Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de junho de 2012

PELO MUNDO II

Mubarak respira com ajuda de aparelhos e seu estado é crítico

Durante o dia de ontem, fontes da agência de notícias oficial Mena, do Egito, haviam divulgado a morte clínica do ex-ditador, após ele ter sofrido uma parada cardíaca e um AVC, e estar respirando por aparelhos
KHALED DESOUKI/AFP
Mubarak foi uma das lideranças árabes que foram derrubadas do poder pela chamada Primavera Árabe
 
O ex-ditador egípcio Hosni Mubarak, condenado à prisão perpétua este mês e que está hospitalizado há mais de um ano, está inconsciente e respira com a ajuda de aparelhos, mas não está clinicamente morto, disseram duas fontes de segurança.
“Ele está completamente inconsciente e usando respiração artificial”, disse uma fonte militar, depois que a agência de notícias estatal Mena informou que ele estaria clinicamente morto. Outra fonte de segurança deu o mesmo relato: “Ainda é cedo para dizer que ele está clinicamente morto”.

Mais cedo, a agência de notícias oficial Mena havia divulgado a morte clínica do ex-ditador. “Hosni Mubarak está clinicamente morto. Fontes médicas informaram que seu coração parou de bater e não respondeu à desfibrilação”, informou a agência. De acordo com Alaa Mahmoud, porta-voz do ministério egípcio do Interior, ele sofreu um AVC, sua condição deteriorou rapidamente e ele está em estado “crítico” e respirando artificialmente.

Mubarak foi uma das lideranças árabes que foram derrubadas do poder pela chamada Primavera Árabe, série de manifestações populares que pressionaram por mudanças em regimes autoritários marcados pela corrupção, pobreza e por décadas de duração. Ele estava internado em estado grave no hospital da prisão de Tora, no sul do Cairo, desde o último dia 2, no mesmo dia em que foi condenado à prisão perpétua junto ao ex-ministro do Interior egípcio Habib al Adli, ambos acusados pela morte de manifestantes durante a revolução que forçou sua renúncia no dia 11 de fevereiro de 2011, após 18 dias de protestos populares.

Após a sentença, a saúde do ex-ditador se deteriorou, especialmente após a visita da mulher, no dia 6. Desde então, foi transferido para a ala hospitalar da penitenciária, onde ficou inconsciente por dois dias. Ontem, sofreu uma parada cardíaca e foi reanimado após um acidente vascular cerebral. Em abril desse ano, Mubarak foi hospitalizado em um centro médico de Sharm el-Sheikh, após sofrer um ataque cardíaco, e justo no mesmo dia em que tinha sido interrogado e depois detido.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O ex-chefe de Estado foi condenado à prisão perpétua pela repressão da revolta contra seu regime no início de 2011, que deixou cerca de 850 mortos. A Justiça não o acusou de ter uma responsabilidade direta, e sim de não ter tomado as iniciativas necessárias para impedir essas mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário