Total de visualizações de página

sábado, 1 de fevereiro de 2014

ECONOMIA

Veja 10 truques para negociar um aumento de salário

SÃO PAULO - Seja em uma entrevista de emprego ou com o atual gestor, negociar um aumento salarial pode ser uma das situações mais embaraçosas para um profissional, principalmente para quem nunca fez isso. Para tornar este pedido mais fácil, o site "Business Insider" compilou alguns itens que vão fundamentar essa negociação, fugindo da contradição ou de argumentos "clichês".
Confira abaixo 10 truques de negociação para aumentar seu salário.

1. Pense na negociação como uma competição

Negociar o salário tem, basicamente, a mesma fórmula: o profissional quer algo que o empregador não quer dar. No final das contas, é preciso saber negociar, ter fundamentos, explicar claramente as razões, fazer estratégia, entre outras formas para ganhar a competição. "Vê-la dessa forma pode otimizar os resultados", disse a publicação.

2. Humanize sua causa

Um teste feito com alunos da Stanford University mostrou que aqueles que compartilham detalhes pessoais ao longo de uma negociação salarial tiveram melhores resultados do que os que se basearam apenas em números, metas e resultados.

3. Evite conversar "cara a cara"

Pode parecer incomum, mas uma pesquisa mostra que negociações salariais bem-sucedidas são conduzidas, geralmente, por telefone ou via e-mail.  Segundo o "Business Insider", isso acontece porque o empregador ou gestor está em uma posição de poder sobre o empregado, o que pode terminar em uma negociação ineficaz.

4. Se você for negociar frente a frente, faça contato visual constante

Se preferir negociar com seu chefe ao vivo, fazer contato visual constante mostra mais confiança e dá credibilidade ao que o empregado diz.

5. Se a oferta for insatisfatória, demonstre

Quando o empregador fizer uma oferta insatisfatória em relação ao aumento salarial, não esconda o desapontamento e siga com seu objetivo. Fingir estar feliz não vai ajudar e só acumulará mais problemas.
Ampliar

Evite os dez maiores erros ao pedir um aumento11 fotos

10 / 11
Erro nove: depois de apresentar todos os seus argumentos ao gestor, o ideal é combinar uma data para que vocês voltem a conversar sobre o assunto. Afinal, vocês dificilmente chegarão a um consenso na hora. Isso evita que você tenha que ficar questionando seu chefe de tempos e tempos, para saber se ele já conseguiu o seu aumento. Por outro lado, se desde a primeira reunião o empregador, por qualquer motivo, está irredutível em relação a conceder-lhe um aumento, ou se ele já afirmou que não chegará ao patamar desejado, é melhor não insistir. "Tente identificar as razões do seu gestor e concentre-se em melhorar seu desempenho, preparando-se para ter sucesso da próxima vez", diz a consultora organizacional Verônica Rodrigues da Conceição. Outra alternativa é procurar oportunidades em outras empresas, já que os seus objetivos no momento parecem não estar alinhados com os da companhia Didi Cunha/UOL

6. Faça-o a falar de si mesmo

Um estudo da universidade de Harvard revelou que falar de si mesmo provoca sensações de prazer, como ao comer ou ganhar dinheiro. Quando você entra em uma negociação, no fundo, você quer que seu par concorde com seus argumentos. Para isso, a pesquisa sugere que você faça-o falar de si mesmo.

7. Beba uma xícara de café um pouco antes de iniciar a negociação

Café deixa a pessoa mais alerta e focada, o que pode ajudar em sua negociação. Além disso, um estudo publicado no "European Journal of Social Psychology" mostra que pessoas que bebem café antes de uma negociação ou reunião se tornam mais resistentes à persuasão.

8. Não tente achar um meio-termo (permaneça com sua meta)

Ao entrar numa negociação, há um impulso para encontrar uma solução em que ambas as partes concordem. De acordo com a publicação, achar um meio-termo pode atrapalhar chegar ao seu objetivo, que é ter um aumento.

9. Faça a primeira oferta

A sabedoria "convencional" diz que você deve esperar a outra parte fazer a oferta inicial, a fim de ter mais informações para agir. Na verdade, é mais vantajoso ser o primeiro a fazer a oferta, porque será você que definirá a base para a negociação.

10. Liste suas prioridades

"Em uma entrevista de emprego, por exemplo, pode-se dizer que o salário é mais importante para você, seguido do local de trabalho, as férias e o bônus", disse um professor da Wharton School of the University of Pennsylvania, Adam Grant. "Pesquisas mostram que ordenar suas prioridades é a melhor maneira de informar ao gestor a importância do salário para você."

Nenhum comentário:

Postar um comentário