Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ESTÁ NO JORNAL O POVO - By Viviane Gonçalves 18/11/2010

Lixo espalhado aumenta risco de novos focos de incêndio

Fumaça ainda deve permanecer no Cocó por mais algumas semanas, afirma o Corpo de Bombeiros (JORGE ALVES) O risco de novos incêndios no Parque do Cocó é iminente. A grande quantidade de lixo doméstico e entulho de construção deixa a região vulnerável para a formação de focos de incêndio. Ontem, peritos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizaram uma vistoria na área urbana do local. A visita técnica é para identificar as possíveis causa do incêndio na última segunda-feira e saber onde o fogo teve origem.

De acordo com o coordenador Estadual do Prevfogo do Ibama, Kurtis Bastos, a possibilidade de ter ocorrido um incêndio espontâneo é mínima. “O ambiente está mais sujeito à ação humana, mas ainda precisamos realizar a vistoria criteriosamente”, antecipou. O relatório final deve sair em uma semana. Esta é a primeira vez que o Ibama faz perícia na área urbana do Parque do Cocó.

Logo no início, foi possível constatar a grande quantidade de entulho por toda a extensão. “O parque está cerceado pelo lixo e a biodiversidade prejudicada. É preciso realizar um plano de sensibilização sobre o tema com a população”, afirma o perito de incêndio do Ibama, Humberto Fragoso. Ele explica que o lixo jogado em locais inapropriados acaba favorecendo a ocorrência de incêndios florestais. Nos períodos mais secos, a frequência de focos de incêndio aumenta.

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) não soube precisar quantos focos de incêndio já ocorreram no local. A gerente do Parque do Cocó, Flávia Prado, lembra de pelo menos dois. “Os focos se originaram na borda do parque, em pequenas proporções e de rápida resolução. Ontem, os peritos do Ibama colocaram pequenas bandeiras indicativas na área queimada e diagnosticaram que o foco se propagou no sentido leste-oeste.

A partir da vistoria do Ibama serão traçadas estratégias para elaborar um plano de medidas preventivas”, diz. Pelo menos três ações podem contribuir para a redução de focos de incêndio na área. “A maior presença policial, o cercamento e o controle da entrada no parque”, enumera Fragoso.

Fogo continuaDurante todo o dia de ontem, uma equipe formada pelo Corpo de Bombeiros, Comando da Polícia Militar Ambiental e Semace realizou ações para inibir os focos de incêndio no parque. Segundo o coordenador de operações do Corpo de Bombeiros, major Acrísio Pereira, um foco de incêndio de aproximadamente 10 metros tem permanecido no Parque do Cocó.

“Foi aberta uma pequena clareira porque as raízes estão queimando”, afirma. Ele acrescenta que a grande incidência de fumaça na região deve permanecer por mais algumas semanas. “Ficou a brasa e a fumaça demora a parar, mas não tem perigo de surgir outro foco grande de incêndio. A área está isolada e a situação controlada”, completa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário