Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Caminhada com Maria contará com esquema especial de trânsito e reforço na frota de ônibus

NS DA ASSUNÇÃO
Ao todo, serão disponibilizados 140 agentes, distribuídos em 30 motocicletas e 45 viaturas, além de 200 cones para efetuar as interdições provisórias.
A Caminhada com Maria, evento realizado pela Arquidiocese de Fortaleza, terá o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) para garantir o controle do tráfego e a segurança dos fiéis. Ao todo, serão disponibilizados 140 agentes, distribuídos em 30 motocicletas e 45 viaturas, além de 200 cones para efetuar as interdições provisórias. A Caminhada acontece no próximo dia 15.

A operação será iniciada às 7 horas, com o isolamento do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, onde acontece a concentração. Após a saída do cortejo, batedores e viaturas do órgão acompanharão a procissão que sairá do santuário em direção à Catedral Metropolitana, no Centro, realizando bloqueios temporários e desvios necessários, de acordo com o avanço da caminhada.

Em virtude do evento, a avenida Leste Oeste será interditada a partir de meio-dia em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a ponte do Rio Ceará e a avenida Senador Robert Kennedy, com bloqueios ao longo das ruas Estevão de Campos, Gomes Passos, Jacinto Matos e Filomeno Gomes. A opção de desvio para quem trafega na avenida é seguir pelas vias Santa Elisa ou Francisco Sá.

O tráfego será liberado à medida que a caminhada for prosseguindo. Ao chegar na Catedral, agentes de trânsito promoverão o isolamento das vias mais próximas e permanecerão no local até a dispersão total do público.


Percurso
O trajeto começa na avenida Dom Aloísio Lorsheider, segue pelas avenidas Benu Marcondes, Mozart Pinheiro Lucena, passa pela Desembargador Hermes Paraíba, Coronel Carvalho, Radialista José Lima Verde e pelas ruas Estevão de Campos, Peri, trafega por toda a avenida Leste-Oeste e avenida Alberto Nepomuceno.

Reforço da frota de coletivos
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforçará a frota de ônibus com 70 coletivos extras distribuídos entre os terminais de integração, Praça da Estação e Praça do Coração de Jesus, a partir de 6 horas da manhã até meia-noite.

Além da frota operante, 18 veículos extras estarão disponíveis no terminal do Antônio Bezerra, dez no terminal da Parangaba, dois no Conjunto Ceará, sete no Siqueira, quatro no Papicu e dois no Messejana farão a ligação direta dos terminais ao ponto inicial da caminhada na avenida Leste-Oeste.

No período da noite, a partir das 18 horas, 24 carros estarão concentrados na Praça da Estação e três na praça Coração de Jesus, para fazer o percurso do público de volta para casa. Durante todo o período do evento, 40 colaboradores da Etufor estarão trabalhando tanto na operação dos carros reservas quanto na orientação dos usuários do transporte coletivo.
 
Redação O POVO Online, com informações da AMC

LUTO NO CINEMA

Morre, aos 63 anos, o ator Robin Williams

Ator foi encontrado inconsciente na manhã desta segunda-feira em sua casa em Tiburon, na Califórnia


Morre, aos 63 anos, o ator Robin Williams Miramax Pictures/Divulgação
Foto: Miramax Pictures / Divulgação
ator americano Robin Williams, que deu vida ao médico Patch Adams no cinema, venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante por Gênio Indomável e protagonizou outros tantos sucessos, como Amor Além da Vida, O Homem Bicentenário e Sociedade dos Poetas Mortos, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira, de acordo com o departamento de polícia do condado de Marin, na Califórnia.
Williams, que tinha 63 anos, foi encontrado inconsciente em sua residência na cidade de Tiburon. Ele foi declarado morto minutos depois. A suspeita da polícia é de que o ator tenha cometido suicídio por asfixiamento.
A representante do ator, Mara Buxbaum, confirmou a informação em nota:
"Robin Williams faleceu esta manhã. Ele lutava contra severa depressão, ultimamente. Esta é uma perda trágica e repentina. A família pede, respeitosamente, que sua privacidade seja preservada neste período difícil de luto".
A mulher de Williams, Susan Schneider, também manifestou seu luto por nota:
"Esta manhã, perdi meu marido e meu melhor amigo, enquanto o mundo perdeu um de seus mais amados artistas e mais belos seres humanos. Estou com o coração partido."
O ator batalhava contra depressão e contra seu vício assumido em álcool e cocaína. Em julho, deu entrada em uma clínica de reabilitação em Minnesota para um programa destinado à sobriedade a longo prazo. Em 2006, ele deu entrada em uma instituição do tipo por conta de uma recaída depois de 20 anos de sobriedade.
Nascido em 1951, Williams ganhou dois prêmios Emmy, seis Globos de Ouro, dois prêmios do Screen Actors Guild e cinco Grammys. Começou a carreira em 1977, atuando na TV.
Com timing para a comédia, participou de seriados do gênero, até ficar conhecido como o Monk, do seriado Happy Days. Seu sucesso no cinema veio logo no primeiro papel – ele foi o marinheiro Popeye na adaptação cinematográfico do diretor Robert Altman para as lendárias tirinhas de E. C. Segar, em 1980. No total, estrelou mais de 70 filmes, emocionando audiências com filmes como Bom Dia VietnãSociedade dos Poetas MortosGênio Indomável e Amor Além da Vida. Também atuou como dublador, em sucessos como AladdinRobôs, a franquia Happy Feet e FernGully


domingo, 10 de agosto de 2014

RECEITA DA SEMANA

Fondue de Coco e Frutas

fácil
4 porções
15 min

Divulgação

Ingredientes

  • 1 envelope(s) de pudim de coco
  • 200 mililitro (ml) de leite integral
  • 200 mililitro (ml) de creme de leite
  • 100 grama(s) de chocolate branco derretido
  • mel a gosto
  • morangos, uvas, cubinhos de kiwi, maçã e abacaxi, para acompanhar

Modo de preparo

Dissolva o envelope de pudim no leite e prepare seguindo as instruções da embalagem. Quando estiver pronto, junte o creme de leite e o chocolate derretido, até formar uma mistura homogênea. Distribua a cobertura em pedaços individuais do pudim, cobertos com um fio de mel. Sirva com as frutas.
Leia mais em: http://zip.net/bhpfNh

EVANGELHO DIA 10/08/2014

Evangelho (Mateus 14,22-33)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu confio em nosso Senhor, com fé, esperança e amor; eu espero em sua palavra, Hosana, ó Senhor, vem, me salva! (Sl 129,5

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
14 22 Logo depois da multiplicação dos pães, Jesus obrigou seus discípulos a entrar na barca e a passar antes dele para a outra margem, enquanto ele despedia a multidão.
23 Feito isso, subiu à montanha para orar na solidão. E, chegando a noite,estava lá sozinho.
24 Entretanto, já a boa distância da margem, a barca era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário.
25 Pela quarta vigília da noite, Jesus veio a eles, caminhando sobre o mar.
26 Quando os discípulos o perceberam caminhando sobre as águas, ficaram com medo: "É um fantasma!" disseram eles, soltando gritos de terror.
27 Mas Jesus logo lhes disse: "Tranqüilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo!"
28 Pedro tomou a palavra e falou: "Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti!"
29 Ele disse-lhe: "Vem!" Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus.
30 Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me!"
31 No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: "Homem de pouca fé, por que duvidaste?"
32 Apenas tinham subido para a barca, o vento cessou.
33 Então aqueles que estavam na barca prostraram-se diante dele e disseram: "Tu és verdadeiramente o Filho de Deus".
Palavra da Salvação.

 
Comentário ao Evangelho
EM MEIO ÀS TEMPESTADES 
A cena evangélica desenrola-se em meio aos ventos, tempestades e ondas encapeladas, que põem em risco a vida dos discípulos, enquanto atravessam o mar da Galiléia. Além disso, é noite! A natureza toda parece ter-se colocado contra o pequeno grupo. O quê fazer neste contexto desesperador, quando todos já haviam sido tomados pelo medo?
A salvação aparece com a chegada de Jesus. Embora a tempestade continue, ele lhes recomenda a não temer, mas confiar. Quando o Mestre está com eles, podem estar seguros de que não perecerão.
A ousadia de Pedro, querendo por à prova o Mestre, acabou em fracasso. Amedrontado pelo vento furioso, começou a afundar. Sua falta de fé levou-o a duvidar da presença do Senhor. Donde o risco de quase ter sido tragado pelas ondas. Só se salvou porque recorreu a Jesus.
Este fato ilustra a vida da comunidade cristã, atribulada por perseguições, verdadeiras tempestades que devem enfrentar. Quando tudo parece concorrer para fazer a comunidade sucumbir, é preciso reconhecer a presença salvadora do Mestre. Até mesmo as lideranças, representadas por Pedro, correm o risco de perder a fé. Atitude arriscada, que pode levar a todos de roldão. Só é possível salvar-se, recorrendo a Jesus: "Senhor, salva-nos!"

Oração 
Espírito de entrega nas mãos de Deus, nos momentos de tempestade, faze-me perceber a presença salvadora de quem pode impedir-me de sucumbir.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)

 

FELIZ DIA DOS PAIS

CIÊNCIA

Maior superlua do ano acontece neste domingo; entenda o fenômeno

Thamires Andrade
Do UOL, em São Paulo
Ampliar

Fenômeno da Superlua 40 fotos

32 / 40
13;jul.2014 - A lua cheia surge atrás da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O fenônemo da superlua ficou evidente na cidade até o início da manhã. A superlua ocorre quando a Lua se aproxima da órbita da Terra, fazendo com que ela pareça maior e mais brilhante do que o normal. Yasuyoshi Chiba/AFP
Quem adora admirar a lua tem um bom motivo para olhar para o céu neste domingo (10), quando a Lua cheia irá coincidir com o momento em que ela estará mais próxima da Terra, gerando um fenômeno mais conhecido como superlua.
O termo astronômico mais correto para esse momento em que o satélite está mais próximo da Terra é que ele está em seu perigeu. Denilso Camargo, astrônomo da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) traduz: "A trajetória da Lua em torno da Terra não é circular, é elíptica, por isso a distância Terra-Lua varia no decorrer do tempo. Quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra, o termo correto é que está no perigeu e quando está no ponto mais afastado dizemos que está no apogeu".
Esta será a maior superlua do ano, pois ela estará a 356,896 quilômetros do nosso planeta. O tamanho do fenômeno varia, pois depende do intervalo entre o ápice da Lua cheia e o perigeu. "Quanto mais próximo do perigeu ocorrer o ápice da Lua cheia, maior será a superlua. Como esse intervalo de tempo é menor em agosto, esta superlua será maior do que a próxima, marcada para 8 de setembro", explica Camargo. Segundo ele, as superluas de 2015 já têm data marcada: 29 de agosto, 28 de setembro e 27 de outubro.
Como a Lua é um dos astros mais brilhantes no céu --só perde para o Sol-- não é difícil enxergar o fenômeno. No entanto, o astrônomo afirma que o momento mais apropriado para observar e tirar fotos é quando a Ssuperlua está próxima do horizonte. "Quando a Lua nasce ou se põe (chamado de ocaso), ela está próxima do horizonte e nessas situações podemos comparar o seu tamanho angular (tamanho no céu) com o tamanho dos prédios e de outros objetos próximos. Quando ela está no meio do céu, perdemos esse referencial de medida", afirma Camargo.
Quem tiver um telescópio simples ou um binóculo poderá até ver as crateras provocadas pela queda de meteoritos na superfície da Lua. Mas, segundo o professor Doutor do departamento de Astronomia do IAG-USP Eduardo Cypriano, a Superlua não é o momento ideal para ver as crateras do astro. "Quando a Lua está cheia, a luz incide diretamente no solo, portanto a dimensionalidade se perde. Quando ela não está toda iluminada, é mais fácil observar os buracos e montanhas", afirma.
Para observar melhor o fenômeno, segundo Cypriano, o ideal é estar em regiões pouco iluminadas, com baixa nebulosidade. "Quanto mais alto, melhor a pessoa enxerga a Superlua, pois uma quantidade menor de luz atravessa as camadas da atmosfera", explica.
Veja algumas dicas para fotografar a Superlua
  • Tire a câmera do modo automático
    Para fotografar bem, a primeira coisa é mudar a operação do modo automático para manual e ajustar o ISO para um nível baixo, como 100 ou 200, para minimizar o ruído. A velocidade do obturador escolhido depende da luz ambiente e do efeito que deseja alcançar
  • Ajuste a velocidade do obturador
    Como a Lua é uma fonte de luz brilhante e se move com rapidez, use a velocidade de obturador curta para evitar borrões na imagem
  • Abertura da câmera deve ser estreita
    Lembre-se: para fazer um registro da Superlua bem nítido é preciso usar uma abertura mais estreita, mais de f /8
  • Foco deve estar no manual
    Para ajudar a identificar exatamente qual o ângulo da Superlua que você quer fotografar, use o foco manual

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

CHARGE - Jornal o Povo

CHARGE

ECONOMIA

Falida, malharia Sulfabril consegue leiloar uma fábrica por R$ 5 milhões


Ampliar

Sulfabril fez sucesso nos anos 1970 e 1980; relembre9 fotos

1 / 9
A malharia Sulfabril, criada em 1947 em Santa Catarina, vai a leilão em maio. A marca fez sucesso sobretudo nas décadas de 1970 e 1980, quando seus anúncios eram estrelados por atores da TV. Este anúncio traz os atores Marcos Paulo (1951-2012) e Sandra Bréa (1952-2000) Reprodução
Quinze anos após ter a falência decretada, a malharia Sulfabril leiloou nesta terça-feira (5) suas fábricas desativadas. A empresa brasileira de malhas e confecções foi sucesso nos anos 1970 e 1980 e terá sua marca e quatro fábricas leiloadas.
Um imóvel em Gaspar (SC) foi arrematado por aproximadamente R$ 5 milhões, 70% do valor de sua avaliação de mercado. Já a fábrica de Rio do Sul (SC), avaliada em R$ 3,7 milhões, não recebeu ofertas.
A marca Sulfabril é avaliada em R$ 40 milhões, e as fábricas, em cerca de R$ 120 milhões.
"A data para uma nova tentativa de venda deve ser definida após o dia 16 de setembro, quando ocorre o leilão das unidades da Sulfabril em atividade", disse Tatiane Duarte, leiloeira nomeada pela Justiça.
Duas fábricas da companhia ainda estão em operação, em Blumenau e Ascurra. Elas devem ir a leilão em 16 de setembro, junto com as marcas do grupo. A Justiça dará prioridade para a venda conjunta dos ativos. Caso não haja interessados, eles serão oferecidos em lotes separados, no mesmo leilão. 

Dívida estimada em R$ 119 milhões

Atualmente, a empresa está sob a administração de um síndico nomeado pela Justiça, o economista  e professor Celso Mario Zipf.
A empresa tem uma dívida estimada em R$ 119 milhões. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial, desse total, R$ 60 milhões se referem a dívidas trabalhistas.
O advogado do sindicato, Osmar Packer, afirma que cerca de 3.000 trabalhadores têm direito a indenizações.

Falência foi decretada em 1999

A Sulfrabril nasceu em Blumenau (SC) em 1947 e chegou a empregar mais de 5.000 funcionários. Suas coleções eram anunciadas no horário nobre da televisão e nas principais revistas do país, com garotas-propaganda como as atrizes Regina Duarte e Sandra Bréa.
A crise da empresa teve início em meados da década de 1990, com a abertura do Brasil ao mercado internacional. A falência foi decretada em 1999.
Atualmente, a Sulfabril emprega 700 funcionários em duas unidades em atividade, em Blumenau e Ascurra (SC). O patrimônio da empresa inclui ainda duas unidades desativadas, em Gaspar e Rio do Sul, também em Santa Catarina.

Serviço: Leilão Sulfabril - unidades operacionais e marcas

Data: 16 de setembro, às 15h
Local: Salão do Júri do Fórum de Blumenau (R. Zenaide Santos de Souza, 363)
Para participar: cadastro no site www.superbidjudicial.com.br até 15 de setembro, às 23h59, e envio de documentação por correspondência
Lances à viva-voz, durante a sessão; valor mínimo de 60% do valor de avaliação
Pagamento: à vista ou parcelado em até 36 vezes, com entrada mínima de 20%

Jô Soares deu entrada no hospital Sírio Libanês

Jô Soares segue internado e gravações estão canceladas, diz diretor

  • Reprodução/TV Globo
    7.jul.2014 - Jô Soares participa do programa especial do "Encontro com Fátima Bernardes" de dois anos

O apresentador Jô Soares, 76 anos, ficará pelo menos mais uma semana afastado da televisão. De acordo com o site oficial do programa, apesar da melhora em seu quadro de saúde, as gravações da próxima semana estão canceladas.
"Está melhorando dia a dia, mas acho que o Jô não recebe alta antes do final de semana", disse o diretor Willem van Weerelt  ao site do programa.
Ao UOL, Alex, o assistente chileno de Jô Soares há mais de 20 anos, diz que o patrão passa bem. "O Jô está bem melhor e logo logo estará gravando novamente", avisa.

Jô Soares deu entrada no hospital Sírio Libanês
, em São Paulo, com um quadro de princípio de pneumonia. O apresentador responde bem ao tratamento com antibióticos.
Segundo o UOL apurou, o apresentador não quer receber visitas e mantém contato com amigos mais próximos por telefone.
Em razão do afastamento do apresentador, o programa segue reprisando alguns especiais feitos por Jô ao longo dos 14 anos de casa. O programa já exibiu um especial com o escritor Ariano Suassuna e entrevista com Ana Paula Arósio, afastada da TV desde 2010.

Descoberta nova mutação que aumenta risco de câncer de mama

  Uma nova mutação, recém-descoberta, aumenta significativamente o risco de uma mulher vir a desenvolver câncer de mama e pode ser considerado o terceiro defeito genético hereditário com vínculo reconhecido nesta doença, afirmaram cientistas nesta quarta-feira (6).


A nova mutação se relaciona a um gene chamado PALB2. Os cientistas analisaram as amostras médicas e genéticas de 154 famílias em oito países, entre as quais 362 mulheres eram portadoras de mutações deste gene.

Segundo as conclusões publicadas no New England Journal of Medicine, as mulheres correm 35% mais riscos de desenvolver a doença.
Ampliar

Especialistas esclarecem mitos e verdades sobre o câncer de mama17 fotos

12 / 17
Quem já teve câncer de mama uma vez nunca mais terá a doença. MITO - É comum as pessoas acreditarem que quem teve câncer uma vez nunca mais terá a doença na vida. Infelizmente, isso não é verdade. "Sempre existe uma chance de ter um novo câncer de mama ou ainda um câncer em outro órgão", explica Sérgio Masili, mastologista do Instituto do Câncer de São Paulo e da Clínica Ginecológica da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP)

As outras duas mutações conhecidas associadas ao risco de sofrer câncer de mama, BRCA1 e BRCA2, estão ligadas a uma probabilidade de 55% a 65% de desenvolver a doença aos 70 anos.

Anualmente, estas mutações levam milhares de mulheres a se submeterem a mastectomias preventivas, como foi o caso, no ano passado, da atriz americana Angelina Jolie, que não tinha câncer quando foi operada.

"Desde que as mutações do BRCA1 e do BRCA2 foram descobertas em meados dos anos 90, não foram encontrados genes com importância similar", disse o autor principal do estudo, Marc Tischkowitz, do Departamento de Genética Médica da Universidade de Cambridge.

Apenas de 5% a 10% de todos os cânceres de mama estão relacionados com o BRCA1 e o BRCA2, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.

Não está claro em que medida o PALB2 está na população em geral, mas os cientistas acreditam que seja escassamente encontrado.

No entanto, o risco individual varia. As mulheres com mais casos de câncer de mama na família correm um risco maior.

"Agora que identificamos o gene, estamos em posição de fornecer melhor assessoramento e aconselhamento", acrescentou Tischkowitz.