Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

GIRO INTERNACIONAL

Peru: ex-vice-ministro de Alan García é preso por subornos da Odebrecht

Resultado de imagem para imagem jorge Cuba, ex-vice-ministro de Transporte
Jorge Cuba, ex-vice-ministro de Transporte do segundo governo de Alan García (2006-2011), foi detido nesta terça-feira (31) no aeroporto de Lima, após seu retorno ao país, acusado de receber subornos por dois milhões de dólares da Odebrecht.
Cuba é o primeiro ex-funcionário peruano de alto escalão acusado pelo Ministério Público de ser beneficiário do pagamento de subornos para entregar a concessão da Linha 1 do Metrô de Lima à construtora.
O ex-funcionário chegou a Lima procedente de Miami e foi preso pela Polícia para ser interrogado pelo procurador Hamilton Castro, chefe da equipe que investiga os subornos da Odebrecht e de outras empresas brasileiras a funcionários públicos peruanos, informou à imprensa Luis Peña, advogado de Cuba.
“Vou colaborar com a Justiça”, gritou Cuba, ao ser levado.
A Justiça peruana determinou há alguns dias sua prisão preventiva por 18 meses, sob a suspeita de que ele recebeu 2 milhões de dólares dos mais de 7 milhões de dólares pagos pela empreiteira pela licitação da obra.
Peña disse que seu cliente se submeterá a todas as decisões judiciais. Afirmou ainda que está avaliando a situação de Cuba com base nas acusações que pesam contra ele e, então, decidirá como colaborar com as autoridades.
Cuba é o terceiro membro do segundo governo de García (2006-20011) que se encontra detido acusado de receber propina da construtora. Estão presos um funcionário do Ministério dos Transportes e um integrante do comitê que licitou a obra do metrô.
A Odebrecht admitiu o pagamento de subornos no Brasil e em vários países da América Latina. No Peru, reconheceu subornos a funcionários públicos peruanos por 29 milhões de dólares em troca de licitações de obras públicas entre 2005 e 2014. A população exige do governo maior celeridade nas prisões dos envolvidos.
Uma comissão do Congresso investiga o tema, e a empresa chegou a um acordo de delação com a Justiça.
O período compreende os governos de Alejandro Toledo, Alan García e Ollanta Humala. Os ex-presidentes Toledo e Humala já são investigados por lavagem de dinheiro.
Fonte ISTOÉ

E A SAÚDE COMO VAI?

Os casos suspeitos de "mialgia aguda a esclarecer", conhecida como a doença da urina preta, subiram para nove no Ceará, conforme os dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa-Ce). Dentre os casos, sete são residentes em Fortaleza, um em Salvador (BA) e um em São Paulo (SP).

As pessoas que apresentaram sintomas suspeitos da doença têm entre 23 a 70 anos. São cinco homens e quatro mulheres. De acordo com a Sesa, o início dos sintomas do primeiro caso ocorreu no último dia 18 de dezembro, enquanto o último caso em 22 de janeiro deste ano.

Ceará registra nove casos suspeitos da doença da urina preta

Os sintomas apresentados de quem contraiu a doença da urina preta são: dores musculares intensas de início súbito, acometendo principalmente a região cervical, membros inferiores e superiores; mudança na tonalidade da urina (variando entre vermelho escuro e castanho); elevações significativas nas dosagens da cretinofosfoquinase (CPK) e os níveis hepáticos (TGO e TGP).
Segundo a Secretaria, não houve relato de febre, cefaleia, artralgia ou exantema. Todos os pacientes evoluíram para cura após tratamento médico. 

A Sesa orienta que, em caso de surgimento de sintomas, deve-se procurar a unidade básica de saúde mais próxima.

EVANGELHO DO DIA-PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Mc 5,21-43


TEMPO COMUM

Ele se achava à beira do mar, quando um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo, se apresentou e, à sua vista, lançou-se a seus pés, rogando-lhe com insistência: "Minha filhinha está nas últimas. Vem, impõe-lhe as mãos para que se salve e viva”. Jesus foi com ele e grande multidão o seguia, comprimindo-o. Ora, havia ali uma mulher que já por doze anos padecia de um fluxo de sangue. [...] Tendo ela ouvido falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe no manto. Dizia ela consigo: "Se tocar, ainda que seja na orla do seu manto, estarei curada”. Ora, no mesmo instante se lhe estancou a fonte de sangue, e ela teve a sensação de estar curada. [...]
Resultado de imagem para imagem filha de jairo



Comentário


A fé não é só um modo de ver, de pensar, de sentir. A hemorroíssa nos ensina que a fé que salva é a maneira de tocar Jesus. E esta maneira de tocá-lo obtém dele todas as graças. Jairo também nos ensina que a fé é uma forma de esperar a intervenção de Deus contra toda esperança. Quando tudo parece perdido, Jesus lhe diz: "Não tenhas medo, crê somente”. Seja lá o que for que estejas vivendo, toca Jesus com tua oração, com teu coração e espera em Deus mesmo que tudo te pareça perdido e morto.

SANTO DO DIA


Resultado de imagem para imagem dom boscoDom Bosco, criador dos oratórios; catequeses e orientações profissionais, era exemplo para os jovens

Nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”.
Logo, Dom Bosco foi crescendo diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal. Um homem carismático, Dom Bosco sofreu. Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo.
Dom Bosco, criador dos oratórios; catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente, dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre, como encontramos citado na liturgia de hoje. São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.
Para a Canção Nova, para a Igreja e para todos nós, é um grande intercessor, porque viveu a intimidade com Nosso Senhor. Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus. Deixou uma grande família, um grande exemplo de como viver na graça, fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu. Mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão.
São João Bosco, rogai por nós!

sábado, 28 de janeiro de 2017

LUTO NA TELINHA

Aos 85 anos, morre o ex-assistente de palco da TV Globo Russo

Morreu na tarde deste sábado, 28, Antônio Pedro de Souza Silva, de 85 anos, mais conhecido como Russo, contra-regra e assistente de palco em várias atrações da Rede Globo, desde a década de 1960, como Cassino do Chacrinha, Xou da Xuxa, Os Trapalhões, Domingão do Faustão Caldeirão do Huck.

Ele estava internado desde a semana passada com uma forte pneumonia. Desde 2011, quando teve um AVC, Russo sofria com problemas de saúde. Familiares informaram ao site da revista Veja que o enterro ocorre às 11 horas desse domingo, em Xerém, Duque de Caxias (RJ). 

Redação O POVO Online

CHARGE DA SEMANA


Charge Clayton

EVANGELHO DE DOMINGO - PALAVRA DA SALVAÇÃO

EVANGELHO – Mt 5,1-12
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, ao ver as multidões, Jesus subiu ao monte e sentou-Se. Rodearam-n’O os discípulos e Ele começou a ensiná-los, dizendo: «Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os humildes, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos Céus. Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós. Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa».
Palavra da Salvação.
Imagem relacionada
REFLEXÃO:
As leituras deste domingo propõem-nos uma reflexão sobre o “Reino” e a sua lógica. Mostram que o projeto de Deus – o projeto do “Reino” – roda em sentido contrário à lógica do mundo… Nos esquemas de Deus – ao contrário dos esquemas do mundo – são os pobres, os humildes, os que aceitaram despir-se do egoísmo, do orgulho, dos próprios interesses que são verdadeiramente felizes. O “Reino” é para eles.

RECEITA DA SEMANA - SOBREMESA

TORTA DE LIMÃO

 Essa receita de torta de limão é bem fácil. Usaremos biscoitos (bolachas) triturados para formar a base e mousse para a cobertura. Muito simples.


Resultado de imagem para imagem torta de limão
  1. Massa:
  2. 2 pacotes de bolacha (ou biscoito) de maizena
  3. 5 colheres de sopa cheias de margarina ou manteiga sem sal
  4. Recheio:
  5. 1 lata de leite condensado
  6. 1 xícara de creme de leite (1 caixinha) sem soro
  7. Suco de 2 limões
  8. Massa
  9. Em um liquidificador (processador ou mixer), triture as bolachas até virarem uma farofa
  10. Em uma vasilha misture essa farofa com a manteiga, com as pontas dos dedos até obter uma massa.
  11. Coloque em uma forma (preferencialmente de fundo removível), pressionando bem a massa no fundo e nas laterais
  12. Leve ao forno por 10 minutos para secar. Tire do forno e deixe esfriar um pouco
  13. Recheio
  14. Bata no liquidificador todos os ingredientes e despeje sobre a massa já fria
  15. Leve à geladeira por 4 horas
  16. Decore com raspas de limão
Bom apetite

SANTO DO DIA

Resultado de imagem para imagens sao tomás de aquinoA vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística

Neste dia lembramos uma das maiores figuras da teologia católica: Santo Tomás de Aquino. Conta-se que, quando criança, com cinco anos, Tomás, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração perguntou: “Quem é Deus?”.
A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo esforço em responder, inspiradamente para si, para os gentios e a todos sobre os Mistérios de Deus. Nasceu em 1225 numa nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação, porém, visando a honra e a riqueza do inteligente jovem, e não a Ordem Dominicana, que pobre e mendicante atraia o coração de Aquino.
Diante da oposição familiar, principalmente da mãe condessa, Tomás chegou a viajar às escondidas para Roma com dezenove anos, para um mosteiro dominicano. No entanto, ao ser enviado a Paris, foi preso pelos irmãos servidores do Império. Levado ao lar paterno, ficou, ordenado pela mãe, um tempo detido. Tudo isto com a finalidade de fazê-lo desistir da vocação, mas nada adiantou.
Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno. A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística, na arte de pesquisar, elaborar, aprender e ensinar pela Filosofia e Teologia os Mistérios do Amor de Deus.
Pregador oficial, professor e consultor da Ordem, Santo Tomás escreveu, dentre tantas obras, a Suma Teológica e a Suma contra os gentios. Chamado “Doutor Angélico”, Tomás faleceu em 1274, deixando para a Igreja o testemunho e, praticamente, a síntese do pensamento católico.
Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

E A SAÚDE COMO VAI?

Bárbara Borges usou uma foto em seu Instagram –em que mostra uma protuberância na barriga— para contar que sofre de diástase. “Durante a gestação, o útero em expansão provoca um alongamento dos músculos abdominais, o que pode causar uma separação das duas bandas musculares que se encontram na região central do abdômen”, escreveu a atriz na postagem. Bárbara é mãe de Theo, 5 meses, e Martin, 2 anos.
Resultado de imagem para imagem de barbara borges

Segundo o ginecologista e obstetra Ricardo Luba, membro da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), o problema pode acometer 30% das grávidas, mas, na verdade, não é uma questão restrita a elas.

“Exercícios físicos feitos de forma intensa e sem a correta orientação de um educador físico também podem provocar diástase, ou seja, é algo que atinge homens também”, fala Luba
O ginecologista e obstetra diz que a diástase pode ser diagnosticada ainda na gestação ou após o nascimento do bebê e independe da via de parto, normal ou cesárea. “Em algumas mulheres, a distensão normal do abdome pode acabar em diástase. Em outras, não.”

Da mesma forma que o exercício intenso e mal orientado pode causar diástase, a falta de atividade física focada na região abdominal também pode explicar seu aparecimento. “E depende ainda da predisposição de cada um”, afirma Luba.

O educador físico Gilberto Coelho, especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), diz que a atividade física –sob a orientação de um fisioterapeuta ou educador físico-- costuma ser a solução tradicional para o problema. “Exercícios físicos específicos para a região abdominal irão fortalecer a área e diminuir esse afastamento [dos músculos].”

É o caso da atriz Bárbara Borges, que contou no Instagram que irá fazer fisioterapia. “Tratar a diástase não é uma questão apenas estética, vai muito além disso, pois, se não tratada, pode ser prejudicial à saúde e acarretar em dores fortes na coluna lombar e na região pélvica.” A cantora Sandy foi outra famosa que assumiu ter sofrido de diástase após a gestação.

Luba, no entanto, afirma que os exercícios não fazem com que a diástase desapareça por completo. “Eles a tornam menos perceptível. Agora, quando a separação entre os músculos é maior do que quatro centímetros, a solução mais indicada é a cirúrgica, que, sim, elimina o problema.”

EM TEMPO

SEM RECEITAS DA TV PAGA, TVS ABERTA SE UNEM POR IDA À NETFLIX
Resultado de imagem para imagens empresa simbaSimba, empresa formada com a participação de SBT, Record e RedeTV iniciou negociações com o Netflix. O objetivo da negociação é que as três emissoras passem a fornecer seus conteúdos próprios  para o serviço de streaming.
O objetivo da Simba é contrapor as operadoras de TV por assinatura, que se recusam a remunerar os três canais por seu sinal HD, que são incluídos em pacotes de TV paga. 
Se o acordo vingar, o Netflix poderia dispor e remunerar SBT, Record e RedeTV! por programas como novelas, produtos jornalísticos, materiais especiais e linha de shows, entre outros.
Filmes estrangeiros e reality shows cujos formatos pertencem a terceiros ficariam de fora desse conteúdo.
A tática da Simba faz dela uma nova  aliada do Netflix, uma das empresas mais “combatidas” pelas operadoras, que a acusam de usar e ocupar banda larga demais com streamings de filmes e seriados e não pagar nada por isso.
Nos bastidores, há meses as operadoras vêm manobrando junto ao governo porque querem cobrar dos assinantes pelo uso excessivo da rede.
As operadoras também tentaram de todas as formas possíveis e legais impedir a criação da pessoa jurídica chamada Simba. Sem sucesso, porém.
Desde 2015 as operadoras perderam quase 1 milhão de assinantes no país, e o serviço de streaming tem sido apontado como um dos bodes expiatórios da retração do mercado.
AMAZON TAMBÉM
A Simba também já decidiu que vai negociar da mesma forma com outros serviços de streaming  como a Amazon, concorrente do Netflix.

GIRO ECONÔMICO

Governo limita uso do rotativo do cartão a 30 dias para tentar baixar juros

O Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu um limite de 30 dias para o uso do rotativo do cartão de crédito, numa tentativa de baixar os juros cobrados nessa modalidade de crédito --uma das mais caras atualmente.
O objetivo, segundo o órgão, é "tornar o uso do cartão de crédito mais eficiente e barato para o usuário" e "ajudar instituições financeiras a aprimorar gerenciamento de risco de crédito". 
A decisão foi divulgada na noite desta quinta-feira (26). Os bancos e instituições financeiras têm até 3 de abril para se adequar às mudanças.

Contra o efeito 'bola de neve'

Com as novas regras, se o consumidor não pagar o valor total da fatura do cartão em determinado mês, os juros do rotativo só poderão ser cobrados até o vencimento da fatura seguinte --ou seja, por até 30 dias. Após esse prazo, o banco terá que apresentar ao cliente uma proposta mais vantajosa para pagar o valor devido, em parcelas.
Hoje, se o consumidor não pagar o valor total da fatura, a dívida é jogada para o mês seguinte, com a cobrança dos juros do rotativo. Isso acontece mês a mês, sucessivamente, com a cobrança de juros sobre juros. Desse modo, uma dívida de R$ 5.000 pode virar mais de R$ 27 mil em um ano, numa espécie de "bola de neve".
Em dezembro, por exemplo, a taxa de juros do rotativo do cartão de créditoatingiu 484,6% ao ano, em média, segundo dados divulgados mais cedo pelo Banco Central. Para comparação, os juros do crédito consignado --um dos mais baratos-- eram de 29,3% ao ano no mesmo mês.

Governo prometeu baixar os juros do cartão

No final do ano passado, o governo anunciou que implementaria mudanças no cartão de crédito para diminuir a taxa de juros.
O presidente Michel Temer havia afirmado que os juros do rotativo teriam uma redução de mais da metade no primeiro trimestre de 2017. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que a queda deve começar a ser percebida em março.
Outras medidas estudadas pelo governo são uma diminuição do prazo de pagamento das empresas de cartões aos lojistas caso os juros do segmento não caiam, a criação de um cadastro de bons pagadores e redução no ganho dos bancos (spread bancário). 

Desconto para pagamentos à vista

Uma mudança já anunciada foi a autorização para que lojistas cobrem preços diferentes para um mesmo produto de acordo com a forma de pagamento (cartão de crédito, dinheiro, parcelamento etc.). Na prática, a medida legaliza os descontos nas compras à vista ou pagas com dinheiro em espécie.
Meirelles disse que o objetivo da MP é estimular a competição entre os diversos meios de pagamento e reduzir os juros do cartão.
A Proteste (entidade de defesa do consumidor) disse à "Folha" que é contra o desconto para pagamento à vista ou em dinheiro porque considera que o consumidor tem um custo de anuidade com o cartão, enquanto o lojista economiza ao ser dispensado de fazer a análise de crédito do cliente.

Corte na taxa básica de juros

Em sua primeira reunião em 2017, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC decidiu cortar a taxa básica de juros (Selic) em 0,75 ponto percentual, a 13% ao ano. Os juros estavam em 13,75%. Foi a terceira redução seguida da taxa.
A Selic é a taxa básica da economia e serve de referência para outras taxas de juros (financiamentos) e para remunerar investimentos corrigidos por ela. Ela não representa exatamente os juros cobrados dos consumidores, que são muito mais altos.

MINUTO DE REFLEXÃO

Nossa mente é um aparelho de rádio, que transmite nossos pensamentos e recebe os alheios. Mas só receberemos os pensamentos que quisermos. Depende de nós fixarmos nossa mente numa faixa elevada de vibrações de Bondade e Amor, para que só sejamos atingidos por pensamentos idênticos. Desta maneira, nenhum pensamento de maldade e de enfermidade nos poderá atingir.
Resultado de imagem para imagens Nossa mente é um aparelho de rádio, que transmite nossos pensamentos e recebe os alheios. Mas só receberemos os pensamentos que quisermos.

SANTO DO DIA

São Timóteo, conheceu e foi discípulo de Nosso Senhor seguindo as pegadas do Evangelista João

Resultado de imagem para imagem são timoteo
Sua vida foi marcada pela evangelização, pela santidade de São Paulo e também de São João Evangelista. A respeito dele, certa vez, São Paulo escreveu em uma de suas cartas: “A Timóteo, filho caríssimo: graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, Nosso Senhor!” (II Timóteo 1,2).
Nesta carta, vamos percebendo que ele foi fruto de uma evangelização que atingiu não somente a ele, mas também sua família: “Quando me vêm ao pensamento as tuas lágrimas, sinto grande desejo de te ver para me encher de alegria. Confesso a lembrança daquela tua fé tão sincera que foi primeiro a de tua avó Lóide e de tua mãe, Eunice e, não tenho a menor dúvida, habita em ti também”. (II Timóteo 1,4-5) Por isso, São Paulo foi marcado pelo testemunho de São Timóteo, que se deixou influenciar também por São Paulo. Tornou-se, mais tarde, além de um apóstolo, um companheiro de São Paulo em muitas viagens.
Primeiro bispo de Éfeso, foi neste contexto que ele conheceu e foi discípulo de Nosso Senhor seguindo as pegadas do Evangelista João.
Conta-nos a tradição que, no ano de 95, o santo havia sido atingido por pagãos resistentes à Boa Nova do Senhor e, por isso, martirizado. São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo. Viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus que é paz.
Peçamos a intercessão desse grande santo para que sejamos apóstolos nos tempos de hoje.
São Timóteo, rogai por nós!

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Lc 10,1-9 ou Mc 4,1-20


TEMPO COMUM


Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si [...]. Disse-lhes: "Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. Ide, eis que vos envio como cordeiros entre lobos. Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário”. [...]
Cheios de alegria, alguns dos 70 pregadores do Reino relatam a Jesus detalhes sobre sua campanha de pregação



Comentário

Deus continua chamando operários para a sua messe, mas são poucos os que aceitam o desafio de se tornarem enviados sem a bolsa do dinheiro, sem poder se distrair pelo caminho, sem nem mesmo saudar e, além disso, no meio dos lobos. Mas Jesus nunca nos disse que seria fácil...

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

GIRO ECONÔMICO

Boletos de impostos vencidos continuam não sendo recebidos por bancos

Resultado de imagem para imagens de bancos
 
Nova Plataforma de Cobrança da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não contempla impostos, como o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).
A Secretaria Municipal das Finanças (Sefin) informa que, em caso de vencimento, um outro boleto deve imprimido no site da Sefin ou em algum dos postos de atendimento da Secretaria. Boletos do IPTU podem ser pago em bancos, casas lotéricas e na rede de farmácias Pague Menos.
Nesta quarta-feira, 25, a Febraban informou que, a partir de 13 março próximo, boletos com valores a partir de R$ 50 mil poderão ser pagos mesmo após a data de vencimento. De 11 de dezembro deste ano em diante, boletos vencidos de qualquer valor serão aceitos nos bancos.

Redação O POVO Online

GIRO PELO MUNDO

Morre atriz Mary Tyler Moore, símbolo do feminismo

Resultado de imagem para imagem Mary Tyler Moore
Estrela americana ficou famosa pelo programa "The Mary Tyler Moore Show", que ajudou a mudar maneira como mulheres eram retratadas nos anos 1970. Nascida em 1936, atriz venceu sete Emmys e foi indicada ao Oscar.A lendária atriz americana Mary Tyler Moore morreu nesta quarta-feira (25/01) aos 80 anos de idade, após seu estado de saúde piorar em decorrência da diabetes. A estrela que ajudou a revolucionar a representação das mulheres na televisão estava internada num hospital de Connecticut.

Mooore protagonizou o popular programa de TV "The Mary Tyler Moore Show" entre 1970 e 1977, o qual lhe rendeu três prêmios Emmy e contribuiu para mudar a imagem feminina.

Numa época em que o movimento feminista ganhava força mundo afora, Moore representava, com seu realismo cômico, uma mulher de carreira e independente dos anos 1970. A personagem, de 30 e poucos anos, vivia sozinha, não estava em busca de um marido e protestava contra o fato de não receber o mesmo salário que colegas do sexo oposto.

"The Mary Tyler Moore Show" teve sete temporadas e foi um dos programas de TV mais populares de seu tempo.

Antes disso, Moore se destacou em "The Dick Van Dyke Show", em que fazia o papel de uma dona de casa e mostrou seu dom para a comédia. "Ela era uma pessoa impressionante [...] Uma força da natureza. Ela vai durar para sempre enquanto houver televisão", disse o produtor Carl Reiner, criador do programa.

No total, Moore ganhou sete Emmys e foi indicada ao Oscar por sua atuação no filme Gente como a Gente, de 1980.

Moore foi diagnosticada com diabetes tipo 1 aos 33 anos e, desde então, se dedicava a estimular a educação sobre a doença. "Uma atriz inovadora, produtora e defensora apaixonada da Fundação de Pesquisa do Diabetes Juvenil, Mary será lembrada como uma visionária valente que acendia o mundo com seu sorriso", disse em comunicado a agente da atriz, Mara Buxbaum.

Em 1992, Moore recebeu uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Uma década depois, uma estátua em tamanho real, de bronze, foi exposta em Minneapolis, retratando-a em "The Mary Tyler Moore Show".

LPF/efe/rtr/ap

GRAVIDEZ PASSO A PASSO

25ª Semana - gravidez passo a passo

(cerca de 23 semanas após a concepção)
O Bebê
As estruturas da coluna - 33 anéis, 150 juntas e cerca de 1000 ligamentos - começam a se formar. Os vasos sangüíneos dos pulmões estão em franco desenvolvimento e as narinas se abrem. Os pulmões já são capazes de se adaptar à vida extra-uterina (com muita dificuldade e ajuda dos neonatologistas e aparelhos de respiração), pois os alvéolos (sacos de ar) já estão quase totalmente desenvolvidos e começam a produzir surfactante, uma substância que previne que o tecido pulmonar colabe por si só. A boca e os lábios tornam-se mais sensíveis. Os olhos respondem à luz, enquanto os ouvidos respondem aos sons originados fora do útero. Os "germes" dos dentes permanentes aparecem na parte mais posterior das gengivas. Os movimentos reflexos melhoram. As unhas dos dedos das mãos e dos pés continuam a crescer. Ele pesa em torno de 780 a 840 gramas e mede cerca de 30 cm da cabeça aos pés.
A Futura Mamãe
Agora seu útero tem o tamanho de uma bola de futebol oficial. O útero em crescimento pressiona suas costas e bacia e isso pode causar crises de dor na região lombar e nas pernas. Se você sente essas dores descanse, mude sua postura e aplique compressas quentes na região dolorosa.
Sinais de parto prematuro: Você conhece alguns sintomas e sinais de parto prematuro? Nunca ignore os seguintes:
Cólicas parecidas com as do período menstrual (constantes ou ocasionais)
Dores constantes no baixo ventre Pressão na região pélvica (como se o bebê estivesse empurrando para baixo)
Cólicas abdominais (com ou sem diarréia)
Aumento e alteração da consistência do corrimento vaginal (especialmente se ele se torna mucoso como o do período ovulatório)
Contrações uterinas a cada 10 minutos ou mais freqüentes (podem ser dolorosas)
Discuta com seu médico sobre o que fazer no caso de você sentir esses sintomas antes de 37 semanas de gravidez.
O Futuro Papai
Agora é um bom momento para antecipar sua agenda de trabalho para quando o bebê nascer. Veja as opções de trabalho que você tem para substituir as atuais e as leis que regem o seu futuro afastamento.
Pensamento da Semana
"Quando eu me aproximo de uma criança, dois pensamentos me ocorrem; sensibilidade para o que ela é; respeito pelo que ela pode vir a ser".
(Louis Pasteur)

SAÚDE ATRAVÉS DAS FRUTAS

Figo da India

Frutas de A a Z - Figo da India
Frutas de A a Z – Figo da India
Nome científico: Opuntia fícus-indica
Família: Cactáceas
Nome comum: cacto, figo-da-índia;
Origem: México
Característica da planta
É uma planta perene, arbustiva, com até 5 metros de altura. O caule é confundido com folhas, tem o formato de uma raquete, quando novos, e na maioria das variedades tem espinho. As flores são emitidas na borda das “folhas” em número variável e ficam abertas por um curto período. Elas são hermafroditas, pois têm os dois sexos na mesma flor e são auto compatíveis. Os frutos com formato oval, que lembra um barril, amadurecem cerca de 100 dias após o florescimento. As cores externas e internas de frutos maduros podem ser esverdeadas, alaranjadas, vermelhas ou vermelho-escuras. As condições favoráveis ao seu bom desenvolvimento são: clima ameno a quente e solos bem drenados, pois não tolera solos encharcados, férteis e ricos em matéria orgânica, mas tolera solos de baixa fertilidade. A propagação pode ser feita através de sementes e vegetativamente pelo enraizamento do caule.
Produção e produtividade: a produção inicia-se 2 a 3 anos após o plantio em campo, quando as mudas são preparadas a partir de caule, e 5 anos, quando de sementes. As mudas a partir do caule bastam pegar uma folha e enterrar metade dela na terra, deixando a parte arredondada de fora, elas pegam facilmente. Plantio: Com sementes, demora cinco anos ou mais para produzir; em pedaços das folhas, o tempo da colheita cai para três anos.
Características: Depois da florada, leva 120 dias para amadurecer, quando a casca passa da cor verde para laranja e vermelha.
Dicas: É necessário o uso de luvas porque a casca tem espinhos quase invisíveis, ou utilize uma concha.
Uso: Rica em vitaminas A e C e cálcio, é ideal para sucos e geleias.
Tabela Nutricional do Figo da ÍndiaQuantidade    100 gramas
Calorias          34,0g
Carboidratos 7,1g
Proteínas        0,5g
Lipídeos          0,0g
Ferro               17,0mg
Sódio             0,0mg
Fibras             0,3g

SANTO DO DIA

Conversão de São Paulo, o apóstolo dos gentios

Imagem relacionada

São Paulo, buscava identificar cristãos, prendê-los e acabar com o Cristianismo

O apóstolo dos gentios e das nações nasceu em Tarso. Da tribo de Benjamim, era judeu de nação. Tarso era mais do que uma colônia de Roma, era um município. Logo, ele recebeu também o título de cidadão romano. O seu pai pertencia à seita dos fariseus. Foi neste ambiente, em meio a tantos títulos e adversidades, que ele foi crescendo e buscando a Palavra de Deus.
Combatente dos vícios, foi um homem fiel a Deus. Paulo de Tarso foi estudar na escola de Gamaliel, em Jerusalém, para aprofundar-se no conhecimento da lei, buscando colocá-la em prática. Nessa época, conheceu o Cristianismo, que era tido como um seita na época. Tornou-se, então, um grande inimigo dessa religião e dos seguidores desta. Tanto que a Palavra de Deus testemunha que, na morte de Santo Estevão, primeiro mártir da Igreja, ele fez questão de segurar as capas daqueles que o [Santo Estevão] apedrejam, como uma atitude de aprovação. Autorizado, buscava identificar cristãos, prendê-los, enfim, acabar com o Cristianismo. O intrigante é que ele pensava estar agradando a Deus. Ele fazia seu trabalho por zelo, mas de maneira violenta, sem discernimento. Era um fariseu que buscava a verdade, mas fechado à Verdade Encarnada. Mas Nosso Senhor veio para salvar todos.
Encontramos, no capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos, o testemunho: “Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes e pediu-lhes cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos, a Jerusalém, todos os homens e mulheres que seguissem essa doutrina. Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Saulo então diz: ‘Quem és, Senhor?’. Respondeu Ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão’. Trêmulo e atônito, disse Saulo: ‘Senhor, que queres que eu faça?’ respondeu-lhe o Senhor: ‘Levanta-te, entra na cidade, aí te será dito o que deves fazer'”.
O interessante é que o batismo de Saulo é apresentado por Ananias, um cristão comum, mas dócil ao Espírito Santo.
Hoje estamos comemorando o testemunho de conversão de São Paulo. Sua primeira pregação foi feita em Damasco. Muitos não acreditaram em sua mudança, mas ele perseverou e se abriu à vontade de Deus, por isso se tornou um grande apóstolo da Igreja, modelo de todos os cristãos.
São Paulo de Tarso, rogai por nós!