Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de maio de 2011

ESTÁ NO JORNAL O POVO - 17/05/2011 By Mariana Lazari

121 vagas ainda restam na UFC

Candidatos da lista de espera de 36 cursos do Sisu já estão sendo chamados por e-mail e até carta. 31 vagas são para as Medicinas
As chamadas dos candidatos em lista de espera foram realizadas até março deste ano (Foto; RAFAEL CAVALCANTE) As chamadas dos candidatos em lista de espera foram realizadas até março deste ano (Foto; RAFAEL CAVALCANTE)
Não se assuste se, ao abrir o e-mail ou a caixa de correspondências nos próximos dias, encontrar uma chamada para matrícula no segundo semestre da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desde ontem, candidatos inscritos nas listas de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão sendo convocados para preenchimento de 121 vagas ociosas em 36 cursos da Universidade. As oportunidades surgiram após a desistência de alunos já matriculados.

Entre os cursos estão as graduações em Medicina nos campi de Sobral, Cariri e Fortaleza. As três têm 31 vagas à espera de estudantes para o próximo semestre. São 11 em Sobral, 14 no Cariri e seis na Capital. É a maior quantidade de vagas ainda em aberto, informa o coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da Universidade, professor Miguel Franklin.

A quantidade de vagas em aberto nos demais cursos não foi divulgada pela UFC, mas, além de Medicina, há vagas em graduações como Psicologia, Enfermagem, Arquitetura e Odontologia.

Para Franklin, a desistência é motivada por interesses pessoais. “As desistências são devido à gente que faz o processo Sisu e o vestibular, passa no Sisu e no vestibular e prefere ficar no curso do vestibular”, diz. “Esse problema vai ser reduzido quando mais instituições aderirem ao Sisu”, acredita o professor.

O Sisu proporciona que candidatos de todo o Brasil concorram a vagas em 83 instituições de ensino superior do País. A mobilidade oferecida, porém, não se confirmou nos números da UFC. Até a conclusão de chamada da lista de espera, em março, o percentual de cearenses matriculados chegava a 94%. O índice contrariou, inclusive, o temor de professores e estudantes cearenses que, quando a Universidade decidiu adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única forma de ingresso, em fevereiro de 2010, acreditaram que os alunos daqui perderiam vagas para pessoas de outros estados.

Matrícula
A correspondência convocando os candidatos começa a ser enviada hoje através de Sedex, pelos Correios. O texto do documento, além de chamar para a matrícula - que deve ser efetuada até o dia 24 -, solicita que o candidato informe caso não tenha interesse em se matricular. A medida visa garantir o preenchimento de todas as vagas. “Se chegar dia 24 e ainda tiver vaga, a gente vai mandar mais cartas”, garante Franklin.

As aulas do segundo semestre letivo começam no dia 2 de agosto. A UFC inicia a chamada para matrícula agora para tentar garantir o preenchimento de todas as vagas. As chamadas são feitas para candidatos de todo o País. “São para os próximos da lista de espera, não importa de onde”, frisa o professor.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA
Cartas e e-mails estão sendo enviados apenas para os candidatos inscritos na lista de espera dos cursos, seguindo a classificação. 36.759 pessoas se inscreveram na lista. A UFC quer preencher todas as vagas abertas para o 2º semestre.

UFC NO SISU

A UFC ofertou todas as 5.724 vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Foram realizadas três chamadas dos candidatos, além de uma chamada dos inscritos em lista de espera.

A primeira chamada deixou 1.468 vagas em aberto. Da segunda, restaram 1.347 e da terceira, 898 vagas, disputadas por 36.759 inscritos para a lista de espera dos cursos.

Segundo o MEC, a UFC foi a instituição de ensino superior mais procurada no Sisu, com 118.221 inscrições. Nenhum curso teve número de inscritos menor que a quantidade de vagas.

A maioria das 5.724 vagas da Universidade ficou com estudantes que declararam residência no Ceará. Ao final de todas as chamadas, o índice chegava a 94% ou 5.193 alunos.Dos 102 cursos da Instituição, 30 tiveram todas as vagas ocupadas por alunos cearenses.
Mariana Lazari
marianalazari@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário