Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

HOMENAGEM


VÍDEO: Valdemar Caracas: uma relação de amor com o Ferroviário e com o futebol

 EAlém de fundador, Caracas era um dos mais fervorsosos torcedores do Ferroviário (Foto: Lancenet)  
Além de fundador, Caracas era um dos mais fervorsosos torcedores do Ferroviário (Foto: Lancenet)
 
Valdemar Caracas viveu 105 anos de forma intensa. Apesar de ter fincado residência em Fortaleza, nasceu em Pacoti, no dia 9 de novembro de 1907. Antes de fazer história como fundador do Ferroviário, marcou época por se tornar o 1º cronista esportivo do estado do Ceará, trabalhando na Ceará Rádio Clube.

Ainda jovem, iniciou carreira como funcionário público, sendo chefe de escritório de manutenção da Rede de Viação Cearense (RVC), mas foi no futebol que encontrou sua grande paixão.

Em 1933, tomou conhecimento que companheiros da RVC haviam montado um time e estavam jogando futebol no subúrbio. Os encontros não eram amistosos e não eram raras as vezes em que confusões eram criadas durante as pelejas.

Amante da disciplina, Valdemar Caracas não só reprovou as atitudes como organizou a equipe, dando início ao Ferroviário Atlético Clube. No clube, fez de tudo um pouco. Chegou a se aventurar como jogador, foi dirigente por muitos anos e, por vezes, técnico da equipe.

Foi com Caracas no comando técnico que o time coral conquistou o 1º título estadual, em 1945. Enquanto teve forças, acompanhou de perto a vida do Ferroviário, sendo um de seus mais fervorosos torcedores. Depois que se afastou do futebol, recebeu inúmeras homenagens.
Quando completou 100 anos, Valdemar Caracas foi homenageado com um busto de bronze no salão principal dos alojamentos da Vila Olímpica Elzir Cabral.
A TV O POVO preparou uma reportagem especial destacando a vida de Valdemar Caracas:

FUTEBOL E POLÍTICA
Além do futebol, Valdemar também se envolveu com a política. Em virtude de sua influência junto aos trabalhadores da RVC, foi eleito vereador de Fortaleza em 1936. Ficou por pouco tempo no cargo. No ano seguinte, teve seu mandato cassado pela ditadura vargista, que instalou naquele ano o Estado Novo, fruto de golpe instaurado pelo então presidente da república.

Seu engajamento político deu mais um passo quando, em 1947, ajudou a fundar o Partido Socialista Brasileiro (PSB) no estado do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário