Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de agosto de 2012

BELEZA INDIGENA

Concurso de beleza indígena escolhe a primeira miss da etnia Pareci em MT

Ao todo, 14 candidatas participaram do concurso em Tangará da Serra.
Jovem índia de 17 anos venceu concurso e foi eleita Miss Pareci.

Do G1 MT

Jovens indígenas participaram de um concurso para eleger a mais bela representante da etnia Pareci de Mato Grosso. Ao todo, 14 jovens desfilaram em uma passarela montada ao ar livre na aldeia Formoso, que fica em Tangará da Serra, cidade a 242 km de Cuiabá. A vencedora foi uma jovem de 17 anos.
Atualmente, quatro estados brasileiros possuem concursos de miss indígena. Em Mato Grosso, esse foi o primeiro concurso para eleger a mais bela indígena. Conforme Jaqueline Oloizomaierocê, uma das organizadoras, a ideia do concurso nasceu dentro da aldeia. “Comecei a ver que tem tantas meninas bonitas. Por que não a gente mostrar a beleza e a feminilidade do povo pareci?”, defendeu.
Como em qualquer concurso de miss, as candidatas se prepararam bastante e cuidaram do figurino. Roupas e colares, todos coloridos e com muitas penas. Um dos salões da aldeia se transformou em um salão de beleza.
Concurso teve 14 candidatas a Miss Pareci (Foto: Reprodução / TVCA)Concurso teve 14 candidatas a Miss Pareci
(Foto: Reprodução / TVCA)
Antes do desfile, as 14 candidatas passaram pela pintura corporal, que é um dos detalhes mais importantes, pois além de representar a beleza para as jovens, os desenhos geométricos feitos na pele fazem parte da cultura e da tradição indígena. Cada um dos desenhos feitos nas garotas possui um significado. A maioria deles representam animais como cobras e peixes.
A passarela por onde as candidatas passaram foi montada ao ar livre, em meio à natureza. “As meninas eram lindas e o desfile foi bem organizado. Ficamos encantados com a beleza delas e foi difícil julgar”, garantiu Márcia Zolinger, procuradora federal que foi convidada para ser jurada no concurso.
Vencedora
Depois da contagem de pontos, as representantes da beleza pareci foram escolhidas. A vencedora do concurso, Isamara Pareci, tem apenas 17 anos e vai representar a etnia. “Todo mundo entra com vontade de ganhar e tinha muitas meninas lindas. Eu não esperava e fiz o meu melhor”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário