil, localizado a 25 quilômetros da cidade de Ubajara, no interior do Ceará. O trabalhador vai receber o equivalente a uma hora por dia de trabalho, acrescida de 50%, usando o ônibus da empresa.
Os proprietários da empresa alegaram que o transporte oferecidas aos funcionários era um benefício. Eles podiam optar livremente por sua utilização, já que estava situada em local de fácil acesso e também era servida por transporte público regular. Porém, o relator do processo, juiz Emmanuel Teófilo Furtado, constatou que a fazenda era de difícil acesso
O pagamento das horas de percurso ocorre quando o empregador fornece o transporte para o trabalhador, desde que o local de trabalho seja de difícil acesso ou não seja servido por transporte público. Na prática, esse tempo gasto pelo empregado para ir e voltar ao trabalho é computado em sua jornada de trabalho para todos os efeitos legais.
“Não sendo a empresa servida por transporte público regular, bem como constatado que o reclamante era transportado ao seu local de trabalho por condução fornecida pela reclamada, faz nascer para o empregado o direito às horas”, concluiu o magistrado.
O trabalhador vai receber uma hora extra diária pelos 7 anos e 8 meses que trabalhou na fazenda Amway Nutrilite do Brasil.

SAÚDE


Estudo nega que cigarros 

eletrônicos ajudem a deixar 

de fumar

Em Washington


  • Thinkstock
    Falta evidência científica de que cigarros eletrônicos ajudam fumantes a deixar o hábito
    Falta evidência científica de que cigarros eletrônicos ajudam fumantes a deixar o hábito
Um estudo científico divulgado nesta segunda-feira (25) nega que o uso de cigarros eletrônicos esteja associado a maiores taxas de abandono do tabaco ou a reduções de seu consumo.

O trabalho, realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Francisco e publicado na revista JAMA Internal Medicine, rejeita uma vinculação entre o consumo dos cigarros eletrônicos e o do tabaco convencional.

As autoras do estudo analisaram os dados de 949 fumantes, 88 dos quais eram também fumantes de cigarros eletrônicos, para determinar se estes dispositivos que não têm tabaco e nos quais se inala nicotina líquida e outros produtos químicos vaporizados influem no consumo de tabaco.

O baixo número de usuários destes dispositivos que participaram do estudo pode ter afetado à capacidade das pesquisadoras de encontrar uma associação entre o uso de cigarros eletrônicos e o abandono do tabagismo, reconhecem as autoras no estudo.

Os cigarros eletrônicos são promovidos como uma ferramenta para deixar de fumar e foram realizadas diferentes pesquisas sobre sua efetividade, mas os resultados são contraditórios.

O estudo da Universidade da Califórnia concluiu que o uso de cigarros eletrônicos não estava relacionado com o abandono do tabagismo nem com uma mudança no consumo de tabaco, um ano após começar a utilizar estes dispositivos.

Além disso, a pesquisa destaca que as mulheres, os jovens e as pessoas com menores níveis de educação são os setores da população que mais utilizam os cigarros eletrônicos.

"Infelizmente, a evidência de se os cigarros eletrônicos ajudam os fumantes a deixar de fumar é contraditória e pouco conclusiva", explicou o subdiretor da JAMA Internal Medicine, Mitchell H. Katz, em comunicado.

Katz acrescentou que Rachel Grana, a diretora do estudo, e suas colegas "aumentam o peso das provas que indicam que os cigarros eletrônicos não estão associados a maiores taxas de abandono do hábito de fumar".
Ampliar


Parar de fumar faz bem a você e ao meio ambiente; veja dicas para largar o cigarro14 fotos

1 / 14
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) lança, neste Dia Nacional de Combate ao Fumo (29), a cartilha "Menos cinzas... Mais verde! Reduzindo bitucas... Salvando vidas!", disponível para download no link: http://prevencao.cardiol.br/campanhas/pdf/gibi_tabaco_2012.pdf. O material mostra quais os malefícios do tabaco não só para a saúde, mas também para o meio ambienteDivulgação/Sociedade Brasileira de Cardiologia

EVANGELHO DO DIA - BY PAULINAS



Anunciação do Senhor - Lc 1,26-38

Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. [...] O anjo entrou onde Maria estava e disse: [...] “Não tenhas medo, Maria! Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim” [...] Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. [...].E o anjo retirou-se de junto
dela.
A inciativa de Deus conta com o consentimento livre de Maria.

Ainda que figure nas primeiras páginas do evangelho segundo Lucas, os relatos da infância, dos quais nosso texto do evangelho de hoje é parte, foram os últimos escritos do evangelho. Eles são frutos da compreensão e aprofundamento da fé e, por isso, de uma teologia mais elaborada. O anúncio do anjo a Maria e o diálogo entre eles visa enfatizar a iniciativa de Deus na encarnação do Verbo. A iniciativa de Deus, no entanto, quis contar com o consentimento livre da jovem Maria, que é apresentada como “a que recebeu o favor de Deus”. O favor, ou a graça de Deus a Maria, consiste no fato da eleição dela para ser, segundo a carne, a mãe do Filho único de Deus. Nem a esterilidade de Isabel nem a pouca idade de Maria são obstáculos para que Deus realize o seu plano de amor em favor de toda a humanidade. A fé não se faz de certezas, mas em meio a dúvidas e, apesar delas, na confiança inabalável na Palavra de Deus. Maria é apresentada como aquela que escuta, confia e se engaja plenamente na realização da vontade de Deus. Nisso ela é modelo do discípulo e da Igreja.

Carlos Alberto Contieri, sj

VAGAS PARA APRENDIZ

Vagas abertas para jovem aprendiz

O SINE/IDT está com dezesseis vagas abertas para 

assistente administrativo  (contrato de aprendi

zagem). As inscrições ocorrerão entre os dias 

21/3 a 10/4.

 Para participar, o candidato deverá ter ensino médio completo ou estar
cursando o terceiro ano, em Escola Pública, ter idade entre 17 a 22 anos
e estar inscrito no Projeto Primeiro Passo – Núcleo de Iniciação
 Profissional - Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

A ficha de inscrição e o edital estão disponíveis aqui
Redação O POVO Online

quinta-feira, 20 de março de 2014

EVANGELHO DO DIA 21/03/2014


A parábola da vinha - Mt 21,33-43.45-46

“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, cavou nela um lagar para pisar as uvas e construiu uma torre de guarda. Ele a alugou a uns agricultores e viajou para o estrangeiro. Quando chegou o tempo da colheita, ele mandou os seus servos aos agricultores para receber seus frutos. [...] Por fim, enviou-lhes o próprio filho, pensando: ‘A meu filho respeitarão’. Os agricultores, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vamos matá-lo e tomemos posse de sua herança!’ [...] Por isso vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e entregue a um povo que produza frutos”. [...]. 
Forte apelo a reconhecer em Jesus o dom de Deus.
A parábola não é o retrato fiel da realidade. Ela visa transmitir uma mensagem cuja finalidade é levar a compreender o mistério de Deus e adequar o comportamento do homem de fé com o desígnio salvífico de Deus. No Antigo Testamento, a vinha é símbolo do povo de Deus, povo que Deus criou e escolheu e que cuida com amor (cf. Is 5,1-7). Entre os membros do povo de Deus, há aqueles que Deus escolheu para, em nome do Senhor, cuidarem e protegerem o povo que a Deus pertence. A parábola denuncia, em primeiro lugar, aqueles que, ao invés de cuidarem do povo, querem se apossar da vinha do Senhor. Para isso, rejeitaram todos os que foram enviados por Deus para alertá-los. É uma menção ao fim trágico de muitos profetas. Em segundo lugar, e essa é a intenção mais importante da parábola, faz o leitor compreender que a morte de Jesus foi premeditada e é fruto da ganância, da maldade deliberada (cf. vv. 38-39). Apesar do v. 42, a parábola não possui um juízo condenatório; ela é, isso sim, um forte apelo a reconhecer em Jesus o dom de Deus, a viver em conformidade com esse dom e, nele, produzir bons frutos.

Carlos Alberto Contieri,sj

Capitão do primeiro título mundial do Brasil, Bellini morre aos 83 anos




Bellini, capitão da seleção na Copa de 195828 fotos

O ex-jogador da seleção brasileira Bellini morreu aos 83 anos no dia 20/03/2013, em decorrência de complicações causadas por parada cardíaca. Zagueiro da seleção em 1958, ele imortalizou o gesto de levantar a taça. Bellini também foi campeão do Mundial de 1962, no Chile. Nascido em Itapira, ele foi importante para a história de Vasco e São Paulo. Ormuzd Alves/Folha Imagem

Veja Também

O ex-jogador da seleção brasileira Bellini morreu nesta quinta-feira em decorrência de complicações causadas por parada cardíaca. Capitão na conquista da Copa do Mundo de 1958, Bellini, de 83 anos, sofria de Mal de Alzheimer em estado avançado. Ele havia sido internado em 18 de março no hospital Nove de Julho, em São Paulo, mas não resistiu aos problemas respiratórios que teve.
Ainda não se sabe se o velório do ex-jogador será feito em São Paulo ou na cidade de Itapira, no interior do estado. Apesar disso, a família do jogador já confirmou que o enterro acontecerá no Cemitério Municipal de Itapira, cidade natal de Bellini, a 170 km da capital paulista. .
"Não sabemos muita coisa ainda, não conversei com meu filho sobre. A notícia nos pegou de surpresa, a gente não esperava essa notícia nesta tarde", disse Giselda Bellini, mulher do ex-jogador, ao UOL Esporte.
Segundo a mulher de Bellini, a morte aconteceu por volta das 16h30 desta quinta-feira devido à insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos.
"Realmente foi duro,  ele vinha sentido essa dor há algum tempo, com essa doença agravada há algum tempo. Ele era uma pessoa com relação boa com todos, tinha um amor pela terra natal dele, aqui em Itapira. Era uma paixão dele vir para Itapira, já fazia muito tempo que ele não vinha, a gente já vinha convivendo com isso. Sabíamos que a qualquer momento poderia acontecer, mas sempre fica aquele sentimento que podia ter uma melhora. Infelizmente, não aconteceu, a gente tem de aceitar. Pedir a Deus que reserve um lugar de paz com muita  tranquilidade por tudo que ele representou para nossa família, dedicada com a família. Uma perda muito grande, vai ficar um vazio", disse Toninho, sobrinho de Bellini.
De acordo com Toninho Bellini, o ex-zagueiro sofria com o Mal de Alzheimer há 10 anos e estava entubado em sua residência antes de ser levado ao hospital. Em virtude da doença, Bellini não reconhecia mais ninguém, inclusive sua mulher.
"Há três anos que ele não reconhecia mais ninguém. É uma pena, porque era uma pessoa tão querida, simples e atenciosa. Ele já não estava bem antes de ser internado. Já não se comunicava e estava entubado", declarou Toninho Bellini, sobrinho e ex-prefeito de Itapira.
O ex-jogador havia sido internado outras vezes por problemas respiratórios.
O primeiro a levantar a taça
Nascido em Itapira em 1930, o capitão da seleção em 1958 imortalizou o gesto de levantar o troféu após conquista em campo. "Não foi nada programado", disse, posteriormente. "Os fotógrafos pediram que eu levantasse a taça."
Esse foi o primeiro Mundial do zagueiro, que voltaria a ser campeão com a seleção no Mundial de 1962, no Chile; nesta Copa, ele foi reserva. O capitão era o titular da zaga Mauro Ramos de Oliveira.
Bellini disputou sua última Copa em 1966, quando jogou as duas primeiras partidas da seleção que acabaria eliminada com uma derrota para Portugal.
Nos clubes, Bellini fez história como zagueiro do Vasco entre 1952 e 1962, conquistando três Campeonatos Cariocas (1952, 1956 e 1958) e um Torneio Rio-São Paulo (1958). Depois, foi para o São Paulo, onde atuou por 1962 e 1968 e substituiu Mauro Ramos como ídolo da defesa são-paulina. Ele se aposentou no Atlético Paranaense, em 1969.
Em virtude do Mal de Alzheimer, Bellini se distanciou dos amigos de Itapira. Seus últimos anos de vida foram em uma residência em São Paulo.
"Já tinha muito tempo que o Bellini enfrentava essa doença. Era uma pena, porque era um ouro de pessoa. Ele se afastou porque já não conhecia mais as pessoas", relembra Flávio Boretti, ex-presidente do Itapirense e amigo de Bellini.

Milton Neves relembra trajetória de Bellini em "Que fim levou?"

Capitão do primeiro título mundial, Bellini morre aos 83 anos - 




Remanescentes da seleção campeã mundial em 19587 fotos

Atacante campeão mundial com o Brasil em 58, Mazzola (na foto, à direita) trocou o bicampeonato em 62 para defender a seleção italiana, já que tem dupla cidadania. Atualmente, aos 75 anos, o ex-jogador segue vivendo na Itália, em Turim, onde é comentarista esportivo. No futebol da Velha Bota, atuou por quase 20 anos e fez história no país. Pela seleção brasileira, teve curta passagem, entre os anos de 1957 e 58, porém, vitoriosa. Foram 11 partidas, apenas uma derrota e oito gols marcados Acervo UH/Folhapress

quarta-feira, 19 de março de 2014

SANTO das CHUVAS > Devotos reverenciam São José no Sertão Central

Publicado em 19/03/2014 - 9:00 por  | Comentar
  •  

Banabuiú > O dia amanheceu nublado na maior parte do Centro do Estado. Nos dias anteriores as chuvas, apesar de poucas, segundo registros da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) banharam praticamente toda a região. Para muitos, principalmente os devotos de São José, apenas o anuncio de bom inverno após dois anos de seca. Por esse motivo, ainda cedo deste 19 de março, dia dedicado ao “Santo das Chuvas”, várias comunidades do Sertão Central realizaram procissões e celebrações especiais.
Em Banabuiú, a paróquia de Nossa Senhora de Fátima realizou uma missa campal ao lado da barragem do açude Arrojado Lisboa. O nível da água atingiu um dos mais baixos de sua história, com menos de 20% de sua capacidade. Mas nos últimos dias subiu 17 centímetros, explicou Aprígio Mix. O número de fiéis não era tão grande, mas a fé com certeza. Agradeceram e pediram ao padroeiro do Ceará mais chuvas, para os açudes e as plantações do povo nordestino.
No distrito de Custódio, na zona rural de Quixadá, de quem São José também é padroeiro, não foi diferente. Houve procissão pelas ruas da vila e em seguida a celebração eucarística com a participação de centenas de fiéis, inclusive de comunidades distantes. Lotaram a igrejinha e não se cansaram de gritar: Viva São José !. Já na cidade, a igreja de Jesus Maria José, mais conhecida como “Catedral”, também lotou após a procissão que seguiu da paróquia de São Francisco até a Matriz.
São José - Aprigio Mix 1São José - Aprigio Mix 2

segunda-feira, 17 de março de 2014

Migração de emissoras deve começar em agosto

Migração de emissoras deve começar 

em agosto


MARCELO CAMARGO/PR
Bernardo, das Comunicações: "avanço extraordinário"

















As primeiras autorizações para migração de emissoras da faixa AM para a FM deverão ser anunciadas em agosto, e a previsão é que até o fim do ano algumas estações comecem a operar nessa faixa. A portaria que define as regras para a migração das emissoras AM para a faixa FM e a forma como os processos vão ser analisados pelo governo foi assinada esta semana pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Bernardo destacou que a medida vai revitalizar as rádios AM e representa o atendimento de uma antiga reivindicação dos radiodifusores. “Nós achamos que isso vai ser um avanço extraordinário. A rádio AM tem uma qualidade de sinal inferior e, migrando para FM, ela vai ter uma audiência melhor, um interesse maior da audiência, e com certeza vai fortalecer a rádio do ponto de vista comercial e financeiro”, disse o ministro.

A migração dos canais foi autorizada em novembro do ano passado pela presidenta Dilma Rousseff. O objetivo da medida é permitir a continuidade da operação dessas emissoras na nova faixa, já que o sinal das estações AM vem caindo em qualidade devido ao crescimento das cidades, além de não ser acessível em dispositivos como celulares e tablets. O Ministério das Comunicações vai organizar sessões públicas em cada Estado, para que os radiodifusores peçam a migração. (das agências)

Chuva inunda obras do túnel da Santos Dumont e asfalto de rua próxima cede


FOTO: EVILÁZIO BEZERRA


A chuva que caiu em Fortaleza na manhã desta segunda-feira, 17, inundou as obras do túnel na avenidaSantos Dumont com Via Expressa, no bairro Papicu. A força da água também fez com que o asfalto cedesse na rua Tomás Rodrigues, quase derrubando um poste. A previsão da Prefeitura de Fortaleza era que as obras do túnel seriam entregues até maio.
A Secopafor informou que, desde outubro do ano passado, a questão de execução das obras foi transferida para Seinf.
Por meio de nota, a Seinf afirmou que, em decorrência do grande volume de água,houve uma erosão na área da obra do túnel da avenida Santos Dumont. "A Seinf e a construtora responsável pela obra já estão tomando as medidas de segurança necessárias. Adiantamos ainda que nenhuma estrutura da obra foi afetada e que o incidente ocorrido não afetará o cronograma para entrega da obra", explicou.  
Redação O POVO Online com informações da repórter Liana Costa

POLICIAL

Delegado cearense que trabalhava no Piauí foi morto em Fortaleza

Lucas Craveiro estava saindo de um restaurante localizado na Washington Soares, por volta de 4 horas da madrugada, quando três homens anunciaram o assalto

EPRODUÇÃO/ FACEBOOK
Foto do perfil de Lucas Craveiro no Facebook

Atualizada às 12h30min
Um delegado cearense que trabalhava em uma cidade do Piauí foi morto em assalto na madrugada desta segunda-feira, 17, na avenida avenida Washington Soares, no bairro Guararapes.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Lucas Craveiro Alves, 32 anos, estava saindo de um restaurante por volta de 4 horas, quando três homens o abordaram e anunciaram o assalto. 

De acordo com informações do Ronda do Quarteirão que foram repassadas para a Polícia Civil do Ceará, o delegado estava armado, reagiu e foi alvejado com seis tiros. Lucas Craveiro também atingiu um dos suspeitos. O delegado chegou a ser levado a um hospital de Fortaleza, mas chegou sem vida.

Ainda segundo a Polícia, prisões já foram realizadas e uma coletiva à tarde trará mais detalhes sobre o caso. O assassinato de Lucas Craveiro, que trabalhava na cidade de Esperantina há cerca de dois anos, será investigado pela Divisão de Homicídios.
Redação O POVO Online

sábado, 8 de março de 2014

Pacajus deve receber planta industrial da Ypê


 Roberto Guidi
Segundo o diretor de negócios Roberto Guidi, as indústrias Ypê irão investir R$ 150 milhões, nos próximos
DIVULGAÇÃO
Para garantir uma fábrica da Ypê em Pacajus, Estado e Município concederão vários incentivos ficais
Conhecida como a Capital do Caju, com economia eminentemente agrícola e comercial, a cidade de Pacajus deve receber em breve, uma "filial" da indústria paulista Química Amparo Ltda, fabricante dos produtos de higiene e limpeza da marca Ypê. Na manhã de ontem, o prefeito de Pacajus, Marcos Roberto Paixão, sancionou a lei nº 327/2014, que concede incentivos fiscais e isenções de tributos (IPTU e ISS) e taxas municipais pelo período de dez anos, para a instalação de um parque fabril da empresa na sede do município.
Segundo o diretor de negócios Roberto Guidi, as indústrias Ypê irão investir R$ 150 milhões, nos próximos 24 meses em Pacajus, na instalação do que será a sexta unidade fabril da empresa no País e de um centro de distribuição, para escoamentos dos produtos no Norte e Nordeste. Se confirmado esse montante, os recursos representam quase uma vez e meia os R$ 110 milhões da receita orçamentária total do município, em 2014.
Protocolo assinado
A ser instalada em área de 75 hectares, e com previsão de início das obras de instalação ainda neste semestre, a nova fábrica irá, segundo o prefeito, gerar 500 empregos diretos e 400 indiretos. Pelo protocolo assinado ontem, pelo vice-presidente da Indústrias Ypê, Ricardo Beira, e o prefeito Marcos Paixão, a empresa assume o compromisso de garantir ocupação mínima de 80% dos empregos diretos a cidadãos residentes em Pacajus.
De acordo ainda com o prefeito de Pacajus, o governo do Estado também irá conceder incentivos fiscais e tributários, como forma de assegurar a instalação da nova planta industrial da Ypê no Ceará. Em fevereiro de 2013, o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Cede) formalizou um protocolo de intenções para instalação da fábrica de detergentes lava-louças e amaciantes de roupas e um centro de distribuição (CD) da Ypê no Estado, antes pensada para os municípios de Horizonte, - vizinho a Pacajus - ou São Gonçalo do Amarante, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
À época, os investimentos sinalizados pelo gerente de Projetos de Negócios da Ypê, Osmar Rocca, ao Cede somavam cerca de R$ 100 milhões, sendo parte de recursos próprios da empresa e parte financiada pelo Banco do Nordeste. Consultado, a direção do BNB respondeu que, por motivo de sigilo de crédito, não revelava a existência de pedido de empréstimo da empresa à instituição. Já a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace)disse que até ontem, ainda não havia recebido pedido de licença ambiental para instalação do empreendimento no Estado. A fábrica e o centro de distribuição ficarão localizados em terreno adquirido pela empresa às margens da BR-116.

CHARGE ESPECIAL - BY O POVO


Charge

Padre Arcanjo morre nesta manhã em Fortaleza

Padre ocupava a função de administrador paroquial de Nossa Senhora de Lourdes. Ele lutava contra um câncer. Sepultamento será na manhã deste sábado


Divulgação/Arquidiocese de Fortaleza
Padre Arcanjo morreu aos 37 anos

O padre Werlen Arcanjo de Oliveira Campos morreu aos 37 anos, na manhã desta sexta-feira, 7, em Fortaleza.

Ele se tratava de um câncer há mais de um ano, na Capital cearense. Padre Arcanjo ocupava, desde janeiro,  a função de administrador paroquial de Nossa Senhora de Lourdes, nas Dunas.

O corpo será velado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Praia do Futuro, a partir de 14 horas.

Às 7 horas deste sábado, 8, será celebrada uma missa de corpo presente, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Lourdes, nas Dunas. A missa será presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio.

O sepultamento vai ocorrer no Cemitério Jardim Metropolitano, em Fortaleza, às 9h30.

Padre Werlen Arcanjo de Oliveira Campos era potiguar da cidade de Arez. Sua ordenação diaconal aconteceu em 2006. Foi ordenado sacerdote em novembro de 2007.


Redação O POVO Online

DIA INTERNACIONAL DA MULHER



MULHERES MULTIFORMES



Mulheres amenas, mulheres serenas,
Mulheres mães, meninas, molecas,
Mas mulheres,
Mulheres dos momentos, das manhãs, das madrugadas,
Mulheres que transformam, que mudam a história,
Mas mulheres,
Mulheres de minha vida, de sua vida, de outras vidas,
Mulheres manhosas, carinhosas, românticas,
Mas mulheres,
Mulheres trabalhadeiras, empresárias, do lar,
Mulheres que escrevem, que ensinam, que educam,
Mas mulheres,
Mulheres que curam, que salvam, que dão a vida,
Mulheres que amamentam, que alimentam, que saciam
Mas mulheres
Mulheres modestas, modernas, magrinhas,
Mulheres altas, baixinhas, gordinhas,
Mas mulheres,
Mulheres formadoras de opiniões, santas, prestadoras de serviços,
Mulheres garis, mulheres heroínas, que fazem a história
Mas mulheres,
Mulheres que merecem nossas homenagens,
Pois são mulheres.








Lyma Netto