Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

GIRO INTERNACIONAL


Amantes, enfermeira e médico são presos pela morte de pacientes na Itália
  • Reprodução
    O médico Leonardo Cazzaniga e a enfermeira Laura Taroni em foto divulgada pela imprensa italiana
    O médico Leonardo Cazzaniga e a enfermeira Laura Taroni em foto divulgada pela imprensa italiana
Um médico e uma enfermeira que mantinham um relacionamento amoroso foram presos sob a acusação de matar quatro pacientes e o marido da mulher com injeções em um hospital da cidade de Saronno, no norte da Itália.
A imprensa italiana traz nesta quarta-feira (30) detalhes e transcrições das escutas telefônicas que levaram à prisão do anestesista Lorenzo Cazzaniga, de 60 anos, e de Laura Taroni, de 40. Em uma delas, a mulher pergunta ao amante se é necessário matar também os próprios filhos, de 8 e 11 anos, mas o médico desencoraja: "Não, as crianças não".
Segundo as investigações, que tiveram como foco os anos de 2012 e 2013, o anestesista induziu a morte de quatro idosos internados no hospital com injeções intravenosas de doses de remédios superiores às prescritas. A investigação também analisou a morte do marido de Laura, Massimo Guerra, aos 46 anos.
Nas conversas interceptadas, os amantes conversavam sobre o que fizeram e debatem se seriam acusados de homicídio doloso (com intenção de matar) ou o que fizeram poderia ser considerado eutanásia.
"Eutanásia é outra coisa (...) o que você fez foi fornecer uma mistura de medicamentos para que eles não conseguissem nem respirar", diz a enfermeira, de acordo com os jornais italianos.
Segundo a imprensa, Laura envenenou por anos seu marido para que ele enfraquecesse. Depois, ela o convenceu que ele tinha diabetes com a ajuda de Cazzaniga, que falsificou os exames de sangue. Acredita-se que o marido morreu em junho de 2013 devido a um aumento paulatino das doses de insulina que ela aplicava.
A investigação, no entanto, não está encerrada. De acordo com os jornais, o processo poderia se prolongar já que existem suspeitas sobre outras mortes, como o da mãe e o do sogro da enfermeira.
Nas conversas, os dois falam da necessidade de que os corpos fossem cremados para não deixar provas.
Apesar de se esforçarem para despistar, por vezes, o médico deixou escapar que se sentia como "o anjo da morte" e uma testemunha revelou que ouviu Cazzaniga dizer que ele abriria suas "asas de anjo da morte" com um determinado paciente.
Fonte:Bol

terça-feira, 29 de novembro de 2016

SAÚDE ATRAVÉS DAS FRUTAS

Cupuaçu

Frutas de A a Z - Cupuaçu
Frutas de A a Z – Cupuaçu
Nome científico: Theobroma grandifloru
Fruto cilíndrico com mais ou menos 20 cm de comprimento por 13 cm de diâmetro, arredondado nas extremidades. Casca dura de cor marrom-escura. Dentro cerca de 50 sementes graúdas recobertas inteiramente por massa branca, bastante espessa, de perfume forte e agradável e delicioso sabor agridoce.
Dele se faz refresco – também conhecido no Pará como “vinho de cupuaçu” -, sorvetes, geléias, pudins, tortas, cremes, bolos, licores, compotas, recheios, mouses e inúmeros outros doces.
É rica em ferro, fósforo, proteína, vitamina C, B, B1, B2, B5, taninos e fibras. O cupuaçu, fruto da família do cacau, é originário da Amazônia brasileira, sendo muito popular no Pará e na Amazônia. O cupuaçu contém vitaminas, minerais e pectina, uma fibra solúvel que ajuda a manter bons níveis de colesterol. As variedades conhecidas agrupam-se de acordo com o formato dos frutos: cupuaçu- redondo (fruto com extremidades arredondadas); cupuaçu- mamorana (fruto com as extremidades alongadas); cupuaçu-mamau (caracteriza-se por não apresentar sementes). A árvore, conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu atinge uma média de 10 a 15 m de altura. As folhas são longas, medindo até 60 cm de comprimento. As flores são grandes, de cor vermelho-escura, com características peculiares: são as maiores do gênero, não crescem grudadas no tronco, mas sim nos galhos.
Tabela Nutricional do Cupuaçu
Quantidade                                  100 gramas
Água                                                   86,2%
Calorias                                              49Kcal
Proteína                                             1,2g
Carboidratos                                     0,4g
Fibra Alimentar                                 3,1g
Colesterol                                          n/a
Lipídios                                              1,0g
Ácido Graxo Saturado                     0,4g
Ácido Graxo Mono insaturado      0,2g
Ácido Graxo Poli insaturado           0,1g
Cálcio                                                 13mg
Fósforo                                               21mg
Ferro                                                  0,5mg
Potássio                                             331mg
Sódio                                                  3mg
Vitamina B1                                       0,37mg
Vitamina B2                                       0,04mg
Vitamina B6                                       0,07mg
Vitamina B3                                       4,34mg
Vitamina C                                         24,5mg

SANTO DO DIA

São Francisco Antônio Fasani, verdadeiro amigo do seu povo, foi para todos irmão e pai

Resultado de imagem para IMAGEM DE SANTO ANTONIO FASANI
O santo de hoje nasceu em Lucera (Itália), a 6 de agosto de 1681, e lá morreu a 29 de novembro de 1742. Foi beatificado no dia 15 de abril de 1951 e canonizado a 13 de abril de 1986 pelo Papa João Paulo II. Fez os estudos no convento dos Frades Menores Conventuais. Sentindo o chamamento divino, ingressou no noviciado da mesma Ordem. Fez a profissão em 1696 e a 19 de setembro de 1705 recebeu a Ordenação Sacerdotal. Doutorou-se em Teologia e tornou-se exímio pregador e diretor de almas. Exerceu os cargos de Superior do convento de Lucera e de Ministro Provincial.
“Ele fez do amor, que nos foi ensinado por Cristo, o parâmetro fundamental da sua existência. O critério basilar do seu pensamento e da sua ação. O vértice supremo das suas aspirações”, afirmou o Papa João Paulo II a respeito de São Fasani.
São Fasani apresenta-se-nos de modo especial como modelo perfeito de Sacerdote e Pastor de almas. Por mais de 35 anos, no início do século XVIII, São Francisco Fasani dedicou-se, em Lucera, e também nos territórios ao redor, às mais diversificadas formas de ministério e do apostolado sacerdotal.
Verdadeiro amigo do seu povo, ele foi para todos irmão e pai, eminente mestre de vida, por todos procurado como conselheiro iluminado e prudente, guia sábio e seguro nos caminhos do Espírito, defensor dos humildes e dos pobres. Disto é testemunho o reverente e afetuoso título com que o saudaram os seus contemporâneos e que ainda hoje é familiar ao povo de Lucera: ele, outrora como hoje, é sempre para eles o “Pai Mestre”.
Como Religioso, foi um verdadeiro “ministro” no sentido franciscano, ou seja, o servo de todos os frades: caridoso e compreensivo, mas santamente exigente quanto à observância da Regra, e de modo particular em relação à prática da pobreza, dando ele mesmo incensurável exemplo de regular observância e de austeridade de vida.
São Francisco Antônio Fasani, rogai por nós!

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Lc 10,21-24


1a Semana do Advento

Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: "Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. E voltou-se para os seus discípulos e disse: "Ditosos os olhos que veem o que vós vedes, pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram”.
Resultado de imagem para imagens  Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. E voltou-se para os seus



Comentário


Os "pequenos” – declara Jesus nesta sua oração dirigida ao Pai – recebem dois grandes dons. De um lado, é destinada a eles a revelação do mistério íntimo de Deus, participando da profunda e total esperança feita por Cristo que vive eternamente. Por outro lado, eles recebem a capacidade de uma vida pura, que lhes permite perceber nas obras de Jesus os sinais luminosos da salvação. Mas, para obter estes dois dons divinos, é necessária a "infância” espiritual, ou seja, é preciso chegar àquela confiança límpida e total que só a criança tem quando confia sem reservas a sua segurança à mão firme do pai.

LUTO NO ESPORTE

Avião da Chapecoense com 81 pessoas sofre acidente na Colômbia; pelo menos cinco pessoas sobreviveram e prefeito de Medellín fala em 25 mortos


A defesa civil de Medellín, na Colômbia, confirmou que o avião da empresa LAMIA Airlines, de matrícula CP2933, que transportava jogadores, comissão técnica e convidados da Chapecoense para a cidade, além de 21 jornalistas, sofreu um acidente cinco minutos antes do pouso no aeroporto José Maria Córdoba, às 22h15, no horário da Colômbia, 1h15, horário de Brasília já desta terça-feira. O time, sensação da temporada brasileira pela sua boa campanha com poucos recursos financeiros em comparação com os grandes clubes do país, faria o primeiro jogo da final da Copa Sulamericana contra o Atlético de Medellin, na quarta-feira.
As autoridades não conseguem confirmar exatamente quantas pessoas morreram e quantas sobreviveram entre as 81 que estavam no avião, mas pelo menos cinco passageiros sobreviveram, entre eles três jogadores da equipe. De acordo com o prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez Zuluaga, também são 25 mortes.
Segundo a Rádio Caracol, primeiro jogador da Chapecoense a ser resgatado com vida foi o lateral-esquerdo Alan Ruschel, que já está no hospital. Atleta estaria com fratura no quadril e um corte na cabeça, porém chegou consciente. Bombeiro que chegou na ambulância com o jogador afirmou que têm muitos sobreviventes no local. Pouco tempo depois, o goleiro Danilo também chegou no local com vida e ligou para esposa para tranquilizar a família.
Uma comissária de bordo e Follmann, goleiro reserva, também resistiram à queda do avião. Bombeiros seguiram no local, mas devido a chuva que caiu na noite anterior, local estava com muita lama. Cerca de 150 pessoas trabalham por lá. Três hospitais próximos estavam recebendo os feridos.
Alguns jogadores da Chapecoense não estavam com a delegação porque não estavam sendo aproveitados pelo técnico Caio Junior: Neném, Demerson, Marcelo Boeck, Andrei, Hyoran, Martinuccio, Nivaldo e Rafael Lima.
No início da madrugada, a aeronave com 72 passageiros ( incluindo 20 jogadores da equipe) e 9 tripulantes perdeu contato com a torre de transmissão do aeroporto e sofreu um acidente na região de Rio Negro. Pouco antes de chegar ao aeroporto, o avião perdeu a comunicação com a torre de controle. De acordo com o aeroporto falhas elétricas foram as causas do acidente. Chovia muito no momento do acidente.
A delegação da Chapecoense saiu do Aeroporto de Guarulhos nesta segunda à tarde. O voo fez escala em Santa Cruz de la Sierra e depois partiu para a Colômbia, onde o time tinha a primeira partida da final contra o Atlético Nacional, nesta quarta-feira. A equipe de reportagem do canal Fox Sports e do site Globoesporte.com também viajavam com o elenco da Chape. Ao todo, 21 jornalistas brasileiros estavam no avião.
De acordo com as autoridades, o local é montanhoso e, devido às condições climáticas, só é possível chegar por via terrestre e mesmo assim com muitas dificuldades. O prefeito de Antioquia, região próxima, pediu ajuda  aos locais que tenham caminhonetes 4×4 para chegar ao terreno do acidente. Os helicópteros tiveram de deixar o local por conta das condições adversas do tempo.
Como já era de se esperar, a CONMEBOL cancelou a partida, que aconteceria na noite desta quarta-feira, no Estádio Atanasio Girardot e suspendeu todas as atividades comandadas pela entidade. Através das redes sociais, Atlético Nacional, Santos, Sport, Flamengo e outras equipes prestavam solidariedade aos clube catarinense.

No início da manhã desta terça-feira, o vice-presidente Ivan Tozzo soltou uma nota oficial no facebook do clube, dizendo que só vai se pronunciar quando autoridades tiverem notícias concretas.
(Com Lancenet)
6

domingo, 27 de novembro de 2016

GIRO ESPORTIVO

Palmeiras bate a Chape, é campeão brasileiro e acaba com jejum de 22 anos

Resultado de imagem para imagem palmeiras campeão 2016


A longa e interminável espera acabou. Depois de 22 anos de jejum, o palmeirense repete o grito de campeão no Campeonato Brasileiro. Assim, uma geração inteira de torcedores, enfim, sente o prazer de ver o clube alcançar a glória na competição mais importante do futebol nacional. A taça virou realidade neste domingo, com a vitória sobre a Chapecoense em casa por 1 a 0, com gol de Fabiano ainda no primeiro tempo.
Desta maneira, os líderes nem precisaram prestar atenção no jogo do rival Santos no Rio de Janeiro. Único adversário que podia impedir o título antecipado do Palmeiras, o rival paulista sofreu gol logo no começo da partida e nem sequer ameaçou a festa alviverde. O campeão, que matematicamente precisava apenas de um empate, somou mais uma vitória e chegou aos 77 pontos – absoluto e agora inalcançável na tabela de classificação.
Não poderia ser fácil. Em uma temporada difícil, com vexames no Paulista – a goleada sofrida pelo Água Santa ainda arrepia os mais pessimistas –, o Palmeiras se reabilitou como um verdadeiro campeão. Cuca consolidou uma base no Brasileiro e tornou "cascudo" um jovem elenco. Mesmo nas derrotas, o agora campeão não se perdia.
Nem mesmo o fantasma de 2009, quando o título da Série A escapou na reta final, abalou o elenco. A ansiedade, tão abordada nas últimas semanas, ficou para o último plano. Duas décadas depois, o Palmeiras volta a ser vencedor e recupera a reputação de "maior campeão nacional".
O título passa por um trabalho em conjunto. Cuca profetizou antes do início do Brasileiro qual seria o destino do clube na Série A. As palavras inspiraram o grupo, que desde o início da competição figurou nas primeiras colocações, um concorrente seguro.
A regularidade marcou este Palmeiras de Jaílson, Dudu, Gabriel Jesus e companhia. Mesmo quando não encantou e sofreu, o resultado veio. Torna-se inquestionável, portanto, qualquer deliberação em relação ao título. O Brasileiro de 2016 está nas mãos daqueles que mais correram, mais procuraram e mais mereceram.
A vitória deste domingo contra a Chapecoense consolidou o nono título na elite do futebol do país, o 13º a nível nacional – além dos nove Brasileiros, o Palmeiras carrega em sua história mais três Copas do Brasil e a Copa dos Campeões de 2000. Ninguém venceu tanto em ambiente doméstico quanto o "Alviverde imponente".

Gol do Fla é "esquenta" de festa palmeirense

O peruano Paolo Guerrero colocou o time carioca em vantagem sobre o Santos no Maracanã, logo no começo de jogo, em resultado que já aliava a missão palmeirense em São Paulo. O anúncio do resultado adverso dos santistas no Rio provocou reação de contentamento no Allianz Parque, mesmo com o placar ainda apontando 0 a 0. Era um prenúncio de uma tarde de alegria.

Lateral ex-Chapecoense decide no Allianz Parque

Coube a um ex-jogador da Chapecoense fazer explodir o estádio palmeirense. Aos 25 minutos, depois de uma jogada em cobrança de falta, o time da casa chegou à área adversária trocando passes pelo chão. Mesmo de costas, o lateral Fabiano conseguiu concluir por cobertura. A bola passou por cima do goleiro Danilo e acabou nas redes. Era o Palmeiras na frente, 1 a 0. A festa estava deflagrada nas arquibancadas.

Recorde de público na arena

A histórica conquista palmeirense foi marcada pelo recorde de público do novo estádio do clube. Foram 40.986 pagantes para a partida deste domingo em São

EM TEMPO

Água em falta. Cagece estuda bandeira tarifária para consumo

O açude Gavião abastece a RMF. Está em 81,53% de volume

 


A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) estuda aplicar bandeira tarifária para o consumo de água quando o Estado tiver reúso dos efluentes do esgoto de Fortaleza e de dessalinização do mar. Os projetos e a criação da bandeira têm previsão para 2018, pois a viabilidade econômica e a burocracia de licenciamento e construção são empecilhos.

Essa é uma das possibilidades para tratar o problema crônico da falta d’água no Estado. Em termos de reúso, há projeto piloto. “São efluentes que são lançados no rio Pacoti a serem usados para a área verde do Aquiraz Riviera. No curto prazo, para Fortaleza, Francisco Teixeira, secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, diz que já conseguiu reduzir o abastecimento da Cidade, que era de 9,3 m³/s para 8,1 m³/s. “Há dias em que se conseguiu reduzir em 1,2 m³/s a oferta de água para a Capital”, explica.

Para haver reúso de água, Cláudia Caixeta, gerente de mercado da Cagece, diz que o empresário ou a população não vai querer trocar uma água que custa hoje R$ 0,90 por metro cúbico (m³) por uma que vai sair no mínimo R$ 3,50 o m³ no caso do reúso.

Para tirar o sal da água, além de parceria público-privada (PPP), no qual o projeto é de cerca de R$ 700 milhões para tratar um m³/s, a água sai pelo valor de no mínimo R$ 4 o m³. “Estamos buscando como conseguir viabilizar essas tecnologias”, diz.

Duas formas de viabilizar são diluir essa conta com clientes da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) ou aplicar bandeira tarifária no consumo de água. No setor energético, há as bandeiras verde, amarela e vermelha, que indicam se a energia custa mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade no mês.

A sobretaxa seria de acordo com a adição de água tratada do esgoto ou mar à rede da Cagece ou da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) do Governo do Estado, que fornece água para as indústrias. A água de reúso seria para irrigação, ou água de banheiro das indústrias, e a dessalinização para consumo humano.

Teixeira diz que, em relação ao reúso, a modelagem que a Cagece fez para o projeto está na Procuradoria Geral do Estado (PGE). “O projeto será por meio de sociedade de propósito específico (SPE). O estudo de viabilidade já foi desenvolvido para o reúso. Agora é avançar para tratar o esgoto de Fortaleza”.

A dessalinização seria realizada ou no mar do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, ou do Mucuripe, em Fortaleza. “A ideia é que a gente encontre o menor preço possível. Temos preços que variam de US$ 0,60 a US$ 1 o m³.
 DICIONÁRIO
Uma sociedade de propósito específico (SPE), é uma sociedade empresária cuja atividade é bastante restrita, podendo em alguns casos ter prazo de existência determinado, normalmente utilizada para isolar o risco financeiro da atividade desenvolvida.

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

1o DOMINGO DO ADVENTO


"Assim como foi nos tempos de Noé, assim acontecerá na vinda do Filho do Homem. Nos dias que precederam o dilúvio, comiam, bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. E os homens de
nada sabiam, até o momento em que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim será também na volta do Filho do Homem. Dois homens estarão no campo: um será tomado, o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no mesmo moinho: uma será tomada e a outra será deixada. Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor. Sabei que se o pai de família soubesse em que hora da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai também vós preparados porque o Filho do Homem virá numa hora em que menos pensardes”.


Lectio Divina


Leitura: "Por isso, estai também vós preparados porque o Filho do Homem virá numa hora em que menos pensardes”(v.44).

Meditação: Jesus se aproxima de nós nas pessoas que encontramos. Umas se aproximam com alegria, amizade, mas outras têm ódio no coração e por isso suas atitudes são de violência, agressividade, e ofensa. A sabedoria do Evangelho nos pede para estarmos preparados para a chegada de Jesus misteriosamente presente em todas elas, conforme suas palavras no Evangelho. (Cf. Mt 25,31-46).

Oração: Fazei, meu Jesus, que eu trate com serenidade, compreensão e paz aqueles que por vários motivos se encontram comigo.

Ação: Manterei a calma e acolherei meu Jesus, presente em todas as pessoas.

SANTO DO DIA

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Em uma tarde de sábado, no dia 27 de novembro de 1830, na capela das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Santa Catarina Labouré teve uma visão de Nossa Senhora. A Virgem Santíssima estava de pé sobre um globo, segurando com as duas mãos outro globo menor, sobre o qual aparecia uma cruzinha de ouro. Dos dedos das suas mãos, que de repente encheram-se de anéis com pedras preciosas, partiam raios luminosos em todas as direções e, num gesto de súplica, Nossa Senhora oferecia o globo ao Senhor.    

Santa Catarina Labouré relatou assim sua visão: "A Virgem Santíssima baixou para mim os olhos e me disse no íntimo de meu coração: 'Este globo que vês representa o mundo inteiro (...) e cada pessoa em particular. Eis o símbolo das graças que derramo sobre as pessoas que as pedem. ' Desapareceu, então, o globo que tinha nas mãos e, como se estas não pudessem já com o peso das graças, inclinaram-se para a terra em atitude amorosa. ...Formou-se em volta da Santíssima Virgem um quadro oval, no qual em letras de ouro se liam estas palavras que cercavam a mesma Senhora: Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Ouvi, então, uma voz que me dizia: 'Faça cunhar uma medalha por este modelo; todas as pessoas que a trouxerem receberão grandes graças, sobretudo se a trouxerem no pescoço; as graças serão abundantes, especialmente para aqueles que a usarem com confiança. ' “Nossa Senhora da Medalha Milagrosa é a mesma Nossa Senhora das Graças", por ter Santa Catarina Labouré ouvido, no princípio da visão, as palavras: "Estes raios são o símbolo das Graças que Maria Santíssima alcança para os homens."
Nossa Senhora das Graças, rogai por nós

sábado, 26 de novembro de 2016

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Lc 21,34-36


34ª Semana do Tempo Comum


"Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso. Como um laço cairá sobre aqueles que habitam a face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos esses males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem”.

Resultado de imagem para imagens velai sobre vós mesmos, para que vossos corações não se tornem pesados



Comentário


A rede do vício e a teia das preocupações exteriores podem estrangular a respiração da alma e, portanto, asfixiar a mente a ponto de ser envolvidas pelo sono interior. A exortação de Jesus é semelhante a um golpe de espada que tira aquelas redes e constrange os fiéis de Cristo a estar vigilantes, acordados e atentos de modo a permanecer prontos a todo momento a acolher aquele "dia”. Na linguagem profética, o "dia do Senhor” é a representação do juízo divino, que irrompe na história humana, muito frequentemente distraída e superficial, e lhe condena o mal. Para realizar aquele juízo ali estará o Filho do homem, isto é o próprio Cristo, e é a ele que nós devemos prestar contas.

SANTO DO DIA

São Leonardo de Porto Maurício, encontrou cedo sua vocação ao Sacerdócio e renunciou a si mesmo

Resultado de imagem para imagens são leonardo de porto maurício
Lembramos hoje a santidade do sacerdote que, pela sua vida e missão, mereceu ser constituído pelo Papa Pio XI, como Patrono dos sacerdotes que, em qualquer parte da terra, se consagram às missões populares católicas.
São Leonardo, o grande missionário do século XVIII, como lhe chamou Santo Afonso Maria de Ligório, nasceu em Porto Maurício, perto de Gênova, Itália, a 20 de dezembro de 1676. Aconteceu que Leonardo perdeu muito cedo sua mãe, tendo sido criado e educado pelo seu tio. Encontrou cedo sua vocação ao Sacerdócio, por isso, ao renunciar a si mesmo, foi para Roma formar-se no Colégio da Companhia de Jesus. Por causa da sua inocência e sólida virtude, conquistou a simpatia e a alta consideração de seus superiores, que nele viam outro angélico Luís Gonzaga. Entrou para a Ordem Franciscana, no Convento de São Boaventura, e com 26 anos já era Padre.
Começou a vivenciar toda a riqueza do Evangelho e a radicalidade típica dos imitadores de Francisco, por isso ocupou posições cada vez maiores no serviço à Ordem, à Igreja e para com todos. Devoto da Virgem Maria, que lhe salvou a vida num tempo de incurável doença (tuberculose), São Leonardo de Porto Maurício era devotíssimo do Sagrado Coração de Jesus na forma da adoração ao Jesus Eucarístico.
Foi, no século XVIII, o grande apóstolo do santo exercício da Via-Sacra. Era um grande amante da pobreza radical e franciscana. Toda a vida, penitências e orações de São Leonardo convergiam para a salvação das almas. Era tal a unção, a caridade ardente e o entusiasmo que repassava em suas pregações, que o célebre orador Bapherini, encanecido já no exercício da palavra, sendo enviado por Clemente XII a ouvir os sermões de Leonardo para depois o informar a este respeito, desempenhou-se da sua missão dizendo “que nunca ouvira pregador mais arrebatador, que o efeito de seus discursos era irresistível, que ele próprio não pudera reter as lágrimas”. São Leonardo era digno sucessor de Santo Antônio de Lisboa, de São Bernardino de Sena e de São João Capistrano.
O próprio Pontífice Bento XIV quis ouvir o famoso missionário, e para isso chamou-o a Roma, em 1749, a fim de preparar os fiéis para o Ano Santo. Depois de derramar-se por Deus e pelos outros, São Leonardo de Porto Maurício, não se tornou mártir, como tão desejava, mas deu toda sua vida no dia-a-dia até adoecer e entrar no Céu a 26 de novembro de 1751, no Convento de São Boaventura, em Roma, onde, 54 anos antes, se consagrara ao Senhor sob o burel de São Francisco. Não se limitou apenas à pregação o ilustre missionário de Porto Maurício; deixou também vasta coleção de escritos, publicados a princípio isoladamente, e reunidos depois numa grande edição, que prolonga no futuro a sua prodigiosa ação missionária, não apenas dentro das fronteiras da Itália, mas cujo âmbito é todo o mundo civilizado, pelas traduções feitas em quase todas as línguas cultas. Estes escritos constituem, em geral, um rico tesouro de verdades ascéticas e ensinamentos morais e homiléticos.
São Leonardo de Porto Maurício, rogai por nós!

RECEITA DA SEMANA

Batida Refrescante

Resultado de imagem para imagens batida refrescante de cacau

Ingredientes: 
  • lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • a mesma medida da lata, de vodka
  • 100ml de licor de cacau
  • 4 bombons sonho de valsa preto
  • 3 colheres de chocolate em pó
  • 6 balas de halls preto

Modo de Preparo: 
  • bata todos os ingrediente no liquidificador até ficar bem cremoso e sem pedaços de bombom.

GIRO INTERNACIONAL

Fidel Castro: personalidade excepcional, complexa e esmagadora
Lenda da esquerda latino-americana, Fidel Castro, morreu no fim da noite de sexta-feira (25), informou seu irmão e atual presidente de Cuba, Raúl Castro.
Fidel, revolucionário histórico e símbolo da resistência da esquerda
Leia mais em: http://zip.net/bytx1k

Fidel foi o líder histórico da revolução cubana, que, mais de cinco décadas depois de seu triunfo, sobrevive como um dos últimos regimes comunistas do mundo.

Único nome ainda vivo dos grandes protagonistas da Guerra Fria, Fidel encarnou o símbolo do desafio a Washington: o guerrilheiro de barba e uniforme verde oliva, que fez uma revolução socialista, marxista-leninista, a apenas 150 km do litoral dos Estados Unidos.

Fidel governou por 49 anos a ilha, mas continuou sendo o líder máximo e guia ideológico da revolução mesmo quando, doente, delegou o poder a seu irmão Raúl, cinco anos mais velho, em 31 de julho de 2006.

No dia 1 de janeiro de 1959, Fidel Castro, à frente do em exército de "barbudos", derrotou o ditador Fulgêncio Batista, após 25 meses de luta nas montanhas de Sierra Maestra. Este dia foi o começo de um pesadelo para Washington e uma era de polarização na América Latina.

Em seu comando, Cuba participou do momento mais quente da Guerra Fria, converteu-se em santuário da esquerda, inspiração e sustentação de grupos armados que enfrentaram regimes de direita e sangrentas ditaduras, na época financiadas pelos Estados Unidos em seu afã de frear o avanço do comunismo.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

EM TEMPO

Túnel da Padre Antônio Tomás sob a Via Expressa tem tráfego liberado

Desde a última terça-feira, 22, o túnel da avenida Padre Antônio Tomás sob a Via Expressa está livre para o tráfego. Duas faixas por sentido foram liberadas e, segundo a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), a obra ainda recebe acabamentos, como serviços de pintura, plantio de árvores, conclusão de calçadas, sinalização, entre outros.
Por causa destes reparos finais, a Seinf alerta que ainda pode haver estreitamentos parciais e pontuais nas pistas. Portanto, motoristas precisam redobrar a atenção. A expectativa é que a entrega oficial da obra seja realizada até a próxima semana.

Com a estrutura, será eliminado o semáforo no cruzamento, o que, conforme a Prefeitura, proporcionará mais fluidez ao trânsito e redução no tempo de deslocamento de transportes coletivos, por viabilizar o corredor que liga os terminais do Papicu e da Parangaba.

Desde a liberação do túnel, a passagem de nível da avenida Padre Antônio Tomás, no sentido oeste-leste (Centro/Cidade 2000), será definitivamente bloqueada.

ENTRETEDIMENTO

Dragão do Mar.
Resultado de imagem para imagens mc marechalResultado de imagem para imagens raelImagem relacionada
A Praça Verde do Dragão do Mar será palco para o encontro de três nomes do rap nacional. MC Marechal, que integrou o extinto grupo Quinto Andar em 1999, abre a programação, que segue com Rael com seu show intitulado Diversoficando. Pela primeira vez na Cidade com o show Ainda Há Tempo, Criolo será a atração principal. Nos intervalos, o DJ Flip Jay e grupo Periferia em Cena.

Criolo, Rael e MC Marechal. Quando: amanhã, 26, a partir das 19h. Onde: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). Quanto: R$ 60 (inteira), R$ 30 (meia) / R$ 30 (meia-entrada solidária + 1kg de alimento não perecível). Vendas antecipadas: lojas Zefirelli (shopping Aldeota e North Shopping Jóquei), bilheteria do local e site
www.ingressando.com.br Classificação: 16 anos. Telefone: 3488 8600

Bell Marques agita pré-réveillon em Fortaleza

Resultado de imagem para imagens bell marques
O cantor Bell Marques comandará o pré-réveillon em Fortaleza. A festa antecede a chegada de 2017 com um dos blocos mais agitados do Fortal, o Siriguella. Seguindo a tradição, o anfitrião da noite promete energia que animará os foliões presentes. 

Intitulado de "Flores 2016", o evento acontece no dia 30 de dezembro no Terminal Marítimo de Passageiros. Os ingressos já estão à venda nas lojas Social Tickets, Siriguella e Zefirelli. 

Serviço

Flores 2016

Quando: dia 30 de dezembro
Onde: Terminal Marítimo de Fortaleza (Av. Vicente de Castro – Mucuripe)
Ponto de vendas: Loja do Siriguella/ Loja Social Tickets (RioMar Shopping) / Lojas Zefirelli (RioMar Kennedy e Shopping Parangaba) e pelo site www.ticmix.com.br
Quanto: de R$ 100 até R$ 220 
Informações: (85) 3261-0783/ (85) 3264.4812 
Redação O POVO Online

CHARGE DA SEMANA - JORNAL O POVO


Charge Clayton 

SANTO DO DIA -

Santa Catarina de Alexandria

Neste dia lembramos a vida desta santa que é inspiradora e protetora de um Estado brasileiro: Santa Catarina

Resultado de imagem para imagem santa catarina de alexandria
Nascida em Alexandria, recebeu uma ótima formação cristã. É uma das mais célebres mártires dos primeiros séculos, um dos Santos Auxiliadores. O pai, diz a lenda, era Costes, rei de Alexandria. Ela própria era, aos 17 anos, a mais bonita e a mais sábia das jovens de todo o império; esta sabedoria levou-a a ser muitas vezes invocada pelos estudantes. Anunciou que desejava casar-se, contanto que fosse com um príncipe tão belo e tão sábio como ela. Esta segunda condição embargou que se apresentasse qualquer pretendente.
“Será a Virgem Maria que te procurará o noivo sonhado”, disse-lhe o ermitão Ananias, que tinha revelações. Maria aparece, de fato, a Catarina na noite seguinte, trazendo o Menino Jesus pela mão. “Gostas tu d’Ele?”, perguntou Maria. -“Oh, sim”. -“E tu, Jesus, gostas dela?” -“Não gosto, é muito feia”. Catarina foi logo ter com Ananias: “Ele acha que sou feia”, disse chorando. -“Não é o teu corpo, é a tua alma orgulhosa que Lhe desagrada”, respondeu o eremita. Este instruiu-a sobre as verdades da fé, batizou-a e tornou-a humilde; depois disto, tendo-a Jesus encontrado bela, a Virgem Santíssima meteu aos dois o anel no dedo; foi isto que se ficou chamando desde então o “casamento místico de Santa Catarina”.
Ansiosa de ir ter com o seu Esposo celestial, Catarina ficou pensando unicamente no martírio. Conta-se que ela apresentou-se em nome de Deus, diante do perseguidor, imperador Maxêncio, a fim de repreendê-lo por perseguir aos cristãos e demonstrar a irracionalidade e inutilidade da religião pagã. Santa Catarina, conduzida pelo Espírito Santo e com sabedoria, conseguiu demonstrar a beleza do seguimento de Jesus na sua Igreja. Incapaz de lhe responder, Maxêncio reuniu para a confundir os 50 melhores filósofos da província que, além de se contradizerem, curvaram-se para a Verdade e converteram-se ao Cristianismo, isto tudo para a infelicidade do terrível imperador.
Maxêncio mandou os filósofos serem queimados vivos, assim como à sua mulher Augusta, ao ajudante de campo Porfírio e a duzendos oficiais que, depois de ouvirem Catarina, tinham-se proclamado cristãos. Após a morte destes, Santa Catarina foi provada na dor e aprovada por Deus no martírio, tendo sido sacrificada numa máquina com quatro rodas, armadas de pontas e de serras. Isto aconteceu por volta do ano 305. O seu culto parece ter irradiado do Monte Sinai; a festa foi incluída no calendário pelo Papa João XXII (1316-1334).
Santa Catarina de Alexandria, rogai por nós!

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Lc 21,29-33



34ª Semana do Tempo Comum


Acrescentou ainda esta comparação: "Olhai para a figueira e para as demais árvores. Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão. Assim também, quando virdes que vão sucedendo essas coisas, sabereis que está perto o Reino de Deus. Em verdade vos declaro: não passará esta geração sem que tudo isso se cumpra. Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”.


Resultado de imagem para imagens Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”.

Comentário

O Evangelho de hoje nos oferece a terna imagem da figueira que está se cobrindo de brotos. Tal fenômeno natural torna-se, aos olhos de Jesus, o símbolo do novo horizonte que se abre com a sua presença na história humana. Por isto, a "geração” dos contemporâneos de Cristo deve ter olhos capazes de entrever o Reino de Deus já inaugurado. Jesus se ergue, em toda a grandeza da sua pessoa divina, como redentor do homem e soberano da história, o único em condições de desafiar os séculos. Aquela frase final sobre a eternidade da sua palavra encontra idealmente a confirmação também na liturgia que estamos celebrando, durante a qual estamos ainda hoje escutando o seu Evangelho.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

GIRO ESPORTIVO - Técnicos do Real Madrid chegam a Fortaleza para treinamento de crianças

Clinics-Real-Madrid
Os técnico passarão todo o conhecimento para os jovens atletas (FOTO: Divulgação)
Em dezembro, crianças de Fortaleza terão oportunidade de jogar como no Real Madrid, numa clínica do clube. Os técnicos espanhóis Javier Vara, Manuel Aguado e Rodrigo Blanco desembarcam na Capital no último sábado (3).
Eles trarão técnicas especiais e inovadoras para aqueles que sonham em jogar em um grande clube mundial.
Atualmente eles trabalham nas categorias de base do Real Madrid, e já aplicaram o treinamento em mais de dez países pelo mundo. Serão dias para vivenciar o melhor que o clube espanhol pode oferecer.
O evento acontecerá na Universidade de Fortaleza (Unifor), entre os dias 5 e 9 de dezembro, e os interessados deverão se inscrever pelo site do evento.
Além do treinamento, o participante ganhará o Welcome Sport Kit. Cada atleta também receberá uma carteirinha de sócio internacional do Real Madrid, que dará acesso a conteúdo exclusivo, descontos em materiais oficiais, sorteios mensais de produtos e viagens, por um período de um ano.
Serviço:
Data: 5 a 9 de dezembro de 2016
Local: Universidade de Fortaleza (UniFor)
Inscrições:  Site Fundação Real Madrid Clinics
Fonte:Tribuna do Ceará

GIRO PELA EDUCAÇÃO

Prefeitura abre seleção para projeto Repórter Cuca
Inscrições abertas para a seleção do projeto Repórter Cuca, que vai acontecer nos três equipamentos da Rede Cuca: Barra, Jangurussu e Mondubim, em Fortaleza.
As inscrições para a seleção são gratuitas (FOTO: Divulgação/Rede Cuca)
Durante cinco meses, 30 jovens, sendo 10 para cada Cuca, participarão do projeto, que tem como objetivo a formação de grupos de jovens comunicadores e produção de conteúdos relacionados à Rede Cuca e sobre as políticas públicas voltadas para a juventude.
As inscrições para a seleção são gratuitas e devem ser realizadas nas salas de matrículas dos três Cucas até 3 de dezembro, sendo de terça a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h. Os requisitos para concorrer às vagas são os seguintes: ter idade entre 13 e 29 anos e possuir interesse pela área de comunicação (cinema, fotografia, audiovisual, rádio, cultura digital, e literatura).
Os candidatos devem preencher uma ficha de inscrição (disponibilizada nas salas de matrícula da Rede Cuca), além de levar o currículo atualizado, cópia do RG e do comprovante de endereço. No ato da inscrição, para os jovens menores de 18 anos, um Termo de Autorização deve ser assinado pelos pais ou responsável, além da cópia do RG e CPF.
A seleção para o Projeto Repórter Cuca vai acontecer em duas fases, na qual a primeira fase consistirá em análise documental e curricular. Já a segunda fase será composta por uma entrevista que qualificará os candidatos quanto à sua capacidade de articulação na área proposta pela atividade, interesse e comprometimento. O resultado será divulgado no dia 14 de dezembro.Fonte:Tribuna do Ceará
Fonte:Tribuna do Ceará