Total de visualizações de página

domingo, 22 de março de 2015

Dia Mundial da Água - By blog do Eliomar

Editorial do O POVO deste domingo (22), alerta que em 15 anos quase a metade da população do mundo terá problemas de abastecimento de água. Confira:

Em um momento em que a falta de água deixou de ser um problema que, aparentemente, só afetava o Nordeste e passa a preocupar regiões do país que pareciam imunes ao problema, torna-se uma boa hora para refletir sobre o assunto, especialmente porque hoje comemora-se o Dia Mundial da Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Se até algum tempo atrás poderia parecer ilógico preocupar-se com a escassez, quando se sabe que 75% do planeta têm a sua superfície coberta de água, atualmente, ninguém parece mais duvidar de que o líquido é um recurso que, ao contrário das aparências, é finito e raro. Ocorre que água doce representa apenas 3% da água que recobre o planeta, e apenas uma parte dela é acessível, pois uma grande porção está concentrada em geleiras e lençóis freáticos muito profundos.
Previsão da ONU indica que até o ano de 2030 quase a metade da população do mundo terá problemas de abastecimento de água. Relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) avalia que a demanda por água no mundo crescerá 55% até 2050.
Segundo a Unesco, o aumento do consumo se dará devido ao crescimento da população mundial, que deverá subir de 7,2 bilhões para 9,1 bilhões em 2050, com 6,3 bilhões de pessoas vivendo em áreas urbanas. Atualmente, segundo o relatório, 748 milhões de pessoas no mundo já não têm acesso à água potável.
O documento adverte que a falta de água pode provocar disputas graves pelo recurso hídrico. Para a Unesco, o “desenvolvimento insustentável e falhas de governança têm afetado a qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos”, e alerta, “a não ser que o equilíbrio entre demanda e oferta seja restaurado, o mundo deverá enfrentar um deficit global de água cada vez mais grave”, sendo os mais afetados os pobres, as mulheres e as crianças.
O desafio que se coloca para o mundo é como continuar produzindo alimentos para uma população mundial que cresce cada vez mais, já que é na agricultura que é consumida a maior parte da água do mundo, seguida da indústria.
Esse é um problema que nenhum país poderá resolver de forma isolada, sendo necessária a cooperação mundial para preservar e ampliar as fontes de água potável. Em vez de ser um elemento de disputa, a água poderia ser um instrumento de união entre os povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário