Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de março de 2016

PELO MUNDO

Obama declara "um novo dia" para as relações com Cuba

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou um "novo dia" para as relações do seu país com Cuba, mas reconheceu que existem "sérias diferenças" entre as duas nações, em uma coletiva de imprensa com o presidente cubano Raúl Castro, durante a visita do líder norte-americano à Havana.
Ao lado de Obama, Castro disse que o embargo econômico dos EUA contra Cuba e a contínua presença dos americanos na base naval da Baía de Guantánamo permanecem impedimentos para uma normalização completa das relações entre os países. "Existem profundas diferenças entre nossos países que não vão acabar", disse Castro.
Obama fez críticas à democracia de Cuba e seu histórico sobre direitos humanos. Castro rebateu, dizendo que seu país acredita que os direitos políticos, econômicos, sociais e culturais são universais. Durante uma rodada de perguntas dos jornalistas, Castro negou que Cuba detenha prisioneiros por razões políticas. "Me dê uma lista, e eu os liberto imediatamente", disse.
O líder cubano se recusou a responder uma pergunta sobre qual era sua preferência entre o candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, e a candidata democrata, Hillary Clinton. "Eu não voto nos EUA", disse.
Castro ainda afirmou que seu governo deposita uma ênfase diferente sobre uma série de direitos humanos, assegurando ao seu povo saúde e educação gratuitas, enquanto restringe atividades de pessoas que considera agentes dos EUA que atuam para desestabilizar o governo.
Os cubanos expressaram surpresa ao ver Castro responder as perguntas dos jornalistas - um acontecimento raro, que foi transmitido ao vivo na TV estatal da ilha.
"Isso é história pura e eu nunca pensei que veria isso acontecer. É difícil assimilar rapidamente o que está acontecendo por aqui", disse a engenheira cubana Marlene Pino, 47. "Para mim, ver isso é algo extraordinário", disse.
Sobre o embargo, Obama disse que acredita que as restrições impostas pelos EUA vão acabar, mas que não pode adiantar quando isso vai acontecer. O presidente americano disse que o fim do embargo vai se concretizar, porque a imposição "não serve aos interesses dos EUA ou do povo Cubano". (Matheus Maderal, com informações da Associated Press e da Dow Jones Newswires - matheus.maderal@estadao.com)

MINUTOS DE SABEDORIA

Lembre-se de que colheremos, infalivelmente, aquilo que houvermos semeado. Se estamos sofrendo, é porque estamos colhendo os frutos amargos das sementeiras errôneas do passado. Fique alerta quanto ao momento presente! Plante apenas sementes de otimismo e de Amor, para colher amanhã os frutos doces da alegria e da felicidade. Cada um colhe, exatamente, aquilo que plantou.

sábado, 19 de março de 2016

TÓPICO SAÚDE É FUNDAMENTAL

RECEITA DA SEMANA

Bolinho de carne moída com batata


INGREDIENTES

  • 4 batatas grandes
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 kg de carne moída
  • 1/2 cebola picada
  • sal a gosto
  • 1 tomate picadinho
  • alho amasado

INGREDIENTES

4.0 5 1MODO DE PREPARO

  1. Cozinhe as batatas com sal
  2. Tempere a carne moída com sal, alho, tomate, cebola e o alho
  3. Faça a carne moída de modo que ela fique bem seca
  4. Amasse as batatas e coloque 1 xícara de farinha depois da massa formada coloque a carne moída e aos poucos o resto da farinha, mexe bem
  5. Faça as bolinhas do tamanho de sua preferência, coloque numa e forma e leve ao forno preaquecido a 180°C, por 40 minutos, ou até dourar

TÓPICO ESPORTIVO


Solar Cearense reage no 2º tempo, vence o Bauru e se mantém firme na luta pelo G-4

O Solar Cearense ainda terá mais duas partidas para fechar a participação na fase de classificação

Davi Rossetto liderou a equipe do Solar Cearense (FOTO: LC Moreira)
Davi Rossetto liderou a equipe do Solar Cearense (FOTO: LC Moreira)

Foi difícil, suado. Mas, com um grande segundo tempo, o Solar Cearense bateu o Paschoalotto/Bauru, por 90 a 86, na noite desta quinta-feira (17), no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, e dá mais um importante passo para tentar fechar a primeira fase do NBB entre os quatro mais bem colocados.
Liderado pelo armador e capitão Davi Rossetto, cestinha do duelo com 25 pontos (além de oito assistências), o time dirigido pelo técnico Alberto Bial fez um segundo tempo muito bom e foi buscar uma desvantagem de 12 pontos.
Além de Davi, o ala Marcus Toledo, com 18 pontos, seis rebotes e três bolas recuperadas, o ala-armador Duda Machado, 17 pontos e cinco assistências, e o ala-pivô Felipe Ribeiro, 13 pontos, também apareceram bem. 

“Precisávamos desse resultado. Era fundamental uma vitória contra o time de Bauru para continuarmos no nosso bom momento e na briga pelo G-4. Apesar do nosso começo não muito bom, corrigimos principalmente a nossa postura defensiva no segundo tempo e isso fez toda a diferença para que conquistássemos esse resultado tão importante”, afirma Toledo.
Vice-campeão da Liga das Américas, o Paschoalotto/Bauru impôs muitas dificuldades. No primeiro quarto, a equipe paulista levou a melhor, 31 a 20, e manteve a vantagem no placar também no segundo período, ainda que o Solar Cearense tenha melhorado o seu aproveitamento no ataque. Os arremessos de três pontos fizeram a diferença a favor do time do interior de São Paulo: 54 a 42. Com 10 pontos, Davi Rossetto, Duda Machado e Felipe Ribeiro eram os destaques dos donos da casa.
Após o intervalo, o Solar Cearense voltou com outra postura defensiva. Acertado, dominou as ações e, comandado por Davi Rossetto e Marcus Toledo, 19 e 13 pontos, respectivamente, reagiu e empatou a partida: 66 a 66. A torcida foi à loucura com a igualdade no placar. Empurrado pela energia que vinha das arquibancadas, os donos da casa tomaram à frente no marcador nos 10 minutos finais. Toledo e Davi continuavam comandando o time de Fortaleza, que chegou a abrir 10 pontos no período final, 78 a 68. Mas o Pascholotto/Bauru diminuiu a vantagem para seis pontos, 80 a 74.
O Solar Cearense, no entanto, voltou a abrir boa diferença. Os visitantes reagiram e encostaram no placar, após bola de três de Robert Day: 89 a 86. Mas o Solar Cearense conteve a reação do adversário, para fechar o jogo em 90 a 86.
“Temos que manter a nossa evolução, crescer a cada dia, porque estamos no caminho certo. Agora, vamos nos preparar para os dois últimos jogos da primeira fase, que serão muito complicados também. Nada está definido”, completa Toledo.
Depois que encarar o Paschoalotto/Bauru, o Solar Cearense ainda terá mais duas partidas para fechar a participação na fase de classificação: no dia 23, enfrenta o Pinheiros, às 20h, no ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, e, no dia 29, recebe, no ginásio Paulo Sarasate, com portões abertos, o Universo/Vitória, no mesmo horário.
Por Matheus Ribeiro 

AUTOMOBILISMO - FÓRMULA 1



Ampliar

GP da Austrália - 3º treino livre e classificação14 fotos

7 / 14
Daniil Kvyat, da Red Bull, durante treino no Albert Park Jason Reed/Reuters
Na estreia do novo sistema de classificação, Lewis Hamilton fez a pole e vai largar na ponta no GP da Austrália, primeira etapa da temporada da Fórmula 1. Com menos emoção do que o esperado, com os dois pilotos da Ferrari abdicando da luta pela pole nos minutos finais, Nico Rosberg vai largar em segundo e Sebastian Vettel, em terceiro.
Entre os brasileiros, Felipe Massa colocou a Williams no sexto lugar e Felipe Nasr, da Sauber, vai largar em 17º.
O treino marcou a estreia do novo sistema de classificação, com a eliminação do piloto mais lento a cada 90s 7min após o início do Q1, 6min após o início do Q2 e 5min depois do começo do Q3.
Q1
Com a estreia da nova classificação, a tática de todos foi ir à pista logo que o treino teve luz verde, com vários erros sendo cometidos pelos pilotos. Ainda assim, Hamilton fez o melhor tempo, com Raikkonen em segundo, Verstappen em terceiro e Rosberg em quarto. Os nove melhores pilotos, incluindo Felipe Massa, foram aos boxes, enquanto os demais tentavam escapar da eliminação.
O primeiro a ser eliminado foi Pascal Werhlein, da Manor, que ficou com a última posição do grid. O segundo foi Rio Haryanto, também da Manor. Esteban Gutierrez, da Haas, ficou com a 20ª posição do grid com a Haas, e vai largar ao lado do companheiro Grosjean.
A surpresa foi a eliminação de Daniil Kvyat, que aparentou ter problemas com sua Red Bull e vai largar apenas em 18º. Já Felipe Nasr sofreu com um erro da Sauber: o piloto brasileiro foi liberado à pista com tempo insuficiente para melhorar sua marca, e teve de abortar a volta, saindo em 17º. Para finalizar o Q1, Jolyon Palmer ganhou o mano a mano com Marcus Ericsson com o cronômetro já zerado. O sueco, companheiro de Nasr na Sauber, também foi eliminado.
Q2
A exemplo do que aconteceu na primeira parte do treino, os 15 pilotos restantes logo foram á pista garantir seus tempos para evitar a primeira eliminação, que aconteceria 90s a partir do sexto minuto.
As duas primeiras eliminações foram dos pilotos da Renault. Já Jenson Button, da McLaren, arriscou dar apenas uma volta rápida e também acabou ficando de fora, com a 13ª colocação no grid. A exemplo de seu companheiro, Alonso também arriscou ficar nos boxes e acabou eliminado, ficando com o 12º lugar.
O próximo ameaçado era Valtteri Bottas, da Williams, que não fez uma boa última volta e não conseguiu se safar. Nos três minutos finais, sobrou para os dois pilotos da Force India, com Sergio Perez largando à frente de Nico Hulkenberg.
Q3
Oito carros permaneceram na disputa pela pole. Nas primeiras tentativas, Rosberg errou e Hamilton foi meio segundo melhor que o rival mais próximo, Vettel. Massa foi o sexto, enquanto o primeiro eliminado foi Daniel Ricciardo.
Como Carlos Sainz, Massa e Verstappen não retornaram à pista, acabaram eliminados logo em seguida, ficando com a sétima, sexta e quinta colocações, respectivamente. 
Sem pneus novos, os dois pilotos da Ferrari também abandonaram o treino, fazendo com que os minutos finais fossem um homem a homem entre os pilotos da Mercedes, mas Nico Rosberg não melhorou o suficiente e, ainda que tenha alcançado o segundo lugar, não superou o tempo de Lewis Hamilton, que chegou a melhorar. Assim, na prática, o treino acabou sendo decidido minutos antes do cronômetro ser zerado, uma vez que os pilotos foram abdicando de entrar na pista, sendo eliminados enquanto estavam nos boxes.
O GP da Austrália tem largada às 2h do domingo, pelo horário de Brasília.

terça-feira, 15 de março de 2016

TÓPICO ECONÔMICO -

CE reage e atividade econômica sobe 1,6%; País mostra recuo

Com o resultado, o Estado interrompeu uma sequência de seis quedas consecutivas, segundo o Banco Central

por Áquila Leite - Repórter Diário do Nordeste
Um fator que pesa positivamente na economia cearense é a maturidade de grandes investimentos. O avanço da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), por exemplo, manteve um relevante aporte na indústria de base local
Na contramão do cenário nebuloso vivido pelo País no âmbito econômico e político, a prévia do Produto Interno Bruto (PIB) cearense acabou surpreendendo e começou 2016 com um dado bastante promissor, tendo em vista que cresceu 1,6% em janeiro, na comparação com o mês imediatamente anterior. As informações são da série com ajuste sazonal do Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central para o Ceará (IBCR-CE), divulgado ontem pela instituição financeira. Com o resultado, o Estado interrompeu uma sequência de seis meses consecutivos de queda em sua economia, iniciada em julho de 2015.
De acordo com o Banco Central (BC), o IBCR-CE passou de 141,76 pontos, em dezembro do ano passado, para 144,04 pontos, no primeiro mês de 2016. O avanço do indicador do Estado, inclusive, ficou acima da média do Nordeste para o período, que também foi positiva (1,4%). Na comparação com o País, o resultado do Ceará foi ainda mais representativo, tendo em vista que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou recuo mensal de 0,61%.
Conforme o economista Célio Fernando, o fato do índice cearense destoar do nacional mostra que a economia do Estado possui algumas peculiaridades positivas. "Na psicologia, chama-se resiliência a capacidade de um indivíduo lidar melhor com os problemas, resistindo às pressões das situações adversas. Assim, podemos dizer que o Ceará tem se mostrado mais resiliente em meio ao cenário de crise", opina. "Isso acontece por uma série de fatores. O Estado, por exemplo, é o quarto do País que mais possui população atendida pelo Bolsa Família, além de ter um impacto significativo de pensões, previdência e do pagamentos das próprias folhas estaduais e municipais. Isso cria um fluxo econômico que independe da estrutura nacional", completa.
Apesar do resultado positivo em janeiro último, a atividade econômica cearense ainda acumula queda de 3,4% nos últimos 12 meses, revela o BC. Na comparação com igual mês do ano passado, o resultado também é negativo (-3,1%). "Alguns desvios podem acontecer, mas creio que a economia do Estado tem condições de se manter ativa, ainda mais porque os gastos públicos são constantes na questão da renda", diz Célio Fernando.
s
Investimentos pesam
Ainda de acordo com o economista, outro fator que pesa positivamente na economia cearense é a "maturidade de grandes investimentos no Estado". Conforme diz, o avanço da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), por exemplo, manteve um grande aporte na indústria de base local. "O grande desafio do Ceará é continuar atraindo investidores privados, mesmo com o Brasil tendo seus ratings (classificação de risco) rebaixados. Esses recursos, quando chegam, independem das condições negativas do País. É difícil, mas temos potencial para tal afirma Célio.
Para ele, já existem grandes projetos estruturantes que podem impulsionar bastante o PIB cearense ao longo dos próximos anos. "Temos a ampliação do Porto do Pecém, do Aeroporto de Fortaleza, que independe da chegada do hub da TAM, além de outros projetos como o Cinturão das Águas e alguns ligados às energias renováveis. Se conseguirmos garantir recursos para todos eles, nossa economia será bastante beneficiada".
Inflação é consequência
Como tem apresentado um índice de atividade econômica superior ao do País, é natural que o Ceará também registre uma inflação superior à média nacional, informou Célio Fernando. "O Brasil tem visto sua pressão inflacionária desacelerar por conta da queda no ritmo da economia. No Estado, como há demanda em áreas como o turismo, por exemplo, os preços acabam subindo. Esse é o outro lado do crescimento econômico. É o contraponto", complementa.
Brasil chega à 11ª queda
Nacionalmente, o ritmo econômico medido pelo IBC-Br registrou 11 meses seguidos de retração em janeiro de 2016, conforme o indicador de atividade do Banco Central. No primeiro mês deste ano, a queda foi de 0,61% em relação a dezembro, enquanto que, na comparação com igual período do ano passado, o recuo foi de 8,12%. Nos 12 meses encerrados em janeiro, houve encolhimento de 4,48%.
O indicador do BC serve como referência para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. Entre os dados que influenciam seu cálculo, estão as pesquisas mensais da indústria e do comércio do IBGE.
A produção da indústria brasileira, aliás, começou 2016 com crescimento de 0,4% frente a dezembro, mas o setor produziu 13,8% a menos na comparação com igual período de 2015. As vendas do varejo, por sua vez, caíram 1,5%, a maior queda para o mês desde 2005, em relação ao dezembro, e recuaram 10,3% na comparação anual.
O IBC-Br também tem influência sobre as projeções do mercado financeiro para o PIB, sendo considerado por alguns analistas de mercado como uma prévia desse indicador, que é divulgado trimestralmente e tem outra metodologia de cálculo.

DO FUNDO DO BAÚ

Máquina de escrever Hermes Baby




ACERVO O POVO
Publicidade publicada no jornal O POVO em 06 de junho de 1939
Confira a publicidade da máquina de escrever Hermes Baby no jornal O POVO de 1939.

COTIDIANO

Juazeiro do Norte ganha voo sem escala para Recife

A Azul estreou o novo voo nesta terça-feira, 15. A companhia vai operar com frequência diária entre as cidades, com tarifas disponíveis a partir de R$ 69,90

DIVULGAÇÃO
A nova ligação faz parte de uma expansão da companhia no Recife
A Azul Linhas Aéreas estreou sua primeira ligação diária e sem escalas entre Recife e o município deJuazeiro do Norte, a 493 km de Fortaleza, nesta terça-feira, 15.

Segundo a companhia, a operação exclusiva contará com o modelo turboélice ATR 72-600, de 70 assentos. As tarifas estão disponíveis a partir de R$ 69,90.

Com mais de 20 opções de conexão, os clientes que partem de Juazeiro do Norte poderão chegar a todas as demais capitais nordestinas e interior da região.
 
“Para os Clientes de Juazeiro do Norte que buscam, sobretudo, acesso mais rápido às demais cidades do Nordeste, mas também boas conexões para todo o Brasil, este é um ganho muito importante. Com a novidade do voo para o Recife, facilitamos negócios e turismo para o Cariri, melhorando o acesso a Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha”, ressalta Marcelo Bento, diretor de Planejamento e Alianças da Azul.
 
A nova ligação faz parte de uma expansão da companhia no Recife, anunciada no fim de janeiro, que envolve voos da capital pernambucana para 12 novas cidades em todas as regiões do País, incluindo Juazeiro do Norte. No município, a Azul já conta com até três voos por dia, com destino ao Recife e a São Paulo (Campinas).
Redação O POVO Online

SAÚDE

Estados receberão dinheiro para acelerar diagnóstico de microcefalia

A portaria interministerial prevê que cada estado brasileiro receberá R$ 2,2 mil por caso suspeito notificado, destinados ao transporte, à hospedagem e ao diagnóstico por imagem
O Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome anunciaram nesta terça-feira, 14, a liberação de R$ 10,9 milhões para acelerar o diagnóstico de mais de 4 mil crianças com suspeita de microcefalia.

A portaria interministerial prevê que cada estado brasileiro receberá R$ 2,2 mil por caso suspeito notificado, destinados ao transporte, à hospedagem e ao diagnóstico por imagem.

O texto estabelece que os entes federativos façam uma busca ativa de casos em investigação ou confirmados até agora, com o encaminhamento das crianças para serviços de reabilitação até o dia 31 de maio.

Pelo acordo, os estados receberão duas parcelas de R$ 1.100 por criança identificada, submetida a exame diagnóstico e direcionada para programas de estimulação precoce e reabilitação. Os recursos serão pagos nos meses de março e abril.

O dinheiro deverá ser utilizado para o pagamento de exames de imagem para a confirmação da microcefalia, como ultrassonografia transfontanela (que avalia a moleira de criança) e a tomografia, e demais despesas.

A chamada Estratégia de Ação Rápida para o Fortalecimento da Atenção à Saúde e Proteção Social das Crianças com Microcefalia estabelece que as crianças diagnosticadas com a malformação e suas famílias sejam direcionadas pelos profissionais de saúde para Centros de Referência em Assistência Social.

Nessas unidades, elas poderão ser incluídas em serviços de proteção social, além da possibilidade de obtenção do Benefício de Prestação Continuada, que oferece auxílio de um salário mínimo para pessoas com deficiência comprovada e em famílias com renda per capita de até R$ 220.

"É um momento bastante importante na construção de uma política pública para atenção às famílias. Esse passo constrói uma agenda de atenção integrada nas áreas de assistência social e saúde", disse a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

“Vamos dar um apoio adicional, além do que fazemos normalmente, para que as secretarias possam fazer essa busca ativa”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Castro. “As confirmações não têm acontecido de forma célere como seria necessário”, completou, ao citar casos notificados como suspeitos em dezembro do ano passado e ainda sem confirmação.

Até o dia 5 de março, 6.158 casos suspeitos de microcefalia foram registrados no país. Desses, 4.231 permanecem em investigação, 745 foram confirmados e 1.182 descartados. Os números de casos suspeitos, confirmados e descartados de microcefalia em todo o país devem ser atualizados pelo governo nesta quarta, 16.
 
Agência Brasil

TÓPICO ESPORTIVO

Série D terá mais oito clubes em 2016; FCF ganha mais uma vaga e Ceará terá três representantes

André Almeidaandreluis@opovo.com.br
RODRIGO CARVALHO
Com a u mudança, Uniclinic está quase garantido na Série D 2016
Série D do Campeonato Brasileiro ganhou uma novidade para a edição de 2016. Na tarde desta terça-feira, 15, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que a competição deste ano contará com mais oito clubes. Com isso, será disputada com 48 equipes, e não 40, como em 2015.

Para a distribuição das oito vagas criadas, a CBF levou em consideração o Ranking Nacional das Federações de 2016. Com isso, a Federação Cearense de Futebol (FCF) ganhou uma das oito vagas, que ficará com a segunda equipe que somar mais pontos no Estadual, excluindo Ceará e Fortaleza.

Portanto, além de Vovô e Leão, os dois clubes que mais somarem pontos na classificação geral do Estadual estarão garantidos na Série D do Campeonato Brasileiro em 2016. Hoje, as vagas ficariam com Uniclinic e Guarani de Juazeiro. Além deles, Maranguape e Guarani de Sobral também estão na disputa.

Além da vaga do Ceará, as outras sete vagas foram distribuídas entre outros seis estados: São Paulo (2), Rio de Janeiro (1), Minas Gerais (1), Rio Grande do Norte (1), Alagoas (1) e Pará (1).

Fora os dois clubes que garantirão vaga, o Icasa, rebaixado da Série C ano passado, também estará na disputa. Com isso, o Estado do Ceará terá três representantes na competição.

FORMA DE DISPUTA
Com a mudança, o sistema de disputa será alterado para 12 grupos de quatro clubes cada, com jogos de ida e volta dentro do grupo. Avançam para a segunda fase os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 clubes. 

A partir da segunda fase, a competição será disputada através do sistema mata-mata até a sua conclusão.

sábado, 12 de março de 2016

OPORTUNIDADES OFERTA DE TRABALHO

Banco oferece mil bolsas em programa de estágio

Alunos dos cursos de Administração, Economia, Contábeis, Marketing, Engenharias, Agronomia, Nutrição, Zootecnia, Veterinária podem se candidatar ao estágio

Administração é um dos cursos contemplados no Programa (FOTO: Shutterstock)
Administração é um dos cursos contemplados no Programa (FOTO: Shutterstock)


Os estudantes que desejam iniciar um estágio em 2016 podem se candidatar a uma das vagas ofertadas pelo Santander Brasil. A empresa está com oportunidades para o Programa de Estágios em parceria com Pequenas e Empresas (PMEs).
Podem tentar a oportunidade os alunos matriculados nos cursos de Administração, Economia, Contábeis, Marketing, Engenharias, Agronomia, Nutrição, Zootecnia, Veterinária e outros, das universidades participantes do Programa de Estágios.
Serão entregues mil bolsas de estágio a estudantes do ensino superior para trabalhar em PMEs clientes do banco. As inscrições ficam abertas até o dia 31 de março. O programa tem uma duração de quatro meses e auxílio mensal de R$ 882.
As vagas serão divulgadas pelas universidades participantes e no Portal Santander Universidades. Os interessados nas oportunidades de estágio deverão se inscrever pelo site e, após seleção prévia da instituição ou agente integrador, aguardar o contato da empresa para recrutamento, seleção e escolha do candidato.

OFERTAS DE EMPREGOS

UFC abre inscrições para professor efetivo de Ciências Agrárias e Medicina

Candidatos podem realizar inscrição até dia 5 de abril. O regime de trabalho é de 40h e dedicação exclusiva à UFC

As inscrições seguem até o dia 5 de abril (FOTO: Divulgação)
As inscrições seguem até o dia 5 de abril (FOTO: Divulgação)


Foram abertas três vagas para professor efetivo para a Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de abril.
Destinadas ao Centro de Ciências Agrárias, há duas vagas para o Departamento de Economia Agrícola, ambas com regime de trabalho de 40 horas semanais e exigência de dedicação exclusiva.
Uma dessas vagas é para o setor de estudo “Extensão e desenvolvimento rural”, sendo necessário ao candidato comprovar graduação em Agronomia, Engenharia de Pesca, ou Zootecnia. Além disso, ainda precisa apresentar título de doutor em uma das sete seguintes áreas: Extensão, Desenvolvimento, Sociologia, Educação, Economia Aplicada, Ciências Políticas, ou Agroecologia.
A outra vaga do Departamento de Economia Agrícola é no setor de estudo “Economia Rural”, sendo necessário que o candidato comprove que possui graduação em Agronomia, Engenharia de Pesca, Zootecnia ou Ciências Econômicas. Nesse caso, o candidato também precisa apresentar título de doutor em uma das seguintes áreas: Economia Aplicada, Economia ou Administração.
Medicina

Também existe uma vaga na Faculdade de Medicina, com regime de trabalho de 20 horas semanais. Não há exigência de dedicação exclusiva. A oportunidade é no Departamento de Cirurgia, setor de estudo “Urologia/Abordagem do paciente e bases fisiopatológicas e terapêuticas dos principais sintomas e sinais”. Do candidato, exige-se diploma de graduação em Medicina e doutorado em Cirurgia.
Mais informações pelo telefone:  85 3366 7407 ou no edital divulgado pela Universidade.

INFORMATIVO

Confira 7 passos para conseguir um novo emprego

O mercado está cada vez mais exigente e, além da qualificação, o profissional tem que buscar outro métodos para conseguir se recolocar

Muitos brasileiros desejam retornar ao mercado de trabalho (FOTO: Divulgação)
Muitos brasileiros desejam retornar ao mercado de trabalho (FOTO: Divulgação)
Período marcado por instabilidade financeira, o Brasil está com uma alta no desemprego. A perspectiva é que não aconteça uma melhora em um curto prazo.
Os profissionais também se mostram insatisfeitos por vários motivos, criando uma crescente busca por um reposicionamento no mercado no trabalho. Mas os consultores e especialistas em mercado avaliam quecuidados devem ser tomados antes de qualquer ação de procura de emprego ou mesmo de mudança.
É importante ter claro que, em momentos de incertezas na economia e nos resultados das empresas, o surgimento de novas oportunidades fica comprometido. Com isso, buscar uma recolocação no mercado de trabalho tende a ser mais dificultoso. Mesmo assim, isso não se torna impossível.
Confira sete passos para se reposicionar no mercado de trabalho:
1. Amplie sua rede de relacionamentos a cada momento. Ou seja, trabalhe o seu network, lembrando que esse não deve ser utilizado somente nas necessidades. Assim, esteja pronto também para ajudar e nunca deixar de ser lembrado;
2. Defina a estratégia para que possa desenvolver sua auto apresentação, de forma transparente, segura e que demonstre preparo;
3. Crie interesse por parte do entrevistador, através de um Curriculum Vitae bem elaborado, com ordem e clareza na apresentação descrita e verbal, apresentando quais seus objetivos e seu potencial;
4. Cuidar da imagem pessoal é tão importante quanto os demais itens, demonstram autoestima e amor próprio, pois primeiro temos que gostar de nós mesmos para depois gostar do que fazemos;
 
5. Busque conhecimento e informações além de sua formação, a fim de manter-se atualizado diante das mudanças de mercado;
6. Conheça as empresas que têm interesse em buscar oportunidades, analisando seus produtos ou serviços, estrutura e sua colocação de mercado;
7. Tenha transparência e autenticidade, esses pontos que atraem as empresas, portanto não queira construir um personagem, seja você mesmo, demonstre o quanto tem valor nas competências técnicas e comportamentais.