Total de visualizações de página

sábado, 6 de maio de 2017

GIRO INTERNACIONAL

O Japão e a China concordaram em reforçar a cooperação econômica e financeira, disse o ministro das Finanças japonês, Taro Aso, neste sábado (06), à medida que a postura protetora do presidente norte-americano Donald Trump e a tensão sobre a Coreia do Norte influenciam as perspectivas de crescimento da Ásia.
O ministro chinês das Finanças, Xiao Jie, que perdeu uma reunião trilateral com seus colegas japoneses e sul-coreanos na sexta-feira (05) em razão de uma reunião doméstica de emergência, entrou para as negociações com Aso, buscando dissipar especulações de que sua ausência teve implicações diplomáticas.
Montagem com o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un (Foto: Carlo Allegri/Reuters; KCNA/via Reuters)
Montagem com o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un (Foto: Carlo Allegri/Reuters; KCNA/via Reuters)
"Nós trocamos ativamente pontos de vista sobre a situação econômica e financeira no Japão e na China e nossa cooperação no campo financeiro", disse Aso aos repórteres após a reunião, que incluiu funcionários do alto escalão do ministério das finanças e do banco central.
"Foi significativo que reconfirmamos a necessidade de cooperação financeira entre os dois países, ao mesmo tempo que compartilhamos nossas experiências em lidar com políticas econômicas e questões estruturais", acrescentou.

Interesse mútuo

Os dois países concordaram em lançar uma pesquisa conjunta sobre questões de interesse mútuo, sem detalhar, e relatar os resultados nas próximas conversas, que serão realizadas em 2018 na China.
Eles não discutiram questões como moedas e riscos geopolíticos do programa nuclear e de mísseis da Coreia do Norte durante o diálogo, mantido em paralelo à reunião anual do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) em Yokohama, no leste do Japão, segundo Aso.
As relações entre o Japão e a China têm sido sofrido tensões por causa das linhas territoriais e a ocupação do Japão de partes da China na Segunda Guerra Mundial, embora os líderes tenham recentemente procurado consertar os laços através do diálogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário