Total de visualizações de página

sábado, 1 de fevereiro de 2014

ESPORTIVA

Técnico campeão da Eurocopa com a Espanha morre aos 75 anos


Do UOL, em São Paulo


Luis Aragonés comandou a seleção espanhola na conquista da Eurocopa em 2008 Shaun Botterill/Getty Images
O ex-técnico da seleção da Espanha, Luis Aragonés, morreu na madrugada deste sábado, aos 75 anos, em Madri. A informação foi divulgada pela rádio espanhola ABC e confirmada pelo médico Pedro Guillén. A morte foi causada por quadro de leucemia. O ex-treinador estava internado na Clínica Cemtro, na capital espanhola.
"Tinha leucemia, teve algumas recaídas e foi internado várias vezes nos últimos dois meses. Ele vinha se debilitando cada vez mais. Essa última complicação o deixou tranquilo. Sofreu pouco porque esse quadro não durou muito tempo, mas sofreu", disse o médico.
Aragonés foi o treinador campeão da Eurocopa com a Espanha em 2008, competição que abriu uma fase de amplo domínio do país no futebol mundial, com as conquistas da Copa do Mundo de 2010 e mais uma Euro em 2012, ambas sob comando de Vicente Del Bosque.
Após deixar o comando da Espanha, em 2008, Aragonés treinou o Fenerbahce por um ano. Em dezembro do ano passado, o técnico anunciou sua aposentadoria. Sua passagem pela seleção espanhola, além do título europeu, ficou marcada pela saída do atacante Raúl, então jogador do Real Madrid, depois de anos com a camisa da Fúria.
Foi Aragonés também quem implantou o método de jogo chamado de "tiki-taka", sistema que prioriza posse de bola, passes curtos e rápidos e movimentação maior de todos os jogadores no ataque. O "tiki-taka" ainda seria sucesso no Barcelona pelas mãos de Josep Guardiola, entre 2008 e 2012.
Como jogador, Aragonés foi ídolo do Atlético de Madri, clube pelo qual conquistou três títulos do Campeonato Espanhol e duas Copas Nacionais, a Copa do Rei dos dias atuais. O Atlético se manifestou por meio das redes sociais e disse que está de luto. "Nesta madrugada faleceu Luis Aragonés. Todos da família atleticana estamos de luto e enviamos um forte abraço a sua família", escreveu o clube, que ainda conquistou mais um Espanhol com Aragonés, desta vez como treinador, em 1977, além de um Mundial de Clubes, em 1974.
A Federação Espanhola de Futebol (RFEF)  também se manifestou e disse que Aragonés foi "um dos grandes futebolistas espanhóis e uma pessoa muito querida por todos que fazem parte" da entidade. A nota oficial disse que a federação "quer expressar sua dor e consternação pela morte que foi jogador e treinador de futebol em vários clubes na Espanha e no mundo, e treinador da seleção espanhola no começo de sua etapa mais gloriosa de sucessos em nível mundial".
O presidente da RFEF, Ángel María Villar, disse que Aragonés foi uma pessoa "muito especial no aspecto humano e desportivo". "Sempre recordaremos quem foi um grande futebolista, treinador no mais alto nível e técnico bem sucedido da seleção espanhola", afirmou o dirigente, que ainda falou que o ex-treinador "foi um exemplo no futebol espanhol, desde o início de sua carreira até hoje".
"A notícia me causou grande dor e consternação. Vivemos no começo de uma etapa extraordinária para o futebol e para a sociedade espanhola. Quero transmitir à sua família meu pesar e tristeza tanto no lado pessoal como em nome da instituição que tenho a honra de representar. É um amanhecer doloroso para o nosso futebol", concluiu Villar.
Pelo Twitter, o maior artilheiro da história da seleção espanhola, David Villa, também comentou a morte de Aragonés. "É um dia muito triste. Se vai um dos maiores. Obrigado por me ensinar grande parte do que sou", escreveu o jogador.
O goleiro Iker Casillas, que também conquistou a Eurocopa em 2008, disse ao site sefutbol.com que "partiu uma das pessoas mais influentes que eu conheci e a quem o futebol deve estar muito grato. Suas ideias até hoje nos deram muitos resultados". "Devo a ele muito, pessoalmente. Me influenciou muito desde os 26 anos de idade. Sempre tive por ele muito carinho e me consta que isso era um sentimento recíproco", disse o goleiro.
O meia Iniesta, do Barcelona, também se pronunciou pelo Twitter. "Muito obrigado por tudo o que nos ensinou, por tudo o que nos deu. Te recordaremos. Até sempre, mestre!", escreveu o jogador.
O brasileiro Luis Pereira, que jogou no Atlético de Madri e trabalhou com Aragonés, disse que o considerava como "o melhor técnico" que já teve. "Era uma pessoa maravilhosa, um dos maiores profissionais do futebol. Como treinador, o melhor que eu tive. Antes de tudo, era um amigo. Marcou muito no futebol espanhol, não só no Atlético de Madri. Na seleção, ele demonstrou ter uma capacidade enorme", disse Luis Pereira ao site oficial do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário