Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ESTÁ NO JORNAL O POVO By Rita Célia Faheina

Monolitos e serras do Ceará reconhecidos no Exterior

Monolitos de Quixadá, parque de Ubajara e região de Guaramiranga ingressaram na Associação Mundial de Montanhas Famosas. Terão agora visibilidade mundial com perspectiva de maior conservação

Quatro parques geográficos brasileiros, sendo três do Ceará, acabam de ingressar na Associação Mundial de Montanhas Famosas (World Famous Mountains Association - WFMA). O único representante do Brasil na entidade era o Geopark Araripe, na região do Cariri, mas agora foram incluídos os monólitos de Quixadá, no Sertão Central; o Parque Nacional de Ubajara, na cidade de mesmo nome, na Serra da Ibiapaba; e a região de Guaramiranga, no Maciço de Baturité.

Além desses, o território do Alto Camaquã (“Camaquã Highlands”) formado pelos municípios gaúchos de Bagé, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista foi certificado pela WFMA. A Associação Mundial de Montanhas Famosas, com sede no Monte Lushan, na China, é apoiada pela Unesco.

A entidade reúne montanhas turísticas como o Kilimanjaro (Tanzânia), o Monte Hood (Estados Unidos) e parques na Alemanha (Bergstasse), Áustria (Eisenwurzen) e Romênia (Gaina e Covsna). Os novos integrantes foram anunciados durante o II Congresso das Montanhas Famosas, realizado na semana passada em Jiujiang, na China e os representantes dos parques brasileiros receberam diplomas de certificação.

Esses diplomas são válidos até o congresso de 2011 marcado para Portland (EUA). Os novos membros devem implementar imediatamente uma série de ações a fim de continuarem na relação. Há três meses, membros da WFMA visitaram Quixadá e a Serra da Ibiapaba. “Aqui (em Quixadá) eles ficaram encantados com os monólitos e fomos convidados para participar do Congresso”, relembra Sandra Venâncio, presidente da Fundação Cultural Rachel de Queiroz, de Quixadá.

Inspeção
A visita fez parte da programação da Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18), realizada em Fortaleza. A inspeção foi articulada por Mônica Amorim, como consultora de Desenvolvimento Regional do Banco Mundial, e pelo secretário estadual das Cidades, Joaquim Cartaxo.

Sandra Venâncio foi à China participar do Congresso realizado na semana passada e, levou na mala, vários souvenirs, folders e a proposta de inclusão do Conjunto Natural dos Monólitos na Associação. A área, de interesse arqueológico e geológico, é considerado patrimônio nacional desde setembro de 2004. Representando o governo do Estado, participou do Congresso o secretário adjunto das Cidades, Jurandir Santiago.

SAIBA MAIS

>Criada em 2009 para compartilhar experiências de desenvolvimento econômico, promoção do turismo e proteção ambiental entre os cinco continentes, a Associação Mundial de Montanhas Famosas reúne montanhas turísticas e parques naturais de montanhas ao redor do mundo.

>O Conjunto Natural dos Monólitos fica numa área de 5,8 mil hectares e o que chama mais a atenção dos turistas é a pedra da Galinha Choca localizada no entorno do centenário açude do Cedro.

>O Parque Nacional de Ubajara, que fica na Serra da Ibiapaba, foi criado com uma área de 563 hectares, em 30 de abril de 1929 e teve sua área ampliada para 6.288 hectares.

>Atualmente é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A principal atração do Parque é a Gruta de Ubajara e o acesso é feito por um teleférico.

>A região serrana de Guaramiranga fica a 865 metros de altitude e está inteiramente inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) do Maciço de Baturité. Nela se encontra o Pico Alto, com 1.115 metros de altitude, bastante visitado por turistas.

Rita Célia Faheina
ritacelia@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário