Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

ADEUS, CHICÃO!

Morre Chicão, supervisor do Ferroviário durante 28 anos

Francisco Pereira dos Santos lutava contra uma doença respiratória desde o começo de 2014


Francisco Pereira dos Santos, o Chicão, trabalhou durante 28 anos no Ferroviário Atlético Clube (FOTO: Reprodução/Instagram)
Francisco Pereira dos Santos, o Chicão, trabalhou durante 28 anos no Ferroviário Atlético Clube (FOTO: Reprodução/Instagram)
O Tubarão da Barra teve duas das suas principais derrotas históricas em um intervalo de menos de uma semana. Depois ser rebaixado para a Série B Cearense, Chicão, supervisor de futebol do clube durante 28 anos, faleceu na última quinta-feira (27), em decorrência de uma doença respiratória.
Francisco Pereira dos Santos tinha 63 anos e trabalhava durante o dia todo na sede do Ferroviário, na Barra do Ceará.

Além de conhecer os atletas de perto, Chicão também foi peça fundamental para evitar uma queda do clube em 2012. O ex-funcionário analisou as súmulas do Crateús e notou que três jogadores do time do interior estavam irregulares.
“A pior semana da minha vida recebeu nesta quinta-feira (27) à noite o falecimento de Chicão, do Ferroviário Atlético Clube. Vai com Deus, meu grande amigo”, comentou em uma rede social, Chateaubriand Arrais Filho, vice-presidente do conselho deliberativo.
O enterro do ex-supervisor do clube será nesta sexta-feira (28), às 16 horas, no cemitério Parque da Paz, localizado no bairro do Passaré, em Fortaleza.
Ferroviário faz homenagem ao ex-funcionário Chicão (FOTO: Reprodução/Instagram)

CURIOSIDADE EM FORTALEZA

Fenômeno solar chama a atenção no céu de Fortaleza

Halo Solar acontece quando existe a presença de uma nuvem composta apenas por finos cristais de gelo


Fenômeno ocorreu outras vezes em Fortaleza (FOTO: Liliana Benevides)
Fenômeno ocorreu outras vezes em Fortaleza (FOTO: Liliana Benevides)
O sol, nesta sexta-feira (28), chamou a atenção dos fortalezenses. O fenômeno, conhecido por Halo, é comum, de acordo com o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Estatística (Funceme), Raul Fritz. O fenômeno é como um arco-íris em forma de círculo ao redor do sol.
O Halo Solar acontece quando existe a presença de uma nuvem cobrindo grandes áreas em extensão da alta atmosfera, composta apenas por finos cristais de gelo.
“Isso acontece porque não temos chuva junto com o sol, como ocorre para a formação de um arco-íris ‘normal’. É a refração da luz em nuvens altas que têm cristais de gelo”, explica. “Vemos um círculo completo de cor ao redor do sol. É um fenômeno relativamente comum, e que já foi registrado várias vezes na capital”, completa.
Muitos fortalezenses foram pegos de surpresa e aproveitaram o momento para registrar o fenômeno. 
    Curiosidade
    Há exatamente 51 anos, no dia 28 de fevereiro de 1963, uma nuvem de proporção totalmente fora do padrão surgiu no céu do Arizona, despertando a atenção de todos, inclusive dos cientistas, que buscavam explicação para o fenômeno. Existiram várias teorias, na época, mas nada foi comprovado.

    sábado, 15 de fevereiro de 2014

    quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

    EVANGELHO BY EDIÇÕES PAULINAS

    Evangelho do Dia

    Ano A - DIA 13/02


    A grande fé da cananeia - Mc 7,24-30

    Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto da cidade de Tiro. Ele entrou numa casa e não queria que soubessem que estava ali, mas não pôde se esconder. Certa mulher, que tinha uma filha que estava dominada por um espírito mau, ouviu falar a respeito de Jesus. Ela veio e se ajoelhou aos pés dele. Era estrangeira, de nacionalidade siro-fenícia, e pediu que Jesus expulsasse da sua filha o demônio. Mas Jesus lhe disse:
    - Deixe que os filhos comam primeiro. Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros.
    - Mas, senhor, - respondeu a mulher - até mesmo os cachorrinhos que ficam debaixo da mesa comem as migalhas de pão que as crianças deixam cair.
    Jesus disse:
    - Por causa dessa resposta você pode voltar para casa; o demônio já saiu da sua filha.
    Quando a mulher voltou para casa, encontrou a criança deitada na cama; de fato, o demônio tinha saído dela. 
     
    Jesus entra na casa
    Jesus não conseguia ficar escondido, pois a luz brilha para iluminar toda a “casa” (cf. Mc 4,21-22). Depois da controvérsia sobre o puro e o impuro, Jesus vai para uma região pagã. O que foi dito na controvérsia (Mc 7,1-23) pode ser verificado na prática e ampliado: não há lugar nem pessoa a quem não seja oferecida a salvação. Jesus rompe a barreira da impureza. Nem a missão de Jesus nem a salvação que ele oferece como dom têm como destinatários exclusivos os “filhos” (v. 27), Israel; pertencem também aos “cachorrinhos”, uma forma de designar os pagãos. Todo nosso relato está centrado no diálogo de Jesus com a mulher. Na sua resposta a Jesus, aquela mulher siro-fenícia mostra a sua fé, chamando Jesus de Kyrios, “Senhor”. Com essa invocação os cristãos se dirigiam ao Cristo ressuscitado. A palavra da mulher e os seus gestos demonstram a confiança em Jesus e a convicção de que nele e somente por meio dele é que o mal que aprisiona a sua filha pode ser vencido. Se o mal está presente em todos os lugares, a vitória do Senhor sobre ele não tem fronteiras.
    Carlos Alberto Contieri, sj 

    quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

    EVANGELHO DO DIA EDIÇÕES PAULINAS

    Evangelho do Dia


    Ano A - DIA 12/02

    O que vem do coração é puro? - Mc 7,14-23

    Chamando outra vez a multidão, dizia: “Escutai-me, vós todos, e compreendei! [...] O que sai da pessoa é que a torna impura”. […] Quando Jesus entrou em casa, os discípulos lhe faziam perguntas sobre essa parábola. Ele lhes disse: “Não compreendeis que nada que de fora entra na pessoa a torna impura, porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, e vai para a fossa?” E acrescentou: “O que sai da pessoa é que a torna impura. Pois é de dentro, do coração humano, que saem as más intenções: imoralidade sexual, roubos, homicídios, adultérios, ambições desmedidas, perversidades; fraude, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e insensatez. Todas essas coisas saem de dentro, e são elas que tornam alguém impuro”.

    É com o coração, e não com as mãos, que os discípulos devem se preocupar.
    Na controvérsia sobre o puro e o impuro, Jesus dá um princípio para que os discípulos compreendam que o mal, o que distorce e rompe a harmonia da criação, desfigura o ser humano e o distancia de Deus, se encontra no coração do próprio homem. Se o Levítico ordena separar o puro do impuro (cf. Lv 10,10; 20,24b-25), Jesus parece abolir essa lei, observando que se trata de tradição humana (cf. Mc 7,7.8.9). É com o coração, e não com as mãos, que os discípulos devem se preocupar. O que importa é a pureza do coração. O coração e os rins são para a Escritura a sede do saber e do discernimento, a fonte de uma vida em conformidade ou não com a vontade de Deus. É a pureza do coração, e não simples práticas externas, que revela o grau de engajamento da pessoa em relação ao Reino de Deus. Considerar o mal como algo exterior a si é, no mínimo, um modo de exprimir a incompreensão acerca da realidade do próprio mal e de não assumir a responsabilidade ante as consequências da inclinação enigmática e perversa do coração do ser humano.

    Carlos Alberto Contieri, sj 

    terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

    EVANGELHO DO DIA

    ANO A - DIA 11/02

    A Mãe de Jesus estava lá - Jo 2,1-11

    Houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava lá. [...]. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho!” Jesus lhe respondeu: “Mulher, para que me dizes isso? A minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo:”Fazei tudo o que ele vos disser!” [...] Jesus disse: “Enchei as talhas de água!” Então disse: “Agora, tirai e levai ao encarregado da festa”. O encarregado da festa provou da água mudada em vinho [...] então chamou o noivo e disse-lhe: “Todo mundo serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já beberam bastante, serve o menos bom. Tu guardaste o vinho bom até agora”. Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galileia.
    Jesus e Maria são solidários ao povo
    Situado na parte do evangelho segundo João denominada “livro dos sinais” (Jo 1–11), o relato das bodas de Caná é o “primeiro dos sinais” (v. 11). No centro do relato está a pessoa de Jesus que, com toda a sua vida, terrestre e gloriosa, inaugura os tempos messiânicos. Característica do relato das bodas de Caná é que se trata de uma narração simbólica que exige do leitor o esforço de ultrapassar a materialidade do que é descrito e dito. As bodas evocam a Aliança de Deus com o seu povo (cf. Os 2,18-21; Ez 16,8; Is 62,3-5), Aliança passada e reiterada ao longo da história decorrida (Noé, Abraão, Moisés) e a Aliança nova e definitiva em Jesus (cf. Mc 14,22-25; Mt 26,26-29; Lc 22,19-20). O vinho, símbolo da alegria e da prosperidade (Sl 104,15; Jz 9,13; Eclo 31,27-28; Zc 10,7), oferecido por Jesus é melhor do que o primeiro. Isso significa que, em Jesus Cristo, a Aliança atingiu a sua plenitude. A mãe de Jesus, que ele mesmo no relato designa “mulher”, é símbolo de Israel que espera, confia e vê realizada a promessa de salvação feita por Deus a seu povo.

    Carlos Alberto Contieri, sj

    segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

    Vacinação é prorrogada até 6ª Feira

    SARAMPO

    Vacinação é prorrogada até 6ª


    Image-0-Artigo-1542225-1
    A campanha foi ampliada para atender aos que não conseguiram levar os filhos aos postos. A SMS informa que 45 terão horário estendido
    FOTO: LUCAS DE MENEZES
    Para os pais que ainda não puderam levar os filhos de seis meses a cinco anos até o Posto de Saúde, a campanha de imunização contra o sarampo foi prorrogada até a próxima sexta-feira, dia 15. De acordo com a assessora técnica de imunização do município, Renata Dias, até o momento foram vacinadas cerca de 105 mil crianças, ou seja, 66% do total pretendido. A intenção é vacinar 95% das crianças dessa faixa.
    Em toda a cidade, 45 postos de saúde estarão funcionando das 7h às 19 horas e os outros 47, no horário normal, das 8h às 17 horas. Segundo Renata Dias, a vacina é ministrada em duas doses. A primeira com um ano e a segunda, com um ano e três meses. A assessora técnica ainda informa que todas as crianças que tenham mais de seis meses e menos de cinco anos, mesmo que tenham recebido as duas doses de rotina, devem receber o reforço por conta do surto de sarampo. Já as crianças com mais de cinco anos só devem ser imunizadas, caso não tenham recebido a segunda dose.
    Ela ainda esclarece que os adultos só serão vacinados se tiverem contato com pessoas contaminadas. "Em 2008, conseguimos imunizar 95% dos adultos em Fortaleza com a dupla viral, que protege contra o sarampo e a rubéola", tranquiliza.

    domingo, 9 de fevereiro de 2014

    Campanha da Fraternidade 2014

        CNBB divulga cartaz e subsídios da Campanha da Fraternidade 2014


    O cartaz da CF 2014, que se encontra disponível para download, traz o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1). Os demais produtos podem ser adquiridos no site: www.edicoescnbb.org.br ou pelo telefone: (61) 2193.3001.

    Entenda o significado do cartaz:

    1-O cartaz da Campanha da Fraternidade quer refletir a crueldade do tráfico humano. As mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos irmãos e irmãs traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes. A mão que sustenta as correntes representa a força coercitiva do tráfico, que explora vítimas que estão distantes de sua terra, de sua família e de sua gente.

    2-Essa situação rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. A sombra na parte superior do cartaz expressa as violações do tráfico humano, que ferem a fraternidade e a solidariedade, que empobrecem e desumanizam a sociedade.

    3-As correntes rompidas e envoltas em luz revigoram a vida sofrida das pessoas dominadas por esse crime e apontam para a esperança de libertação do tráfico humano. Essa esperança se nutre da entrega total de Jesus Cristo na cruz para vencer as situações de morte e conceder a liberdade a todos. “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1), especialmente os que sofrem com injustiças, como as presentes nas modalidades do tráfico humano, representadas pelas mãos na parte inferior.

    4-A maioria das pessoas traficadas é pobre ou está em situação de grande vulnerabilidade. As redes criminosas do tráfico valem-se dessa condição, que facilita o aliciamento com enganosas promessas de vida mais digna. Uma vez nas mãos dos traficantes, mulheres, homens e crianças, adolescentes e jovens são explorados em atividades contra a própria vontade e por meios violentos. (Fonte: CF 2014).


    Fonte: http://www.cnbb.org.br

    EVANGELHO DO DIA 09/02/14- EDIÇÕES PAULINAS

    EVANGELHO DO DIA

    ANO A - DIA 09/02

    O que é ser luz do mundo - Mt 5,13-16

    “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal perde seu sabor, com que se salgará? Não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e pisado pelas pessoas. Vós sois a luz do mundo. Uma cidade construída sobre a montanha não fica escondida. Não se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma caixa, mas sim no candelabro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.”
    Sermão da Montanha
    Grosso modo, todo o capítulo 58 do profeta Isaías é uma grande crítica e rejeição da parte de Deus acerca de uma religião que feche o indivíduo em si mesmo e de uma prática religiosa que patrocine a vaidade pessoal ou de grupo. De que adianta a prática do jejum e a observância do sábado, se elas não conduzem à solidariedade nem visam socorrer o próximo em suas necessidades? É esse engajamento em relação ao próximo que faz com que a pessoa brilhe como uma luz (cf. Is 58,8). A fé de Israel no Deus único e verdadeiro exige “amar o próximo como a si mesmo”. A relação com o Deus que tirou o seu povo do país da escravidão e lhe deu uma Lei exige da parte do povo que ele preserve em tudo o dom da vida e da liberdade. Na prática do amor fraterno, na misericórdia, o ser humano brilha como uma luz, porque ele reflete a Glória divina.
    O texto do evangelho é parte do discurso introdutório do Sermão da Montanha (Mt 5–7). As imagens do sal e da luz permitem definir a identidade dos discípulos. O sal serve para dar sabor, para conservar e purificar; é, ainda, ingrediente indispensável para o sacrifício e a aliança (Lv 2,13; Ez 43,24). O sal utilizado na aliança simboliza a perenidade do pacto. Os discípulos, pela graça de Cristo, dão sabor ao mundo, sentido à existência humana. No entanto, é preciso estar atentos, pois o sal pode ser adulterado; quando isso acontece, ele não serve para mais nada, pois perdeu sua função. Atenção: sal demais estraga a comida! A vocação de Israel é a de ser luz (Is 42,6; 49,6). Também é a vocação dos discípulos de Jesus. A luz que resplandece nos discípulos é a de Cristo Ressuscitado, ele que é a “luz do mundo” (Jo 8,12). É através das boas obras, as obras de misericórdia, que a luz resplandece e ilumina, não para enaltecer a pessoa, mas para remeter os beneficiários dessas boas obras Àquele que é a fonte de todo bem: “o Pai que está nos céus”. Luz demais ofusca a visão! A medida do sal e a intensidade da luz são a medida da ação de Deus na vida do discípulo. Somente desse modo sal e luz conservam sua propriedade e função específicas. Apenas quando o discípulo se deixa conduzir pelo sopro de Deus e é movido unicamente pelo desejo de servi-lo, é que ele exprime a sua verdadeira identidade.

    Carlos Alberto Contieri, sj

    sábado, 8 de fevereiro de 2014

    EVANGELHO DO DIA - EDIÇÕES PAULINAS

    Descansai um pouco - Mc 6,30-34

    Os apóstolos se reuniram junto de Jesus e lhe contaram tudo o que tinham feito e ensinado. Ele disse-lhes: “Vinde, a sós, para um lugar deserto, e descansai um pouco!” [...] Foram, então, de barco, para um lugar deserto, a sós. Muitos os viram partir e perceberam a intenção; saíram então de todas as cidades e, a pé, correram à frente e chegaram lá antes deles. Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão e encheu-se de compaixão por eles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E começou, então, a ensinar-lhes muitas coisas.













    A compaixão não se confunde com dó
    Trata-se da volta dos Doze da missão para a qual foram enviados (cf. Mc 6,6b-12). A indeterminação do período de duração da missão parece querer fazer parecer ao leitor que a missão se estende para além de qualquer circunscrição histórica. Depois da partilha (v. 30), os discípulos são convidados por Jesus a ir a um lugar distante para descansar. O “descanso” permite ver que, em todo o bem feito, é Deus quem está na origem. O descanso é dado para recordar o quanto o Senhor fez por seu povo. A proposta não pôde ser levada a termo em razão do grande número de pessoas que procuram Jesus (cf. tb. Mc 3,20) e do sentimento que move Jesus na realização de sua missão: a “compaixão” (v. 34). A compaixão é um sentimento divino que faz agir em favor das pessoas, socorrendo-as em suas necessidades; não se confunde com simples pena ou dó, mas abre o coração para que a pessoa ofereça o melhor de si mesma em favor dos demais. O abandono do povo por aqueles que deviam cuidar dele, qual pastor cuida do seu rebanho, é a causa da compaixão de Jesus (cf. v. 34; ver: Nm 27,17; 1Rs 22,17). O seu ensinamento orienta e congrega. Nosso texto serve de introdução ao relato da “multiplicação dos pães” (vv. 35-44).

    Carlos Alberto Contieri, sj

    CHARGE DA SEMANA - O POVO


    Charge Clayton 

    quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

    EVANGELHO DO DIA By Edições Paulinas

    EVANGELHO DO DIA


    ANO A - DIA 06/02


    A missão dos doze discípulos - Mc 6,7-13

    Ele chamou os Doze, começou a enviá-los dois a dois e deu-lhes poder sobre os espíritos impuros. Mandou que não levassem nada pelo caminho [...]. Dizia-lhes ainda: “Quando entrardes numa casa, permanecei ali até a vossa partida. Se em algum lugar não vos receberem, saí de lá e sacudi a poeira dos vossos pés, para que sirva de testemunho contra eles”. Eles então saíram para proclamar que o povo se convertesse. Expulsavam muitos demônios, ungiam com óleo numerosos doentes e os curavam.
    Escolhidos e enviados
    Quando do chamado dos Doze sobre o monte (Mc 3,13-19), o autor do evangelho já informou ao ouvinte e/ou leitor que a vocação dos discípulos tem um duplo aspecto: acompanhar Jesus e disponibilidade para serem enviados em missão. O texto do evangelho de hoje é o relato do envio em missão dos Doze. A pregação deles, como a de Jesus (cf. Mc 1,15) e a de João Batista (cf. Mc 1,4), é um apelo à conversão. Há uma longa tradição bíblica perpassando, de algum modo, todos os textos da Escritura, que interpela o povo a uma profunda e verdadeira conversão, condição para viver fielmente a Aliança e para reconhecer o tempo da visita salvífica de Deus em Jesus Cristo. O poder que eles detêm é o poder do Senhor (cf. Mc 1,21-28). Nas recomendações para a missão estão as exigências que associam os discípulos a Jesus e os identificam com ele: para a missão, só o necessário para a mobilidade e a disponibilidade (cf. Ex 12,11); é necessário desapego, pois a confiança não pode estar nos meios, mas no próprio Senhor que os envia, e também é preciso contar com a rejeição. Dito de outra maneira, as pessoas devem ver realizado nos discípulos o que eles anunciam. O relato tem um forte apelo eclesial: a missão da Igreja está fundamentada num mandato do Senhor.

    Carlos Alberto Contieri, sj

    FGTS EM PAUTA

    FGTS

    Revisão pode valer em todo o País

    06.02.2014


    Image-0-Artigo-1539676-1
    A Caixa Econômica Federal, gestora do FGTS, disse que vai recorrer das ações judiciais que reivindicam reajuste superior ao atual
    FOTO: FABIANE DE PAULA
    Brasília A Justiça Federal no Rio Grande do Sul deu ontem o primeiro passo para mudar a forma como é calculada a correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), após decidir que o julgamento das ações sobre o caso valerá para todos os trabalhadores que aplicam no fundo e os que têm carteira assinada. O ponto central é discutir o aumento do reajuste anual do FGTS.
    Até agora, as decisões da Justiça eram pontuais, para decidir os casos apenas de quem havia ingressado com ações. As decisões favoráveis aos contribuintes ainda em primeira instância determinavam a correção por um índice de inflação, como o IPCA (o oficial), maior que a Taxa Referencial (TR), usada na composição do reajuste atual.
    As ações solicitam que, além da remuneração anual de 3%, já paga hoje e que seria mantida, o saldo do FGTS seja atualizado também por um índice de preço, e não pela TR.
    O juiz Bruno Brum Ribas, da 4ª Vara Federal de Porto Alegre (RS), recebeu ontem a ação civil pública movida pela Defensoria Pública da União. De acordo com o despacho do magistrado, as decisões proferidas ao longo do processo terão validade para todo o País.
    "Os titulares de conta vinculada do trabalhador no FGTS possuem idêntico vínculo jurídico com a parte adversária, sendo que a lesão alegada na ação é a mesma e reclama decisão uniforme para todo o País, não se podendo conceber que parte dos titulares de contas tenha direito à substituição do índice de correção e outros não", escreveu no veredicto. Não há prazo para a decisão do mérito.
    Com o ingresso na Justiça Federal, a Defensoria pretende que a Caixa seja condenada a corrigir, desde janeiro de 1999, os depósitos efetuados em todas as contas vinculadas do FGTS, aplicando o indicador que melhor reflita a inflação.
    De acordo com os defensores públicos que assinam a ação, a necessidade de correção monetária é estabelecida por lei. Os autores afirmam que a ausência de uma taxa de atualização que se mostre capaz de manter o poder de compra da moeda seria uma "nítida afronta".
    Pelo menos cinco ações judiciais que reivindicam que o FGTS tenha retorno superior ao atual conseguiram recentemente pareceres em primeira instância favoráveis aos trabalhadores. A Caixa Econômica Federal, gestora do FGTS, disse que vai recorrer.
    As sentenças são as primeiras que determinam que o saldo do fundo seja atualizado pela inflação, e não pela TR, que, há mais de uma década, não tem acompanhado a alta do custo de vida.
    Pela regra atual de reajuste, um trabalhador com saldo R$ 10 mil no FGTS em 1999 -e sem depósitos posteriores - hoje teria R$ 19.901. Pelo INPC, o reajuste vai para R$ 40.060.
    Para que uma mudança assim ocorra, é preciso haver uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o que pode demorar. Mesmo quem não entrar na Justiça hoje -o que implica custos iniciais de cerca de R$ 200 mais 1% sobre o valor reclamado caso supere 60 salários mínimos- poderá ter direito a um novo reajuste se ele for aprovado pelo STF.

    segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

    EVANGELHO DO DIA 03/02/2014

    Evangelho - Mc 5,1-20
    Espírito impuro, sai desse homem!
    + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 5,1-20
    Naquele tempo:
    1Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar,
    na região dos gerasenos.
    2Logo que saiu da barca,
    um homem possuído por um espírito impuro,
    saindo de um cemitério, foi ao seu encontro.
    3Esse homem morava no meio dos túmulos
    e ninguém conseguia amarrá-lo,
    nem mesmo com correntes.
    4Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes,
    mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas.
    E ninguém era capaz de dominá-lo.
    5Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes,
    gritando e ferindo-se com pedras.
    6Vendo Jesus de longe,
    o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele
    7e gritou bem alto:
    'Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo?
    Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!'
    8Com efeito, Jesus lhe dizia:
    'Espírito impuro, sai desse homem!'
    9Então Jesus perguntou:
    'Qual é o teu nome?'
    O homem respondeu:
    'Meu nome é 'Legião', porque somos muitos.'
    10E pedia com insistência
    para que Jesus não o expulsasse da região.
    11Havia aí perto uma grande manada de porcos,
    pastando na montanha.
    12O espírito impuro suplicou, então:
    'Manda-nos para os porcos, para que entremos neles.'
    13Jesus permitiu.
    Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos.
    E toda a manada - mais ou menos uns dois mil porcos -
    atirou-se monte abaixo para dentro do mar,
    onde se afogou.
    14Os homens que guardavam os porcos saíram correndo
    e espalharam a notícia na cidade e nos campos.
    E as pessoas foram ver o que havia acontecido.
    15Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado,
    vestido e no seu perfeito juízo,
    aquele mesmo que antes estava possuído pela Legião.
    E ficaram com medo.
    16Os que tinham presenciado o fato
    explicaram-lhes o que havia acontecido
    com o endemoninhado e com os porcos.
    17Então começaram a pedir
    que Jesus fosse embora da região deles.
    18Enquanto Jesus entrava de novo na barca,
    o homem que tinha sido endemoninhado
    pediu-lhe que o deixasse ficar com ele.
    19Jesus, porém, não permitiu.
    Entretanto, lhe disse:
    'Vai para casa, para junto dos teus
    e anuncia-lhes tudo o que o Senhor,
    em sua misericórdia, fez por ti.'
    20Então o homem foi embora e começou a pregar na Decápole
    tudo o que Jesus tinha feito por ele.
    E todos ficavam admirados.
    Palavra da Salvação.

    A prática de Jesus é libertadora
    Toda a cena se desenvolve num ambiente de impureza indicado pelos vários elementos do texto: Gerasa, território pagão, homem possuído por um espírito impuro, sua habitação nos túmulos, a manada de porcos. Quem diz de ambiente de impureza, diz de oposição a Deus. Não se trata de encontro, mas de confronto de Jesus com o mal (cf. Mc 1,21-28), em que, mais uma vez, se manifesta o poder de Jesus, inclusive em território pagão. O mal ou os muitos males (legião) presentes na vida do ser humano o desfiguram. O triunfo de Jesus sobre “legião” mostra que o ser humano não pode ser o “hospedeiro” do mal, pois o homem, feito à imagem e semelhança de Deus, é templo do Espírito Santo. Aquele homem deverá voltar para casa, pois sua fé deve esperar o tempo necessário ao amadurecimento. No entanto, o ser humano, libertado de seus males, pode proclamar o “quanto Jesus fez por ele”

    INDICE DE CORREÇÃO PARA O FGTS

    Defensoria entra com ação para mudar índice de correção do FGTS

    A Defensoria Pública da União (DPU) entrou nesta segunda-feira, 3, com uma ação coletiva na Justiça Federal no Rio Grande do Sul para garantir que a correção monetária do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) seja feita pelo índice de inflação. Segundo a DPU, o pedido tem abrangência nacional.

    A questão sobre índice de correção que deve ser adotado pela Caixa Econômica Federal tem gerado decisões conflitantes em todo o Judiciário. Segundo a DPU, a Taxa Referencial (TR) não pode ser usada para correção do FGTS porque não repõe as perdas inflacionárias, por se tratar de um índice com valor abaixo da inflação.

    Em algumas decisões, juízes de primeira instância têm entendido que a TR não pode ser utilizada para correção. A polêmica sobre o índice de correção a ser adotado deve ser resolvida definitivamente somente após a questão chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF). No julgamento sobre o valor de correção de precatórios, o STF decidiu que deve ser utilizado o índice de inflação e não o da poupança.

    domingo, 2 de fevereiro de 2014

    CRIME EM CASA

    Cineasta Eduardo Coutinho é assassinado a facadas


    divulgação
    Eduardo Coutinho foi um dos maiores documentaristas brasileiros



    O cineasta paulistano Eduardo Coutinho, 81, foi assassinado a facadas dentro da própria casa, neste domingo, 2. Segundo a Divisão de Homicídios do Rio de Janeiro, o filho, Daniel Coutinho, 41, é o principal suspeito.

    No início da noite deste domingo, 2, Daniel Coutinho foi preso pelo assassinato do pai a facadas, segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil. Daniel também esfaqueou a mãe no apartamento da família, na Lagoa, bairro nobre da Zona Sul do Rio de Janeiro.

    Daniel Coutinho foi detido por policiais da Divisão de Homicídios. "Ele esfaqueou os dois e em seguida tentou se matar", disse a polícia, em nota.

    A mulher do cineasta está internada em estado gravíssimo no Hospital Municipal Miguel Couto. O filho, supostamente sofre de esquizofrenia.

    Eduardo Coutinho é um dos principais documentaristas do Brasil. São deles os grandes sucessos do cinema nacional Cabra Marcado para Morrer, Edifício Master, Jogo de Cena e Babilônia 2000.

    Redação O POVO Online

    QUEREMOS DEUS 2014 -09 DE FEVEREIRO

    Queremos Deus 2014


    "A Esperança não Engana"
    1558502_357615011046688_939323681_n QUEREMOS DEUS 2014
     O Queremos Deus é um dos eventos mais tradicionais da cidade de Fortaleza, que trás um publico de várias cidades do estado e já chegou a reunir um milhão de pessoas em sua edição realizada na Base Aérea de Fortaleza, sendo que o evento ficou marcado por sua realização no Estádio Castelão. Neste ano o Queremos Deus volta ao estádio, desta vez no Estádio Presidente Vargas em Fortaleza. Sendo a quantidade de participantes limitada pela capacidade do local, será cobrado um ingresso com valor simbólico para a entrada e melhor organização do evento, bem como ajuda com os custos. Compartilhe o cartaz do evento e divulgue para que mais pessoas possam participar desta tradicional festa. Via Renovação Carismática do Ceará.


    Com expectativa para 20 mil pessoas, o evento católico Queremos Deus 2014 terá início no próximo dia 9 de fevereiro, domingo, a partir de 14 horas. Pela primeira vez, ocorrerá no Estádio Presidente Vargas (PV), localizado no bairro Benfica. Antes, era realizado no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).

    O evento, que celebra a fé em Deus por meio de pregações, música e amor ao próximo, chega a sua 25ª edição e traz o tema: A esperança não decepciona... o amor de Deus nos foi dado pelo Espírito Santo”.
    Para participar do evento, será cobrado um ingresso com um valor simbólico de R$ 2 e mais um quilo de alimento. A arrecadação será destinada as vítimas da seca. Os ingressos estarão à venda nas lojas Bethseth. Entradas também estarão à venda no dia do evento.

    Dentre as atrações, o Queremos Deus 2014 terá as presenças de Naldo José Forró In Deus, da irmã Kelly Patrícia, Salete Ferreira da Canção Nova e o sanfoneiro Waldonys. A pregação será comandada pelo Padre Chicão da rádio Milícia. Já a missa será celebrada pelo Bispo Dom José Antônio.

    TrânsitoO evento contará com cerca de 50 agentes de trânsito. A partir de 7 horas do dia do evento, será proibido o estacionamento nas ruas Paulino Nogueira, Costa e Sousa, e Marechal Deodoro. A partir de meio dia, as vias serão bloqueadas. A recomendação é que as pessoas utilizem o transporte público e táxis. Já as frotas de ônibus serão reforçadas como acontece em dia de jogos no PV.

    EVANGELHO DO DIA 02/02/2014

                  Evangelho: Lc 2,22-40         
               - O Senhor esteja convosco.
              - Ele está no meio de nós.
              - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
              - Glória a vós, Senhor.

            22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na lei do Senhor: "Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor".
    24Foram também oferecer o sacrifício - um par de rolas ou dois pombinhos - como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.
    27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29"Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel".
    33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: "Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te transpassará a alma". 36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele. - Palavra da Salvação.
    - Glória a vós, Senhor.

    Realização da promessa
     
    A festa da Apresentação do Senhor é celebrada quarenta dias depois do Natal. Remete-se ao século V. Comemora-se, nesse dia, o acontecimento bíblico relatado por Lucas em 2,22-40, relato próprio ao terceiro Evangelho.

    O profeta Malaquias atuou em meados do século V a.C. A comunidade cristã que relê o texto do profeta Malaquias à luz da Ressurreição de Cristo encontra no trecho proposto para hoje uma clara referência a Jesus. A profecia serve de pano de fundo para o relato da apresentação do Senhor no Templo de Jerusalém e o reconhecimento do Messias por parte de Simeão e Ana. O texto distingue dois personagens, presentes nos relatos da infância: o “mensageiro” cuja missão é preparar o caminho, entenda-se, o caminho do Senhor (cf. Ml 3,1a); e depois, o próprio Senhor, a pessoa esperada e desejada que entra no seu Templo (cf. Ml 3,1b). Na releitura cristã da profecia de Malaquias, trata-se de João Batista e Jesus.

    Lucas parece não ter nenhuma preocupação com a exatidão histórica e cultural. Originalmente, os costumes da apresentação e purificação da mãe são distintos; Lucas parece confundi-los. A prescrição para a purificação da mulher que deu à luz encontra-se em Lv 12,1ss. Lucas modifica Lv 12,6 – não é só a mulher que deve ser purificada, mas “eles” (cf. Lc 2,22). A prescrição quanto à consagração ou apresentação do primogênito ao Senhor encontra-se em Ex 13,1.11-12. O nosso relato baseia-se em 1Sm 1,22-28. O filho primogênito tinha que ser resgatado ao completar um mês do seu nascimento, mediante o pagamento de um ciclo de prata a um membro de uma família sacerdotal (Nm 3,47-48; 18,5-16). Lucas omite toda a menção do resgate do primogênito e transforma a cerimônia numa simples apresentação do menino no Templo de Jerusalém. Seja como for, e sem nos atermos a todas as possibilidades de interpretação, parece-nos que a intenção do evangelista é fazer com que o Antigo Testamento, representado por Simeão e Ana, tome, pelo Espírito Santo, a palavra para poder proclamar que a promessa de Deus foi realizada em Jesus (cf. Lc 2,29-32). Se a cada noite a Igreja canta o nunc dimitis, é para proclamar a cada dia a realidade da salvação oferecida indistintamente a toda a humanidade. É essa luz que ilumina todos os povos.

    ESPORTIVA - JORNAL O POVO

    Atropelou! Renan Barão nocauteia Urijah Faber no 1° round e mantém o Brasil com dois títulos no UFC


    Renan Barão não tomou conhecimento de Faber. Foto: UFC/Divulgação
    Renan Barão não tomou conhecimento de Faber. Foto: UFC/Divulgação

    Renan Barão é, definitivamente, o cara do peso-galo do UFC. Com uma atuação impecável na luta em pé, o potiguar Renan Barão nocauteou de forma arrasadora o americano Urijah Faber e manteve o seu cinturão no Ultimate.
    Subindo no octógono pela 1ª vez como campeão linear de sua categoria, Barão não decepcionou. Pelo contrário. Deu show. Nos pouco mais de três minutos de combate, protagonizando a luta principal do UFC 169, em Newark (Estados Unidos), o potiguar mostrou bastante agressividade na luta em pé e trabalhou muito bem o seu jogo de boxe.
    Na primeira sequência, Barão já levou Faber ao chão, após acertar diversos golpes no rosto do Faber. O americano resistiu o castigo no chão e em pé, com algumas joelhadas. Na investida seguinte, não teve jeito. Barão ligou ‘metralhadora giratória’ e não parava de golpear com as duas mãos. O americano acusou um dos golpes, caiu e ficou acoado apenas se protegendo, enquanto o brasileiro batia sem parar (com direito a uma pausa para olhar para o juiz), até que o árbitro interrompeu o combate, declarando vitória por nocaute técnico ainda no 1° round.
    Festa de Renan Barão. Festa do Brasil, que segue com dois títulos na maior organização de MMA do mundo, após José Aldo também defender com êxito o seu título no Ultimate.
    A noite dos brasileiros só não foi perfeita, porque John Lineker acabou superado por Ali Bagautinov por decisão unânime dos juízes, em confronto válido pelos pesos-moscas. No card preliminar, o manauara Alan ‘Nuguette’ Patrick superou o canadense John Makdessi por decisão e faturou sua 2ª vitória consecutiva no Ultimate.
    CONFIRA OS RESULTADOS DO UFC 169
    Card principal
    Renan Barão derrotou Urijah Faber por nocaute técnico no 1° round
    José Aldo derrotou Ricardo Lamas por decisão unânime dos jurados
    Alistair Overeem derrotou Frank Mir por decisão unânime dos jurados
    Ali Bagautinov derrotou John Lineker por decisão unânime dos jurados
    Abel Trujillo nocauteou Jamie Varner no 2° round
    Card preliminar
    Alan Nuguette derrotou John Makdessi por decisão unânime dos jurados
    Chris Cariaso derrotou Danny Martinez por decisão unânime dos jurados
    Nick Catone derrotou Tom Watson por decisão dividida dos jurados
    Al Iaquinta derrotou Kevin Lee por decisão unânime dos jurados
    Clint Hester derrotou Andy Enz por decisão unânime dos jurados
    Rashid Magomedov derrotou Tony Martin por decisão unânime dos jurados
    Neil Magny derrotou Gasan Umalatov por decisão unânime dos jurados

    CHARGE DA SEMANA - BY CLAYTON

    sábado, 1 de fevereiro de 2014

    PELO MUNDO II


    France Presse

    Sobe para 14 número de mortos em vulcão na Indonésia

    Autoridades locais acreditam que quantidade de vítimas vai aumentar.
    Quatro jovens que foram conhecer o vulcão acabaram mortos.

    Da France Presse

    Habitante da ilha ocidenteal de Sumatra corre após o vulcão Monte Sinabung entrar em erupção neste sábado (1), na Indonésia (Foto: S Aditya/Reuters) (Foto: CHAIDEER MAHYUDDIN / AFP)Habitante da ilha ocidental de Sumatra corre após o vulcão Monte Sinabung entrar em erupção neste sábado (1º), na Indonésia (Foto: S Aditya/Reuters) (Foto: CHAIDEER MAHYUDDIN / AFP)
    Quatorze pessoas morreram neste sábado (1º) devido às nuvens de cinzas expelidas pelo vulcão Sinabung, na Indonésia, durante sua erupção dos últimos dias, afirmaram as autoridades locais.
    ma excursão com sua escola para observar justamente o vulcão, no oeste da ilha de Sumatra, declarou Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Catástrofes. As imagens captadas por um jornalista da AFP no local mostram cenas apocalípticas de corpos cobertos de cinzas a alguns metros de uma moto derrubada. Os socorristas lutavam contra a fumaça para tentar se aproximar deles.
    Nugroho indicou que mais pessoas podem ter morrido após a erupção deste sábado, mas as operações de resgate tiveram que ser interrompidas devido à grande quantidade de gases tóxicos e ao calor insuportável nas proximidades do vulcão, anunciaram as autoridades.
    Pelo menos 11 vítimas fatais já foram confirmadas  (Foto: SUTANTA ADITYA / AFP) 
    Pelo menos 14 vítimas fatais já foram
    confirmadas em Sumatra
    (Foto: SUTANTA ADITYA / AFP)
    "Acreditamos que há mais vítimas, mas não podemos chegar a elas porque estão na trajetória da nuvem (de cinzas) ardente", declarou Nugroho.
    Outras três pessoas sofreram queimaduras, disse à AFP o responsável pelo distrito de Karo, Johnson Tarigan.
    O vulcão do monte Sinabung, que havia registrado uma queda de atividade, despertou neste sábado pela manhã, projetando rochas e cinzas a uma distância de até 2.000 metros de altura cobrindo uma imensa área com uma nuvem escura.

    PELO MUNDO

    Americano é enterrado em cima de uma Harley-Davidson

    Filhos de Bill Standley construíram caixa de acrílico para o enterro da moto.
    Standley costumava exibir com orgulho seu futuro caixão.

    Do G1, em São Paulo

    Americano foi enterrado em cima de sua Harley-Davidson (Foto: AP)Bill Standley, de 82 anos, foi enterrado em cima de sua Harley-Davidson 1967 (Foto: AP)
    Um norte-americano decidiu não se separar da moto nem mesmo depois de sua morte. Bill Standley, aos 82 anos, foi enterrado nesta sexta-feira (31) em cima de sua Harley-Davidson 1967 no cemitério de Fairviw, no condado de Crawford. O veículo, com o piloto (morto) em cima estava dentro de uma caixa de acrílico.
    A família explicou que Standley já tinha manifestado esse desejo em várias conversas durante a vida. Ele também tinha o hábito de levar as pessoas que o visitavam para a garagem para mostrar o caixão incomum que seus dois filhos tinham construído para ele.
    Cinco embalsamadores prepararam o corpo com cintos e hastes metálicas para garantir que ele não caísse.
    Standley era pai de quatro filhos e morreu de um câncer de pulmão no dia 26 de janeiro.
    Filhos construíram caixão para Harley-Davidson (Foto: AP)Filhos construíram caixão para que o pai pudesse ser enterrado junto com a moto (Foto: AP)

    SAÚDE DA MULHER

    O que é HPV?

    HPV

    O Human Papiloma Virus, ou HPV, é um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos, tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis. É uma infecção transmitida sexualmente (DST). A ausência de camisinha no ato sexual é a principal causa da transmissão.
    Também é possível a transmissão do HPV de mãe para filho no momento do parto, devido ao trato genital materno estar infectado. Entretanto, somente um pequeno número de crianças desenvolve a papilomatose respiratória juvenil.
    O HPV pode ser controlado, mas ainda não há cura contra o vírus. Quando não é tratado, torna-se a principal causa do desenvolvimento do Câncer de colo do útero e do Câncer de Garganta. 99% das mulheres que possuem Câncer de colo do útero foram infectadas por esse vírus.



    Sintomas

    O HPV pode ser sintomático clínico e subclínico. Quando sintomático clínico, o principal sinal da doença é o aparecimento de verrugas genitais na vagina, pênis e ânus.
    É possível também o aparecimento de prurido, queimação, dor e sangramento. Espalham-se rapidamente, podendo se estender ao clitóris, ao monte de Vênus e aos canais perineal, perianal e anal. Essas lesões também podem aparecer na boca e na garganta do homem e da mulher.
    Nos homens, a maioria das lesões se encontra no prepúcio, na glande e no escroto. As verrugas apresentam um aspecto de uma couve-flor.
    Já os sintomas do HPV subclínico (não visível a olho nu) podem aparecer como lesões no colo do útero, na região perianal, pubiana e ânus.

    Diagnósticos

    O HPV pode ser diagnosticado através do exame ginecológico e de exames laboratoriais, como Papanicolau, colposcopia, peniscopia e anuscopia.
    Deve-se realizar diagnóstico diferencial com outras lesões papilomatosas, incluindo variações anatômicas (glândulas sebáceas, pápulas perláceas do pênis), outras doenças infecciosas e neoplasias.
    Diagnóstico Diferencial de Condiloma Acuminado
    Doenças Sexualmente Transmissíveis

    • Condiloma plano (síflis) – lesão de base larga com superfície lisa.
    • Herpes simples vírus (HSV) – erupção vesiculosa com base eritematosa e ulcerações.
    • Molusco contagioso – pápulas amareladas com umbilicação central.
    Lesões Benignas Comuns na Pele 
    • Querastoses seborréticas – lesões hipertróficas de superfície rugosa.
    • Nevos-lesões tipicamente elevadas, porém tipos pedunculados podem ocorrer.
    • Pápulas perláceas do pênis – pápulas circunscritas, com 1 a 2mm de diâmetro, usualmente sobre a porção proximal de glande.
    Neoplasias (se houver suspeita, a biópsia se faz necessária)
    • Papulose boewnóide – carcinoma in situ, pápulas rugosas únicas ou múltiplas, de 2 a 4mm de diâmetro, variando de cor da pele a vermelhos-acastanhado, recalcitrante às terapias habituais para verrugas.
    • Melanona maligno – tipicamente único, pode ser plano ou elevado com variação na cor e formato.
    • Condiloma gigante ou tumor de Buschke-Lowenstein – lesão maligna de baixo grau, localmente invasiva que pode surgir como condiloma pedunculado.  

    Prevenção HPV

    Prevenção

    Para evitar o aparecimento do HPV recomendam-se os seguintes cuidados:
    • Uso de camisinha masculina, para todos os tipos de relações sexuais (oral, anal, genital);
    • Uso de camisinha feminina;
    • Vacina quadrivalente (previne contra o HPV 6,11,16 e 18) ou bivalente (contra o HPV 16 e 18);
    • Rotina do exame preventivo (Papanicolau);
    • Evitar fumar, beber em excesso e usar drogas, pois essas atividades debilitam o sistema de defesa do organismo, tornando a pessoa mais susceptível ao HPV.

    Tratamentos e Cuidados

    O tratamento do HPV depende de vários fatores, como idade do paciente, o local e número de lesões, e se a mulher está grávida ou apresenta alguma doença ginecológica.
    Os principais tratamentos são:
    • Criocirurgia – Tratamento feito com um instrumento que congela e destrói o tecido anormal;
    • Laser – Utilizado em alguns tipos de cirurgia para cortar ou destruir o tecido lesionado;
    • Cirurgia de alta frequência (CAF) – procedimento realizado com um instrumento elétrico que remove e cauteriza a lesão;
    • Ácido tricloro acético (ATA) – é um ácido aplicado pelo médico diretamente nas lesões;
    • Conização – retira-se um pedaço do tecido em forma de cone, com o auxílio do bisturi, laser ou CAF;
    • Medicamentos – indicados para melhorar o sistema imunológico.

    Convivendo

    A infecção genital por HPV por si só não contraindica uma gravidez. Se existirem lesões induzidas pelo HPV (tanto verrugas genitais como lesões em vagina e colo), o ideal é tratar primeiro e depois engravidar.
    Se ocorrer a gravidez na presença dessas lesões, não existem grandes problemas; porém, as verrugas podem se tornar maiores em tamanho e quantidade devido ao estímulo hormonal característico da gestação. Nessa situação, podem existir maiores dificuldades no tratamento, e o médico avaliará se é possível a realização de parto normal ou não.
    Existe a possibilidade de o HPV ser transmitido para o feto ou recém-nascido e causar verrugas na laringe do recém-nascido e/ou verrugas na genitália. O risco parece ser maior nos casos de lesões como as verrugas genitais. Mesmo nesses casos, o risco de ocorrer esse tipo de transmissão é baixo.