Total de visualizações de página

sábado, 27 de agosto de 2011

ESTÁ NO JORNAL O POVO - 27/08/2011

Nova linha deixa trajeto 30 minutos mais rápido


Linha 094 fará o mesmo percurso de ida da Parangaba/Papicu/Montese, só que será 30 minutos mais rápida. Na volta, cumprirá itinerário totalmente expresso
Nova linha de Ônibus sairá do terminal da Parangaba (BANCO DE DADOS) Nova linha de Ônibus sairá do terminal da Parangaba (BANCO DE DADOS)
Marilda Milton, 36, sai de casa todo dia às 6 horas. Mora no Bom Sucesso. Às 6h40min, está no Terminal da Parangaba. Até chegar ao trabalho, no limite da Aldeota com o Meireles, perde mais uma hora e meia. A única linha de ônibus que lhe serve só sai da integração no formato de lata de sardinha. É gente demais para veículo de menos. “A gente chega no emprego estressada e com a roupa toda amassada”, reclama.

A partir da próxima segunda-feira, 29, ela e outros 15 mil usuários da rota Parangaba/Papicu/Montese terão mais uma opção de deslocamento. O Expresso/Parangaba/Aldeota fará o mesmo percurso de ida (ver quadro), mas com previsão de concluir o itinerário 30 minutos antes. A medida foi anunciada na última quinta-feira, 25, pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

A 094 passa a existir oficialmente após uma semana de testes. Serão oito veículos cruzando a Capital em horários restritos. Eles só rodarão de 5h40min às 7h45min. “A ideia é desafogar o trajeto Parangaba-Papicu”, explica a Etufor.

Segundo o chefe da Divisão de Operações do órgão, Raimundo Rodrigues, 20% dos usuários da linha Parangaba/Papicu/Montese descem na avenida Borges de Melo, em frente à rodoviária João Thomé. Outros 50% desembarcam quando chegam à avenida Pontes Vieira.

Por isso, a 094 fará paradas somente nessas duas regiões. O resto do caminho será expresso. “Pelo excesso de demanda, essa rota precisava de melhorias. Cerca de dez mil pessoas devem usar a nova linha”, projeta Rodrigues.

Apesar de definitiva, a 094 será monitorada pela Etufor nas próximas semanas para diagnosticar possíveis ajustes ou acréscimos de frota, além de mudanças no itinerário. Dos terminais da Parangaba e Papicu, os ônibus receberão passageiros pelas três portas. Justamente pela características de poucas paradas. No Parangaba/Papicu/Montese, somente duas portas são abertas nas integrações.


ENTENDA A NOTÍCIA
Estudos e reclamações de usuários provaram à Etufor que a situação da linha Parangaba/ Papicu/ Montese estava para lá de insustentável. Com mais uma opção de rota, passageiros poderão chegar ao trabalho mais rápido.

SAIBA MAIS

A Etufor já implementou mudanças nas linhas Grande Circular, Paranjana e Siqueira/ Papicu.

Com a 094, Fortaleza passa a ter seis rotas de características “expresso”. Já existem a 087 (Siqueira/ Papicu), a 089

(Parangaba/ Papicu/ Santos Dumont), a 650 (Messejana/ Centro/Br9), a 600 (Messejana/ Frei Cirilo) e a 660 (Conjunto Palmeiras/ Centro/ Expresso).

O itinerário de ida do Expresso/ Parangaba/ Aldeota será o mesmo do Parangaba/ Papicu/ Montese: Terminal Parangaba, rua Eduardo Perdigão, rua Germano Franck, rua Almirante Rubim, rua César Rossas, av. Gomes de Matos, rua Pré-Nove, av. dos Expedicionários, avenida Borges de Melo, alça viaduto do Sindiônibus, Br116, av. Aguanambi, avenida 13 de Maio, av. Pontes Vieira, av. Barão de Studart, rua Pereira Figueiras, av. Dom Luiz, alça Rotatória da Praça Portugal, continuação da Dom Luiz, rua Júlio Abreu, rua Prof. Silas Ribeiro, av. Eng. Santana Júnior, rua Des. Lauro Nogueira e terminal do Papicu.

Na volta, a 094 virá do terminal do Papicu, entrará na Via Expressa e seguirá pela avenida Carlos Jereissati (aeroporto) até o terminal da Parangaba.

Bruno de Castro
brunobrito@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário