Em inauguração de heliponto, prefeito de Fortaleza promete zerar fila nos corredores do IJF
Adriano Queiroz
Equipamento pode comportar até 3 helicópteros; aeronaves foram adaptadas para socorro médico de emergência
Simulação de atendimento de urgência marcou inauguração de equipamento, com capacidade para receber até três helicópteros simultaneamente Foto: Adriano Queiroz
Na solenidade de inauguração do heliponto também foi anunciada a incorporação de 19 ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), com recursos do Ministério da Saúde, e estabelecida a meta, pelo prefeito e pelo superintendente do hospital, Dr. Walter Frota, de "chegar próximo ao número 0 de leitos no corredor do hospital, até o fim deste ano".
De acordo com Frota, "atualmente, esse número é de 50 leitos em corredores, mas quando assumimos chegava a 150 leitos, o que representa uma redução de quase 70%".
Obras do heliponto duraram 5 anosO equipamento teve a construção iniciada em 2008 e chegou a passar 14 meses com obras paradas, entre 2011 e 2012. O investimento foi de aproximadamente R$ 4 milhões.
Segundo a secretária municipal de saúde, Socorro Martins, o heliponto "vai agilizar o atendimento, dar resposta rápida aos pacientes em estado mais grave, que é o perfil do hospital IJF. Essa obra é esperada há mais de oito anos".
Já o prefeito Roberto Cláudio ressaltou que "o IJF acaba sendo o hospital que mais permite a doação de órgãos para salvar vidas e o transporte rápido desses órgãos é fundamental para garantir que isso aconteça com eficiência. O heliponto facilitará isso."
O gestor destacou ainda que, além do equipamento, com capacidade para aterrissagem de até três helicópteros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário