Sara Oliveira
saraoliveira@opovo.com.br
O entorno da Arena Castelão terá um novo cenário a partir de hoje. Foram finalizadas as obras de requalificação das vias Paulino Rocha e Alberto Craveiro, além da rotatória em frente ao estádio. Entre as intervenções, que estavam previstas no pacote de obras da Copa do Mundo 2014, está a inauguração do Túnel Demócrito Dummar, primeiro equipamento da Capital a ser construído embaixo de uma rotatória e com novo modelo de revestimento.
Foram 18 meses de trabalho em cerca de cinco km de vias. As intervenções contemplaram serviços de alargamento, drenagem e pavimentação. A requalificação ocorreu em trechos de ligação entre o Castelão e importantes pontos de turismo e de mobilidade da Cidade. O túnel, que liga as avenidas Paulino Rocha e Silas Munguba (antiga Dedé Brasil), levará o nome do jornalista e presidente do Grupo de Comunicação O POVO, Demócrito Dummar, que morreu em 2008.
“A Prefeitura, ao tempo em que faz essa homenagem ao jornalista Demócrito Dummar, está reconhecendo uma das figuras de referência na nossa comunidade pelo que empreendeu com espírito agregador, irreverente e de firme compromisso com os nobres interesses do Estado do Ceará”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio (Pros). O gestor diz que Demócrito Dummar revelou, na direção de um grupo de comunicação, que é possível atuar com vanguarda e inovação.
Para a Prefeitura, o conjunto de obras entregue hoje representa um legado da Copa e terá papel importante na priorização do transporte público em Fortaleza. “Essas obras possibilitarão a implantação dos corredores expressos de ônibus, com faixas exclusivas, pontos de parada e ônibus especiais”, destacou o titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Samuel Dias.
O túnel, de acordo com o secretário, fará com que as avenidas Silas Munguba e Paulino Rocha passem a ser praticamente uma via única, sem sinais. “Vai tirar o fluxo de passagem de quem vem do Passaré em direção à BR-116. Quem vem da rodovia em direção ao Terminal da Parangaba não precisará mais entrar na rotatória”, complementou. O custo total da construção do túnel foi de R$ 38,4 milhões
Serviço
Inauguração do Túnel Demócrito Dummar
Quando: hoje, a partir das 10h30min, com solenidade no local das obras
Perfil
Neto de Demócrito Rocha, fundador do O POVO, Demócrito Dummar assumiu a presidência do Grupo de Comunicação em 1985 e a exerceu até sua morte, aos 63 anos, em 25 de abril de 2008. Dummar foi um dos fundadores da Associação Nacional de Jornais (ANJ), da qual foi vice-presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário