Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

COTIDIANO

Fortaleza é o primeiro município do Ceará a receber a certificação Selo Município Verde na categoria A — quando a cidade reúne requisitos e programas de gestão ambiental que ultrapassam os 90 pontos nos critérios de avaliação adotados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Fortaleza também recebeu, pela Praia de Iracema, a certificação Praia Limpa. Outras quatro praias também foram certificadas: Lagoinha, Jericoacoara, Morro Branco e Barra Nova.
 
Em solenidade na Assembleia Legislativa, na tarde de ontem, o titular da Sema, Artur Bruno, destacou o projeto de ecopontos, espaços que estimulam a reciclagem de resíduos sólidos, como o alavancador da pontuação da Capital.

“Pesaram muito nesta avaliação os Ecopontos, uma política ambiental acertadíssima. Já estão em 20 e devem chegar a 25 até o fim do ano. O projeto deve chegar aos 119 bairros de Fortaleza. E é importante registrar para que outros municípios sigam o exemplo”, aponta o secretário.

Para a titular da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente da Capital (Seuma), Águeda Muniz, a certificação coroa a gestão ambiental feita em quatro anos. Ela destacou que serão feitos investimentos de US$ 150 milhões do Banco Mundial em programas ambientais da Cidade entre 2017 e 2023.

O Selo Município Verde também foi entregue a outras 18 cidades cearenses. Na categoria C (de 50 a 70 pontos), receberam o certificado Acaraú, Beberibe, Bela Cruz, Brejo Santo, Caucaia, Eusébio, Farias Brito, General Sampaio, Maracanaú, Morada Nova, Novo Oriente, Piquet Carneiro e Tauá; e na categoria B (até 90 pontos), Barreira, Crateús, Crato, Iguatu e Sobral.

Um encontro será realizado em março entre Sema e gestores ambientais municipais para o compartilhamento das boas práticas.

Saiba mais

O Selo Município Verde avalia se as cidades têm secretarias e conselhos de meio ambiente, aterros sanitários e programas de gestão ambiental.
 
Já o Selo Praia Limpa é dado aos municípios com praias com higiene, limpeza, segurança e conservação.
Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário