Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Ceará é atingido por mais de 2 mil raios

CHUVAS

Só em 2015, a Coelce já contabiliza 14.184 raios em todo o Estado


raios
No ano passado foram registradas 153.470 descargas atmosféricas em todo o Estado
O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, da Companhia Energética do Ceará (Coelce), registrou a queda de 2.479raios em todo o Ceará, entre o último sábado (21)  e a manhã desta segunda-feira (23).
Os municípios com o maior número de incidências, conforme os dados da Coelce, foram  Canindé (215), Paramoti (199) eSobral (143). Em Fortaleza apenas um raio foi registrado. No  boletim da Companhia não há  registros de danos causados pelos raios.

Só em 2015 a Coelce já contabiliza 14.184 raios em todo o Estado. No Ceará, o município com maior incidência de raios foi Quixeré,contabilizando um total de 538 raios, seguido de Granja, que somou 485 descargas, e Canindé, com 444.
No ano passado foram registradas 153.470 descargas atmosféricas em todo o Estado. Sendo Granja a cidade com o maior número de raios, com 9.530.

Chuvas
Até a manhã de hoje (23), choveu em 134 municípios cearenses, conforme boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação foi registrada em Independência (72,5mm) no Sertão de Crateús.
Já no Sertão Central, a maior chuva ocorreu em Deputado Irapuan Pinheiro (55mm), seguido de Solonópole (52mm), Pedra Branca (45mm) e Madalena (44,8mm).
Em Fortaleza, foram registrados 42 milímetros. Ainda segundo a Funceme, as chuvas devem continuar no Interior do Ceará até a próxima quarta-feira (25).

Confira os cuidados dentro de casa durante tempestades
- Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
- Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
- Evitar consertos de instalações elétricas;
- Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade
- Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
- Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário