Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de março de 2013

LUTO NA VENEZUELA, ADEUS HUGO CHAVEZ

Morte de Chávez enche de tristeza todos os latino-americanos, diz Dilma

Do UOL, em Brasília
Com a voz embargada, a presidente Dilma Rousseff disse, nesta terça-feira (5) em Brasília, que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, era "um amigo do Brasil".

Dilma diz que morte de Chávez é "perda irreparável"

"Hoje, lamentavelmente, infelizmente, e com tristeza, eu digo para vocês que morreu um grande latino-americano, o presidente da Venezuela Hugo Chávez Frias", afirmou a presidente. "Essa morte deve encher de tristeza todos os latino-americanos e os centro-americanos", disse a presidente, que em seguida propôs um minuto de silêncio.


Em 2002, a Venezuela passou por uma grave crise política após Chávez demitir gestores da PDVSA --a petrolífera estatal-- e substituí-los por pessoas de sua confiança. Na foto, milhares de venezuelanos pedem a renúncia do presidente, em protesto realizado em Caracas, em abril de 2002, que deixou quase 20 mortos e provocou a saída de Chávez do poder por 48 horas. A manifestação ocorreu após dois dias de greve geral, associada a um longo protesto dos funcionários da PDVSA Kimberly White/Reuters -11.04.2002

"O presidente Chávez foi, sem dúvida, uma liderança comprometida com o seu país e com o desenvolvimento dos povos da América Latina", acrescentou.
"Em muitas ocasiões, o governo brasileiro não concordou integralmente com Chávez", reconheceu Dilma. "Porém, hoje, como sempre, nós reconhecemos nele uma grande liderança, uma perda irreparável, e sobretudo, um amigo do Brasil. Um amigo do povo brasileiro."
"O presidente Hugo Chávez deixará no coração, na história e nas lutas da América Latina um vazio. Lamento, como presidente da República e como uma pessoa que tinha por ele um grande carinho", declarou a mandatária.
"Além de liderança expressiva, o presidente Chávez foi um homem generoso. Generoso com todos aqueles que, neste continente, precisaram dele", afirmou Dilma.
A presidente fez o breve discurso sobre Chávez no Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que ocorre em Brasília.
Ao saber da morte do presidente venezuelano, Dilma cancelou a agenda que a cumpriria na Argentina a partir de quinta-feira (7).
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, afirmou que "a Venezuela, sob a liderança do presidente Chávez, viveu processo sem precedente histórico de aproximação com o Brasil".
Segundo Patriota, "o presidente Chávez será lembrado como o líder venezuelano que maiores vínculos teve com o Brasil e que maior contribuição deu aos esforços de integração regional. Sob sua presidência, a Venezuela tornou-se parceiro estratégico do Brasil e sócio pleno do Mercosul".
Várias autoridades mundiais lamentaram a morte do líder venezuelano.

Fotos de Hugo Chávez desde a infância até servir no Exército16 fotos

Por ocasião da volta de Hugo Chávez à Venezuela, para retomar o tratamento de um câncer, o site da TV Iguana, da Venezuela, divulgou fotos antigas do mandatário venezuelano. As imagens vão desde a época de colégio até o período em que Chávez serviu no exército. A TV não identifica o ano em que as imagens foram feitas Reprodução/TV Iguana


Nenhum comentário:

Postar um comentário