Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

SAÚDE


RISCO

Mortes por AVC em jovens após o Carnaval sobem 11%


Em 2013 foram registradas 4.603 mortes pela doença no Estado, 2.251 em homens e 2.352 em mulheres


Estudos realizado pelo Comitê Estadual de Atenção à Doença Cerebrovascular, relaciona o carnaval ao risco de  (AVC). As pesquisas revelam que ocorre um aumento de 11% no número de mortes por AVC nos 30 dias após o carnaval. Esse estudo do Comitê Estadual, que será apresentado em Viena, Áustria, durante o Congresso Europeu de AVC, no mês de maio.
As pesquisas avaliaram todos os atestados de óbito de maiores de 18 anos  após o carnaval, de 2009 a 2013. No período, ocorreram 226.993 mortes no Ceará, 23.974 por AVC. Na comparação das mortes ocorridas após o carnaval com aquelas registradas em outras épocas do ano,
De acordo com o presidente do Comitê Estadual de Atenção à Doença Cerebrovascular e chefe da unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza, neurologista João José de Carvalho, os fatores de risco se agravam durante o período de carnaval por conta dos abusos cometidos pelos jovens. Na avaliação do neurologista, como não ocorre variação significativa de mortes em relação à população em geral nos óbitos por sexo, evidencia-se o agravamento dos fatores de risco para o AVC entre jovens em função dos abusos praticados no carnaval, especialmente das bebidas alcoólicas. 
O AVC é a principal causa de morte em Fortaleza, no Ceará e no Brasil. A cada ano, cerca de 16 mil cearenses são acometidos por um AVC e perto de 5 mil morrem por causa da doença. Em 2013 foram registradas 4.603 mortes pela doença no Estado, 2.251 em homens e 2.352 em mulheres.

SAIBA MAIS
O  Acidente Vascular Cerebral ocorre subitamente em qualquer idade, sexo ou classe social. Também, conhecido como derrame, ele se dá quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. Existem dois tipo de AVC o isquêmico e o hemorrágico.
O acidente vascular cerebral isquêmico é o mais comum em 80% dos casos e ocorre quando há uma obstrução da artéria, impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais, que morrem. Já o AVC hemorrágico ocorre quando a o rompimento de um vaso cerebral, ocorrendo um sangramento (hemorragia) em algum ponto do sistema nervoso.

SINTOMAS DE AVC
-Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo
-Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo
-Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos
-Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem
-Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente
-Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário