Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ESTÁ NO JORNAL O POVO - By Larissa Lima 29/11/2010

Projeto cearense com bibliotecas ganha prêmio nacional

Bibliotecas ganham comunidades em Aquiraz, Redenção e Itaitinga e são reconhecidas com o prêmio Nacional Vivaleitura 2010
29.11.2010| 01:30
Projeto %u201CLer para Crer%u201D foi realizado por professores da UFC  (DIVULGAÇÃO) Projeto %u201CLer para Crer%u201D foi realizado por professores da UFC (DIVULGAÇÃO)
O projeto cearense “Ler para Crer” é agora iniciativa reconhecida nacionalmente. A experiência realizada por professores e estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) conseguiu articular nove bibliotecas comunitárias em Aquiraz, Itaitinga e Redenção, municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Como vencedor do prêmio Vivaleitura 2010, ela deve ganhar novo impulso e se multiplicar por mais comunidades no ano que vem.

A professora Lídia Eugênia Cavalcante, professora do Departamento de Ciências da Informação da UFC, coordenadora, explica que o projeto começou em 2008, em localidades onde o acesso à leitura era restrito.

De biblioteca, só havia a pública, no Centro da cidade, muitas vezes distante de onde as comunidades vivem. Mais de 1.800 iniciativas concorreram em três categorias ao prêmio de R$ 30 mil. O “Ler para Crer” saiu ganhador na categoria “Sociedade”. A premiação é promovida pelos Ministérios da Educação e da Cultura.

Com os recursos do prêmio, a coordenadora do projeto pretende lançar um livro para ser distribuído gratuitamente, disseminando a metodologia das bibliotecas comunitárias por mais municípios, inclusive de outras regiões do Brasil. Lídia Cavalcante espera que esse primeiro reconhecimento, o do prêmio, inspire outros. “A gente espera que com esse prêmio possamos receber o apoio de instituições públicas e provadas para continuar os projetos”, acrescenta.

Gerência comunitária
Para as comunidades, a biblioteca reúne mais do que o acervo de livros. Os espaços de leitura também têm se constituído em referência de convívio comunitário. Algumas funcionam em prédios das associações de moradores, outras em imóveis doados. Nilo Uchôa, secretário de Cultura de Itaitinga, reforça que a comunidade é a responsável por gerir as bibliotecas, com a assistência da equipe da UFC. Oficinas de contação de histórias e de organização e higienização do acervo fazem parte da preparação. “A nossa meta é implantar 20 bibliotecas no município até o final de 2011. É uma meta do nosso município, em parceria com a comunidade”, almeja. 

Em Redenção, as localidades de Cristo Amigo e do Susto também contam com bibliotecas comunitárias, iniciadas com a capacitação do projeto “Ler para Crer”. A secretária de Cultura e Turismo, Lisiê Freira, conta que, em Cristo Amigo, a comunidade fez um mutirão para reformar a casa doada onde hoje funciona a biblioteca, sempre movimentada de leitores e projetos diversos, também com foco na saúde e nos interesses da zona rural.

Em Susto, a mobilização foi a mesma. “As crianças estão sempre lá, lendo. Eu fico encantada com esse trabalho. E o mérito é deles (das comunidades)”.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA
O projeto conseguiu fazer da leitura uma atividade importante para comunidades em três municípios com uma metodologia em que as pessoas são as responsáveis pela montagem e pela administração de bibliotecas.
SAIBA MAIS

O Prêmio Vivaleitura divulgou os três projetos vencedores de 2010 em cerimônia realizada em Brasília. É a quinta edição do prêmio.


O prêmio é uma iniciativa do MEC, do Ministério da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).


O Vivaleitura 2010 também homenageou José Mindlin, empresário, bibliófilo, membro da Academia Brasileira de Letras. Mindlin, que faleceu aos 95 anos, doou para a USP todo o acervo da sua biblioteca, a maior coleção particular de livros do Brasil.
larissalima@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário