Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de março de 2014

ELEIÇÃO 2014

Eunício venceria no 1º turno e Luizianne ficaria à frente de cidistas

Dados são da pesquisa Vox Populi, divulgada ontem à noite pela CNT. A sondagem ocorre no contexto de forte movimentação da petista e do senador, enquanto Cid ainda silencia sobre preferência. Políticos pregam cautela




A primeira pesquisa de intenção de voto de 2014 mostra que, se a eleição fosse hoje, o senador Eunício Oliveira (PMDB) seria eleito governador do Ceará no 1º turno. Ele aparece à frente em todos os cenários em que é citado no Vox Populi, a quatro meses do início oficial da campanha.

Nas simulações feitas pelo instituto, a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), é quem mais se aproxima dele. A sondagem ocorre no contexto de forte movimentação dos dois pré-candidatos e de silêncio do governador Cid Gomes (Pros), que ainda não se manifestou sobre quem irá apoiar na sucessão estadual.

Entre os nomes citados como favoritos de Cid, o do deputado estadual Mauro Filho e o do vice-governador Domingos Filho, ambos do Pros, aparecem como os mais competitivos, com 16% e 15% respectivamente, em cenários de disputa com Eunício e sem Luizianne.

Nas simulações em que os cidistas concorrem com Luizianne, sem Eunício, a petista leva a melhor, variando entre 34% e 39% das preferências.

A pesquisa Vox Populi foi contratada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), que divulgou os resultados no início da noite de ontem, em seu site. A sondagem também mediu as intenções de voto para o Senado (ver quadro com números da pesquisa estimulada).

Repercussão
Um dos principais articuladores da disputa, o deputado José Guimarães (PT) minimizou os resultados e disse que “pesquisa, agora, não interessa muito, não é o elemento mais importante”. Ele afirmou que a definição de Cid sobre a sucessão pesará na preferência do eleitorado e que “qualquer pesquisa, agora, deve ser vista com desconfiança”.

O senador Inácio Arruda (PCdoB) lembrou que “não tem nada definido ainda”, mas considerou o resultado “muito bom” para as intenções de se manter na vaga - ele aparece com 22% na estimulada.

Mauro Filho, Luizianne e Cid não foram localizados pelo O POVO. Por meio de suas assessorias, Domingos Filho e o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (Pros) disseram ainda não ser hora de falar de eleições. Eunício estava em voo até o fechamento da matéria.

A pesquisa Vox Populi ouviu 1,6 mil eleitores do Ceará entre os dias 22 e 24 de fevereiro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. (Hébely Rebouças e Bruno Pontes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário