Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de maio de 2016

CEARÁ E A TRADIÇÃO JUNINA

Festa do Pau da Bandeira marca início de festejos

O colorido junino tomou conta das ruas de Barbalha, no Cariri. A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, que abre o calendário das comemorações juninas no Ceará, começou neste fim de semana. No sábado, 28, houve solenidade pública para anunciar o reconhecimento da festa como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O cortejo do Pau da Bandeira partiu ao meio-dia de ontem. Neste ano, a festa contou com o tronco de uma rama branca, de cerca de 2 toneladas e 25 metros. A segurança durante o percurso do pau da bandeira foi reforçada e houve cordão de isolamento. Ainda assim, durante as paradas, as pessoas puderam tocar no Pau da Bandeira conforme a tradição.

Mais de 200 carregadores foram comandados pelo capitão do pau, Rildo Teles. O percurso de cerca de 6 km terminou com o hasteamento do mastro em frente à matriz de Santo Antônio. Este ano, a decoração na cidade remete às imagens que estarão contado um pouco da história da festa. Uma homenagem à conquista do título de Patrimônio da Cultura Brasileira.

As festividades continuam todos os dias, até 13 de junho, com expectativa de que mais de 300 mil pessoas se reúnam em Barbalha. (colaborou Amaury Alencar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário