Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de abril de 2016

PELO MUNDO

Jornalistas são condenados na Turquia após publicação de sátira de Maomé

PUBLICIDADE
Dois jornalistas turcos foram condenados a dois anos de prisão cada um por um tribunal de Istambul nesta quinta-feira (28) pela reprodução, em 2015, de uma charge de Maomé originalmente publicada no semanário satírico francês "Charlie Hebdo", informou o advogado da defesa à agência de notícias AFP. O advogado de defesa, Bülent Utku, pretende apelar da sentença.
Charlie Hebdo/AFP
Capa do jornal "Charlie Hebdo" em que Maomé segura placa com a frase "Tudo é perdoado"
Capa do jornal "Charlie Hebdo" em que Maomé segura placa com a frase "Tudo é perdoado"
No dia 14 de janeiro de 2015, Hikmet Cetinkaya e Ceyda Karan, jornalistas do "Cumhuriyet", jornal de oposição ao governo do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, fizeram um editorial sobre os atentados contra o "Charlie Hebdo" acompanhado de reproduções da revista com uma charge de Maomé.
O desenho publicado representa Maomé chorando e carregando um cartaz com a frase "Je suis Charlie", o lema que surgiu na França e em todo o mundo após os atentados de janeiro de 2015, quando dois terroristas invadiram a redação do "Charlie Hebdo", em Paris, e mataram 12 pessoas, incluindo chargistas e outros funcionários.
A condenação dos jornalistas está inserida num contexto de repressão à imprensa turca. Em março, o jornal de oposição "Zaman" foi invadido por policiais e colocado sob o controle de uma equipe de gestores escolhida pelo governo; dias depois, o diário apresentava linha editorial totalmente distinta, favorável ao presidente do país.
Segundo a Associação dos Jornalistas da Turquia, há hoje 32 jornalistas presos no país e outras 24 sendo processados por "ofender" Erdogan. Quinze canais de TV foram excluídos de todas as plataformas digitais e satélites do país.
Em abril, a chanceler alemã Angela Merkel decidiu aceitar um pedido do governo da Turquia para abrir um processo criminal de injúria contra o apresentador de TV e humorista Jan Böhmermann devido um poema satírico contra o presidente turco.
No ano passado, um tribunal de Istambul ordenou a prisão de dois jornalistasdo Cumhuriyet sob acusações de terrorismo e de terem revelado segredos de Estado. Eles foram soltos, mas serão julgados em uma corte à portas fechadas, ainda sem data de previsão. 

SAÚDE ATRAVÉS DAS FRUTAS - ABACAXI

Nome científico: Ananas comosus L. Merril
Família: Bromeliaceae
Nomes populares: 
Abacaxi, ananás 
Nome em inglês: 
Pineapple
Origem: 
Continente Americano (Brasil e Paraguai)
Fruta típica de países tropicais. É composto por betacaroteno, vitaminas A, B1, C e D potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro e celulose. Auxilia na digestão, devido à presença de bromelina em sua composição (uma mistura de enzimas que desdobram proteínas, facilitando a digestão). É muito utilizado na preparação de xaropes. Refrescante, ajuda a evitar a desidratação. Rico em fibras está indicado no tratamento da prisão de ventre e das vias urinárias.
Facilita a digestão, germicida, oxidante forte, desobstruente do fígado, combate a icterícia, combate a artrite, combate o inchaço, combate a difteria, bom contra as afecções da garganta e contra a arteriosclerose.
Rico em vitamina C, apresenta quantidades úteis de vitamina B6, folato, tiamina, ferro, magnésio;
Pode provocar reações alérgicas (dermatite) em indivíduos sensíveis à bromelina, enzima encontrada em seu sumo.
Pode ser utilizado como opção de lanche ou sobremesas e ainda pode acompanhar preparações como assados, grelhados, frutos do mar, presunto, frango e outras carnes;
Uma porção de abacaxi (1 xícara com pedaços frescos) apresenta cerca de 75 calorias e 25 mg de vitamina C (40% das necessidades diárias de um adulto);
A enzima bromelina presente no abacaxi é semelhante à dos mamões que dissolve as proteínas, sendo portanto um amaciador natural de carne vermelha ou aves;
Melhor período de compra é o mês de DEZEMBRO, porém sua época vai de setembro a janeiro.
Tabela Nutricional do Abacaxi
Quantidade                                    100 gramas
Água                                                 86,3%
Calorias                                             48Kcal
Proteína                                            0,9g
Carboidrato                                     12,3g
Fibra Alimentar                                 1,0g
Colesterol                                          n/a
Lipídios                                              0,1g
Ácido Graxo Saturado                       n/a
Ácido Graxo Mono insaturado        n/a
Ácido Graxo Poli insaturado            n/a
Cálcio                                                   22mg
Fósforo                                              13mg
Ferro                                                 0,3mg
Potássio                                             131mg
Sódio                                                 -
Vitamina B1                                     0,17mg
Vitamina B2                                     0,02mg
Vitamina B6                                     -
Vitamina B3                                     *
Vitamina C                                        *
Frutas de A a Z - Abacaxi

MINUTOS DE REFLEXÃO

Resolva seu problema!  Há muito tempo que você se propõe reformar sua vida, melhorar seus atos, cessar  definitivamente suas fraquezas. Vamos, então, começar a partir  deste momento!  Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje... De certo você não há de resolvê­-lo  do dia para a noite. Mas, comece já!  E se cair de novo, não desanime: saiba recomeçar quantas vezes for  preciso!

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Jo 15,9-11



Tempo Pascal

"Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa”.




Comentário

O texto de hoje é um pequeno fragmento tirado do discurso da última ceia e no entanto, a sua densidade e a sua doçura são extraordinárias. Ressoa ainda aquela palavra que é semelhante a um fio musical que percorre o testamento que Jesus nos deixou: ágape, "amor”. Um amor que é semelhante a uma cascata: do Pai se derrama no Filho, do Filho se transmite aos seus discípulos, os quais deverão depois transmiti-lo reciprocamente e dá-lo ao mundo. Se se precisasse interpor uma barreira, interromperia-se o fluxo vital. Por isto, Jesus, acentua a necessidade de "permanecer”, isto é, de estar em comunhão profunda com ele na fé. E esta união será depois para nós fonte de alegria.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

MINUTOS DE REFLEXÃO

Os conselhos ajudam, não há dúvida... Mas não se esqueça de que a solução de nossos problemas está dentro de nós mesmos, na voz silenciosa de nossa consciência, que é a voz de Deus dentro de nós. Não se deixe enganar: só você será o responsável pelo caminho que escolher. Ninguém poderá prestar contas por  você. Procure, portanto, viver  acertadamente, de acordo com sua consciência.

SAÚDE DA MULHER - GRAVIDEZ

Cefaleias: as famosas dores de cabeça na gravidez

Cefaleias: as famosas dores de cabeça na gravidez


Durante os nove meses de gestação são muito comuns as dores de cabeça, sobretudo no primeiro trimestre e até ao final, motivadas principalmente pelas alterações hormonais e pelo aumento do volume de sangue na grávida. Se o paracetamol não é suficiente para aliviar a dor, pode experimentar compressas frias, um duche, técnicas de relaxamento …
Por que é que são tão comuns?
As dores de cabeça são muito frequentes na gestação, principalmente pelas alterações hormonais (o aumento do estrogénio conduz a um congestionamento sanguíneo e à vasodilatação que aumenta as cefaleias).
Podem aparecer tanto em mulheres que nunca padeceram deste problema ou como a exacerbação de um sintoma já presente fora da gravidez. O momento da aparição mais típico é o primeiro trimestre.
Outras causas deste desconforto são as alterações metabólicas que se produzem nos primeiros meses (é frequente uma diminuição da glicose sanguínea que induz uma diminuição da tensão arterial acompanhada de enjoos e cefaleia) e o aumento do volume de sangue que se acompanha de hipotensão e vasodilatação sanguínea.
As conhecidas enxaquecas são outra classe frequente de dores de cabeça. Os especialistas estimam que cerca de 15% das mulheres que sofrem de enxaquecas têm-nas pela primeira vez quando estão grávidas (com maior frequência nos primeiros três meses).
As enxaquecas produzem uma dor aguda que vai de moderada a forte, geralmente num lado da cabeça. Duram de 4 a 72 horas (se não se tratam) e agravam-se com a actividade física. Estas podem ser acompanhadas de outros sintomas, como náuseas, vómitos ou sensibilidade à luz ou ao ruído
Algumas mulheres que padecem de enxaquecas têm dores de cabeça precedidas de sintomas, entre os quais se incluem alterações visuais, perda de sensibilidade ou formigueiro, debilidade e dificuldades na fala. Estes sintomas podem começar uma horas antes da dor de cabeça e durar até uma hora.
Quando é que se deve ir ao médico?
A maior parte das dores de cabeça destes nove meses são desconfortantes mas inofensivas, tanto para a mãe como para o bebé. No entanto, em algumas ocasiões pode ser um sintoma de um problema mais sério. Por exemplo, no segundo ou terceiro trimestre de gravidez podem ser um sinal de pré-eclâmpsia severa, uma síndrome grave da gravidez que inclui tensão arterial alta, proteínas na urina e outras alterações. Se as suas cefaleias vêm acompanhadas dos seguintes sintomas consulte o seu ginecologista:
- Se a dor é repentina e explosiva ou se se produz uma dor violenta que chega mesmo a acordá-la a meio da noite.
- Se tem febre e rigidez no pescoço.
- Se fica com a visão distorcida ou se lhe custa a falar.
- Se tem congestão nasal, dor e pressão por baixo dos olhos ou dor nos dentes (podem ser sintomas de sinusite).
- Se os sintomas não desaparecem com nenhum tratamento ou se se repetem com frequência.
- Se vê manchas, se aumenta de peso bruscamente, se sente dores na parte superior direita do abdómen e se lhe incham as mãos ou a cara (sintomas de pré-eclâmpsia).
- Se tem vómitos ou náuseas.
Podem-se prevenir?
Certos hábitos aumentam a possibilidade de sofrer de dores de cabeça. Embora nem sempre funcione, seguir os seguintes conselhos podem ajudá-la a ter menos cefaleias e que estas sejam mais leves:
- Evite a hipoglicemia e coma a cada duas ou três horas. Para evitar que os níveis de açúcar no sangue baixem (uma causa muito comum das dores de cabeça) ingira proporções mais pequenas de comida, mas mais frequentemente. Evite ingerir açúcar de forma direta, por exemplo comendo doces e guloseimas, porque pode fazer com que o açúcar do sangue alcance níveis instáveis com aumentos e diminuições bruscas. E, para além disso, não se esqueça de beber água abundantemente para permanecer bem hidratada.
- Certos alimentos aumentam as dores de cabeça. Observe se algum alimento a afecta e elimine-o da sua dieta. Isto é raro mas pode acontecer com algumas pessoas.
- Limite o consumo de vinho e de outras bebidas alcoólicas, pois para além de conterem muita histamina, o álcool inibe a acção da enzima DAO.
- Melhore a sua circulação sanguínea evitando as estâncias prolongadas de pé ou o facto de dormir de barriga para cima.
- Evite as situações stressantes.
- Faça um pouco de exercício. Existem provas de que o exercício praticado de forma regular pode diminuir a frequência e a intensidade das enxaquecas e reduzir o stress que pode causar dores de cabeça.
- Realize exercícios de relaxamento, como os de respiração profunda, yoga, meditação ou simplesmente feche os olhos e imagine-se num espaço tranquilo.
Remédios para as grávidas
O paracetamol não prejudica o desenvolvimento do feto, por isso pode tomar um a cada 6 ou 8 horas se a dor não passar por si. No entanto, deve evitar o consumo de medicamentos como as aspirinas.
Se já padecia de enxaquecas antes de ficar grávida, é provável que os medicamentos não lhe sirvam de nada, por isso consulte o seu médico.
Outros remédios caseiros e inofensivos são:
- Descanse em lugares escuros. Sente-se ou deite-se num quarto às escuras e coloque uma compressa fria sobre as partes da cabeça onde sente dor.
- Pressione os pontos da cabeça e o pescoço onde se concentra a dor realizando uma pequena massagem. Isto pode mesmo ser mais eficaz que uma aspirina.
- Em algumas ocasiões, um banho com água tíbia é o suficiente para “lavar” a dor e fazê-la desaparecer.
- Vendo as coisas pelo lado bom está na altura de ir para um Spa, se tiver ao seu alcance não deixe de ir fazer umas massagens e tirar “esse peso de cima” para aliviar as dores desconfortantes.
- Não se esqueça de descansar e dormir num espaço com ar fresco e ventilado.

EVANGELHO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Jo 15,1-8


Tempo Pascal

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. [...] Nisso é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”.






Comentário

Por duas vezes Cristo se apresenta com uma imagem com a qual no Antigo Testamento era apresentado Israel: ele é a "verdadeira videira”. A ele se unem como ramos aqueles que nele acreditam. Apenas nesta comunhão de fé e de amor também nós podemos produzir muito fruto, caso contrário nos tornamos como ramos secos que se podam e se lançam entre as chamas. É, esta, uma purificação dolorosa, mas também necessária que faz brilhar o verdadeiro discípulo que "produz muito fruto” e glorifica a Deus.

terça-feira, 26 de abril de 2016

MINUTOS DE SABEDORIA

Lembre-­se de que colheremos, infalivelmente, aquilo que houvermos semeado. Se estamos sofrendo, é porque estamos colhendo os frutos amargos das sementeiras errôneas do passado. Fique alerta quanto ao momento  presente! Plante apenas sementes de otimismo e de Amor, para colher amanhã os frutos doces da alegria e da felicidade. Cada um colhe, exatamente, aquilo  que plantou.

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Jo 14,27-31a

Tempo Pascal

"Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize! Ouvistes o que eu vos disse: Vou e volto a vós. Se me amardes, certamente haveis de alegrar-vos, que vou para junto do Pai, porque o Pai é maior do que eu. E disse-vos agora essas coisas, antes que aconteçam, para que creiais quando acontecerem. Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo; mas ele não tem nada em mim. O mundo, porém, deve saber que amo o Pai e procedo como o Pai me ordenou”.




Comentário


A paz que Cristo nos dá é completamente diferente da paz que o mundo oferece. A paz de Cristo é fruto de justiça, perdão, misericórdia, compaixão, diálogo, compreensão mútua, aceitação do outro, por que acreditamos que em nosso próximo está misteriosamente presente o próprio Jesus. Já a paz do mundo é fruto da posse de bens materiais e de dinheiro, avareza, ódio, violência, injustiça social, egoísmo e coração fechado para com os pobres e excluídos da sociedade, deslealdade e infidelidade. Jesus oferece a paz e respeita nossa liberdade de lhe negar nosso amor ou de lhe dar acolhida. O mundo impõe, discrimina, ilude, "tapeia”. De que lado temos vivido?

GIRO INTERNACIONAL

O adeus a uma lenda do soul

O cantor vinha ao Brasil todos os anos, onde chegou a fazer mais de 280 shows. Muitos destes espetáculos foram apresentados aqui no Ceará


DIVULGAÇÃO
Billy Paul morreu aos 81 anos, vítima de câncer no pânc(0)

A semana começou com a notícia da morte de mais um expoente do soul norte-americano. Depois de enfrentar um câncer no pâncreas, o músico Billy Paul morreu em casa, aos 81 anos, no último domingo, dia 24. Três dias antes, o corpo do cantor Prince havia sido encontrado na casa onde morava, também nos EUA. Perde a música. Billy era desses cantores que embalavam os fãs com hits já consagrados, e que não deixava de encantar pela voz rouca embalada em arranjos sofisticados. Na lista de sucessos estão Me and Mrs. Jones (Gary Gilbert/ Kenneth Gamble/ Leon Huff), Your Song (Elton John/ Bernie Taupin), July, July, July, July (Kenny Gamble/ Leon Huff) e Only the strong survive (Jerry Butler).
Billy Paul era conhecido pelas muitas vindas ao Brasil, onde fez mais de 280 shows, e ao Ceará. Aqui no Estado, ele subiu aos palcos de locais como Náutico Atlético Cearense, BNB Clube, Aterro da Praia de Iracema (Réveillon 2013), Siará Hall (onde fez o show de estreia da casa, em 2005) e Espaço Brilhante Eventos da Casa Cor. Amigo e empresário do cantor norte-americano, Décio Cotomácio era quem trazia os espetáculos de Billy Paul para o Brasil. De fã a funcionário e amigo, ele conta que se conheceram ainda em 1976, quando trabalhava como segurança em uma casa de shows de São Paulo. “Eu era fã. O primeiro disco dele que comprei foi quando eu tinha 14 anos. E disse para minha mãe que tinha sonhado que conhecia o Billy. E conheci mesmo”.

De segurança pessoal do músico, Décio se tornou empresário. “Em 1989, o Billy me convidou para ir à casa dele, nos Estados Unidos. Lá, ele fez o convite para eu ser empresário. Em 1990, começamos a parceria”. Depois disso, os laços pessoais foram se estreitando, e Billy foi padrinho de batismo do filho de Décio. Anos depois, o empresário foi uma das pessoas que ajudaram o cantor a tratar e superar o vício em álcool e drogas. “Os verdadeiros amigos batalharam para que ele conseguisse parar. E ele conseguiu, depois de muitas idas e vindas”.

GIRO ECONÔMICO

Em Fortaleza, só 23% das domésticas têm carteira assinada

Pesquisa mostra redução no número de domésticas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) nos últimos anos. Mas a crise econômica pode mudar este cenário


Andreh Jonathasandreh@opovo.com.br

 
Das 102 mil trabalhadoras domésticas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), 23,2% delas têm carteira assinada. A constatação é da pesquisa “O Emprego Doméstico na Região Metropolitana de Fortaleza”, divulgada ontem pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

No comparativo com outras regiões metropolitanas, Salvador tem o percentual de celetistas domésticas de 45,7% com carteira assinada; Porto Alegre, de 47,9% e São Paulo, 42,8%. Conforme Erle Mesquita, coordenador de Estudos e Análise de Mercado do Instituto do Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT), o percentual de Fortaleza é “muito baixo”.

“O trabalho doméstico é dependente do orçamento familiar, que está bastante retraído. Foi reduzido mais ainda com a inflação. Boa parcela das trabalhadoras mensalistas que estavam na ilegalidade, com o avanço da legislação, passaram a trabalhar como diaristas”, analisa.

Oportunidades
De 2009 a 2015, caiu de 141 mil pessoas que trabalham na atividade doméstica para 111 mil. A retração antecede a legislação mais rigorosa para a contratação de mensalistas, que chegou com a Emenda Constitucional nº 72, regulamentada em junho do ano passado. 

Conforme Erle, a economia em crescimento fez com quem esses trabalhadores tentassem outras atividades, o que explicaria a queda no número de trabalhadores na área.

Mas de 2013 a 2015, houve uma certa estabilidade nos números. Desta vez, com a economia em crise, o trabalho doméstico passou a ser uma oportunidade, diante de um cenário de desemprego e poucas opções para mudar de atividade. “Boa parcela migrou para outras atividades, como comércio. Agora, com o período mais crítico da economia, a atividade doméstica pode ser uma alternativas, principalmente como diarista”.

O problema, neste caso, é que a jornada de trabalho de uma diarista é quase metade da mensalista. Com isso, tem dificuldade de manter um ciclo e a semana toda preenchida. “Mesmo que ganhe R$ 90 por diária, tem que trabalhar o mês inteiro para ter uma renda adequada”.


 

GIRO ESPORTIVO

Jogo entre Fortaleza x Imperatriz, pela Copa do Brasil, é adiado para quinta-feira



FOTO: O POVO
Marquinhos Santos terá um dia a mais para treinar a equipe
De última hora, tudo mudou. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que a partida entre Fortaleza x Imperatriz, válida pela 1ª fase da Copa do Brasil e que estava marcada para esta quarta-feira, 27, foi adiada em um dia, e agora está remarcada para quinta-feira, 28. 

O horário do jogo também sofreu alteração. Antes previsto para as 21h45min, o duelo agora ocorrerá as 19h. O local do jogo segue sendo a Arena Castelão, na capital cearense. 

Em comunicado divulgado em seu site oficial, a CBF explicou o motivo do adiamento repentino, a pouco mais de 24 horas da partida. "A mudança em caráter emergencial devido a problemas mecânicos no ônibus da Sociedade Imperatriz de Desportos, que impossibilitou a chegada a tempo à Marabá, onde embarcaria em voo para Fortaleza", diz o texto.

GIRO POLICIAL

Portas de vidro de delegacias são trocadas por portões de aço

Fachadas do 3º, 19º e 20º DPs, que eram de vidraças, foram substituídas por paredes de concreto. Mudanças ocorrem após ataques

CAMILA DE ALMEIDA
A SSPDS afirma que medida integra plano de segurança que visa também salvaguardar os cidadãos em delegacia)
Após dois ciclos de atentados e ameaças registrados desde o último mês de março, incluindo seis ataques contra delegacias de Polícia Civil em todo o Estado, três distritos policiais da Grande Fortaleza tiveram as portas de vidro substituídas por portões de aço. Na fachada dos prédios, que também eram de vidraças, foram erguidas paredes de concreto. As medidas preventivas têm como objetivo dar mais segurança aos policiais civis, que, na avaliação do sindicato da categoria, ficam expostos durante os plantões.

“As novas fachadas remetem às delegacias do passado, da década de 1990, quando prezavam mais pela segurança do que pela estética. Isso dá mais segurança aos policiais, mas é claro que não é a solução. Além das portas, deveria ter, no mínimo, dois policiais por plantão nas unidades que não funcionam 24 horas”, afirmou Gustavo Simplicio Moreira, presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpol).

Segundo o dirigente, a pretensão do delegado-geral, Andrade Júnior, é implantar “fachadas seguras” em todas as delegacias do Estado. Foram alteradas as fachadas do 3º, 19º e 20º distritos policiais (DPs), localizados nos bairros Parque Araxá, Conjunto Esperança e Acaracuzinho, no Maracanaú. Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) destacou que a medida faz parte de um plano de segurança que também objetiva resguardar os cidadãos que utilizam os serviços das delegacias.

Prevenção
Nos dois últimos meses, um total de 28 ações contra propriedades públicas e privadas foram contabilizadas no Ceará. Dentre elas, está o atentado contra o prédio da Assembleia Legislativa (AL), no dia 5 deste mês, quando um automóvel com 13 quilos de explosivos foi abandonado nas proximidades do Legislativo Estadual.

Nos dias seguintes, medidas de segurança foram adotadas para proteger os servidores, parlamentares, assessores e cidadãos que visitam o prédio diariamente. Dividido por etapas, de início, veículos foram proibidos de estacionar nos arredores do prédio e a instalação de terminais para identificação de visitantes foi realizada. A próxima etapa, segundo informações da assessoria da Casa, consiste na instalação de um software para funcionamento das catracas, seguindo o mesmo padrão de segurança de outros parlamentos brasileiros, como a Câmara dos Deputados e Senado.

Governador
Conforme O POVO publicou no último domingo, 24, o governador Camilo Santana afirmou que sofreu ameaças anônimas nos últimos meses. Mensagens que teriam partido de membros de facções criminosas que atuam no Ceará. Ontem, O POVO procurou a assessoria de imprensa do Governo do Estado e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para saber se alguma medida de prevenção havia sido tomada com relação à segurança pessoal de Camilo.
 

SAÚDE DO HOMEM

Alimente-se Bem

Quem nunca escutou sobre a importância de adotar uma 'Alimentação saudável'? Provavelmente alguém já lhe fez essa recomendação... Mas, afinal, o que - de fato - significa adotar uma alimentação saudável? Como saber se o que estou comendo é bom para a minha saúde? Como identificar os benefícios que os diferentes alimentos podem trazer ao funcionamento do meu corpo?
Uma alimentação saudável deve ser balanceada, ou seja, incluir os diferentes tipos de nutrientes que o corpo precisa. Estes nutrientes incluem proteínas, carboidratos, gordura, água, vitaminas e minerais.

Uma boa alimentação é fundamental e, quando combinada com exercícios físicos, é uma excelente maneira de fazer com que seu corpo se mantenha forte e saudável.

Nenhum alimento ou dieta pode evitar que a pessoa desenvolva um câncer, mas uma boa alimentação pode diminuir as chances de aparecimento da doença. Por enquanto, se sabe que o excesso de peso é um fator de risco, tanto para alguns tipos de câncer quanto para metástases.
Aprenda a se alimentar, para manter seu corpo o mais saudável possível.


quinta-feira, 21 de abril de 2016

LUTO NO MUNDO ARTISTICO

Cantor Prince morre aos 57 anos

Segundo informações do 'TMZ', o corpo do músico foi encontrado em sua propriedade na manhã desta quinta-feira, 21, em Minnesota

Aline PolliloDo EGO, no Rio
Prince (Foto: Reprodução/Instagram)Prince (Foto: Reprodução/Instagram)
Prince morreu aos 57 anos, segundo informações do site "TMZ" nesta quinta-feira, 21. O site informou ainda que um corpo foi encontrado em sua propriedade em Minnesota. Várias fontes do "TMZ" confirmaram que se tratava do corpo do músico.
Yvette Noel-Schure, representante de Prince, confirmou a morte do cantor para "The Associated Press" e para revista "People".
Polícia investiga
A polícia do Condado Canver está no local para investigação. De acordo com o "TMZ", a polícia local está apurando a circunstância da morte e até momento não há sinais de crime.
No dia 15 de abril, Price foi levado de avião para o hospital. Ainda de acordo com o "TMZ", o cantor estava com uma gripe. No dia seguinte, ele se apresentou em um show e avisou para os fãs  que estava bem. Prince chegou a cancelar duas apresentações por causa de sua saúde.

Prince foi casado duas vezes - a primeira vez com Mayte Garcia. Eles se separam em 2000. Seu segundo casamento foi com Manuela Testolini, de quem se separou em 2006.
Famosos do mundo da música, do cinema, da TV e da moda usaram as redes sociais para expressar a dor pela perda do astro. "Meu irmão de música, meu amigo, O únici que me mostrou as possibilidade que eu tinha. Mudou tudo e manteve sua integridade até o final. Ele se foi. E meu coração está partido", disse Lenny Kravitz. "Condolências à família e a todos nós", escreveu Whoopi Goldberg.
Nascido em Minnesota, Prince se tornou mundialmente famoso em 1982 com seu álbum "1999". Durante sua carreira, o cantor ganhou sete Grammys e foi indicado a 30. Em 2007, ele foi o astro do Super Bowl, em uma das maiores performandes de todos os tempos. Ele vendeu mais de 100 milhões de discos e ganhou um Oscar de melhor trilha original por "Purple Rain", de 1985. Prince era compositor, arranjador e instrumentador e foi influenciado por James Brown, Beatles e Jimi Hendrix.

  •  
  •  
Prince morre aos 57 anos (Foto: Instagram / Reprodução)

SAÚDE PELO CEARÁ

Ceará tem 81 casos de microcefalia confirmados


O último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) divulgado, na terça-feira (19), aponta que, até o dia 18 de abril, 81 casos foram confirmados, 117 foram descartados e 254 estão em investigação para microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivas de infecção congênita. Ao todo, foram notificados 452 casos suspeitos desde o início das investigações, em outubro de 2015.
Do total de casos de microcefalia confirmados, 11 tiveram diagnóstico laboratorial confirmado para vírus zika. No entanto, o Ministério da Saúde considera que houve infecção pelo zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia.
Até 18 de abril ocorreram 27 óbitos, sendo três casos de natimortos e 24 que evoluíram para óbito após o nascimento. Destes, 12 (46,4%) permanecem em investigação e 15 (53,6%) foram confirmados sugestivos de infecção congênita, sendo oito mortes com identificação do vírus zika em tecido fetal.
Confirmação
Na semana passada, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis (CDC) dos Estados Unidos anunciou a confirmação da relação entre o zika e a ocorrência de microcefalia em bebês cujas mães foram infectadas pelo vírus. O estudo realizou uma revisão rigorosa das evidências já existentes e concluiu que o zika é a causa da microcefalia e outros danos cerebrais identificados em fetos.
Para embasar o estudo norte-americano, foram analisadas pesquisas da comunidade médica e científica de diversos países, entre eles o Brasil, que é pioneiro no estudo do vírus zika associado à microcefalia. O CDC é parceiro do Brasil nas investigações, como parte do esforço mundial para as descobertas relacionadas ao tema.
A relação entre o zika e a microcefalia já havia sido reconhecida e anunciada pelo governo brasileiro em novembro de 2015, quando o vírus foi identificado em amostras de sangue e tecidos de um bebê com microcefalia e também no líquido amniótico de duas gestantes. Desde então, diversas outras evidências foram encontradas, como vermelhidão na pele durante o primeiro trimestre da gravidez – que é um dos sintomas da zika – em grande parte das mulheres que tiveram bebês com microcefalia nos estados da Bahia, Paraíba e Pernambuco.

CURTÍSSIMA - PELO CEARÁ

24 animais foram retirados de rodovias federais que passam pelo CE



Ontem, 20, a PRF fiscalizou 695 veículos e 607 pessoas. 10 documentos de veículos (CRLV) com alguma irregularidade foram recolhidos, 24 animais soltos foram retirados de rodovias federais, e 136 autos de infração foram emitidos.
Acidentes
Foram registrados três acidentes, onde duas pessoas saíram ilesas.
Alcoolemia
Foram realizados 239 testes de alcoolemia.
Excesso de velocidade
85 imagens de veículos trafegando em excesso de velocidade foram capturadas pelo radares da PRF