Total de visualizações de página

sábado, 29 de novembro de 2014

Parte do canteiro central da Bezerra de Menezes já está pronto

Obras foram iniciadas em 15 de maio de 2014 e já tem mais de 60% de conclusão

CLÁUDIO RIBEIRO/O POVO
Canteiro segue em fase final e já tem percurso liberado neste sábado
canteiro central da avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, segue em fase final. Parte dela ficou pronta neste sábado, 29, que também se inicia a simulação da linha 222 - Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales, com quatro ônibus articulados.
Além disso, conforme informou O POVO, os viadutos nos entroncamentos das avenidas Antônio Sales com Engenheiro Santana Júnior deverão ser entregues. O primeiro corredor BRT (Bus Rapid Transit) no sentido Antônio Bezerra/Centro deverá ser inaugurado em dezembro.
Redação O POVO Online 

Confira as melhores empresas para trabalhar no Ceará

As melhores empresas para trabalhar no Ceará, em 2014, foram: SJ, Unicred, B&Q e Dafonte, respectivamente


A SJ Administração de Imóveis recebeu o prêmio Great Place To Work (GPTW) Ceará 2014 de melhor lugar para trabalhar no Estado. A empresa, que no ano passado ficou na terceira colocação, já havia sido vencedora em 2012. O segundo lugar da edição deste ano ficou com a Unicred Ceará Centro Norte, seguida por B&Q Engenharia, campeã de 2013, e Dafonte Veículos. Na cerimônia de premiação, realizada na tarde de ontem no Centro de Eventos, foram entregues troféus para as 50 melhores empresas para trabalhar no Estado.

O idealizador e gestor da SJ Administração de Imóveis, Demétrio Jereissati, atribuiu o prêmio à maturidade da sua equipe e à filosofia da empresa em dar prioridade ao “cuidar” e ao “servir”. “A gente tem isso como um credo”, disse. Para ele, a pesquisa do GPTW, realizada junto aos funcionários, é oportunidade para se informar sobre o que se passa nas outras empresas e, assim, aplicar as melhores práticas.

O diretor presidente da Unicred, José Nazareno Sampaio, acredita que a satisfação dos seus funcionários é fruto da valorização que a empresa lhes dá. “Nossos colaboradores participam dos resultados da empresa.”

O diretor comercial da B&Q Energia, Luís Carlos Queiroz, destacou a ética e valorização do trabalho na empresa. “Nossos principais pontos são a segurança do nosso colaborador e qualidade dos nossos serviços”. Já Raffael Pessoa, gerente de vendas da Dafonte Veículos, destacou a união da equipe. “Nos preocupamos com todas as pessoas, independentemente do cargo que elas ocupam”.

Para o vice-presidente do Grupo de Comunicação O POVO, João Dummar Neto, só o fato de figurar entre as 50 melhores empresas para trabalhar no Estado, entre as mais de mil inscritas, já é um privilégio. Dummar destacou o crescimento da edição 2014 em relação ao ano passado, que passou a premiar mais 10 empresas. “O nosso papel é contribuir para o crescimento das empresas”. Juntas, as 50 empresas premiadas empregam mais de 50 mil pessoas.

COMEMORAÇÃO

Em equipe

1) Unicred, segunda colocada. Segundo o diretor presidente da empresa, José Nazareno, a satisfação dos funcionários está em primeiro lugar 2) Raffael Pessoa, gerente da Dafonte, a quarta colocada, diz que funcionários são tratados com igualdade na empresa 3) O B&Q, terceira colocada, rezou o Pai Nosso depois da premiação

CHARGE DA SEMANA- By Jornal O POVO

CHARGE

RECEITA DA SEMANA

Moqueca Light 

Ingredientes
08 postas grossas (com osso) de peixe (badejo, namorado, dourado);
06 limões espremidos;
01 xícara de azeite;
04 pimentões grandes cortados em rodelas;
04 cebolas grandes cortadas em rodelas;
01 kg de tomate cortado em 4 partes;
02 molhos de coentro;
02 kg de tomate bem maduro;
10 dentes de alho espremido;
02 colheres (sopa) de colorau (urucum);
Sal e pimenta do reino a gosto.

Para acompanhar:

Arroz branco ou temperado;
Farinha de mandioca torrada;
Fatias de pão de sal;
02 molhos de cheiro verde.
Preparo
1) Tempero do peixe:

Esprema os limões e misture a ele 2 colheres de sopa de sal. Em um tabuleiro coloque as postas de peixe (já limpas), despeje o caldo dos limões e deixe pegar gosto por pelo menos 1 hora, virando de vez em quando. Enquanto isto faça o molho de tomate.

2) Molho de tomate:

Retire as sementes de tomates e pique em tamanhos pequenos. Em uma panela grande, refogue 4 dentes de alho espremidos em 3 colheres de sopa de azeite. Coloque os tomates e refogue até que desmanchem bem. Bata no liquidificador com 1 molho de coentro e reserve.

3) Moqueca:

Em uma panela de pedra ou barro, tamanho médio, coloque o restante do azeite e do alho e refogue bem. Coloque 1/3 do molho de tomate e despeje 1 colher de colorau, forre o fundo da panela com postas de peixe, sobre ele despeje 1/3 do caldo do limão onde o peixe foi temperado, e depois faça camadas nesta ordem: cebola, pimentão, tomate, um pouco do molho de tomate e algumas folhas de coentro. Repita até ficar próximo à borda da panela (altura de 3 dedos não menos). Coloque a outra colher de colorau, sal e pimenta do reino a gosto. Tampe a panela, deixe levantar fervura e cozinhe por mais ou menos 20 min. Fique atento para que as postas não desmanchem. Confira o sal, coloque a pimenta só para dar um toque. Salpique cheiro verde e em seguida leve à mesa.

Sirva na própria panela, acompanhado de arroz branco ou temperado, cheiro verde, farinha de mandioca torrada e fatias de pão de sal.


Tempo médio para preparo: 90 min
Rendimento: 05 porções


ALEGRIA DE LUTO

Morre aos 85 anos Roberto Gomes Bolaños

image
Roberto Gómez Bolaños caracterizado como seu mais famoso personagem: Chaves (Divulgação)
A rede de TV Televisa anunciou nesta sexta-feira (28) a morte do comediante Roberto Gomez Bolaños, criador dos seriados “Chaves” e “Chapolin”. Bolaños tinha 85 anos e faleceu em sua casa em Cancún, no México, segundo a emissora.

A última aparição do humorista foi em uma foto publicada pela filha dele, Paulina Gomez, no início de novembro, em seu perfil no Twitter. Na imagem postada por Paulina era possível ver que Roberto continuava respirando com a ajuda de um tubo de oxigênio, que ele usava desde abril deste ano.

Roberto Bolaños começou sua carreira como publicitário e logo se tornou escritor e roteirista na década de 50. Mas foi apenas no final da década de 60, após ser contratado pela emissora TIM, que Bolaños deu início a sua carreira de ator. 
Chespirito’, nome pelo qual o humorista ficou mais conhecido, é o diminutivo ‘castelhanizado’ do nome do escritor inglês Shakespeare. O apelido carinhoso foi dado a Bolaños pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, que o considerava uma espécie de William Shakespeare latino, por sua capacidade de escrever histórias tão ricas e versáteis quanto as criadas pelo famoso autor inglês.
Em 1970, ganhou um programa próprio, batizado com seu apelido. No mesmo ano, o personagem Chapolin Colorado estreou na atração. No ano seguinte, “Chaves” foi ao ar pela primeira vez. Após o fim de “Chesperito”, em 1973, Chaves e Chapolin ganharam programas independentes, que duraram até 1979. “Chesperito” voltou a ser exibido em 1980, mantendo-se na grade por 15 anos.

Em 1984, o SBT passou a exibir “Chapolin” e “Chaves”. Este último passou a ser uma espécie de “levanta audiência” na emissora de Silvio Santos. A série foi retirada da programação algumas vezes, mas hoje é exibida de segunda a sexta-feira.
Vida Pessoal

Bolaños foi casado com a escritora Graciela Fernández, com quem teve seis filhos, entre 1958 e 1977, ano em que assumiu o relacionamento com a atriz e escritora Florinda Meza, a dona Florinda de “Chaves”. Eles oficializaram a união em 2004. Há alguns anos, eles vivem em Cancún, em uma casa próximo à Lagoa de Nichupté. O local fica livre do assédio da imprensa mexicana.
image
(Getty Images)
Saúde

Desde 2009, o estado de saúde do comediante era instável. Ele precisou operar a próstata e, por conta do procedimento, deixou de andar. Desde então, diversos boatos sobre sua morte são divulgados. Ao completar 85 anos em fevereiro, um parente próximo de Bolaños disse que o ator tinha acompanhamento médico 24 horas por dia.
Tristeza

Roberto, você não vai, permanece em meu coração e em todos os corações de tantos a quem fez feliz. Adeus Chaves para sempre”, escreveu no Twitter o ator Edgar Vivar, interprete do Senhor Barriga, após receber a notícia da morte do amigo.
Querido

Os personagens vividos por Roberto Bolaños estão entre os mais queridos do Brasil. Tanto que até mesmo a Rede Globo, concorrente do SBT, compartilhou em seu perfil no Facebbok uma postagem da emissora de Silvio Santos que informava sobre a morte do ator e ainda anunciava um especial que canal exibirá essa noite, logo após “Chiquititas”.
SBT

Em nota, o SBT lamentou o falecimento de Roberto Bolaños. “É com muito pesar que a direção do SBT confirma o falecimento do ator Roberto Bolaños, o Chaves, na tarde desta sexta-feira (28). O SBT lamenta a perda do grande artista que faz parte da programação da emissora há 30 anos”, informou o comunicado oficial da emissora.
*Com informações de Estadão Conteúdo

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Ciências - Estudo diz que maioria dos soropositivos não toma antirretrovirais nos EUA

Setenta por cento das pessoas infectadas com o HIV nos Estados Unidos não controlam o vírus, aumentando o risco de transmissão, revelou um estudo publicado na terça-feira.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos alertaram que a grande maioria, quase 70%, do 1,2 milhão de pessoas infectadas ou não faziam mais tratamento ou não tomavam os remédios regularmente em 2011.
"Há um potencial inexplorado para conter a epidemia através de exames e tratamento aprimoradores, mas estamos perdendo oportunidades demais", disse Jonathan Mermin, diretor do setor dos CDC encarregada da prevenção de HIV/Aids, hepatite viral, DST e tuberculose.
"O tratamento é crucial. É uma das nossas estratégias mais importantes para conter novas infecções por HIV", acrescentou.
Entre 840.000 pessoas que não tem o vírus sob controle, 66% foram diagnosticadas, mas não têm cuidados regulares, enquanto 20% não sabiam que estavam infectadas.
Segundo a pesquisa, 4% das pessoas infectadas recebiam cuidados, mas não tiveram prescritos remédios antirretrovirais (ARV).
Finalmente, 10% recebiam tratamento, contudo não acompanhavam a infecção.
Os CDC informaram que os ARV podem reduzir significativamente a carga viral, ao ponto de tornar a infecção indetectável.
O tratamento regular e eficaz também pode reduzir o risco de transmissão do HIV em 96%. Mas apenas 30% dos soropositivos nos Estados Unidos tinham o vírus sob controle e recebiam tratamento adequado. Em 2009, cerca de 26% das pessoas infectadas faziam acompanhamento.
Os novos dados também demonstram que a supressão viral aumenta com a idade: dos infectados entre 18 e 24 anos, apenas 13% mantinham o vírus sob controle.
Entre os de 65 anos ou mais, 37% tinham baixa carga viral.
Os CDCs informaram que a principal razão para uma carga viral maior entre as pessoas mais jovens é que quase a metade das pessoas nesta faixa etária não tinham sido diagnosticadas.
Segundo os CDCs, há cerca de 50 mil novas infecções por ano nos Estados Unidos, e a "epidemia continua a ameaçar a saúde e o bem estar de muitos americanos".

Pelo Mundo - Adolescente indiana morre depois de ser queimada por resistir a ser tocada

As forças de segurança prenderam quatro homens após o crime, que aconteceu quando a jovem saiu de casa em 16 de novembro no estado de Uttar Pradesh (norte).
A família da vítima informou à polícia que seis homens a forçaram a entrar na casa depois que ela manifestou contrariedade aos gestos lascivos e às tentativas de toque do grupo.
Os homens jogaram querosene no corpo da adolescente e atearam fogo como forma de 'punição', segundo a família. O crime aconteceu no vilarejo de Shahjahanpur.
A jovem foi levada para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no domingo, segundo o chefe de polícia local, RK Sahu.
A polícia procura os outros dois homens envolvidos no crime que ainda não foram detidos.
Vários casos de estupro em grupo provocaram indignação dentro e fora da Índia. Um deles, o de uma estudante de 23 anos que morreu depois de ser violentada em um ônibus de Nova Délhi em dezembro de 2012, provocou muitas manifestações e resultou em leis mais rígidas contra os autores de crimes sexuais. Mas os ataques continuam muito 

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

EM FORTALEZA - Abastecimento de água será reduzido em Caucaia e bairros de Fortaleza


A oferta de água será menor, de terça a quinta-feira, para a realização de um serviço da Cagece na Estação de Tratamento de Água Oeste

Foto: Divulgação
Atualmente, a capacidade da estação Oeste é de 900 litros de água por segundo

Um serviço da Companhia de Água de Esgoto do Ceará (Cagece) na Estação de Tratamento de Água Oeste (ETA Oeste), em Caucaia, vai deixar a oferta de água reduzida em bairros do município e da capital cearense (como Itaoca, Autran Nunes e Presidente Kennedy). A intervenção será iniciada a partir das 7 horas da próxima terça-feira, 25, e deve terminar até as 7 horas de quinta-feira, 27.

A companhia informa que o retorno será progressivo, até o equilíbrio total do sistema de água, previsto inicialmente para 24 horas depois da conclusão do serviço. A orientação é que a população se prepare antes da parada, reservando água para os afazeres domésticos. Além disso, durante a diminuição da oferta, a água deve ser consumida de forma moderada, privilegiando o consumo humano e evitando desperdício.

Segundo a Cagece, o serviço na ETA Oeste integra a segunda etapa da operação para aumentar a oferta de água nos municípios abastecidos. Atualmente, a capacidade da estação é de 900 litros de água por segundo, beneficiando aproximadamente 220 mil pessoas em 16 localidades. Com a conclusão da segunda etapa, 1,2 milhão de usuários de Fortaleza e Caucaia devem ser beneficiados.
Previsão é que obra da ETA Oeste seja concluída até o final de dezembro, com uma estrutura total de 48 filtros para operação da Cagece, chegando a uma capacidade máxima de 5 m3/s.
Bairros afetados em Fortaleza:
Jardim Iracema
Jardim Guanabara
Padre Andrade
Antônio Bezerra
Quintino Cunha
Conjunto São Miguel
Montese
Vila Velha
Couto Fernandes
Demócrito Rocha
Itaoca
Parangaba
Joquei Clube
João XXIII
Henrique Jorge
Dom Lustosa
Autran Nunes
Pici
Parquelância
Presidente Kennedy
Alvaro Weyne
Floresta
Barra do Ceará
Cristo Redentor
Pirambu
Carlito Pamplona
Jacareganga
Monte Castelo
Vila Ellery
São Gerardo
Parque Araxá
Amadeu Furtado
Rodolfo Teófilo
Bela Vista
Panamericano

Serviço

Integração da segunda etapa da ETA Oeste
Período: de 7 horas da manhã do dia 25 de novembro até 7 horas da manhã do dia 27 de novembro.
Qualquer dúvida poderá ser encaminhada 24 horas por dia, ao teleatendimento da Cagece, através do telefone 0800.275.0195.

PELO MUNDO - Single destinado à luta contra o ebola se torna número 1 no Reino Unido

Versão de 'Do they know it's Christmas?' vendeu 300 mil em uma semana.

Gravação reuniu 30 estrelas do pop, como U2, Coldplay e One Direction.

Da EFE
Os músicos Midge Ure (e) e Bob Geldof chegam para gravação de música contra o ebola em Londres (Foto: REUTERS/Neil Hall)Os músicos Midge Ure (e) e Bob Geldof chegam para gravação de música contra o ebola em Londres (Foto: REUTERS/Neil Hall)
A nova versão da canção "Do they know it's Christmas?", que lembra o 30° aniversário da campanha beneficente da Band Aid, se tornou número um em vendas no Reino Unido após a comercialização de mais de 300 mil cópias na última semana.

A canção natalina, que foi apresentada em 16 de outubro no programa do concurso de música X Fator, da emissora ITV, tem como objetivo conseguir dinheiro para a luta contra o Ebola no oeste da África.
Bob Geldof, o diretor do single de maior sucesso em 2014, agradeceu todo o apoio recebido e disse estar "muito orgulhoso" pelos resultados que o projeto está tendo.
Esta é a quarta versão da canção que foi lançada, disponível nas plataformas on-line por um preço de US$ 1,57.
Bono, do U2, Ed Sheeran, Chris Martin e Emeli Sandé colaboraram nesta nova versão da canção que há 30 anos foi parte da campanha benéfica Band Aid contra a crise de fome na Etiópia e que nesta ocasião destina todas as arrecadações à luta contra o ebola.
No número dois da lista das canções mais vendidas no Reino Unido está o single "Real love", do grupo de música eletrônica Clean Bandit e a cantora britânica Jess Glynne.
Olly Murs, o jovem cantor britânico que ficou famoso através do programa X Fator, entrou nesta semana no número três da lista com o single "Wrapped up", no qual conta com a colaboração do rapper americano Travie McCoy.

pelo brasil - Patrícia Moreira e mais três aceitam oferta, e ação por injúria é suspensa

Proposta do juiz Marco Aurélio Xavier foi feita em audiência nesta segunda.

Torcedora gremista foi flagrada gritando 'macaco' para goleiro santista.

Lucas Rizzatti
Patrícia Moreira caso Aranha racismo (Foto: Lucas Rizzatti/G1) 
Patrícia Moreira chega para audiência com seu
advogado (Foto: Lucas Rizzatti/G1)
Patrícia Moreira e mais três acusados de injúrias raciais contra o goleiro Aranha, do Santos, em partida com o Grêmio em 28 de agosto, aceitaram a proposta de suspensão condicional do processo, apresentada pelo juiz Marco Aurélio Xavier, em audiência na manhã desta segunda-feira, no Foro Central, em Porto Alegre.
Além de Patrícia, foram acusados Eder Braga, Fernando Ascal e Rodrigo Rychter. Os quatros terão de se apresentar à 2ª Delegacia de Pronto Atendimento de Porto Alegre uma hora antes de cada jogo oficial do Grêmio, com saída uma hora depois, durante dez meses - que já estão valendo desde medida cautelar pedida pelo Ministério Público, em outubro.
A medida, portanto, se estenderá até 29 de agosto. Nenhum dos quatro aceitou a outra proposta, de usar tornozeleira eletrônica em vez do comparecimento a uma delegacia. Ficou acordado também que, a partir de agora, o caso correrá em segredo de Justiça.
Patrícia chegou acompanhada do advogado Alexandre Rossatto por volta das 9h40, de óculos escuros e ainda mostrando abalo com a repercussão do caso que está prestes a completar três meses. Ela não falou com a imprensa.
Há quase 90 dias, Patrícia Moreira acabou tendo a maior exposição após ser flagrada por câmera do canal ESPN cantando "macaco". De acordo com o advogado Alexandre Rossato, ela segue reclusa, desempregada e sem residência fixa, além de manter tratamento psiquiátrico. A sua antiga casa, alvo de apedrejamento e tentativa de incêndio, foi alugada.
O incidente ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo, da partida vencida pelo Santos diante do Grêmio por 2 a 0, em 28 de agosto, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na Arena, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. O juiz mandou a partida seguir, mesmo sendo alertado por jogadores do Santos dos incidentes que ocorriam fora de campo.
Na esfera esportiva, o caso culminou com a eliminação do Grêmio da Copa do Brasil por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Pelé volta a hospital para exames e tem detectada infecção urinária

Em consulta de rotina após cirurgia para retirada de cálculos, médicos observam infecção. Rei está sendo medicado e não tem previsão para deixar o local

Por São Paulo
Pelé voltou ao hospital Albert Einstein, em São Paulo, nesta segunda-feira para consulta de retorno após a cirurgia pela qual passou para a retirada de cálculos, no último dia 13. De acordo com a assessoria do ex-jogador, ele passou por exames que acabaram detectando uma infecção urinária. Por isso, o Rei do Futebol permanecerá no hospital, sendo medicado com antibióticos. Os médicos avaliam se ele precisará ficar internado.
Pelé havia sido internado há 11 dias após passar mal em Santos. Os médicos detectaram a presença de cálculos nos rins, ureter e bexiga. Ele foi operado e recebeu alta dois dias depois.

domingo, 23 de novembro de 2014

Papa declara santidade de dois indianos e quatro italianos

Francisco elogiou compromisso dos novos santos em ajudar os pobres.
Cerimônia foi realizada na Praça São Pedro, no Vaticano.

Da Reuters
O Papa Francisco durante a cerimônia de canonização de seis novos santos neste domingo (23) no Vaticano (Foto: Alessandro Bianchi/Reuters)O Papa Francisco durante a cerimônia de canonização de seis novos santos neste domingo (23) no Vaticano (Foto: Alessandro Bianchi/Reuters)
O Papa Francisco declarou santos dois indianos e quatro italianos neste domingo, elogiando o seu compromisso "criativo" deles para ajudar os pobres.
Francisco adicionou à lista de santos católicos uma freira mística de Kerala, um padre e reformista social indiano, o antigo Bispo de Vicenza, e três membros da Ordem Franciscana.
"Eles responderam com extraordinária criatividade ao mandamento de amar a Deus e ao próximo", disse o papa Francisco à multidão na Praça de São Pedro, no Vaticano.
"Sua preferência pelos menores e mais pobres foi o reflexo e medida do seu amor incondicional a Deus", disse Francisco, que escolheu seu próprio nome papal em homenagem ao santo de Assis, que simboliza a austeridade e amor aos pobres.
Retratos dos recém-santificados foram pendurados na Basílica de São Pedro, diante da qual cinco mil católicos de Karala e dois ministros locais do governo se juntaram à multidão, de acordo com a União Asiática de Notícias Católicas.
A freira carmelita Irmã Eufrásia foi santificada junto com Kuriakose Elias Chavara, que fundou a irmandade à qual ela pertencia. Eufrásia, canonizada seis anos depois da primeira santa da Índia, nasceu em uma família aristocrática em 1887 e fez seu voto de castidade aos nove anos de idade.
Chavara fundou duas congregações Carmelitas na Índia no século 19, e decretou que cada igreja devia ter a sua própria escola.
Aplausos foram ouvidos no domingo quando Francisco disse que os santos italianos --que fundaram refúgios para peregrinos, meninos de rua e doentes-- poderiam inspirar os cidadãos de hoje.
"Que o exemplo dos quatro santos italianos ajude o querido povo italiano a reacender o espírito de colaboração e harmonia, em benefício do povo, e a olhar para o futuro com esperança", disse Francisco, depois de um mês marcado por protestos e greves em todo o país.

CRUZEIRO TETRA CAMPEÃO, By G1

Tem dono! Cruzeiro bate Goiás e é tetracampeão brasileiro no Mineirão!
Gols de Ricardo Goulart e Everton Ribeiro, a dupla dinâmica da caminhada do título, dão quarta taça do Brasileiro à Raposa - e a segunda consecutiva
A CRÔNICA
por Alexandre Alliatti
Dirá a tabela, essa insensível, que o Cruzeiro foi campeão brasileiro neste domingo, dia 23 de novembro de 2014, ao vencer o Goiás por 2 a 1. Às favas a tal da lógica. Porque o Cruzeiro, de tão superior, não foi campeão: o Cruzeiro vem sendo campeão. Até chegar ao gol de Ricardo Goulart, aos 12 minutos do primeiro tempo em um Mineirão encharcado, teve muita coisa: um elenco que vale por dois; uma comissão técnica inventiva e interessada; um departamento de futebol alheio a caprichos presidenciais. Até chegar ao gol de Everton Ribeiro, aos 17 minutos do segundo tempo, teve um bocado mais: um centro de treinamento invejável; salários em dia; harmonia; medalhões como complemento para jogadores em crescimento (não o contrário); quase 70 mil sócios pagando mais de metade da folha salarial do futebol.

O segundo título consecutivo, quarta conquista de Brasileiro da história do clube, consolida o Cruzeiro como referência, bota mais uma estrela em uma constelação que não cessa de crescer e enche de orgulho a torcida que pegou muita, muita, muita chuva para lotar o estádio. O jogo não foi dos melhores - o gramado impediu que fosse. Muito pesado, tomado por poças nas laterais, ele recebeu uma partida pouco fluente. Uma pena: o que esse time do Cruzeiro mais tem é justamente fluência.
Ricardo Goulart, Cruzeiro x Goiás (Foto: EFE)

Próximo verão será o 1º com dengue e chikungunya circulando no país

Doenças têm sintomas parecidos e são transmitidas pelo mesmo mosquito.

Chikungunya, no entanto, tem taxa de mortalidade considerada baixa.

Mariana Lenharo
Mosquito da dengue aedes egypt (Foto: USDA/AP) 
Aedes aegypti transmite tanto a dengue quanto o chikungunya (Foto: USDA/AP)
O vírus chikungunya deve se espalhar pelo país seguindo o padrão de disseminação da dengue, segundo infectologistas ouvidos pelo G1. No próximo verão, portanto, é provável que diferentes regiões do país tenham surtos simultâneos de dengue e chikungunya. Desde que chegou ao Brasil até o dia 25 de outubro, o chikungunya já infectou 828 pessoas, de acordo com balanço mais recente do Ministério da Saúde. O primeiro caso de transmissão interna do vírus no país foi registrado em setembro.
Info Chikungunya V1 (Foto: Editoria de Arte/G1)
O médico Carlos Roberto Brites Alves, da Sociedade Brasileira de Infectologia, lembra que os vetores das duas doenças são os mesmos: os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. “Temos dengue há mais de duas décadas e não conseguimos eliminar a infecção, pois não conseguimos eliminar os mosquitos. A chance de o chikungunya seguir um padrão semelhante de ocorrência é grande”, diz o especialista.
Para Stefan Cunha Ujvari, infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e autor do livro “Pandemias: a humanidade em risco”, o histórico do vírus nos últimos 10 anos permite concluir que ele deve continuar se espalhando.
“A expansão do vírus começou em 2004, quando estava no interior da África e foi parar no litoral do Quênia. De 2004 para cá, houve uma expansão progressiva pela costa leste da África, pelas ilhas do Oceano Índico e países do sul e sudeste da Ásia. Em dezembro do ano passado, chegou às ilhas Martinica e Guadalupe e acabou se espalhando pelo Caribe”, diz Ujvari. “Isso mostra nitidamente que é um vírus que está se espalhando pela locomoção humana.”
Ele lembra que na época de férias há uma movimentação maior de pessoas, inclusive para as ilhas do Caribe, onde há grande disseminação do vírus. “Vai haver um fluxo de pessoas que podem trazer o vírus. Se houver chuvas, que levam a um maior número de mosquitos, tem uma chance muito grande de o chikungunya eclodir como uma epidemia no próximo verão.”
Tendência da dengue
No ano passado, o país registrou um número muito alto de casos de dengue: 1.452.489 pessoas foram infectadas. Este ano, até 11 de outubro, foram 547.612 casos, o que representa uma tendência de diminuição de infecções. Para Alves, medidas locais como o controle dos criadouros de mosquitos e o uso de mosquitos geneticamente modificados para controlar os vetores da doença podem surtir efeito no próximo verão.
Além disso, quando há um número muito grande de infectados em um ano, no ano seguinte, o número de casos tende a ser menor, pois já há mais pessoas imunes aos subtipos de vírus que circularam no período anterior.

Epidemias simultâneas
Nos últimos 10 anos, já houve ocorrências de epidemias simultâneas de chikungunya e dengue no mundo, segundo Ujvari. Foi o que aconteceu no Gabão, em 2007: o chikungunya chegou ao país no meio de uma epidemia de dengue.
Nesses casos, como os sintomas iniciais são parecidos, como febre, dor de cabeça e dor muscular, pode haver dificuldade de diferenciar os dois. Como nenhuma das duas doenças tem tratamentos específicos – a estratégia limita-se a tratar os sintomas – Ujvari afirma que o melhor, quando há dúvida sobre o diagnóstico, é conduzir como se fosse um caso de dengue.
Apesar de provocarem sintomas parecidos, tratam-se de vírus totalmente distintos. Quem já pegou dengue, portanto, não está imune ao chikungunya. O fato de já ter tido dengue também não determina que uma infecção por chikungunya seja mais grave.
Campanha do Ministério da Saúde
No início do mês, o Ministério da Saúde lançou uma campanha para alertar sobre a importância da prevenção contra dengue e chikungunya. Chamada “O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também”, a campanha estimula o combate ao mosquito transmissor das doenças.

O ministro da saúde, Arthur Chioro, afirmou durante o lançamento da ação que o que preocupa mais é a dengue. "Nós não teremos óbitos por chikungunya e nós temos óbitos com a dengue. Muito embora tenhamos reduzido em 40% o total de mortes de 2013 para 2014, tem uma manifestação mais grave, muito mais preocupante que chikungunya."
'Aqueles que se dobram'
A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa "aqueles que se dobram", em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa.
Em compensação, comparado com a dengue, o novo vírus mata com menos frequência. Em idosos, quando a infecção é associada a outros problemas de saúde, ela pode até contribuir como causa de morte, porém complicações sérias são raras, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Como as pessoas pegam o vírus?
Por ser transmitido pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, e também pelo mosquito Aedes albopictus, a infecção pelo chikungunya segue os mesmos padrões sazonais da dengue.
O risco aumenta, portanto, em épocas de calor e chuva, mais propícias à reprodução dos insetos. Eles também picam principalmente durante o dia.
O chikungunya tem subtipos diferentes, como a dengue?
Diferentemente da dengue, que tem quatro subtipos, o chikungunya é único. Uma vez que a pessoa é infectada e se recupera, ela se torna imune à doença. Quem já pegou dengue não está nem menos nem mais vulnerável ao chikungunya: apesar dos sintomas parecidos e da forma de transmissão similar, tratam-se de vírus diferentes.
Quais são os sintomas?
Entre quatro e oito dias após a picada do mosquito infectado, o paciente apresenta febre repentina acompanhada de dores nas articulações. Outros sintomas, como dor de cabeça, dor muscular, náusea e manchas avermelhadas na pele, fazem com que o quadro seja parecido com o da dengue. A principal diferença são as intensas dores articulares.
Em média, os sintomas duram entre 10 e 15 dias, desaparecendo em seguida. Em alguns casos, porém, as dores articulares podem permanecer por meses e até anos. De acordo com a OMS, complicações graves são incomuns. Em casos mais raros, há relatos de complicações cardíacas e neurológicas, principalmente em pacientes idosos. Com frequência, os sintomas são tão brandos que a infecção não chega a ser identificada, ou é erroneamente diagnosticada como dengue.
Tem tratamento?
Não há um tratamento capaz de curar a infecção, nem vacinas voltadas para preveni-la. O tratamento é paliativo, com uso de antipiréticos e analgésicos para aliviar os sintomas. Se as dores articulares permanecerem por muito tempo e forem dolorosas demais, uma opção terapêutica é o uso de corticoides.
Como se prevenir?
Sobre a prevenção, valem as mesmas regras aplicadas à dengue: ela é feita por meio do controle dos mosquitos que transmitem o vírus.
Portanto, evitar água parada, que os insetos usam para se reproduzir, é a principal medida. Em casos específicos de surtos, o uso de inseticidas e telas protetoras nas janelas das casas também pode ser aconselhado.
Infográfico Dengue (Foto: Arte/G1)

PELO MUNDO

Colégios eleitorais abrem na Tunísia para eleições presidenciais históricas

22 candidatos que disputam a chefia suprema do país.
Eleição é a primeira direta desde a revolução de 201

Pessoas fazem fila do lado de fora de local de votação na Tunísia neste domingo (23); país elege presidente em primeira eleição direta desde a revolução de 2011 (Foto: Anis Mili/Reuters) 
Pessoas fazem fila do lado de fora de local de votação na Tunísia neste domingo (23); país elege presidente em primeira eleição direta desde a revolução de 2011 (Foto: Anis Mili/Reuters)
Os tunisianos votavam neste domingo (23) para escolher seu presidente pela primeira vez desde a revolução de 2011, eleições históricas para finalizar uma transição política de quatro anos e instaurar instituições duradouras e democráticas.
"É um dia histórico, as primeiras eleições presidenciais na Tunísia com normas democráticas avançadas. Se Deus quiser, será uma grande festa eleitoral", disse o primeiro-ministro Mehdi Jomaa, um independente encarregado no início do ano de tirar o país de uma profunda crise política e organizar um calendário eleitoral.
Cerca de 5,3 milhões de eleitores estão convocados a votar neste domingo de 8h às 18h (4h-14h de Brasília) após as legislativas de outubro, cujo caráter democrático foi reconhecido pela comunidade internacional.
saiba mais
Trata-se de uma exceção em uma região na qual a maioria dos países que viveram a Primavera Árabe afundaram no caos ou na repressão.
No total, 27 candidatos disputam a presidência do país.
Os favoritos são o laico Beji Caid Esebsi, de 87 anos, cujo partido anti-islamita Nidaa Tunes venceu as legislativas de outubro, e o chefe de Estado em fim de mandato Moncef Marzuki, um opositor histórico ao regime de Zine el Abidine Ben Ali, que caiu na revolução de 2011.
Esebsi, considerado o principal favorito destas eleições, apesar de sua idade avançada, foi um dos primeiros a votar. Gritou "Viva Tunísia!" depois de depositar seu voto na manhã deste domingo.
Se nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta, um segundo turno será realizado no fim de dezembro. O vencedor presidirá a Tunísia durante cinco anos, um mandato que pode ser renovado apenas uma vez.
Dois presidentes em mais de meio século
É a primeira vez que os tunisianos poderão eleger livremente o chefe de Estado. Desde sua independência, em 1956, até a revolução de 2011, o país só teve dois presidentes.
O primeiro foi Habib Burguiba, deposto em 7 de novembro de 1987 por um golpe de Estado de seu primeiro-ministro, Ben Ali. E o segundo foi este último, que ocupou o Palácio de Cartago até fugir à Arábia Saudita no dia 14 de janeiro de 2011.
Além de Esebsi e do presidente em fim de mandato Marzuki, outras 25 personalidades se apresentam, entre eles ministros do regime do presidente destituído Zine el Abidine Ben Ali, um líder da esquerda (Hama Hamami), o riquíssimo executivo Slim Riahi e uma magistrada, Kalthum Kanu, a única mulher candidata.
Embora a nova Constituição só conceda prerrogativas limitadas ao presidente, sua eleição por sufrágio universal lhe dá um importante peso político. Também dispõe de um direito de dissolução se os políticos não conseguirem formar uma maioria.
Embora a Tunísia tenha ficado profundamente desestabilizada pelos assassinatos de opositores em 2013 e por sangrentos ataques de jihadistas contra as forças de segurança - em particular na fronteira com a Argélia - as autoridades expressaram seu otimismo de que estas eleições irão ocorrer sem incidentes.

PELO BRASIL




Incêndio destrói loja de sapatos na Zona Leste de São Paulo


Incêndio destrói loja de sapatos na Zona Leste de São Paulo (Foto: Luiz Guarnieri/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)Fogo destrói loja de sapato na Zona Leste de SP (Foto: Luiz Guarnieri/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)
Um incêndio destruiu uma loja de sapatos na Avenida Regente Feijó, no Jardim Anália Franco, Zona Leste de São Paulo, na tarde deste domingo (23). O comércio tem três pavimentos e fica ao lado de um posto de combustíveis. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.
Sete equipes da corporação foram acionadas para o combate às chamas, que foram controladas por volta das 16h, mas o trabalho de rescaldo seguia no local até esta publicação. Segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido e as causas do incêndio serão apuradas.
A Eletropaulo também foi acionada para desligar a rede de energia da rua para o trabalho dos bombeiros.

Ideia fácil para seu filho comer mais frutas

 Pratos coloridos chamam a atenção dos bebês (foto: Monique dos Anjos)  

Pratos coloridos chamam a atenção dos bebês


Todo ano é a mesma coisa. Compramos quilos de doces achando que temos mais do que o suficiente e no meio da festa nos vemos de mãos vazias. Aqui no Panamá, o Halloween é celebrado em grande estilo (como nos Estados Unidos). Em 2012, nosso primeiro ano por aqui, fomos pegos de surpresa pelo primeiro grupo de crianças fantasiadas que tocou nossa campainha. O jeito foi pedir para o marido ir até o mercado para escapar das travessuras que quem não entrega gostosuras sofre.
Ano passado, mais experientes, compramos uma imensidão de balas e chocolates, mas eles acabaram em pouquíssimo tempo, nos obrigando a apagar as luzes e fingir não estar em casa para evitar represálias. Para esse ano decidi comprar ainda mais doces e adivinhem? Outra vez nos vimos sem reservas. Segundo o marido eu dou muitos doces para cada um que pede (e eles são dezenas, literalmente).
Já argumentei que as crianças me encaram com olhos pidões de lontra-bebê e esticam suas mãozinhas diminutas parecendo dinossauros. Resultado? Eu não resisto e encho a sacola de todos eles. No final da noite já estávamos entregando tudo que continha açúcar no nosso armário, incluindo barras inteiras de chocolate. Mas para o próximo ano eu prometo, estarei preparada, podem apostar.
Menos traumático foi a parte da festa dedicada a Victoria. Ela usou uma fantasia de aranha e ficou muito feliz ao ver todos seus amigos devorando as cestinhas de fruta que sua mamãe levou para a festa dos pequenos. Parece pura vontade de ser diferentona, mas sabendo que Vivi não curte doces e que seus amigos também amam frutas, decidi investir em algo certeiro.
A receita não poderia ser mais simples: comprei cones e cestinhas para sorvete e as enchi com frutas pequenas, de cores vibrantes e bem docinhas. Ali não teve vaias nem reclamação. Só as mesmas mãozinhas de dinossauros lambuzadas de morango, uva, maçã e cia. Acha que sei filho não vai curtir? Experimente colocar ao lado dos doces em sua próxima festa e surpreenda-se com a reação deles a essa novidade.
Cestinhas e cones com salada de fruta

Aproveite para levar o bebê à cozinha para "ajudar" no preparo (foto: Monique dos Anjos)  
Aproveite para levar o bebê à cozinha para “ajudar” no preparo (foto: Monique dos Anjos)

Ingredientes

  • Frutas diversas como morango, uva, cereja, amora, maçã, ameixa (preferencialmente com casca e sem muito suco para não vazar)
  • Cestinhas e cones para sorvete
Modo de preparo
Lave muito bem cada fruta e seque-as com um guardanapo de tecido. Distribua-as nas cestas e cones para sorvete e sirva. Você também pode usar uma calda de chocolate nas frutas para um gostinho extra.

sábado, 22 de novembro de 2014

Morre poeta e personagem cearense Seu Lunga


O sucateiro tinha 87 anos e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, onde se tratava de um câncer de esôfago

IANA SOARES
Aos 87, poeta tratava câncer no esôfago
)

Joaquim dos Santos Rodrigues, conhecido como "Seu Lunga", morreu às 9h30 da manhã deste sábado, 22, na cidade de Barbalha, no Interior do Ceará. Seu Lunga foi internado na última quarta-feira, 19, por complicações no sistema digestivo. O quadro piorou na sexta-feira, levando ao falecimento do poeta.

Seu Lunga tinha 87 anos e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, onde tratava de um câncer de esôfago.

De acordo com Demontier Tenório, primo em segundo grau do sucateiro, há cerca de seis meses ele foi submetido a uma cirurgia no esôfago, mas se recuperava bem.

A previsão é que o corpo seja velado na Capela de São Vicente, em Juazeiro no Norte, próximo à sua residência. O sepultamento deve ocorrer no Cemitério do Socorro. Os horários ainda não estão definidos.

Seu Lunga era um poeta, vendedor de sucata e repentista do Juazeiro do Norte, que ganhou notoriedade pelo seu temperamento forte, tornando-se um personagem do folclore nordestino. Seu apelido veio de uma vizinha que lhe chamava de Calunga, devido a sua loja. Com os passar dos anos ficou apenas Lunga.
Biografia

Nascido em 18 de agosto de 1927 no município de Caririaçu, Joaquim dos Santos Rodrigues passou a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré. Voltou a Juazeiro do Norte aos 20 anos, em 1947, onde casou-se e teve 13 filhos - três homens e 10 mulheres.

Em entrevista às Páginas Azuis, do O POVO, em novembro de 2009, seu Lunga, como é conhecido desde “menino novo”, fez questão de negar a autoria das piadas grosseiras atribuídas a ele. Os cordelistas eram o principal alvo da mágoa de seu Lunga. “Eles ficam falando da minha pessoa, dizendo o que eu não sou”, lamenta.

Durante a conversa com a reportagem, seu Joaquim falou sobre sua devoção a Padre Cícero, distribuiu sorrisos e até recitou poesias. “Nenhuma dessas histórias (contadas nos cordéis) é verdade. É tudo inventado”, se queixou seu Lunga, na época.

Indenização


Em 2011, a Justiça acatou uma ação movida por Seu Lunga, proibindo um cordelista do Juazeiro do Norte, Abraão Bezerra Batista, de utilizar a expressão "seu Lunga" em suas publicações. O descumprimento da determinação  implicaria no pagamento de uma multa diária de R$ 1.000. O cordelista, na ocasião, havia escrito dois volumes intitulados ''As Histórias de seu Lunga, o Homem mais Zangado do Mundo''.

Joaquim Santos Rodrigues entrou com o pedido de liminar na Justiça por considerar que os cordéis publicados por Abraão contribuíram para consolidar a imagem negativa de “grosseirão dotado de incomum rudez”, conforme os autos do processo. 
Piadas atribuídas a seu Lunga

- Seu Lunga estava em sua casa, com sede. E manda seu sobrinho lhe trazer um pouco de leite. Daí o pobre do garoto pergunta: “No copo?” “Não. Bota no chão e vem empurrando com o rodo”.
- Seu Lunga estava no mercado com uma caixa de ovos. Daí perguntaram a ele: “Comprando ovos seu Lunga?” E ele responde: “Não, jogando um por um no chão. É traque de massa”. E joga os ovos no chão.
- Seu Lunga estava passeando na calçada com o cachorrinho. E lhe perguntam: “passeando com o cachorrinho, seu Lunga?” E Seu Lunga respondeu. “Não. É meu passarinho”, pegando o pobre poodle pela coleira e o fazendo voar.
- Seu Lunga vai saindo da farmácia, quando alguém pergunta: “Tá doente, seu Lunga”? E ele responde: “Quer dizer que se eu fosse saindo do cemitério eu tava morto?”
- O funcionário do banco veio avisar: “Seu Lunga, a promissória venceu”. E ele respondeu: “Meu filho, pra mim podia ter perdido ou empatado. Não torço por nenhuma promissória”.
- Um rapaz entrou em sua loja e disse: “Seu Lunga, tem pregos tamanho pequeno?”. E ele respondeu: “Tá aí no meio”, aponta para a caixa. E o rapaz procura, procura e não acha. Seu lunga resolve procurar e acha o prego tamanho pequeno. E o rapaz diz: “Obrigado”. E ele responde: “Nada disso. Agora você vai ter que procurar”, e devolve o prego à caixa.

Redação O POVO Online