Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

EM TEMPO

TV da Câmara Municipal transmitirá missas e cultos

Segundo o vereador Elpídio Nogueira, a ideia é incluir esse tipo de conteúdo religioso na programação. Após questionado, disse que haverá espaço para todos os credos. Assunto deve gerar debate dentro e fora do Legislativo

SARA MAIA
Walter Cavalcante é autor da ideia de se transmitir missas e cultos

No que depender do esforço de alguns parlamentares, a TV Fortaleza – televisão oficial da Câmara Municipal – passará a transmitir, todos os domingos, uma programação de missas e cultos evangélicos. A ideia original de incluir conteúdo religioso na emissora é do presidente da Casa, Walter Cavalcante (PMDB), mas o vereador Elpídio Nogueira (PSB) se encarregará de formalizar a proposta. Segundo ele, ainda nesta semana, haverá reunião técnica para tratar do assunto.

O tema promete gerar debates dentro e fora do Legislativo, já que a Constituição Federal determina o Estado laico (neutro, em relação às questões religiosas). Inicialmente, Elpídio sinalizou ao O POVO que duas religiões serão contempladas pelo espaço na TV Fortaleza. “A proposta é transmitir a missa dominical da Catedral de Fortaleza, pela manhã. À noite, seria o culto de uma igreja evangélica, fazendo um rodízio entre as igrejas”, descreveu.

Questionado sobre a participação de outras correntes religiosas – como o espiritismo, judaísmo, budismo, candomblé, entre outras – o vereador afirmou que “não haverá dificuldade” de incluí-las. “Qualquer grupo terá espaço. Falamos em missa e culto porque são os dois maiores. Mas, não tem nenhuma dificuldade. Se procurarem a gente, haverá espaço aberto”, afirmou.

A intenção de transmitir conteúdo religioso na TV do Legislativo foi anunciada por Walter Cavalcante no ano passado, durante campanha para a mesa diretora da Câmara. O peemedebista é identificado com os movimentos religiosos e trabalhou para a construção de monumentos em espaços públicos da Capital, como a de Nossa Senhora de Fátima, na Avenida 13 de Maio, erguida em 2008 com apoio da Prefeitura.

Mobilização
A expectativa é que a proposta desenhada por Elpídio Nogueira seja apresentado à Mesa Diretora em fevereiro. Procurados pelo O POVO, representantes de religiões no Ceará disseram que pretendem se mobilizar para garantir um pedaço da fatia da programação.

“Às vezes, queremos realizar um evento e não temos a mesma facilidade de divulgação que outros movimentos têm. Vamos nos mobilizar. É importante o espaço na televisão para se tratar de fé, de espiritualidade, de ética. Agora, o ideal é pensar algo que contemple todas as manifestações”, afirmou o presidente da Federação Espírita do Ceará, Felipe Klein.

A presidente da União Espírita Cearense de Umbanda, Mãe Suzana Sá de Oliveira, quis lembrar que “vários umbandistas votaram em Walter Cavalcante”, mas disse não ter expectativas sobre a inclusão de sua religião na programação. A União já teve um programa de rádio onde eram anunciados eventos, endereços de terreiros e canções tocadas nos cultos da Umbanda. “Mas era caríssimo. Deixei de pagar”, relata.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Segundo informações do site da Câmara Municipal, a TV Fortaleza “tem programação voltada para a informação, o serviço e a educação para a cidadania. Noticiário, debates, entrevistas, cultura e o cotidiano, em todos os seus detalhes, da Câmara Municipal de Fortaleza”.

Saiba mais

O Artigo 19 da
Constituição Federal diz: “É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes, relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público”.

Ainda segundo a Constituição, o Estado brasileiro é laico. Isso não significa que seja ateu ou antirreligioso, mas que deve ser neutro em relação às questões religiosas e garantir a liberdade de culto e crença da população.


O vereador Elpídio Nogueira se disse “um dos maiores defensores do Estado laico” na Câmara. “O estado laico significa que você deve respeitar as maiorias e os princípios do povo da cidade. A grande maioria daqui é católica e evangélica. Não se pode é colocar a religiosidade oficialmente, mas retratar o aspecto religioso da cidade”, afirmou o parlamentar.

De acordo com Elpídio, a definição da programação da TV Fortaleza é matéria administrativa e não precisa passar pelo plenário. A emissora terá, ainda, novidades como programa de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e espaços para artistas cearenses. 
Serviço

Assista à programação da TV Fortaleza, da Câmara Municipal
Onde: Canal 6 (NET), 61.4 (Canal Digital) ou pela Internet, através do www.cmfor.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário