Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de março de 2011

BRASIL DE LUTO

Corpo de Alencar deixa São Paulo para ser velado em Brasília

Do UOL Notícias
Em Brasília
Veja imagens da trajetória de Alencar
Foto 54 de 74 - 02.fev.2010 Durante discurso na sessão de abertura do ano legislativo no Congresso Nacional, ao lado de do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB) e do presidente do Senado, José Sarney (PMDB) Mais Lula Marques/Folha Imagem
O corpo do ex-vice-presidente José Alencar, morto aos 79 anos ontem (29) em São Paulo, partiu em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 7h45 desta quarta-feira (30). Um outro avião leva para a capital federal os familiares de José Alencar.
Ele estará no nosso coração e no de todos os brasileiros. Ele deu tantos bailes nos médicos que achamos que ele poderia aguentar mais. A nossa gratidão a ele é eterna.
O Brasil deve muito a ele e
à ternura dele
Gilberto Carvalho, secretário-geral
da Presidência da República
 
 
Com um pouco de atraso, o corpo do ex-vice-presidente deixou, em comboio, o hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por volta das 7h de hoje, e chegou no aeroporto de Congonhas às 7h25. Alencar morreu após uma luta de 13 anos contra um câncer na região abdominal.
Na capital federal, ele será recebido às 8h30 com honras de chefe de Estado pelos presidentes da República, Michel Temer (interino), do Senado, José Sarney, da Câmara, Marco Maia, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Cesar Peluso. O governo federal decretou luto oficial de sete dias.
Da base aérea, o corpo segue em cortejo, no carro do Corpo de Bombeiros, para o velório no Salão Nobre do Palácio do Planalto, que deve começar por volta das 9h30. A sugestão foi feita ao filho mais novo de Alencar pela presidente Dilma Rousseff, que, em viagem a Portugal, sugeriu o local assim que foi comunicada da morte.
O velório será aberto para visitação pública e deve durar todo o dia. Na quinta de manhã o corpo segue para Belo Horizonte (MG), onde será velado no Palácio da Liberdade inicialmente das 8h30 às 13h. O enterro será na parte da tarde, no cemitério do Bonfim, mas o horário ainda não foi divulgado.

Dilma antecipou o retorno para o Brasil, a exemplo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também está no país. Eles retornariam na madrugada desta quinta (31) de Coimbra, mas sairão ao meio-dia (8h, em Brasília) logo após Lula ser homenageado. A previsão é que cheguem a Brasília no início da noite.
Em pronunciamento em Coimbra, emocionada, Dilma enalteceu os oito anos de Alencar no governo Lula e definiu: "É um momento de muito sentimento. Foi uma grande honra ter convivido com ele", disse, para completar: “Ele foi inesquecível para o nosso país, todos nós estamos muito emocionados”, afirmou, ao lado de Lula, também bastante emocionado.
Biografia
Filho de um pequeno comerciante de um vilarejo mineiro, José Alencar Gomes da Silva começou a trabalhar cedo e deixou a família quando tinha 14 anos para empregar-se numa loja na sede do município de Muriaé (MG).
Em 1947, atrás de um emprego melhor, mudou-se para Caratinga, cidade em que conheceu Mariza, com quem se casou. Aos 18 anos, foi emancipado pelo pai (na época, a maioridade civil ocorria aos 21 anos) e, com apoio financeiro de um irmão, abriu uma loja na cidade.
Hoje, a Coteminas S.A., controlada pela família de Alencar, é a maior empresa do setor têxtil do país e um dos mais importantes grupos econômicos do Brasil.
Alencar causou surpresa, à esquerda e à direita, ao aceitar a posição de vice na vitoriosa chapa de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, na campanha de 2002. Quatros anos depois, foi reeleito vice-presidente.
Em julho de 2010, um juiz da comarca de Caratinga (MG), declarou José Alencar oficialmente pai de Rosemary de Morais, que passou a assinar Gomes da Silva. A sentença faz parte de uma ação de reconhecimento de paternidade ajuizada em 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário