Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CURIOSIDADE EM FORTALEZA

Fenômeno solar chama a atenção no céu de Fortaleza

Halo Solar acontece quando existe a presença de uma nuvem composta apenas por finos cristais de gelo


Fenômeno ocorreu outras vezes em Fortaleza (FOTO: Liliana Benevides)
Fenômeno ocorreu outras vezes em Fortaleza (FOTO: Liliana Benevides)
O sol, nesta sexta-feira (28), chamou a atenção dos fortalezenses. O fenômeno, conhecido por Halo, é comum, de acordo com o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Estatística (Funceme), Raul Fritz. O fenômeno é como um arco-íris em forma de círculo ao redor do sol.
O Halo Solar acontece quando existe a presença de uma nuvem cobrindo grandes áreas em extensão da alta atmosfera, composta apenas por finos cristais de gelo.
“Isso acontece porque não temos chuva junto com o sol, como ocorre para a formação de um arco-íris ‘normal’. É a refração da luz em nuvens altas que têm cristais de gelo”, explica. “Vemos um círculo completo de cor ao redor do sol. É um fenômeno relativamente comum, e que já foi registrado várias vezes na capital”, completa.
Muitos fortalezenses foram pegos de surpresa e aproveitaram o momento para registrar o fenômeno. 
    Curiosidade
    Há exatamente 51 anos, no dia 28 de fevereiro de 1963, uma nuvem de proporção totalmente fora do padrão surgiu no céu do Arizona, despertando a atenção de todos, inclusive dos cientistas, que buscavam explicação para o fenômeno. Existiram várias teorias, na época, mas nada foi comprovado.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário