Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ARGENTINA DE LUTO


“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi na noite desta quinta-feira a Buenos Aires para o velório do ex-presidente argentino Néstor Kirchner, na Casa Rosada, onde abraçou Cristina Kirchner e foi muito aplaudido. Antes de embarcar de volta para São Paulo, ele discursou em um aeroporto militar da capital e exaltou o legado do ex-líder para a Argentina e as relações econômicas e diplomáticas com o Brasil.
- Kirchner era mais do que um presidente, era um companheiro que junto comigo ajudou a construir a América Latina que temos hoje. Um homem morre, mas as ideias permanecem – afirmou o presidente brasileiro.
Lula disse ainda que, com Kirchner, as relações entre Brasil e Argentina cresceram. Para o líder brasileiro, durante o governo do marido de Cristina (2003-2007) caíram preconceitos diplomáticos e empresariais.
- Descobrimos que Brasil e Argentina não eram adversários, a não ser no futebol. Na economia e na política, a gente se completava. A relação entre Brasil e Argentina é a melhor desde que os países existem – discursou.
Lula antecipou sua viagem à Argentina, inicialmente prevista para sexta. O presidente não ficou nem três horas no país e embarcou de volta para o Brasil por volta de 23h30 (Brasília). Na Casa Rosada, ficou cerca de uma hora ao lado de Cristina e dos dois filhos do casal Kirchner, Máximo e Florencia.
- Kirchner vai continuar governando junto a Cristina, junto ao povo – completou Lula.
(O Globo)

By Eliomar de Lima 29/10/2010

“Hoje é o ultimo dia de exibição da propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na TV, dos candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais que disputam o segundo turno. De acordo com o calendário eleitoral, também termina o prazo para a divulgação de propaganda eleitoral paga na imprensa escrita, de propaganda eleitoral em páginas institucionais na internet e para a realização de debates entre os candidatos.
A legislação estabelece ainda que a propaganda eleitoral por meio de alto-falantes e amplificadores de som pode ser feita até amanhã (30), mas só até as 22 horas, assim como a realização de carreatas e a distribuição de material de propaganda política.
No domingo (31), os eleitores poderão ir às urnas entre as 8 e as 17 horas. Aqueles que chegarem perto do fim do horário, receberão senhas para que possam ser atendidos e, com isso, garantir o direito ao voto. Os eleitores de todo o país deverão votar em seu candidato à Presidência e, em oito estados, em concorrentes ao governo estadual. Nos dois casos, o número do candidato e do partido tem dois dígitos. O Tribunal Superior Eleitoral recomenda que os eleitores levem uma cola com o número do candidato, e com isso, agilizar o tempo de votação.
A estimativa do TSE é que, nos estados onde haverá segundo turno (Goiás, Alagoas, Pará, Amapá, Paraíba, Rondônia, Roraima e Piauí, além do Distrito Federal) o tempo médio que cada eleitor gastará na cabine de votação será de 30 segundos. Nas localidades onde haverá votação apenas para presidente, o tempo deverá ser menor. No dia da eleição, os eleitores podem manifestar seu voto, desde que de maneira individual e silenciosa.


DIA FELIZ

Como é bom estar perto de alguém que tem o seu coração cheio de amor?!
É sempre muito agradável conviver com quem só tem bondade para repartir, vontade de fazer o bem e o amor para distribuir. Esse amor que vem em cada gesto, em cada olhar, no sorriso e na ação, como partícula infinita do Amor de Deus.
http://chattablogs.com/jeep/archives/family%20portrait%201.jpg

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ESTÁ NO JORNAL O POVO - By Eliomar de Lima 28/10/2010


“Judicialmente, não há o que impeça o ex-superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Ceará (Dnit-CE), Guedes Neto, de retornar ao cargo. Um despacho expedido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no Recife, deu a ele a possibilidade de voltar ao comando do órgão.
Assinado pelo desembargador Vladimir Souza Carvalho, o documento é datado de 19 de agosto. Portanto, dez dias após o engenheiro ser afastado do cargo; seis dias depois de ele deixar a carceragem da Polícia Federal, onde passou uma semana ao lado de outras 23 pessoas; no mesmo dia em que Neto foi exonerado e um dia antes de José Abner assumir o posto.
Segundo a PF, Guedes é suspeito de integrar um esquema de desvios milionários de verbas destinadas a obras executadas por empresas privadas, mas gerenciadas pelo Dnit-CE.
O despacho atende a um mandado de segurança impetrado pelo advogado do ex-superintendente, Hélio Leitão. Para o desembargador federal, a saída de Guedes Neto só se justificaria se houvesse uma denúncia formal ou uma ação civil pública citando-o por crime de improbidade administrativa.
O jurista diz que se embasa em parecer da Procuradoria Regional da República. E defende a “concessão da segurança para assegurar ao impetrante (Guedes) o direito ao exercício do cargo, no qual se achava, independentemente de a autoridade administrativa, verificada a quebra de confiança, proceder a sua destituição”. Ele também tacha a prisão do engenheiro como “ilegal”.
Por ora, Neto espera o fim das investigações da PF, Controladoria Geral da União (CGU) e do Dnit de Brasília, que abriu sindicância para apurar as denúncias. “Oficialmente, apenas questões administrativas (uma nova nomeação) o impedem de voltar”, pontua Leitão.
Com a decisão do TRF-5, o ex-superintendente também readquire o direito de transitar nos prédios, escritórios e obras ligadas ao Departamento. Até então, o acesso dele era proibido. A Polícia temia que provas pudessem ser alteradas.
O POVO apurou que, apesar da medida do TRF-5, Guedes não tentou costurar um retorno. Diz que prefere esperar o relatório final da PF, CGU e Dnit sobre o destino dado ao suposto dinheiro desviado para decidir passos futuros.
E-MAIS
>O POVO apurou ainda que, após a conclusão do inquérito policial, Guedes Neto pretende processar a União e pedir ressarcimento por danos morais.
>O advogado Hélio Leitão admite as chances disto acontecer. “É prematuro a gente falar agora, porque esta é uma decisão que seria tomada mais na frente. Mas é uma possibilidade a ser ponderada, sim”.
>Por telefone, a assessoria do Dnit, em Brasília, rebateu a argumentação do desembargador. “Os superintendentes ocupam cargos de confiança e podem ser exonerados a hora que se achar necessário. E os diretores acharam por bem afastar o senhor Guedes”, disse a assessoria.”
(O POVO)

RI FAZ BEM. ESTÁ NO JORNAL O POVO By Eliomar de Lima 28/10/2010


DIA FELIZ

Jamais queira ser o pior do que o outro.
A sua vocação é o bem, não o mal. Voce tem que se esforçar por ser bom, cada sia melhor.
Nas, isto não o tente a se presumir, em hipótese alguma, como sendo melhor do que os outros.
Seja, mas não ostente por tola vaidade. Seja, para dar exemplo e atrair os outros ao caminho do Bem.
Seja tão bom que o seu semelhante consiga ver em voce o milagre da bondade divina.
Seja tão bom que consiga afastar os outros do mal.

Tenha um bom dia, com o coração cheio de bondade.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DIA FELIZ

É bom que você esteja em permanente vigilância sobre os seus defeitos e quase nunca preocupado em vigiar os defeitos alheios.
Afinal, se tiver que ajudar a alguém a se corrigir de algum, só aí é que lhe vai interessar conhecer o alheio.
No mais, só para os seus próprios se volte, mesmo porque são esses que comprometem e enfeitam a sua personalidade e é deles que tem contas a dar. É deles que tem que se livrar.
A coisa mais difícil de se ver são os próprios defeitos. A mais fácil, são os defeitos dos outros.
Procure inverter essa realidade, para o seu bem.

Tenha um bom dia!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

30º ECC SÃO PIO X - FORTALEZA/CE DIAS 08,09 e 10/10/2010 PARTE II

 EVANGELIZANDO, PARA SER EVAGELIZADOS

Como tinhamos prometido vamos divulgar os casais que trabalharam no 30ºECC da Paróquia de São Pio X, em Fortaleza-Ceará. Equipe de Sala: Casal apresentador: Sílvio e Ana Paula, casal Boa Vontade: Edivani e Margarida, Casal Som e Projeção: João e Rosângela, Casal Canto: Ednardo e Idenilce, Casal Recepção de Palestrantes: Rocha e Sílvia;
Equipe Café e Mini-Mercado: Airton e Nísia(coordenadores), Everton e Elaine, Denis e Maurícia, Brito e Célia, Toinho e Ariane, Renato e Luana, Marcus e Ladiane, Laudecy e Vanda.
Equipe de Círculos: Aurembergue e Michelle(Casal Coordenador), Airton e Rose, Willians e Val, Lima e Aleuza, Oton e Tatiana, Airley e Gerarda.
Equipe de Ordem e Limpeza: Júnior e Luzinete(Casal coordenador), Augusto e Valéria, Régis e Leila, Igor e Anastácia, Eveste e Enedina, Bevan e Luzinete, Zequinha e Herbene, Neto e Vera.
Equipe e Liturgia e Vigilia: Carlos e Marina(Casal coordenador), Jales e Gerozina, José Maria e Facy, Santos e Lúcia, Luciano e Edgleuma, Ivan e Piedade, Sílvio e Fátima.
Equipe de Secretaria: Gabriel e Fátima(Casal coordenador), Neudo e Gerliane, Tony e Dina, Alex e Cineuda, Nazareno e Adeliana, Ernandes e Rosa.
Equipe de Cozinha: Valdizio e Robéria(Casal coordenador), Estélio e Carla, Chiquinho e Marliane, Nonato e Vilanir, João e Salete, Claudenor e Cristina, Carlinhos e Izenilde, Moreira e Nêga, Reginaldo e Meyre, Marcos e Lêda.
Equipe de Visitação: Evando e Mary Lourdes(Casal coordenador), Beto e Toinha, Marcelo e Novinha, Marlon e Karla, Edvânio e Eridan, Maurício e Irene, Júnior e Roberta, Paulo e Nizia, Chico e Lourdes.
Equipe de Acolhida:Cici e Rejane(Casal coordenador), Marcelo e Glória, Léo e Ana Gleyna, Carlinhos e Liduína, Jonas e Carmô, Fernando e Cláudia.
Equipe de Compras: Epifânio e Débora(Casal coordenador) e Paulinho e Meiriane.
Coordenação Geral: Neto e Gelma
Equipe Dirigente: Padre Abel Jackson (Diretor Espiritual), Fábio e Márcia(Pós encontro), Sérgio e Vanda(Montagem), Márcio e Luciana(Finanças), Aragão e Glória(Fichas), Rocha e Sílvia (Palestras)
VIVENCIARAM O 30º ECC:
Circulo Verde: Adriano e Carol, Pedro e Nágila, Robério e Aline, Marcelo e Vanessa, Mairton e Joana.
Circulo Azul: Vicente e Salete, Diego e Aldilene, Alexandre e Michelly, Paulo e Jeane, Josian e Sabrina.
Circulo vermelho:André e Girlene, Dida e Juliana, Pedro e Socorro, Bahia e Livânia, Aurélio e Érica.
Circulo amarelo: Gledson e Ana Cristina, Miguel e Marta, Euclides e Cinthia, Bertolino e Paizinha, Tiano e Clemilda, Ozirys e Ednamar.
Circulo laranja: Citó e Mary, Ossian e Edileuza, Marciel e Elinete, Edson e Claudiana, Marcos e Niedja, Evandro e Fabiana.

ESTÁ NO JORNAL O POVO - By Eliomar de Lima


“O debate da TV Record com os presidenciáveis, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), foi marcado pela denúncias de corrupção que envolveram entigos assessores da ex-ministra da Casa Civil e do ex-governador de São Paulo. Em outro momento do encontro, a petista acusou o tucano de agredi-la pessoalmente e de mentir. O segundo colocado nas pesquisas disse que a rival é uma “profissional nessa arte [dizer inverdades]“. O evento desta segunda-feira (25) é o penúltimo da disputa.

Leia também

Os candidatos centraram seus comentários mais duros, logo no primeiro bloco, na ex-ministra Erenice Guerra e em Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto,que trabalhou na Dersa, a empresa de estradas paulista.
Erenice é acusada de ter feito tráfico de influência na Casa Civil e de ter admitido seu filho, Israel, e amigos dele na pasta. O ex-diretor da Dersa é suspeito de ter arrecadado ilegalmente R$ 4 milhões que seriam destinados a campanhas tucanas. Ambos os personagens apareceram nos programas de Dilma e de Serra no horário eleitoral obrigatório.
Atrás nas pesquisas, Serra trouxe para o debate as acusações de tráfico de influência na Casa Civil durante o período em que Erenice, ex-assessora de Dilma, esteve à frente da pasta. Para o tucano, a adversária levanta acusações contra ele para que os eleitores tenham a impressão de que os candidatos são iguais. “Foi ela que teve como braço direito uma mulher que montou um esquema amplo de corrupção”, disse.
Dilma respondeu lembrando que Erenice deu depoimento à Polícia Federal poucas horas atrás. “E que dizer do Paulo Preto que não depõe?”, questionou ela, citando o ex-diretor da empresa de estradas paulistas, a Dersa. “O candidato Serra quando está pressionado, usa essa história de trololó. [Paulo Preto] é braço direito, esquerdo e se duvidar é a cabeça também”, disse a líder nas pesquisas.
“Logo que ele chegou na Dersa, mudou os termos de um contrato. A parte sul do Rodoanel de São Paulo teve três vigas que caíram e um dos motivos levantados é material de baixa qualidade”, afirmou ela. “Nunca viga cair e ser um exemplo de gestão primorosa do candidato Serra”, disse, em referência a um incidente ocorrido na obra que foi vitrine do tucano no governo de São Paulo.
Serra chamou as acusações de Dilma de “rosário de mentiras”. “Vocês inventaram uma coisa de que teria havido uma contribuição para a campanha que eu não teria recebido e que ele teria recebido. Ele está citado numa operação que a Policia Federal fez e está investigando. Quem tem de investigar é a Polícia Federal”, disse o tucano. “A Dilma está enrolada nessa história toda e aí fica procurando pretexto para atacar os outros.”
Agressão pessoal e mentira
No segundo bloco do debate, Dilma acusou o adversário de agredi-la pessoalmente. A petista fez o comentário após Serra dizer que ela era uma “profissional nessa arte [de mentir]”. “O nível de agressão pessoal é muito alto por parte do candidato”, disse Dilma.
O novo embate ocorreu enquanto os candidatos discutiam a Petrobras. Dilma afirmou que Serra, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, pretendia mudar o nome da empresa para Petrobrax e privatiza-la. “Ela inventa, fabula porque não tem como me atingir na administração pública”, afirmou o segundo colocado nas pesquisas.
Logo no início do bloco, Serra disse que não entendia como Dilma podia acusá-lo de ser privatista enquanto a própria candidata havia entregado a “exploração do petróleo para 108 empresas privadas”. A petista se defendeu dizendo que as regras eram diferentes antes da descoberta do pré-sal.
“Tínhamos uma regra que o senhor Serra e o senhor FHC haviam criado que valia para o petróleo de baixa qualidade”, disse. E completou: “Quando descobrimos esse bilhete premiado [o pré-sal] nós mudamos as regras”. Segundo Dilma, Serra tenta “fazer essa confusão entre o petróleo que existia antes e o pré-sal” para “deliberadamente esconder a realidade”.”
(POrtal Uol)

DIA FELIZ

Conserve a sua serenidade. Ela é a melhor prova de que o seu espírito é forte e equilibrado.
Não permita que a azáfama das suas obrigações, as agitações exteriores e o barulho de fora interfiram na sua paz interior, ao ponto de perturbarem a serenidade do seu espírito, sem a qual você será capaz de trabalhar bem.
Não se apresse em fazer as coisas, assim como quem quer se ver livre delas.
Lembre-se de que a maior inimiga da perfeição é a pressa.
Faça tudo com a serenidade de quem faz por amor.
Muita paz neste dia de trabalho.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

SAUDADES ETERNAS - DONA MARIA LUIZA VIDAL DA SILVA

Quero neste momento de dor e pesar, deixar todo meu apreço à família Vidal da Silva, pela partida à casa do Pai Celestial da Senhora Maria Luiza Vidal da Silva, hoje 25 de outubro de 2010. Nesta corrente de Fé e oração junto-me a vocês: Adriano Vidal, Francisco, Edir, dona Jeanne e aos demais irmãos  por esta dor tão doída.
Procurem força em Deus e ele vai preencher esse vazio que está dentro de vocês. Com certeza Dona Maria Luiza está no descanso dos justos, sob o altar de Cristo, na esperança da vida eterna.  Do Amigo Lyma Netto




ESTÁ NO JORNAL O POVO - By Wanderley Neves

Rosa para chamar a atenção

Até dia 30, alguns pontos de Fortaleza estão "tingidos" de rosa para chamar a atenção sobre a detecção precoce do câncer de mama. Campanha desenvolve atividades de conscientização

Desde a última sexta-feira, a índia que guarda Fortaleza veste rosa. Até o dia 30, a cor faz parte da iluminação da estátua de Iracema e da Praça dos Estressados. Um modo bem feminino de chamar atenção para a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, que pode vitimar 690 mulheres fortalezenses somente em 2010 segundo estimativa do Ministério da Saúde.

Já ganharam o tom róseo na iluminação a Praça do Ferreira, a Praça Portugal e a fachada do Hospital do Câncer. Quem quer chamar a atenção dos fortalezenses é a campanha Outubro Rosa, que, durante todo o mês, desenvolve atividades de conscientização sobre a doença que mais mata mulheres no mundo. As ações ocorrem em diversos espaços da cidade, como praças, shoppings e livrarias.

Este ano, a campanha luta pelo cumprimento da Lei 11.664/2008, que garante às mulheres com mais de 40 anos o direito à mamografia, principal exame necessário para a detecção do tumor ainda em estado inicial. Segundo o mastologista Antônio de Pádua Almeida Carneiro, do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), enquanto que o exame físico da mama identifica tumores de mais de um centímetro, na mamografia podem ser enxergados nódulos ainda com 1 ou 2 milímetros.

“Se você conseguir diagnosticar antes de o tumor ser palpável, mais de 90% das mulheres ficam curadas, muitas sem tirar a mama”, informa Pádua, que também é presidente da Associação Brasileira de Mastologia no Ceará. Mas essa ainda não é a realidade das mulheres cearenses. Mais da metade dos casos no estado é detectada já em estado avançado. Nesse estágio, o tratamento é mais traumático: vêm muitas vezes a mastectomia, a quimioterapia e a radioterapia.

O acesso à mamografia já melhorou. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, indicam que a produção de mamografias cresceu 118% no país entre 2000 e 2007. Pádua acredita que isso se deva a campanhas educativas como o Outubro Rosa, mas aponta uma maior dificuldade para mais à frente, após a mamografia. Ele defende que, já com o exame, as mulheres tenham acesso facilitado aos médicos para avaliação dos resultados.

Ainda assim, o problema não termina. Quando um nódulo é detectado, ainda é necessária ser feita a biópsia guiada, procedimento, segundo Pádua, realizado apenas em Fortaleza. Desde a primeira visita ao médico até o resultado da biópsia e início de tratamento, podem se passar meses. Com a demora, um caso que seria simples pode se complicar. Para Pádua, esse é o “ponto de estrangulamento”.


E-Mais

O Instituto Nacional do Câncer elaborou algumas recomendações para diminuir a mortalidade por câncer de mama:

Toda mulher tenha amplo acesso à informação com base científica e de fácil compreensão sobre o câncer de mama.


Toda mulher com nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas tenha direito a receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias.


Todas as mulheres de 50 a 69 anos faça mamografia a cada dois anos.

DIA FELIZ

Sinta-se sempre forte por ter a certeza de que você é filho de Deus e jamais será abandonado.
Quando estiver sib o bafejo da saúde corporal ou da alegria que robustece o espírito, saiba que o Pai o assiste e, por isso você é forte.
Quando, porém, se sentir abatido por uma enfermidade ou seu espírito se encontrar amarrado àquele estado de abatimento que o faz ver-se sozinho e abandonado, pense em Deus e verá que ele coloca a mão sobre você.
Em qualquer situação, seja forte, dizendo como Paulo, o apóstolo:"Eu tudo posso tendo aquele que me conforta". (Felipenses, 4,13)
Seja uma fortaleza, e sinta a presença de Deus em seu dia.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ESTÁ NO JORNAL O POVO By Bruno de Castro

Mulher dá à luz no banheiro de casa com a ajuda de policiais

As dores começaram na noite anterior e o parto durou 20 minutos. O resto do dia, Mônica Bezerra passou no hospital, se recuperando do esforço. Mãe e filho passam bem, mas precisam de ajuda.
Após o susto, mãe e filho descansavam na maternidade. Parto em meio à apreensão (DEIVYSON TEIXEIRA)
Na casa, não havia mais ninguém. Apenas uma grávida de 22 anos. Ela sentia dores. Fortes dores desde as 18h do dia anterior. Deitou. Mas passou a noite em claro. As contrações não permitiam um cochilo sequer. O sol chegou e nada do pequeno dar descanso. Até uma ida ao banheiro.

Algo simples, não fosse o estouro da bolsa d’água. Eram 7h20min de ontem. E João Iarley vinha ao mundo de forma apressada. Tão depressa que só deu tempo de gritar por socorro. O desespero alarmou a cunhada, moradora da casa ao lado - onde também vivem o padastro e a mãe.

Na Pajuçara, distrito de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, Mônica Soares Bezerra deu à luz o seu sexto filho com o apoio da cunhada e de quatro policiais do Ronda do Quarteirão. Os PMs foram acionados por outra vizinha. “Doía muito e eles me pediam para ter calma. Mas, na hora, não dá para ter calma”, narra.

Sequer deu para esperar a ambulância. Logo, o parto improvisado aconteceu no chão do banheiro mesmo. Quando a equipe do Hospital Pajuçara Dionísio Lapa chegou, o bebê já estava nos braços da ajudante e a mãe sentada no vaso sanitário. O cordão umbilical mantinha-se preservado. “Não cortamos, porque não tínhamos equipamento”, explica o soldado Josenir de Lima Pereira.

Na porta da casa, uma multidão de curiosos. Tentando abrir caminho, a avó da criança. Eram quase 8h e dona Maria das Dores vinha justamente no hospital. Estava lá há um dia. Acompanhava a neta, Luana, 3, submetida a uma cirurgia no braço. “Eu e meu marido ficamos desesperados com aquele horror de gente e a situação em si. Mas, quando entrei, ele (João Iarley) já tinha nascido”, lembra.

Estafa
Deitada em um dos leitos da unidade A da maternidade, Mônica paparica o herdeiro. No rosto, o cansaço da noite mal dormida e do esforço feito para o menino nascer. “Eu pensava em ter no hospital... tudo direitinho”, cita.

Mas o destino resolveu pregar uma de suas peças. Criada em Croatá da Serra, na Ibiapaba, ela chegou em Fortaleza há uma semana. Agora, precisa dividir-se entre Iarley e outro recém-nascido. Com um ano e oito meses, Richardison também necessita de atenção especial. Monique, 8, e Daniele, 6, completam a lista de filhos. O sexto acabou morrendo após o nascimento.

Mesmo com a pouca idade e já responsável por tantos pequenos, a jovem admite a possibilidade de ter outra criança. “Não tenho coragem de ‘ligar’ (as Trompas de Falópio). Mas, por agora, vou dar um tempo”.

Apesar do parto inesperado, João Iarley nasceu sadio. Tem 49 centímetros e 3,715kg. O esforço também não deixou sequelas na mãe. Contudo, como sofria com anemia, os médicos constataram baixa nos índices de hemoglobina. Ontem mesmo, ela recebeu transfusões de sangue. “Não é nada grave. Ela foi uma guerreira”, diz a enfermeira Auriacele Nobre.

E-MAIS

>Até ontem à noite, o pai de João Iarley ainda não havia conhecido o pequeno. Quando a mulher entrou em trabalho de parto, ele já tinha saído para o trabalho.

>Só ficou sabendo do parto no banheiro no almoço, ao retornar para casa. “Ele ficou tão desnorteado que voltou na mesma hora para o trabalho”, explica a sogra, Maria das Dores.

>Mônica Bezerra precisa de ajuda para manter os cinco filhos. Ela sequer tem uma banheira para dar banho no novo pequeno. Por isto, pede ajuda.

>As principais carências são: fraldas e roupinhas. Quem puder ajudar pode entrar em contato com a família nos números 8629.7830 (Maria das Dores, avó de Iarley) ou 8867.9733 (Monalisa, tia de Iarley).


>Numa situação como a vivida por Mônica, o ideal é deixar o parto transcorrer naturalmente.

>Não se deve conter o nascimento ou forçar uma saída do bebê.

>Também não é recomendado que ajudantes cortem o cordão umbilical. Este é um procedimento que deve ser feito com equipamentos específicos. Do contrário, corre-se o risco de o bebê e a mãe contraírem algum tipo de infecção.

AGRADECIMENTO

Quero agradecer a todos aqueles que nestes cinco meses acessam o meu blog diariamente, por conhecerem ou por curiosidade.Fico muito feliz pelos rsultados.



GRATIDÃO



Engraçado como em nossa vida,
Passam milhares de pessoas a cada ano,
Elas chegam nos conquistando
E a cada dia plantamos uma nova semente,
Sem nunca esquecer de cuidar delas.
São sementes que desabrocham em nosso jardim
E se tornam eternas.
E através de gestos e ações tornam-nos felizes e valorizados.
Por isso às vezes fica difícil o agradecimento.
E gratidão é uma sensação tão agradável.
Todos nós temos motivos para agradecer
As coisas que você faz, com tanta bondade e compreensão,
Faz-me acreditar que Deus está presente
Em cada criatura.




Lyma Netto

GRACIAS Thank you    MERCI Grazie




DIA FELIZ

Medite sobre esse conselho do Divino Mestre:"Quando vocês rezarem, não façam como os hipócritas que se comprazem em orar em pé nos templos, ou nas esquinas das ruas, só para srem vistos pelos outros...Mas, quando rezarem, procurem o silêncio, fechem as suas portas e orem ao Pai que está oculto e ele verá, ouvirá e os atenderá.
Orando, não usem palavras inúteis, não falem muito, para não se assemelharem àqueles que pensam que por falarem demais serão ouvidos.
O Pai sabe muito bem o de que vocês precisam, mesmo antes que vocês falem". (Mateus, 6,5-8)
Sejam inocentes como uma criança e tenham um final de semana cheio de sucessos.




quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CURIOSIDADE: ESTÁ NO G1-IDOSO DADO COMO MORTE SE MEXE AO SER PREPARADO PARA O FUNERAL NA PARAÍBA-BRASIL - By Lucianna Rossetto

Após ser dado como morto em Itabaiana, o aposentado Pedro Porcino da Silva, de 80 anos, está internado em um hospital de João PessoaApós ser dado como morto em Itabaiana,
o aposentado Pedro Porcino da Silva, de 80 anos,
segue internado em um hospital de João Pessoa
(Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
Um aposentado de 80 anos que tinha sido dado como morto se mexeu quando era preparado para o funeral, conforme contou ao G1 a filha dele, Celma Porcina da Silva, de 40 anos. A família chegou a chamar os parentes para o velório, em Itabaiana (PB), quando recebeu a notícia de que o idoso estava vivo.
Segundo Celma, o aposentado Pedro Porcino da Silva sentiu muito cansaço na noite de quarta-feira (13) e a família decidiu levá-lo ao Hospital Regional de Itabaiana. No local, uma médica constatou que o idoso teve um princípio de infarto e precisava ser transferido para João Pessoa.
“A médica foi com ele na ambulância e, logo atrás, meu irmão e eu seguíamos em um carro. Mas quando chegou na rodovia, a ambulância parou no acostamento. Na hora, eu já pensei que alguma coisa ruim tinha acontecido. A médica desceu depois de uns minutos, dizendo que ele teve um infarto e não resistiu”, disse Celma.
De acordo com Celma, todos voltaram para o hospital em Itabaiana e o pai foi encaminhado para o necrotério. “Colocaram ele em cima da mesa, dentro do saco, e fizeram todo o procedimento. Eu peguei o atestado de óbito, assinei a liberação do corpo e voltamos para casa”, afirmou Celma.  "Mas depois eu soube que, quando os funcionários da funerária chegaram para buscar o corpo, viram que ele estava se mexendo. Abriram o saco, tiraram o algodão da boca e do nariz, e ele se mexeu e abriu o olho.”
saiba mais
Em casa, a família se preparava para o velório. Parentes e amigos já começavam a chegar e até outros dois filhos do aposentado, que vivem em São Paulo e no Espírito Santo, tinham sido avisados. Porém, no lugar do carro da funerária, uma assistente social foi até a casa, solicitou os papéis que Celma tinha assinado e pediu para que retornasse ao hospital.
“Quando cheguei lá, a médica disse que tinha uma notícia boa, que meu pai não tinha morrido e estava vivo. Foi aquela surpresa na hora e corri ver meu pai. Nosso medo, agora, é que ele fique com alguma sequela, porque ele passou muito tempo sem assistência. Podiam ter matado de verdade o meu pai”, disse.
O aposentado foi transferido no mesmo dia para um hospital em João Pessoa. O quadro dele é estável e, nesta quarta-feira (20), teve alta da UTI e foi removido para a enfermaria. O idoso deve receber alta até o início da próxima semana.
A família registrou boletim de ocorrência e pretende processar os responsáveis. O delegado Felipe Luna Castellar afirmou que o caso está sendo investigado. “Foi iniciada a investigação para ver se existe ou não responsabilidade penal de algum funcionário do hospital. Realmente, ele pode inclusive ter sequelas por causa dessa ocorrência. Estamos providenciando a documentação e vamos chamar as testemunhas na semana que vem. Temos 30 dias para concluir o inquérito”, disse Castellar.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria da Saúde da Paraíba, responsável pelo hospital, que informou que vai emitir uma nota oficial sobre o caso ainda nesta quarta-feira.

ESTÁ NO G1-FRANCESA CONSIDERADA CLINICAMENTE MORTA ACORDA APÓS 14 HORAS

Filhos não quiseram desligar os aparelhos de Lydia Paillard no hospital.
Ela afirmou que não houve um erro médico, mas um 'erro de comunicação'.

Da AFP
Uma mulher considerada "muito provavelmente clinicamente morta" em um hospital na França acordou horas depois disso, depois de seus filhos terem se recusado a desligar os aparelhos.
Os médicos estavam preparando a pacidente de câncer Lydia Paillard, de 60 anos, para uma sessão de quimioterapia quando ela morreu, disse Yves Noel, diretor do hospital Rive Droite, de Bourdeaux.
Um médico conseguiu ressuscitá-la e colocá-la em um respirador artificial. Mas, consultando outros médicos, chegou à conclusão de que ela estava "muito provavelmente clinicamente morta".
Mas seus filhos não quiseram desligar os aparelhos, e ela foi transferida para o hospital universitário da cidade, onde um exame mostrou que ela, de fato, não havia tido morte cerebral, disse o médico.
"É um tipo de milagre", disse ele.
Lydia Paillard posa ao lado de dois de seus filhos na cama do hospital em Lormont nesta quarta-feira (20).Lydia Paillard posa ao lado de dois de seus filhos na cama do hospital em Lormont nesta quarta-feira (20). (Foto: AFP)

RI FAZ BEM. ESTÁ NO JORNAL O POVO By Eliomar de Lima 21/10/2010


DIA FELIZ

Quando você tiver que advertir a alguém, mesmo a um empregado, faça-o de tal maneira que ele lhe possa, antes, agradecer do que se aborrecer.
Lembre-se de que errar é humano e você também pode errar. Nunca debite com tanto rigor o erro do seu subalterno, como se, amanhã, erro igual ou mais grave não pudesse ser cometido por você mesmo.
Seja irmão e amigo até o momento em que cumpre o dever de advertir e corrigir. Lembre-se de que a palavra e o tom de voz significam muito para o bem, como para o mal.



Tenha um feliz dia e que a sabedoria e o dissernimento sejam seus companheiros.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

DE OLHO NO CRAQUE!

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisG2NkiLJbtcT2hzFMRKRwAqQ_zy7J3JN2j1LsDechQ9vAzHKAnrKDp8KHfwwgGeur412jmVurzq1yQ9n9oCxWezcs-wxarG8ze-nksm_lAwICfo4trdmSAzQeKDhTNKbPCuwzP02wd_U/s1600/P1220388.JPGAno passado, na Copa Danone, alguns garotos do Ceará, Fortaleza, Ferroviário e Tiradentes mostraram através do futebol suas qualidades, em um torneio no qual levaria o campeão a representar o estado do Ceará, em São Paulo na referida copa,  apadrinhada pelo ex-jogador Cafu.
Na época o campeão foi o Tiradentes e teve o previlégio de nos representar, e o fez como valentia e determinação. Alguns jovens atletas se destacaram não só pela garra e valentia, mas também por mostrarem talento e liderança. E entre entes jovens, podemos destacar o zaqueiro IAGO, hoje no Fortaleza.
Este jovem zaqueiro e capitão, é uns dos garotos de confiança do jovem goleiro JONATHAN, e de seus companheiros.
Parabéns IAGO, por sua liderança e determinação.

ESTÁ NO JORNAL O POVO By Rita Célia Faheina

Monolitos e serras do Ceará reconhecidos no Exterior

Monolitos de Quixadá, parque de Ubajara e região de Guaramiranga ingressaram na Associação Mundial de Montanhas Famosas. Terão agora visibilidade mundial com perspectiva de maior conservação

Quatro parques geográficos brasileiros, sendo três do Ceará, acabam de ingressar na Associação Mundial de Montanhas Famosas (World Famous Mountains Association - WFMA). O único representante do Brasil na entidade era o Geopark Araripe, na região do Cariri, mas agora foram incluídos os monólitos de Quixadá, no Sertão Central; o Parque Nacional de Ubajara, na cidade de mesmo nome, na Serra da Ibiapaba; e a região de Guaramiranga, no Maciço de Baturité.

Além desses, o território do Alto Camaquã (“Camaquã Highlands”) formado pelos municípios gaúchos de Bagé, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista foi certificado pela WFMA. A Associação Mundial de Montanhas Famosas, com sede no Monte Lushan, na China, é apoiada pela Unesco.

A entidade reúne montanhas turísticas como o Kilimanjaro (Tanzânia), o Monte Hood (Estados Unidos) e parques na Alemanha (Bergstasse), Áustria (Eisenwurzen) e Romênia (Gaina e Covsna). Os novos integrantes foram anunciados durante o II Congresso das Montanhas Famosas, realizado na semana passada em Jiujiang, na China e os representantes dos parques brasileiros receberam diplomas de certificação.

Esses diplomas são válidos até o congresso de 2011 marcado para Portland (EUA). Os novos membros devem implementar imediatamente uma série de ações a fim de continuarem na relação. Há três meses, membros da WFMA visitaram Quixadá e a Serra da Ibiapaba. “Aqui (em Quixadá) eles ficaram encantados com os monólitos e fomos convidados para participar do Congresso”, relembra Sandra Venâncio, presidente da Fundação Cultural Rachel de Queiroz, de Quixadá.

Inspeção
A visita fez parte da programação da Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18), realizada em Fortaleza. A inspeção foi articulada por Mônica Amorim, como consultora de Desenvolvimento Regional do Banco Mundial, e pelo secretário estadual das Cidades, Joaquim Cartaxo.

Sandra Venâncio foi à China participar do Congresso realizado na semana passada e, levou na mala, vários souvenirs, folders e a proposta de inclusão do Conjunto Natural dos Monólitos na Associação. A área, de interesse arqueológico e geológico, é considerado patrimônio nacional desde setembro de 2004. Representando o governo do Estado, participou do Congresso o secretário adjunto das Cidades, Jurandir Santiago.

SAIBA MAIS

>Criada em 2009 para compartilhar experiências de desenvolvimento econômico, promoção do turismo e proteção ambiental entre os cinco continentes, a Associação Mundial de Montanhas Famosas reúne montanhas turísticas e parques naturais de montanhas ao redor do mundo.

>O Conjunto Natural dos Monólitos fica numa área de 5,8 mil hectares e o que chama mais a atenção dos turistas é a pedra da Galinha Choca localizada no entorno do centenário açude do Cedro.

>O Parque Nacional de Ubajara, que fica na Serra da Ibiapaba, foi criado com uma área de 563 hectares, em 30 de abril de 1929 e teve sua área ampliada para 6.288 hectares.

>Atualmente é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A principal atração do Parque é a Gruta de Ubajara e o acesso é feito por um teleférico.

>A região serrana de Guaramiranga fica a 865 metros de altitude e está inteiramente inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) do Maciço de Baturité. Nela se encontra o Pico Alto, com 1.115 metros de altitude, bastante visitado por turistas.

Rita Célia Faheina
ritacelia@opovo.com.br

DIA FELIZ

Os feridos pela língua, desde o princípio do mundo, têm número milhões de vezes maior do que todos os feridos de guerras.
Não há coisa mais terrível do que a calúnia, a infâmia. Mesmo que quem dela é vítima tiver espírito tão superior que não se enlameie com ela; mesmo que ela consiga perdoar aos seus algozes, ela fere e compromete.
As sujeiras do corpo, as imundícies do exterior, essas a água lava e faz desaparecerem. Mas, a infâmia, que atinge a honra, cai dentro da alma, essa, só a força da Justiça divina consegue apagar.

Nessas eleições, estamos ouvindo muitas infâmias, injustiças, analisemos com muito cuidado as propostas, dos que se dizem representantes do povo.
Façamos uma reflexão.
Tenham um bom dia.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

PARABÉNS, HANNA KARINE

Hoje a minha felicidade está completa, pois foi um mes repleto de amor, alegria e realizações.
Um mês onde pude comemorar os vinte e nove anos do nosso sacramento do matrimonio. Festejamos também o aniversário de nosso filho Marcelo Bruno, dia 13 e hoje o niver de nossa filha Hanna Karine.
Sentimos orgulho de tê-la como filha. Exemplo de amor, ternura e meiguice. Esperamos que continue assim: essa filha maravilhosa, dedica aos estudos e acima de tudo perseverante nos ensinamentos cristãos.
Que Deus de abençõe e que a Virgem Maria te proteja .





São os sinceros votos de parabéns de seus Pais, que tanto te ama.
NETO E GELMA

DIA FELIZ

Não creia em um Deus afastado e distante de você. Esse Deus não existe.
Mas, creia e ame o seu verdadeiro Deus - Criador, Pai e Amigo em todos os instantes da sua vida e em todas as ocasiões. Ele que está na própria essência do seu ser, animando a sua existencialidade com a alma imortal que lhe deu e com a qual você, um dia, se  apresentará diante dele, medindo o peso das suas fraquezas com o infinito da sua misericórdia e do seu Amor.  

Tenha um bom e maravilhoso dia, e sinta a presença de Deus em sua vida.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DIA DO PROFESSOR 15 DE OUTUBRO



ORAÇÃO DO PROFESSOR
Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,

Dai-me esta graça que vem do amor.




Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.Aprender a ensinar,
Aprender o amor de ensinar.
Que meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor. De aprender sempre. Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar. Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe. Que meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade. Que meus conhecimentos não produzam orgulho, mas cresçam e se abasteçam da humildade. Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas, mas animem as faces de quem procura luz. Que minha voz nunca assuste, mas seja a pregação da esperança.Que eu aprenda que quem não me entende precisa ainda mais de mim, e que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
DAi-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender, para que eu possa trazer o novo, a esperança, e não ser um perpetuador das desilusões. Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender, deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.
Autor: Antonio Pedro Schinindwein
Nossa homenagem a todos os professores

 


DIA FELIZ

Todas as coisas boas da vida nascem em ambiente onde reina a calma e harmonia.
Não se conhece nada de bom que tenha suas origens plantadas na discórdia e no ódio. Da discórdia só nascem as malquerências e maledicências. Do ódio só podem surgir as inimizades e as guerras.
Mas, dos corações que convivem com o amor e a harmonia, não se pode esperar outra coisa senão PAZ, que é a tranquilidade na ordem. Ela é a felicidade.


 Tenha um final de semana cheia de amor e paz

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O BOM HUMOR, ESTÁ NO O POVO PUBLICADO EM 14/10/2010 By Eliomar de Lima

Em busca dos votos perdidos

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO

A Pastoral do Matrimônio da Paróquia de São Pio X, em Fortaleza, Ce. estará promovendo no dia 07 de novembro (domingo), mais um curso de preparação para o matrimônio. O curso tem seu inicio as 07:30horas e termina as 17:00 horas com a Celebração Eucarística - A Santa Missa- onde os noivos recebem das mãos do Padre Abel Peixoto o certificado de conclusão do curso, que tem a validade de seis meses.
As inscrições podem ser feitas na secretaria paroquial de terça ao sábado  das 14 as 18 horas, e aos domingos de 08 as 10 horas, com a Sra. Alzira.
Mais informações pela fone: 3482-4198 - 3482-2940 secretaria paroquial
Neto e Gelma 3490-5334 (noite) Coordenadores Pastoral do Matrimônio
Fazem parte ainda da Pastoral os seguintes casais:
Márcio e Luciana, Sílvio e Ana Paula, Rocha e Sílvia, Fábio e Márcia, Marlon e Karla, Epifânio e Débora, Oton e Tatiana, Edvani e Margarida, Dênis e Maurícia, Aragão e Glória.
Lembramos que do dia 19 de novembro (sexta-feira) estaremos realizando o 2º casamento comunitário de 2010.
Um fraternal abraço
                                                      Neto e Gelma (Coordenadores Pastoral do Matrimônio)





DIA FELIZ

Seja bastante humilde para ser capaz de agradecer a quem lhe apontou um defeito seu.
Ao invés de se abespinhar, como se tivesse sido insultado, contenha-se, e logo compreenderá que ele viu e teve a franqueza de lhe mostrar aquilo que você mesmo precisava ter notado e não notou.
Ele acaba de lhe fazer um bem, voluntária ou involuntariamente. Talvez outros estivessem atpe zombando desse seu defeito, mas sem a coragem de lho apontar. Foi esse quem o acordou, para que você possa se corrigir.
Pense nisso e receba com humildade.






quarta-feira, 13 de outubro de 2010

DIA FELIZ

Evite a arrogância e a prepotência.
O que torna uma a pessoa importante não é a posição que ela ocupa na sociedade, nem o dinheiro que ela possui, nem a autoridade que exerce. O que a torna particularmente bela e importante, querida e respeitada é a sua simplicidade, a sua educação no falar e no agir.
Os que são polidos, quanto mais importantes forem no que representam, mais simples e agradáveis se tornam. Não gritam, não dão ordens qque diminuam a dignidade do outro.
Em resumo, são aqueles que, antes, dizem:"Por favor". E, depois, não se esquecem de dizer:"Obrigado".


Tenham um feliz dia, seja tão simples como uma flor.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

30º ECC SÃO PIO X - FORTALEZA/CE DIAS 08,09 e 10/10/2010

Paróquia de São Pio X da Arquidiocese de Fortaleza realizou nos dias 08,09 e 10 de outubro o 30ºEncontro de Casais com Cristo. Com o Tema:"São Pio X e a Eucarístia na Vida da Família", vinte e sete casais tiveram a oportunidade de participar desse encontro que já proporcionou uma mudança de vida em muitas famílias. O ECC é um serviço da Igreja, é um momento onde os casais são chamados a rever seus valores humanos, familiar, do Sacramento do Matrimônio e criar a consciência dos cônjuges e demais membros da familia o seu papel evangelizador e missionário. É o despertar, o chamamento aos casais afastados da Igreja para que atuem nos seus diversos setores, abrindo-lhes possibilidades de doação e engajamento na Paróquia. O encontro foi realizados das dependências do Centro de Pastoral e Salão Paroquial. Encerramos o Encontro com a celebração da Santa Missa pelo Padre Guerra.
Lembramos que o Encontrão de Avaliação será dia 12 de outubro, as 19:30 horas, esperamos todos lá.
 Em breve divulgaremos os nomes de todos os casais que vivenciram este momento e os casais que se doaram com seus serviços.
Um abraço em Cristo Jesus:
Neto e Gelma - Casal Coordenador Geral

ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE

Naquela noite, enquanto minha esposa servia o jantar, eu segurei sua mão e disse: "Tenho algo importante para te dizer". Ela se sentou e jantou sem dizer uma palavra. Pude ver sofrimento em seus olhos.

De repente, eu também fiquei sem palavras. No entanto, eu tinha que dizer a ela o que estava pensando. Eu queria o divórcio. E abordei o assunto calmamente.

Ela não parecia irritada pelas minhas palavras e simplesmente  perguntou em voz baixa: "Por quê?"

Eu evitei respondê-la, o que a deixou muito brava. Ela jogou os talheres longe e gritou "você não é homem!" Naquela noite, nós não conversamos mais. Pude ouví-la chorando. Eu sabia que ela queria um motivo para o fim do nosso casamento. Mas eu não tinha uma resposta satisfatória para esta pergunta. O meu coração não pertencia a ela mais e sim  a Jane. Eu simplesmente não a amava mais, sentia pena dela.

Me sentindo muito culpado, rascunhei um acordo de divórcio, deixando para ela a casa, nosso carro e 30% das ações da minha empresa.

Ela tomou o papel da minha mão e o rasgou violentamente. A mulher com quem vivi pelos últimos 10 anos se tornou uma estranha para mim. Eu fiquei com dó deste desperdício de tempo e energia mas eu não voltaria atrás do que disse, pois amava a Jane profundamente. Finalmente ela começou a chorar alto na minha frente, o que já era esperado. Eu me senti libertado enquanto ela chorava. A minha obsessão por divórcio nas últimas semanas finalmente se materializava e o fim estava mais perto agora.

No dia seguinte, eu cheguei em casa tarde e a encontrei sentada na mesa escrevendo. Eu não jantei, fui direto para a cama e dormi imediatamente, pois estava cansado depois de ter passado o dia com a Jane.

Quando acordei no meio da noite, ela ainda estava sentada à mesa, escrevendo. Eu a ignorei e voltei a dormir.

Na manhã seguinte, ela me apresentou suas condições: ela não queria nada meu, mas pedia um mês de prazo para conceder o divórcio. Ela pediu que durante os próximos 30 dias a gente tentasse viver juntos de forma mais natural possivel. As suas razões eram simples: o nosso filho faria seus examos no próximo mês e precisava de um ambiente propício para prepar-se bem, sem os problemas de ter que lidar com o rompimento de seus pais.

Isso me pareceu razoável, mas ela acrescentou algo mais. Ela me lembrou do momento em que eu a carreguei para dentro da nossa casa no dia em que nos casamos e me pediu que durante os próximos 30 dias eu a carregasse para fora da casa todas as manhãs. Eu então percebi que ela estava completamente louca mas aceitei sua proposta para não tornar meus próximos dias ainda mais intoleráveis.
Eu contei para a Jane sobre o pedido da minha esposa e ela riu muito e achou a idéia totalmente absurda. "Ela pensa que impondo condições assim vai mudar alguma coisa; melhor ela encarar a situação e aceitar o divórcio" ,disse  Jane em tom de gozação.

Minha esposa e eu não tínhamos nenhum contato físico havia muito tempo, então quando eu a carreguei para fora da casa no primeiro dia, foi totalmente estranho. Nosso filho nos aplaudiu dizendo "O papai está carregando a mamãe no colo!" Suas palavras me causaram constrangimento. Do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa, eu devo ter caminhado uns 10 metros carregando minha esposa no colo. Ela fechou os olhos e disse baixinho "Não conte para o nosso filho sobre o divórcio" Eu balancei a cabeça mesmo discordando e então a coloquei no chão assim que atravessamos a porta de entrada da casa. Ela foi pegar o ônibus para o trabalho e eu dirigi para o escritório.

No segundo dia, foi mais fácil para nós dois. Ela se apoiou no meu peito, eu senti o cheiro do perfume que ela usava. Eu então percebi que há muito tempo não prestava atenção a essa mulher. Ela certamente tinha envelhecido nestes últimos 10 anos, havia rugas no seu rosto, seu cabelo estava ficando fino e grisalho. O nosso casamento teve muito impacto nela. Por uns segundos, cheguei a pensar no que havia feito para ela estar neste estado.

No quarto dia, quando eu a levantei, senti uma certa intimidade maior com o corpo dela. Esta mulher havia dedicado 10 anos da vida dela a mim.

No quinto dia, a mesma coisa. Eu não disse nada a Jane, mas ficava a cada dia mais fácil carregá-la do nosso quarto à porta da casa. Talvez meus músculos estejam mais firmes com o exercício, pensei.

Certa manhã, ela estava tentando escolher um vestido. Ela experimentou uma série deles mas não conseguia achar um que servisse. Com um suspiro, ela disse "Todos os meus vestidos estão grandes para mim". Eu então percebi que ela realmente havia emagrecido bastante, daí a facilidade em carregá-la nos últimos dias.

A realidade caiu sobre mim com uma ponta de remorso... ela carrega tanta dor e tristeza em seu coração..... Instintivamente, eu estiquei o braço e toquei seus cabelos.

Nosso filho entrou no quarto neste momento e disse "Pai, está na hora de você carregar a mamãe". Para ele, ver seu pai carregando sua mão todas as manhãs tornou-se parte da rotina da casa. Minha esposa abraçou nosso filho e o segurou em seus braços por alguns longos segundos. Eu tive que sair de perto, temendo mudar de idéia agora que estava tão perto do meu objetivo. Em seguida, eu a carreguei em meus braços, do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa. Sua mão repousava em meu pescoço. Eu a segurei firme contra o meu corpo. Lembrei-me do dia do nosso casamento.

Mas o seu corpo tão magro me deixou triste. No último dia, quando eu a segurei em meus braços, por algum motivo não conseguia mover minhas pernas. Nosso filho já tinha ido para a escola e eu me vi pronunciando estas palavras: "Eu não percebi o quanto perdemos a nossa intimidade com o tempo".

Eu não consegui dirigir para o trabalho.... fui até o meu novo futuro endereço, saí do carro apressadamente, com medo de mudar de idéia...Subi as escadas e bati na porta do quarto. A Jane abriu a porta e eu disse a ela "Desculpe, Jane. Eu não quero mais me divorciar".

Ela olhou para mim sem acreditar e tocou na minha testa "Você está com febre?" Eu tirei sua mão da minha testa e repeti "Desculpe, Jane. Eu não vou me divorciar. Meu casamento ficou chato porque nós não soubemos valorizar os pequenos detalhes da nossa vida e não por falta de amor. Agora eu percebi que desde o dia em que carreguei minha esposa no dia do nosso casamento para nossa casa, eu devo segurá-la até que a morte nos separe.

A Jane então percebeu que era sério. Me deu um tapa no rosto, bateu a porta na minha cara e pude ouví-la chorando compulsivamente. Eu voltei para o carro e fui trabalhar.

Na loja de flores, no caminho de volta para casa, eu comprei um buquê de rosas para minha esposa. A atendente me perguntou o que eu gostaria de escrever no cartão. Eu sorri e escrevi:  "Eu te carregarei em meus braços todas as manhãs até que a morte nos separe".

Naquela noite, quando cheguei em casa, com um buquê de flores na mão e um grande sorriso no rosto, fui direto para o nosso quarto onde encontrei minha esposa deitada na cama - morta.
Minha esposa estava com câncer e vinha se tratando a vários meses, mas eu estava muito ocupado com a Jane para perceber que havia algo errado com ela. Ela sabia que morreria em breve e quis poupar nosso filho dos efeitos de um divórcio - e prolongou a nossa vida juntos proporcionando ao nosso filho a imagem de nós dois juntos toda manhã. Pelo menos aos olhos do meu filho, eu sou um marido carinhoso.

Os pequenos detalhes de nossa vida são o que realmente contam num relacionamento. Não é a mansão, o carro, as propriedades, o dinheiro no banco. Estes bens criam um ambiente propício a felicidade mas não proporcionam mais do que conforto. Portanto, encontre tempo para ser amigo de sua esposa, faça pequenas coisas um para o outro para mantê-los próximos e íntimos. Tenham um casamento real e feliz!






UM CASAMENTO CENTRADO EM CRISTO É UM CASAMENTO QUE DURA UMA VIDA TODA.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

DIA FELIZ

A solidão só existe para quem não tem vida interior.
Todo aquele que não admite a vida a não ser no contato permanente com o barulho, no meio de rodas que conversam, cantam, dançam e riem, esse dificilmente encontrará felicidade em ficar ao contato de si mesmo.
Mas, quem procurou buscar no silêncio outro modo de riqueza vital, pensando, lendo, escrevendo e até ouvindo a sua música ou acompanhando de dentro de sua casa a vida que se movimenta lá fora, esse tem todo o mundo dentro de si e se sente feliz
Tenham uma semana cheia de realizações e bênçãos.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

CANDIDATO DO MILHÃO

“Devido à polêmica  em torno do cidadão Francisco Everardo Oliveira Silva, eleito deputado federal por São Paulo, sob o risco de não tomar posse devido ao seu suposto analfabetismo, fui às leis. Everardo, cearense de Itapipoca, mais conhecido como Tiririca – é humorista profissional, ou palhaço, como preferem alguns: de qualquer modo, duas profissões honradas. Obteve 1,3 milhão de votos dos paulistas, sendo o deputado federal mais votado do Brasil.
Ele corre o risco de não tomar posse pois a Constituição proíbe que analfabetos concorram a cargos eletivos.
CONSTITUIÇÃO
O artigo 14, parágrafo 4º da Constituição da República estabelece a inegibilidade dos analfabetos (não se vai entrar no mérito se a prescrição é justa ou não; o certo é que é um preceito constitucional).
RESOLUÇÃO DO TSE
O artigo 29 da resolução 22.717/08 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estabelece no seu inciso IV que, para fazer prova atestando que é alfabetizado, o candidato a cargo público deve apresentar um certificado de escolaridade. E que, a ausência deste,  poderá “ser suprida por declaração de próprio punho, podendo a exigência de alfabetização do candidato ser aferida por outros meios,desde que individual e reservadamente [grifei]” (parágrafo 2º). Para quem quiser ver a íntegra da resolução, em pdf.
ACÓRDÃO
No entanto, o Ementário sobre inegibilidade e desincompatibilização (em pdf) informa que, em julgamento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu o seguinte:  “Na falta do comprovante de escolaridade, é imprescindível que o candidato firme declaração de próprio punho em cartório, na presença do juiz ou de serventuário da Justiça Eleitoral, a fim de que o magistrado possa formar sua convicção acerca da condição de alfabetizado do candidato” [grifei].
O acórdão foi estabelecido no julgamento de um agravo agravo regimental em Recurso Especial Eleitoral, nº 31.937 (de 5/5/2009), tendo como relator o ministro Ricardo Lewandowski.
E esse aspecto parece não ter sido observado pelo TRE de São Paulo.
EXPLICAÇÃO
Pelo ordenamento jurídico, um acórdão difere de uma resolução TSE, que tem de ser acatada pelos juízes das instâncias inferiores. Acontece que um acórdão é uma tomada de posição do TSE. Ou seja, se chegar algum processo para julgamento em que o acórdão não foi levado em conta por um juiz de instância inferior, é quase certo que será derrubado.
O melhor seria se o TSE incluísse em suas resoluções o resultado do julgamento referido, pois acabariam polêmicas desse tipo.
De qualquer modo,  seria aconselhável que os TREs agissem de acordo com os acórdãos do TSE, de modo a evitar problemas, igual a este que está acontecendo.
COMENTÁRIO
No mais quero dizer o seguinte: se o candidato Tiririca, para conseguir o seu registro eleitoral, pediu para outra apessoa escrever algo que ele deveria ter escrito “de próprio punho”, ele incorreu em falsidade ideológica.
De outro modo, se o TRE-SP não observou com cuidado as normas que deveria ter seguido para dar o registro a alguém, também incorreu em erro; um equívoco que está se revelando grave, pelo tamanho do problema que provocou.
PERGUNTA
Ainda resta a pergunta: configura-se discriminação negar o registro eleitoral a um candidato analfabeto?
[Agradeço ao advogado Djalma Pinto pelos esclarecimentos jurídicos, ressalvando que as opiniões emitidas são de minha responsabilidade.]
(Do Blog do Eliomar de Lima)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7zLvFzykdaviEt1kIF4rLTmb-p1LY6xUIaePHcn5Fcxt8depNLszVA_1X_8cfVn-tmvhMc1LeeN60b5hylfWjl4xz_Kr1vlIFlC4ZvDfRz_YpxowV9E-WJaVIOQLGs_k24ymI9hGeXHsp/s1600/urna.jpg