Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

INTERNACIONAL

Irã congelará atividades nucleares a partir de janeiro

O congelamento das atividades nucleares iranianas pelo período de seis meses, definido em acordo com o P5+1 (grupo composto por Alemanha, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia), vai começar a valer em janeiro. A afirmação foi feita hoje em Viena por Reza Najafi, representante do Irã na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
"Esperamos que no final de dezembro ou começo de janeiro possamos iniciar a implementação das medidas acordadas por ambos os lados", declarou Najafi a jornalistas.
Também nesta sexta-feira, o governo iraniano rejeitou a possibilidade de envolver-se em negociações sobre o futuro de seu programa nuclear que contem com a presença de Israel entre os participantes. A afirmação foi feita pelo ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, e divulgada pela agência estatal de notícias Irna.
"Nós não participaremos de nenhuma reunião da qual participe o regime de ocupação", assegurou o chanceler iraniano, em menção à ocupação por Israel de territórios reivindicados pelos palestinos para a fundação de um futuro Estado.
Zarif fez o comentário em resposta à possibilidade de Israel engajar-se nas negociações entre o Irã e o grupo de seis potências formado por Alemanha, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. A origem desse rumor ainda não está clara.
"Jamais uma coisa assim irá acontecer e nós definitivamente não estaremos na sala em que representantes do regime sionista estiverem presentes", disse o chanceler iraniano. Fontes: Associated Press e Dow Jones Newswires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário