Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

BLECAUTE

Blecaute causa efeito dominó e prejudica abastecimento de água em todos os Estados do Nordeste

Aliny Gama
Do UOL, em Maceió
A interrupção do fornecimento de energia ocorrida nesta sexta-feira (26) prejudicou o abastecimento de água em cidades de todo o Nordeste. Os sistemas devem ser normalizados apenas no fim de semana. Por causa da falta de energia os sistemas de abastecimento foram paralisados.

Alagoas

Em Alagoas o apagão interrompeu os sistemas de abastecimentos de água em Maceió e todas as cidades do interior do Estado. A previsão é de que o abastecimento na capital alagoana seja restabelecido em 24 horas.
Segundo a Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas), o blecaute ainda provocou um curto circuito na EEA (Estação Elevatória de Água) em Santana do Ipanema. O sistema abastece quatro cidades localizadas na região sertaneja estão sem previsão de retorno do abastecimento. São elas: Maravilha, Dois Riachos, Poço das Trincheiras e Ouro Branco.

Bahia

Na Bahia, a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) informou que o sistema integrado de abastecimento de água de Salvador e região metropolitana ficou por cerca de sete horas sem operar e comprometeu o fornecimento de água para os moradores.
"Durante o dia de hoje, o serviço de abastecimento está sendo regularizado gradativamente e a estimativa é de que esteja completamente normalizado nas próximas 48 horas", disse em nota, destacando que o prazo pode ser estendido caso ocorra algum problema no funcionamento de equipamentos da rede distribuidora durante o reequilíbrio do sistema.

Sergipe

Em Sergipe o apagão também provocou o desabastecimento dos reservatórios de água da Deso (Companhia de Saneamento de Sergipe) e os sistemas de bombeamento hídrico da capital e cidades do interior ficaram desligados por mais de três horas.
"Houve registros de interrupção de abastecimento em Propriá e Japaratuba, além 16 cidades atendidas na região Sul do estado. No Sertão, 20 municípios tiveram a vazão reduzida." A Deso informou que a previsão de restabelecimento é de 14 horas após a normalização de todo o sistema.

Pernambuco

Em Pernambuco a falta de energia afetou todas as cidades do Estado, Segundo a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento), os municípios mais atingidos foram Floresta, no Sertão do Estado, e Pombos, no Agreste, que estão 100% sem água.  Em Floresta ocorreu o rompimento de uma adutora. Já em Pombos a ETA (Estação de Tratamento de Água) teve um problema na área de cloração e teve que ser paralisada.
Em Gravatá, no agreste do Estado, houve uma redução de 70% do volume de água por causa de uma falha mecânica no Sistema Vertentes. Outros municípios que enfrentam queda na vazão são Cupira, no Agreste, onde a estação elevatória São Jorge - que manda 30% do total de água consumido na cidade - continua sem energia elétrica e São José do Belmonte, no Sertão, onde um dos poços que servem à cidade apresentou uma pane elétrica. A companhia informou que já enviou técnicos para Gravatá e São José do Belmonte e solicitou à Celpe a religação em Cupira.
No sertão do Estado, os sistemas adutores do sertão central - que abastece a região de Salgueiro - e do Oeste - que abastece a região de Araripina - estão sendo normalizados. Durante o apagão os dois sistemas ficaram inativos e, assim que a energia retornou, a vazão foi retomada. Até o final do dia todas as cidades atendidas por esses dois sistemas terão a oferta de água restabelecida.
Devido à interrupção do sistema de abastecimento por falta de energia, 17 localidades da região metropolitana do Recife, além da capital pernambucana, foram afetadas com a paralisação. Os sistemas devem voltar a operar ainda hoje.

Paraíba

Na Paraíba o apagão de energia elétrica interrompeu o sistema de produção e tratamento de água na estação de Gramame que abastece 38 bairros de João Pessoa e toda a cidade de Cabedelo. De acordo com a Cagepa (Companhia de Água e Esgoto da Paraíba), a previsão é que o sistema volte a operar às 18 horas desta sexta-feira (26). A companhia não informou se outras cidades do Estado tiveram seus sistemas de abastecimento afetados.
"Precisamos da energia elétrica para bombear a água da barragem para a estação de tratamento. Além disso, precisamos da energia para tratar e distribuir a água para os reservatórios que abastecem à população", disse o engenheiro elétrico Daiton Uchoa Leite, gerente de Gestão de Energia da Cagepa.

Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte, a capital potiguar teve o sistema paralisado e vários bairros estão com o abastecimento operando com 40% da capacidade. A previsão de normalização é de 48 horas.
Segundo a Caern (Companhia de Águas e Esgotos do RN), os municípios de Lajes, Caiçara do Rio dos Ventos, Jardim de Angicos, Pedra Preta e Riachuelo são os mais críticos por estarem distantes da adutora Sertão Central Cabugi.
A companhia informou ainda que água só deve voltar às torneiras nas cidades Santa Maria e Ielmo Marinho no prazo de 72 horas.

Ceará

No Ceará, a falta de energia gerou baixas pressões nas redes de abastecimento em Fortaleza, segundo a Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará). A ETA do Gavião interrompeu seu funcionamento, que abastece a capital, mas o sistema voltará a ser normalizado em 48 horas.

Piauí

Já no Piauí, Agespisa (Companhia de água e esgoto do estado do Piauí) informou que a ETA de Teresina (ETA) está funcionando normalmente após o retorno da energia elétrica, mas o fornecimento de água nas áreas mais altas da cidade está com deficiência.

Maranhão

No Maranhão, segundo a Caema (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão), todos os municípios do Maranhão tiveram seus sistemas de abastecimento interrompidos e operam com deficiência. Segundo o assessor de operação de manutenção da Caema Sérgio Anchieta, o sistema opera com 50% da capacidade.
"Estamos fazendo o levantamento da situação de todos os municípios maranhenses, mas todos foram afetados. Até agora não detectamos prejuízos com queima de equipamentos", disse. O abastecimento deve ser normalizado em 48 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário