Total de visualizações de página

domingo, 17 de maio de 2015

SAÚDE

Sabia que a enxaqueca pode ter origem nos músculos da mastigação?

por Alexandre Murari

Divulgação
Dores no pescoço, rosto e cabeça atingem muita gente. Existem casos que o paciente demora anos para descobrir o porquê da dor e quando não tratada, 'precisa acostumar' com o tormento. O caso é tão recorrente que visando essas dores, a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), escolheu a Dor Orofacial como tema principal da campanha anual para o alívio da dor de 2014.
A professora Leda Batelo Ribeiro de 54 anos, sofria fortes crises de enxaqueca desde a sua adolescência e apesar de procurar vários especialistas, por anos, as crises foram presentes em sua vida. A história mudou quando Leda, ao frequentar um doutor adequado, descobriu que as dores tinham origem nos músculos da mastigação.
O Profº. Dr. Marcelo Junqueira, cirurgião dentista especialista em dor orofacial, aponta que a ATM (Disfunção da Articulação Temporamandibular) – problemas crônicos nos músculos, ligamentos e nervos que articulam o crânio em sincronia da mandíbula – gera dor de cabeça em 97% dos casos e, em sua maioria, é muito difícil descobrir o real problema.
 "A dor dentária e a dor nos músculos da mastigação podem somar-se a dores de caráter neuropático (síndrome da ardência bucal, odontalgia atípica, dor facial atípica etc), dores de cabeça, entre outros, dificultando muito o diagnóstico", informou o cirurgião.
Vale frisar que para se obter um resultado positivo no tratamento, o profissional mais adequado para diagnosticar a dor orofacial é o dentista especialista em ATM. O conhecimento do aparelho mastigatório o proporciona um melhor caminho a ser tomado para sanar esse transtorno. Medidas preventivas também podem ser tomadas, evitar a mastigação de goma de mascar e alimentos duros, ajudam a afastar as dores na mandíbula.
Fonte: Ética Comunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário