Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de março de 2016

TÓPICO INTERNACIONAL

Ditador ameaça usar arma nuclear

Anúncio foi feito um dia depois de o Conselho de Segurança aprovar novas sanções contra a Coreia do Norte
Kim Jong-un disse que o país vai revisar a postura militar para que possa estar pronto para lançar ataques preventivos ( FOTO: REUTERS )
Seul. O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ordenou que as armas nucleares da Coreia do Norte estejam prontas para uso "a qualquer momento", segundo divulgou ontem a agência norte-coreana KCNA. A ordem foi feita durante a supervisão de um exercício militar de um novo lançador de foguetes.
O líder disse também que o país vai revisar sua postura militar para que possa estar pronto para lançar ataques preventivos, informando que os inimigos estão ameaçando a sobrevivência do país e a situação atual se tornou muito precária, de acordo com a KCNA.
O anúncio foi feito um dia depois de o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovar novas sanções contra a Coreia do Norte, em resposta ao quarto teste nuclear promovido no país em janeiro deste ano e ao lançamento de um foguete de longo alcance neste mês.
Lançamento de mísseis
Na manhã de ontem, a Coreia do Norte lançou vários mísseis de curto alcance em uma aparente demonstração de força após as sanções impostas ao país, segundo informou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.
De acordo com o país vizinho, seis mísseis foram disparados da cidade de Wonsan, no sudeste do país, e caíram no Mar do Leste (Mar do Japão), sem causar incidentes, após voar por entre 100 e 150 km.
O embaixador da Rússia nas Nações Unidas, Vitaly Churkin, disse que as ações norte-coreanas mostraram que o país não aprendeu a devida lição da última rodada de sanções.
O porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou que Pyongyang deveria "se abster de provocações que agravam as tensões, e ao invés disso se dedicar ao cumprimento de suas obrigações internacionais", e o porta-voz da chancelaria chinesa disse que seu país espera que todos os envolvidos evitem ações que causem uma escalada nas tensões.
Pela primeira vez, países membros da ONU deverão inspecionar todas as mercadorias provenientes de, ou com destino à Coreia do Norte. Também deverão proibir os navios suspeitos de transportar cargas ilegais para a Coreia do Norte de fazerem escala em seus portos.
A resolução, que foi apresentada pelos Estados Unidos, também impõe mais restrições às exportações norte-coreanas para limitar a capacidade do regime de financiar seus programas militares. Proíbe as exportações de carvão, ferro, minério de ferro, ouro, titânio e outros minerais de Pyongyang. As sanções incluem ainda o fornecimento de combustível para aviões e foguetes.
Segundo a embaixadora americana, Samantha Power, a Coreia do Norte recebe US$ 1 bilhão anuais com a exportação de carvão e 200 milhões vendendo seu minério de ferro.
Por outro lado, os Estados membros das Nações Unidos deverão expulsar os diplomatas norte-coreanos envolvidos em contrabando ou qualquer outra atividade ilegal.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário