Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de março de 2011

ESTÁ NO JORNAL O POVO - 31/03/2011

Grupo criado na Internet quer melhorar áre

Movimento na rede social Facebook dá origem à Associação de Moradores e Amigos da Praia de Iracema (Amapi). O grupo já reúne cerca de 6 mil participantes e visa promover a revitalização do bairro e cobrar a requalificação da área, iniciada em 2008
Meta do grupo é valorizar a Praia de Iracema. Organizador diz receber de 600 a 700 e-mails por dia de apoiadores (JADER PAES) Meta do grupo é valorizar a Praia de Iracema. Organizador diz receber de 600 a 700 e-mails por dia de apoiadores (JADER PAES)
A“praia dos amores” ganhou um novo espaço para reunir paixões. Está criada a Associação de Moradores e Amigos da Praia de Iracema (Amapi). A primeira reunião ocorreu na terça-feira, e já prevê o início da campanha “Praia de Iracema Já”, pela requalificação e revitalização do bairro.

Tudo começou há 13 dias, quando o engenheiro civil Cláudio Ary criou na rede social Facebook o grupo “Praia de Iracema. Reconstrução Já”. Em três dias, os apoiadores da causa somavam mil. Até ontem, eram pelo menos 5.849 apoiadores da causa, entre eles o governador Cid Gomes.

“Minha caixa de e-mails se encheu de solicitações para entrar no grupo. Era de 600 a 700 por dia”, lembra Cláudio, que diz ter se surpreendido com o “interesse gigantesco” formado em torno do grupo.

Morador da Praia de Iracema desde 1979, Pedro Álvares argumenta que há uma “imagem congelada da desgraça” em torno da Praia de Iracema, mas, segundo ele, as intervenções da Prefeitura e Governo do Estado estão trazendo de volta o público ao bairro.

“O papel deles (poder público), é fazer o choque de ordem. O nosso é ajudar na revitalização, receber de volta os fortalezenses”, descreve Álvares.

Ele descreve o movimento, como “virto-presencial”, mas como do virtual à prática há muito a fazer, a Associação organiza para o dia 16 de abril uma caminhada “de amor à Praia de Iracema”.

Mudanças
Se o mar carregou os amores, como escreveu Luís Assunção em Adeus Praia de Iracema, a violência e a prostituição expulsaram muitos dos frequentadores.

Aos poucos, e graças a intervenções como o novo calçadão e a derrubada de prédios abandonados, o público volta a retomar seu espaço em atividades físicas e passeios familiares.

Para o empresário Carlos Aragão, se engana quem pensa que a Praia de Iracema vai ser a mesma do passado. “Vai ser outra realidade. Isso aqui vai ser um estrondo quando todos os equipamentos estiverem funcionando”, projeta.

O POVO entrou em contato com a Prefeitura de Fortaleza para saber do andamento das obras na Praia de Iracema, mas o gerente do projeto, Rommel Ramalho, não pôde atender a imprensa na tarde de ontem.

Quando
ENTENDA A NOTÍCIAAs obras de requalificação na Praia de Iracema se arrastam desde 2008. Apesar de obras como o calçadão e o Instituto Cultural estarem avançadas, a Prefeitura já não divulga prazos de término por conta dos sucessivos atrasos.

SAIBA MAIS

Ferramenta de divulgação
Por meio do grupo “Praia de Iracema. Reconstrução Já”, os participantes têm acesso a detalhes das reuniões e debatem o que precisa ser mudado no bairro. Até mesmo quem não está em Fortaleza opina e aproveita para matar a saudade.
Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário