Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de março de 2016

TÓPICO ESPORTIVO

Série D terá mais oito clubes em 2016; FCF ganha mais uma vaga e Ceará terá três representantes

André Almeidaandreluis@opovo.com.br
RODRIGO CARVALHO
Com a u mudança, Uniclinic está quase garantido na Série D 2016
Série D do Campeonato Brasileiro ganhou uma novidade para a edição de 2016. Na tarde desta terça-feira, 15, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que a competição deste ano contará com mais oito clubes. Com isso, será disputada com 48 equipes, e não 40, como em 2015.

Para a distribuição das oito vagas criadas, a CBF levou em consideração o Ranking Nacional das Federações de 2016. Com isso, a Federação Cearense de Futebol (FCF) ganhou uma das oito vagas, que ficará com a segunda equipe que somar mais pontos no Estadual, excluindo Ceará e Fortaleza.

Portanto, além de Vovô e Leão, os dois clubes que mais somarem pontos na classificação geral do Estadual estarão garantidos na Série D do Campeonato Brasileiro em 2016. Hoje, as vagas ficariam com Uniclinic e Guarani de Juazeiro. Além deles, Maranguape e Guarani de Sobral também estão na disputa.

Além da vaga do Ceará, as outras sete vagas foram distribuídas entre outros seis estados: São Paulo (2), Rio de Janeiro (1), Minas Gerais (1), Rio Grande do Norte (1), Alagoas (1) e Pará (1).

Fora os dois clubes que garantirão vaga, o Icasa, rebaixado da Série C ano passado, também estará na disputa. Com isso, o Estado do Ceará terá três representantes na competição.

FORMA DE DISPUTA
Com a mudança, o sistema de disputa será alterado para 12 grupos de quatro clubes cada, com jogos de ida e volta dentro do grupo. Avançam para a segunda fase os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 clubes. 

A partir da segunda fase, a competição será disputada através do sistema mata-mata até a sua conclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário