Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

SAÚDE DA MULHER

Pequenos sintomas podem sinalizar uma DST

Os números são alarmantes. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde sugere que mais de 10,3 milhões de brasileiros já tiveram algum sinal ou sintoma de uma doença sexualmente transmissível (DST). Desse total, cerca de 18% dos homens e 11,4% das mulheres não buscaram atendimento médico. "É importante ressaltar que os problemas causados pelas DSTs podem aumentar em até 18 vezes as chances de contrair o vírus da Aids (HIV)", diz a ginecologista Rosa Maria Leme. "Existem diversas doenças, como a herpes, por exemplo, que apresentam sintomas que logo desaparecem, mas o vírus continua presente. Por isso é importante ficar sempre atento." 

As doenças sexualmente transmissíveis são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual, por meio do sexo sem proteção - sem o uso de camisinha - com uma pessoa que esteja infectada. Geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mulheres, em especial, devem ser bastante cuidadosas, uma vez que, em diversos casos de DST, não é fácil distinguir os sintomas das doenças das reações orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher consultas periódicas ao médico. Algumas DST, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como a incapacidade de engravidar e até mesmo a morte. Entre as doenças classificas como DSTs estão a Aids, gonorreia, clamídia, HPV, sífilis, entre outras. 

Mas será que todos os sinais do corpo podem sinalizar uma DST? Para você entender mais sobre o assunto, o MinhaVida destacou abaixo as principais características que acendem o sinal vermelho e pedem uma consulta de emergência com o seu ginecologista .

Secreção vaginal ou corrimento

Saúde sexual
Corrimento
A especialista explica que pequenas secreções claras e sem cheiro, até uma semana antes da menstruação, são normais. O problema é quando o sintoma persiste. "Qualquer secreção vaginal mais amarelada, verde, pink ou até mesmo a branca, quando em grande quantidade, pode sinalizar algum problema de infecção ou até alguma DST, como agonorreia. A mulher precisa ficar atenta, principalmente quando ela nunca apresentou nenhum sinal de corrimento", explica a especialista.

Verrugas genitais

Elas funcionam como um alerta do corpo e precisam de exames específicos para serem analisadas. "O aparecimento de pequenas verrugas (externas ou internas) serve como um sinal vermelho para algumas doenças, como o HPV, que na mulher aumenta muito as chances de câncer de colo de útero", explica a ginecologista.

Cheiro forte

Ao perceber um cheiro forte não característico, na região da vagina, busque um especialista. "O odor ruim pode estar totalmente ligado a uma bactéria e a uma infecção. O quadro pode gerar pus, que altera o odor normal da região e, em alguns casos, pode causar ardência e irritação", diz Rosa Maria Leme.

Coceira

Normalmente a coceira não está relacionada a nenhuma DST, mas precisa de atenção especial. "Em geral, esse problema está ligado à infecção por um fungo chamado cândida e causador da Candidíase que além da coceira, vem acompanhado de corrimento. Mas vale lembrar que a coceira também pode estar relacionada a outras infecções genitais menos frequentes ou até mesmo ao chato (uma espécie de piolho, que se instala na região pubiana)".

Dor durante a relação sexual

Dores durante o sexo também podem sinalizar que algo não anda bem. "Principalmente nas mulheres que apresentam feridas internas na maioria dos casos de DST, a dor durante a penetração pode ser preocupante. Sinais como forte ardência e incômodo indicam que algo não vai bem e uma visita ao médico precisa ser agendada ", explica a especialista.

Grupo de risco

Saúde sexual
Preservativo -DST
As mulheres que estão no grupo de risco das DSTs precisam de cuidados ainda maiores. "Mulheres com muitos parceiros sexuais ou que não usam métodos contraceptivos de barreira, como a camisinha, precisam de uma consulta urgente com um especialista, pois além de estarem colocando a saúde em risco, estão ameaçando a de seus parceiros", alerta Rosa Maria Leme.

Visite o ginecologista

Para afastar o risco de doenças, a consulta com o especialista e a realização de exames preventivos é essencial. "Toda mulher que já tiver tido relação sexual, deve obrigatoriamente passar por uma consulta ginecológica anual para realização de exames de rotina ginecológica e para prevenção de câncer de colo uterino, como exames hormonais e ultrassom para checar útero e ovários".

Adolescentes no grupo de risco

Um outro estudo realizado pelo National Health and Nutrition Examination Survey sugere que uma em cada quatro adolescentes americanas sofrem de alguma doença sexualmente transmissível. O problema mais comum entre as jovens era o vírus do HPV ( 18,3% das adolescentes) e a clamídia (3,9% das meninas). O estudo contou com a participação de 838 adolescentes americanas, com idade entre 14 e 19 anos. As meninas eram entrevistadas e examinadas para detectar doenças como: gonorreia, clamídia, tricomoníase, herpes e HPV. 

Outro dado que também chamou a atenção dos pesquisadores foi o tempo em que as participantes levaram para serem infectadas. Um ano depois de iniciar a vida sexual, 19,2% já possuíam alguma DST. Os cientistas alertam que as doenças podem levar à complicações a longo prazo, tais como a doença inflamatória pélvica, a infertilidade e o câncer cervical ou até mesmo aumentar o risco de infecção pelo HIV. Depois de analisar os resultados da pesquisa, os cientistas reforçam a importância da orientação sexual dentro das salas de aula. Tudo para informar as jovens e aumentar o nível de proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis.

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Lc 4,38-44


22ª Semana do Tempo Comum

Saindo Jesus da sinagoga, entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta; e pediram-lhe por ela. Inclinando-se sobre ela, ordenou ele à febre, e a febre deixou-a. Ela levantou-se imediatamente e pôs-se a servi-los. Depois do pôr do sol, todos os que tinham enfermos de diversas moléstias lhos traziam. Impondo-lhes a mão, os sarava. De muitos saíam os demônios, aos gritos, dizendo: "Tu és o Filho de Deus”. Mas ele repreendia-os severamente, não lhes permitindo falar, porque sabiam que ele era o Cristo.





Comentário

A jornada de Jesus em Cafarnaum é assinalada por uma ininterrupta sequência de atos de amor, expressos através da cura dos doentes, a partir do pequeno gesto, mas afetuoso, da cura da febre da sogra de Pedro. Queremos fixar a atenção sobre a cena final aglomerada de pessoas que se agrupam em torno de Jesus como a sua última esperança. Significativos são os verbos usados por Lucas no original grego do seu Evangelho: eles "buscam” Cristo, "vão” a ele e o apertam fortemente "detendo-o”. Poderiam ser também para nós uma descrição do itinerário a cumprir para encontrar o Senhor através da busca, do caminho e do abraço final na fé.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

EVANGELHO DO DIA- PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Lc 4,31-37


22ª Semana do Tempo Comum
Resultado de imagem para IMAGEM CALA-TE E SAI DESTE HOMEM

Desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e ali ensinava-os aos sábados. Maravilharam-se da sua doutrina, porque ele ensinava com autoridade. Estava na sinagoga um homem que tinha um demônio imundo, e exclamou em alta voz: "Deixa-nos! Que temos nós contigo, Jesus de Nazaré? Vieste para nos perder? Sei quem és: o Santo de Deus!”. Mas Jesus replicou severamente: "Cala-te e sai deste homem”. O demônio lançou-o por terra no meio de todos e saiu dele, sem lhe fazer mal algum. Todos ficaram cheios de pavor e falavam uns com os outros: "Que significa isso? Manda com poder e autoridade aos espíritos imundos, e eles saem?”.




Comentário


Iniciamos hoje a leitura ferial do Evangelho de Lucas que nos acompanhará por todo o resto do ano litúrgico. O lecionário, depois de ter escolhido o discurso programático de Jesus em Nazaré, agora nos propõe o ingresso de Cristo na cidade de Cafarnaum. E depois ele enfrenta um encontro com Satanás, que perturba improvisadamente um fiel hebreu, enquanto Jesus está pregando na sinagoga. A figura de Jesus se eleva aqui poderosa contra este assalto do mal que sente vacilar o seu Reino com o ingresso direto de Deus na história humana.

FELIZ ANIVERSÁRIO GELMA

QUERO TE AMAR




Resultado de imagem para imagens balões
Quero te amar mais que ontem
Quero te desejar instantemente
Quero te sentir e dizer que te amo
Quero te beijar, sentir teu perfume,
Quero sentir o pulsar do teu coração
Embriagar-me no néctar do teu amor
Fazer-me feliz, fazer-te feliz,
Amarmos cada vez mais
Falar coisas do amor e amar
Amar como se fosse o último instante
Amar com frenesi, paixão e furor.
Respeitando-te, honrando-te, adorando-te,
Como é maravilhoso o anoitecer
Para poder dizer-te boa noite
Como é maravilhoso poder compartilhar
Nossos momentos de felicidade
Poder somar nossas alegrias e esperanças
Multiplicar nossos sonhos e realizações
Dividir nossos momentos de dificuldades e glórias
Poder subtrair tudo de mal em nossas vidas
E agradecer a Deus, por estar com você e poder te dizer,
Te amo!

 Do seu eterno namorado

Lyma Netto


domingo, 28 de agosto de 2016

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Lc 14,1.7-14


22º Domingo do Tempo Comum


Jesus entrou num sábado em casa de um fariseu notável, para uma refeição; eles o observavam. Observando também como os convivas escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes a seguinte parábola: "Quando fores convidado às bodas, não te sentes no primeiro lugar, pois pode ser que seja convidada outra pessoa de mais consideração do que tu, e, vindo o que te convidou, te diga: Cede o lugar a este. Terias então a confusão de dever ocupar o último lugar. Mas, quando fores convidado, vai tomar o último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, passa mais para cima. Então, serás honrado na presença de todos os convivas. Porque todo aquele que se exaltar será humilhado, e todo aquele que se humilhar será exaltado”.


Lectio Divina



Leitura: "Quando deres uma ceia, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. Serás feliz porque eles não têm com que te retribuir, mas ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos” (vv.13-14).

Meditação: Cristo nos convida a viver a gratuidade do serviço, a não esperar agradecimentos pelo trabalho realizado. Nosso auxílio ao próximo, portanto, deve ser gratuito, realizado por amor, porque acreditamos que naquela pessoa que socorremos está misteriosamente o próprio Cristo.

Oração: Dai-me a graça do desprendimento, a fim de que não fique esperando reconhecimento, mas que Deus aumente meu amor por ele.

Ação: Ajudarei os pobres que não me podem dar nada em troca a não ser a alegria da doação.

sábado, 27 de agosto de 2016

RECEITA DA SEMANA

Receita de Torta holandesa tradicional

Foto: Shutterstock
Ingredientes
  • 24 biscoitos Maizena
  • 12 biscoitos com cobertura de chocolate ao leite tipo "Calypso"
Creme
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 gemas peneiradas
  • 1 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 250g de creme de leite fresco
Cobertura
  • 200g de creme de leite
  • 300g de chocolate meio amargo picado
  • 1 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor
  • 2 colheres (sopa) de água
Modo de preparo
  • Forre o fundo de uma forma de aro removível de 22cm de diâmetro com metade do biscoito Maizena e as laterais com o biscoito "Calypso", com a parte do chocolate virado para fora.
  • Reserve.
  • Para o creme, em uma panela, misture o leite condensado, o leite, as gemas e leve ao fogo médio até engrossar.
  • Retire do fogo e adicione a gelatina misturada com a água, mexendo até dissolver completamente.
  • Deixe esfriar e reserve.
  • Na batedeira, bata o creme de leite fresco de acordo com as instruções da embalagem e misture ao creme reservado.
  • Leve ao congelador por 30 minutos ou até firmar.
  • Para o creme de chocolate, misture o creme de leite com o chocolate e leve ao microondas em potência alta por 2 minutos.
  • Retire do forno e misture com uma colher até incorporar.
  • Adicione a gelatina misturada com a água e mexa até dissolver completamente .
  • Reserve.
  • Despeje metade do creme na forma, cubra com a outra metade do biscoito Maizena e leve ao congelador por 2 horas.
  • Retire do congelador, espalhe o restante do creme por cima dos biscoitos e leve ao congelador por mais 20 minutos.
  • Espalhe a cobertura e leve novamente ao congelador por 40 minutos ou até firmar.
  • Desenforme e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.
Rendimento:12 porções

GIRO PELO BRASIL

Bruno Barreto integrará comissão de seleção de filme brasileiro indicado ao Oscar 2017

Bruno Barreto entra no lugar de Zenha
O cineasta Bruno Barreto entrou na comissão de seleção do filme representante do Brasil no Oscar 2017, em substituição a Guilherme Fiuza Zenha. A informação foi divulgada pelo Ministério da Cultura, nesta sexta-feira, 26. 

Segundo o Ministério, a nova indicação deve ser publicada no Diário Oficial da União, na próxima semana. Em seguida, o nome será encaminhado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para análise e aprovação.

O anúncio do resultado da seleção será realizado pela comissão no dia 12 de setembro próximo. Em nota, o Ministério reiterou ''sua confiança na Comissão de Seleção, bem como na isenção do processo de escolha''. 
Zenha alegou motivos pessoas para a saída do júri. A atriz Ingra Lyberato, que também pediu para sair, relatou pressões da "classe" para a decisão, conforme texto publicado no Facebook. 

A comissão é formada por nomes de reconhecida reputação e conhecimento técnico, que passaram pelo crivo da Academia. O Ministério destacou ainda que a seleção do filme representante ''será feita à margem de critérios de natureza política, sendo inócua a criação de ambiente de pressão ou constrangimento com vistas a favorecer ou prejudicar qualquer produção''.

Redação O POVO Online

GIRO INTERNACIONAL

Resultado de imagem para foto terremoto na italia

Itália: número de mortes sobe para 284 e autoridades participam de funeral

Autoridades italianas disseram que o número de mortos no terremoto de quarta-feira subiu para 284 pessoas, depois que equipes de resgate retiraram mais três pessoas dos escombros desde a noite de ontem.
Um terremoto de 6.2 de magnitude atingiu o centro da Itália na quarta-feira, destruindo várias cidades de montanha e ferindo centenas de pessoas.
Na manhã deste sábado, teve início um funeral de Estado na cidade de Ascoli Piceno para dezenas de vítimas. A missa era celebrada pelo bispo Dom Giovanni D'Ercole em um ginásio comunitário onde 35 caixões foram colocados. O bispo instou os enlutados, que choraram e se abraçaram, a encontrar coragem para reconstruir suas casas e comunidades.
O acesso às cidades afetadas pelo terremoto foi limitado devido à devastação, forçando autoridades a realizar os serviços fúnebres em outros lugares.
O presidente da Itália, Sergio Mattarella, e o premiê do país, Matteo Renzi, assistem ao funeral. Mais cedo, Mattarella chegou de helicóptero em Amatrice, uma cidade de colina que foi destruída pelo terremoto e que sofreu o maior número de mortes. Ele agradeceu aos trabalhadores humanitários que trabalhavam no local e em outras cidades atingidas desde as primeiras horas de quarta-feira em busca de sobreviventes.
O trabalho de busca e resgate tem sido dificultado por centenas de tremores secundários, que continuam a ocorrer na mesma área, deslocando os escombros e colocando em risco as equipes. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.

GRAVIDEZ PASSO A PASSO

8 semanas de gestação

8 semanas de gravidez

Seu bebê na 8ª semana de gravidez

Seu bebê tem o tamanho de uma framboesa. O pequeno que reside em você é aproximadamente do tamanho de uma bala, pesando cerca de 0,25 g e medindo entre 7 a 17 mm. Agora a forma do embrião é mais cúbica do que arredondada.
Nesta semana, as mãos e pés formam pequenos dedos com membranas. A cauda que seu pequeno exibe começa a desaparecer. 

Barriguinha em obras

À medida que os intestinos se formam, um laço central se move para o cordão umbilical, porque não há espaço suficiente para ele no abdômen. Mesmo nesta fase inicial, os intestinos estão transportando resíduos para fora do corpo. Um mês a partir de agora, quando não houver mais espaço na barriga do seu pequeno, os intestinos vão se mover para fora do cordão e de volta para o abdômen.

Sob tensão

Se você pudesse tocar o corpo do seu bebê, o veria reagir com uma sacudida. O desenvolvimento do sistema nervoso já está em comunicação com os músculos.

Sua gravidez na 8ª semana

Bom acompanhamento

Não importa se você escolheu um ginecologista-obstetra, um médico de família, uma enfermeira ou uma parteira, é importante que você esteja confortável com a filosofia e as práticas deles. As consultas são programadas geralmente para uma vez por mês até os dois últimos meses de gravidez, quando elas se tornarão mais frequentes até a chegada do bebê. Esses exames regulares lhe dão a oportunidade perfeita para fazer perguntas e expressar preocupações, por isso, venha preparada! 

Quando contar

Algumas mulheres contam imediatamente para amigos próximos e familiares sobre o futuro bebê. Outras optam por esperar até que o primeiro trimestre tenha passado, quando o risco de aborto é muito menor.

Você sabia?

Seu bebê está muito ocupado se desenvolvendo! O intestino dele está começando a se formar, pequenos dedos com membranas estão começando a se desenvolver e os olhos aparecem nas laterais da cabeça.

Dica rápida para a mamãe

Neste momento, você deve ter tido a primeira consulta pré-natal com o seu profissional de saúde. Se você estiver tendo, tente deixar uns biscoitos na cabeceira da cama para comer antes de se levantar, e tente fazer de cinco a seis pequenas refeições por dia, em vez de três grandes. Não se esqueça de ficar longe de alimentos gordurosos!

SAÚDE ATRAVÉS DAS FRUTAS

Cagaita

Frutas de A a Z - Cagaita
Frutas de A a Z – Cagaita
Nome científico: Eugenia dysenterica DC
Família botânica: Myrtaceae
Origem: Brasil – Cerrado
Características da planta: Árvore de porte médio que pode atingir de 3 a 4 m de altura, com ramos tortuosos. Folhas verdes, brilhantes e quando jovens verde-claras, chegando a ser ligeiramente translúcidas. Flores brancas e aromáticas.
Fruto: Globoso e achatado, de coloração amarelo-pálida, com I a 3 sementes brancas envoltas em polpa de coloração creme, de sabor acidulado.
Cultivo: Ocorre de maneira silvestre em regiões de cerrado.
A cagaita é uma fruta nativa brasileira, originária do Cerrado.
Sabe-se há muito tempo que os cerrados – que ocupam grande parte da região central do território brasileiro – apresentam alguns dos piores solos intertropicais conhecidos.
Parente da pitanga, do araçá e da uvaia, a cagaita é uma frutinha arredondada de cor amarela suave. De fina casca, tem um sabor ácido e é bastante suculenta, apresentando cerca de 90% de suco em seu interior.
Apesar de seu sabor agradável e de sua natureza refrescante, o povo da região dos cerrados sabe que, por um capricho da natureza, a cagaita é uma fruta que deve ser saboreada com moderação.
O fato é que, consumida em excesso, a cagaita provoca uma fermentação, estimuladora do funcionamento intestinal e causadora de uma espécie de mal-estar semelhante à embriaguez. Por outro lado, a infusão da folha e da casca da árvore tem efeito contrário, sendo muito utilizada pela medicina popular como antidiarreico.
Tabela Nutricional da Cagaita
Quantidade                100 gramas
Calorias                      30,0 kcal
Carboidratos             5,7 g
Proteína                     0,9g
Gordura total            0,4g
Fibra                           0,3g
Sódio                         2,9mg
Cálcio                         10,0mg
Fósforo                       30,0mg
Vitamina A                 44,3µg
Vitamina C                 40,4mg

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Mt 25,14-30 ou Lc 7,11-17


21ª Semana do Tempo Comum


"Muito tempo depois, o senhor daqueles servos voltou e pediu-lhes contas. O que recebeu cinco talentos aproximou-se e apresentou outros cinco: ‘Senhor’ – disse-lhe –, ‘confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei’. Disse-lhe seu senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor’. [...] Veio, por fim, o que recebeu só um talento: ‘Senhor, disse-lhe, sabia que és um homem duro, que colhes onde não semeaste e recolhes onde não espalhaste. Por isso, tive medo e fui esconder teu talento na terra. Eis aqui, toma o que te pertence’. Respondeu-lhe seu senhor: ‘Servo mau e preguiçoso! Sabias que colho onde não semeei e que recolho onde não espalhei”.



Resultado de imagem para imagens servo mau e preguiçoso
Comentário


Cada um de nós tem a própria característica e Cristo não privilegia quem tem cinco talentos em prejuízo de quem tem um só; antes, sabemos perfeitamente como ele está próximo dos últimos da terra. Na parábola a condenação severa de Jesus nos confrontos de quem recebeu um só talento está baseada no fato de que aquele homem se revelou preguiçoso. O empenho pelo Evangelho deve ser ativo, inteligente, apaixonado. A vida cristã é dinâmica, é um escutar e um colocar em prática.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

GIRO POLICIAL

Sete homens suspeitos de integrar uma organização criminosa foram presos com aproximadamente R$ 100 mil em armas de guerra, na madrugada desta quinta-feira, 25. O grupo articulava o apoio a uma fuga de dois detentos naPenitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, (Região Metropolitana de Fortaleza). A operação prendeu suspeitos no Grande Jangurrusu (Fortaleza), Maracanaú e Pacatuba

A investigação dos policiais do 30º DP (São Cristóvão) também aponta que os suspeitos montaram um esquema de roubo e adulteração de veículos. O dinheiro desse comércio ilegal financiava a compra de armas e as ações criminosas, conforme o titular do 30º DP, Márcio Gutierrez.  Os dois chefes da organização seriam resgatados. 

"A gente estava investigando o grupo especializado em receptação e clonagem de veículos e descobrimos um plano de resgate. O plano de resgate deveria ter sido concretizado na madrugada de ontem, mas conseguimos prender os integrantes da organização", afirma o delegado. 

 Os veículos roubados que custavam R$ 50 e 60 mil eram vendidos para receptadores por três a quatro mil reais. O receptador que comprava o carro era responsável pela adulteração, que consistia em uma remarcação do chassi com base em outro veículo, a criação de um clone. 

A Polícia encontrou placas de veículos do Mato Grosso e do Interior do Ceará. Três carros foram apreendidos.

 Armas 

 Conforme Márcio Gutierrez, o armamento apreendido custa aproximadamente R$ 100 mil no mercado negro, sendo um fuzilcalibre 556, que é uma arma de guerra utilizada por organizações criminosas e direcionada a ações de roubo a banco e ataque a carro-forte. Também foram apreendidas duas carabinas, de uso restrito, com calibres.40 e 9 milímetros. Três espingardas calibre 12 e uma pistola .40. 

O fuzil 556 custa uma média de R$ 50 mil e as carabinas R$ 20 mil cada uma. O armamento foi encontrado na casa de uma mulher em Maracanaú. 

 Resgate
 

Para o resgate dos presos, os criminosos alugaram uma casa a 800 metros da Penitenciária da Pacatuba. Parte do grupo foi preso nesta residência e o delegado afirma que as armas seriam levadas de Maracanaú à Pacatuba. 

"A maioria se negou a contribuir com a Polícia e negaram os crimes, mas temos elementos e provas contra eles. Já está caracterizada a Organização Criminosa e a divisão de tarefas. Um guardava os ilícitos, outros responsáveis por adquirir Capital com a venda dos carros e outro por dar aparência de legalidade, que era a adulteração dos carros. Outro era responsável pela logística, alugar a casa aonde iriam se esconder, era tudo bem dividido", diz Gutierrez. 

O delegado informou que os presos estavam cavando um túnel por onde iam fugir e teriam o apoio dos que estavam de fora. Segundo a Secretária da Justiça e Cidadania (Sejus), a identidade dos detentos não será divulgada. Os dois internos foram transferidos para outra unidade da Sejus. O órgão confirma que foi encontrado um começo de escavação na vivência em que os homens estavam. 

 Presos
  
Foram presos Paulo Leandro Oliveira, 40, conhecido como Coroa ou Paulinho, natural do Pará, que responde por roubo, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo, Iranildo Gurgel Coelho ,44, o "Chicão", que responde na Justiça a 15 procedimentos policiais por roubo, roubo com restrição de liberdade da vitima, tráfico de drogas e receptação e estava com um mandado de prisão em aberto.

Ismario Wanderson Fernandes da Silva ,27, o Maguim, que já possui três antecedentes criminais por tráfico de drogas, crime de trânsito e receptação, além de Ivon Rainer Moreira de Sousa, 20, o Veloster, Elaine Maria Frazao, 21, Jessica Maria Matias de Castro 24, e Lídia da Silva, 18, todos sem antecedentes criminais. 

Todos foram encaminhados ao 30º Distrito Policial, onde foi autuado em flagrante por integrar organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, adulteração de sinal identificado de veiculo automotor e receptação.

CHARGE DA SEMANA JORNAL O POVO



ESPORTE DE LUTO

Morre radialista, advogado e ex-dirigente do Ceará, Irazer Gadelha

O: PEDRO CHAVES/FEDERAÇÃO CEARENSE DE FUTEBOL
O advogado, radialista e ex-dirigente do Ceará, Irazer Gadelha, faleceu nesta quinta-feira, vítima de um infarto fulminante. Ele passou mal na sede da Federação Cearense de Futebol (FCF), foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu.

Além das funções citadas, Irazer Gadelha era jornalista, foi diretor do Ceará, apresentador da TVM e também trabalhou na FCF, entre outros cargos, na função de diretor administrativo. Nos últimos anos, vinha atuando como advogado de vários clubes cearenses em causas defendidas no Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Ceará (TJDF-CE). A Federação decretou luto por três dias e anunciou que será realizado minuto de silêncio nos jogos de Ceará e Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

CHARGE DA SEMANA-Jornal O Povo


By Clayton

GIRO ECONÔMICO

Após firmar acordo - em novembro de 2014 - e se tornar a primeira empresa âncora instalada no parque Científico e Tecnológico da Universidade de Fortaleza, o Intec Unifor, a mexicana Softtek já gerou cerca de 180 empregos diretos e capacitou mais de 1 mil profissionais de Tecnologia da Informação (TI) e estudantes da área na Cidade.
A Sofftek, especializada em TI, trabalha com execução de projetos adaptados para grandes organizações

A Sofftek, especializada em TI, trabalha com execução de projetos adaptados para grandes organizações

Marcos Brum, vice-presidente de Operações Brasil na Softtek, afirma que a empresa, especializada em TI, trabalha com execução de projetos adaptados para grandes organizações, como Leroy Merlin (de materiais de construção e decoração) e Yara Brasil (de agroquímicos).

Ele destaca que a parceria resultou da característica estratégica da empresa - que tem 30 escritórios espalhados pelo mundo - em capacitar pessoas e da existência de clientes “importantes” em Fortaleza, como a Aço Cearense e os grupos RM Infraestrutura e Aeris Energy.

“Nossa estratégia é ampliar a capacitação de profissionais na Cidade, visando fortalecer esses clientes e desenvolver alianças na execução de projetos”, afirma Marcos.

Como a Softtek atua em várias regiões do mundo, não há como mensurar precisamente o faturamento obtido desde a inserção da empresa no parque de Fortaleza.

Novos convênios
Haroldo Rodrigues Júnior, titular da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor (DPDI), conta que, além da Softtek, a instituição estuda firmar um acordo com as empresas Serttel, desenvolvedora de soluções para segurança e mobilidade urbana; Enel, grupo do qual a Coelce faz parte; e Transitar Engenharia. As empresas devem realizar, em conjunto, pesquisas de mobilidade elétrica. 

Nas próximas semanas, a empresa G4 Flex Business & Services também deve formalizar um convênio direto com a universidade.

“Já estamos avaliando salas, preparando o ambiente interno, o acesso à Internet. Falta apenas a assinatura formal do convênio dos contratos. E só uma questão de tempo”, confirma Geneflides Laureno, presidente da G4 Flex, que prefere não dar detalhes sobre a parceria, antes da formalização.

Presidente da Transitar engenharia - empresa especializada em consultoria e projetos de mobilidade, Janaílson Queiroz diz que o que atraiu a sua empresa à universidade foi a própria estrutura inerente aos parques tecnológicos, que concentram outras empresas em um mesmo espaço. “Se você precisa de uma empresa de hardware ou big date as empresas já estão juntas”.

Incentivos
Uma atratividade do Intec para as empresas foi a criação de um fundo de R$ 1 milhão pela Fundação Edson Queiroz. De acordo com o diretor do DPDI, o aporte inicial já captou quase R$ 5 milhões.

As empresas ainda puderam recorrer ao Fundo Tecnológico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES Funtec). “O fundo é o elemento básico para que uma ideia se transforme num negócio e a estimativa é que, para cada novo negócio que se atrai, se geram quatro outros negócios”, resume Haroldo.

Como forma de incentivo à criação de parques tecnológicos, a Prefeitura diminui a alíquota de tributos, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) das empresas instaladas no ambiente do parque.

1 MIL
METROS quadrados é o que o Intec pretende ocupar até junho de 2017