Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de maio de 2017

GRAVIDEZ PASSO A PASSO

30ª Semana - gravidez passo a passo

(cerca de 28 semanas após a concepção)
O Bebê
Nosso pequeno príncipe pesa em torno de 1500 gramas agora. Mede cerca de 39 cm da cabeça aos pés. A superfície do cérebro fetal apresenta um aspecto enrugado com circunvoluções do tecido nervoso. Essas circunvoluções fornecem mais área e maximizam a disposição das células cerebrais. Respiração rítmica e a temperatura corpórea são agora controladas pelo cérebro. Aquele lanugo inicial está desaparecendo, exceto nas costas e ombros. As pálpebras se abrem e fecham e as unhas dos pés estão crescendo. O cabelo já está presente. Agora a medula óssea já é responsável pela produção de sangue (tarefa que era realizada pelo fígado e baço anteriormente). A pele torna-se mais lisa e plana à medida que os depósitos gordurosos acumulam-se sob ela. O tecido gorduroso começa a formar "ilhas" de gordura e passa a ser uma fonte de energia.
A Futura Mamãe
A melhor posição para dormir é deitada sobre o lado esquerdo. A aorta e a veia cava estão situadas um pouco à direita do centro de suas costas; assim, deitando do lado esquerdo, tanto quanto possível, melhora a circulação de sangue em seus órgãos e extremidades, permitindo melhor fluxo sangüíneo ao nível do útero. Você pode encontrar algum problema para conseguir dormir. Tente um daqueles travesseiros de maternidade para colocar sob a sua barriga, ao se deitar de lado, e mantenha a linha da coluna reta com a posição da cabeça. No final desta semana você está completando o 7º mês de gestação.
Múltiplos: Esteja familiarizada com os sintomas de pré-eclâmpsia que é mais comum em gestações múltiplas do que únicas. Se você apresenta: dor de cabeça forte; vê com freqüência pontinhos cintilantes enquanto está em repouso; subitamente começa a inchar, especialmente na face; dor abdominal; náuseas e vômitos, acompanhados de tonturas, avise imediatamente o seu médico.
O Futuro Papai
Se você ainda não sabe o sexo do bebê seus parentes podem estar tentando fazer vários testes e desenvolver várias teorias para advinhar. Algumas dessas teorias são muito engraçadas. Por exemplo: se o pai é mais nervoso, uma menina está a caminho; se ele é mais calmo, é menino; se o pai faz muitos projetos no lar, é menino; se ele não faz esses projetos, é menina; se o pai ganha peso junto com a mãe, é menino; se ele mantém o peso é menina. E aí papai? O que está se passando com você?
Pensamento da Semana
"É impossível ganhar sem saber perder; é impossível levantar sem saber cair".
(anônimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário