Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Fonte - DIÁRIO DO NORDESTE

Açude Orós deve sangrar antes de maio, prevê Cogerh



Deve sangrar nos próximos dias o açude Orós, em Orós, na região Centro-Sul do Ceará, a 410 quilômetros de Fortaleza. Segundo maior reservatório do Ceará, o manancial está com mais de 90% de seu volume máximo e já atrai curiosos.
"Hoje é dia 20. Se continuar assim (chuvas) a gente prevê que o Orós sangre antes de maio. No final de abril ou início de maio", prevê a gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) na região, Vandiza Sucupira.
Cheias
O Orós vai enchendo com a chuvas que atingem as cidades da região e caem no leito do rio Jaguaribe. De Arneiroz, na região dos Inhamuns, até a parede do açude, em Orós, toda a água que escoa no rio fica armazenada no reservatório.
A capacidade máxima é de 1,94 bilhão de metros cúbicos. Dados da Cogerh indicam que, na manhã desta quarta-feira (20), o volme é de 92,9%.
Espetáculo
Sempre que o Orós está sangrando a barragem atrai visitantes da região, de todo o Ceará e até outros municípios. Mas a gerente aponta que, antes mesmo de o espetáculo começar, já há visitação.
"Já estão aparecendo alguns curiosos. As pessoas olham com aquela ansiedade. Já tem muita expectativa", afirma;
Início da sangria
O açude começa a sangrar sempre que sua régua de medição atinge a cota de 199,52 metros. Nesta terça-feira (19) faltavam 83 centímetros. Já nesta quarta estão faltando 67 centímetros, conforme Vandiza. "Segunda à niote em Iguatu foram 72 milímetros de chuva. Estamos com chuvas consideráveis aqui na região, em Quixelô, em Orós, em Cariús, exemplifica a gerente.
Perenização
Inaugurado em 1961, pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), o açude pereniza o rio Jaguaribe desde Orós até a cidade de Alto Santo. Sua água é usada para vários fins, como abastecimento humano, irrigação e piscicultura.
Dados da Cogerh
De acordo ainda com a Cogerh, nesta quarta há 32 açudes sangrando no Ceará. Há outros 13 reservatórios com mais de 90% de sua capacidade máxima.

 Açude do Orós

Nenhum comentário:

Postar um comentário