Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de março de 2013

FUMAÇÃ PRETA

Papa Bento XVI RenunciaA Escolha do Novo Papa

Fumaça preta é liberada novamente em segundo dia de votação para escolha do novo papa



A fumaça preta foi novamente liberada nesta quarta-feira (13) no Vaticano, segundo dia de votação do conclave que vai escolher o novo papa. Às 11h39 (horário local, 7h39 em Brasília), a chaminé colocada no telhado da Capela Sistina liberou a fumaça, indicando que os 115 cardeais que participam da votação ainda não chegaram a um nome de consenso. Outras duas votações serão realizadas na tarde de hoje.
Os 115 cardeais eleitores saíram às 7h45 locais (3h45 de Brasília) da Casa de Santa Marta, na qual se alojam durante o conclave, para dirigir-se à Capela Paulina, que se encontra a quase um quilômetro de distância. Pela programação, os cardeais celebraram uma missa na Capela Paulina antes de entrar na Sistina, distante poucos metros, por volta das 5h30 de Brasília.
A Constituição Apostólica, que rege todo o processo, estabelece que nos três primeiros dias haverá duas votações de manhã e duas à tarde, com apenas duas 'fumaças' por dia (por volta de 8h e 15h de Brasília).
No momento que o papa for escolhido, uma fumaça branca saíra pela chaminé. Segundo a legislação vaticana, para ser eleito papa é preciso somar dois terços dos votos. Como são 115 cardeais eleitores, o eleito necessita de pelo menos 77 votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário