" CARTA DO LICEU "
PARTE DO GRUPO QUE PARTICIPOU DO CONGRESSO
II CONGRESSO: UM GRITO DE ALERTA
Depois de três dias de muitas informações, discussões, debates, chegou ao fim o II CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES.
Um momento de afirmação da Literatura Cearense e dos Escritores e Poetas do Ceará. Um momento de reflexão, de protesto e UM GRITO DE ALERTA para que a LEITURA seja uma ferramenta de conscientização, de cidadania e que todos os interessados na LEITURA E ESCRITA unam-se para transformar o LEITOR no protagonista desse processo cultural.
Formar leitores para sobreviver, formar leitores para completar a rede iniciada pelos Escritores, Poetas... Não adianta construir bibliotecas, lançar livros, criar Editais Literários, se NÃO EXISTIR O LEITOR.
Num país onde a média de Livros que são lidos não chega a 2 livros por ano por habitante e num Estado pobre como o Ceará que essa média não chega a l livro por ano por habitante, não podemos calar. É URGENTE se criar Políticas Públicas para a
FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES. Nesse sentido a Escola é o espaço ideal para desenvolver
essas políticas e Projetos, investindo na criatividade e curiosidade de nossos jovens.
participAÇÃO
Foi um Encontro que se não reuniu um grande número de participantes, valeu pela representatividade, pois Escritores e Poetas de vários Grupos, Entidades e Escritores Independentes, além de Leitores,estavam presentes e contribuiram para legitimar nossas decisões.
CARTA DO LICEU
II Congresso de escritores, poetas e leitores do Ceará
Carta do Liceu
1.Criação da Cesta Básica Literária - Todo empregador do Estado do Ceará terá que fazer a doação semestral de um livro de autor cearense aos seus funcionários.
2. Lutar pela aprovação de 3% do orçamento do Estado ser destinado à pasta da Cultura.
3. Implantação de Quiosques Culturais mantidos pela Secultfor.
4. Recepção cultural - Distribuição de cordel no aeroporto aos turistas que desembarcarem no estado, através de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Turismo.
5. Criar um movimento de Poetas e Escritores para produzir e vender obras em mutirão durante a Copa do Mundo.
6. Sugerir que as Secretarias de Cultura do Ceará e Fortaleza realizem oficinas permanentes de orientação para proponentes dos editais.
7.Que o Fórum de Literatura e Leitura do Estado do Ceará tenha assento para escritores independentes e leitores.
8. Encaminhar para a Fifa a sugestão que o símbolo da copa de 2014 seja um chocalho.
9.Implantar programas de formação de leitores ( oficinas) nas escolas, empresas, fábricas, associação de moradores e entidades.
10.As discussões do Congresso devem ser levadas às escolas, sindicatos, bibliotecários, Assembleia Legislativa e candidatos a eleição este ano.
Liceu do Ceará, Fortaleza(Ceará), 25 de Julho ( Dia do Escritor ) de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário