Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de julho de 2013

PELO MUNDO



Igreja reconhece 2º milagre de João Paulo II


O primeiro milagre foi o da freira francesa Marie Simon-Pierre, que diz ter sido curada do mal de Parkinson
Cidade do Vaticano. A comissão de cardeais da Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano aprovou a atribuição de um segundo milagre ao beato João Paulo II, passo chave para sua canonização, indicaram ontem fontes vaticanas.

A canonização de João Paulo II, que ocupou o trono de São Pedro por 27 anos, responde ao pedido da multidão que durante seu funeral gritava para que fosse proclamado santo imediatamente. Alguns senões, no entanto, ainda pesam na decisão como o escândalo da pedofilia e do Banco do Vaticano FOTO: REUTERS

Agora é preciso apenas que atual pontífice Francisco promulgue o decreto através do qual é reconhecido o milagre e que seja fixada a data para sua canonização, que, segundo meios de comunicação italianos, pode ocorrer no fim de 2013.

Com a atribuição do segundo milagre ao Papa falecido em 2005 se acelera o processo para a canonização de João Paulo II, o primeiro pontífice polonês da história.

Em abril, uma comissão de sete médicos consultada pela Congregação reconheceu como milagre a cura inexplicável de uma mulher, razão pela qual pode ser proclamado santo. Segundo fontes religiosas, seria um milagre ocorrido na noite de sua beatificação, em maio de 2011. Até agora não se sabe o nome e o lugar onde foi realizado o milagre por intercessão do pontífice polonês.

O primeiro milagre de João Paulo II foi o da freira francesa Marie Simon-Pierre, que alegou ter sido repentinamente curada de mal de Parkinson dois meses após a morte do Pontífice.

O processo canônico para que uma pessoa seja proclamada santa requer o reconhecimento por parte de uma equipe de médicos, baseados em exames clínicos, de um milagre para a beatificação e de um segundo para a canonização.

Karol Wojtyla pode ser canonizado depois de outubro, no fim do "Ano da Fé", proclamado por seu sucessor Bento XVI.

A canonização de João Paulo II, que ocupou o trono de Pedro por 27 anos, responde ao pedido da multidão que durante seu funeral gritava para que fosse proclamado santo imediatamente.

Seu sucessor, Bento XVI, autorizou rapidamente a análise de suas virtudes e de sua obra para que fosse declarado beato, primeiro passo para chegar a alcançar a glória dos altares. Segundo fontes religiosas, o papa Francisco deseja proclamar santos em uma única cerimônia João Paulo II e João XXIII, a quem considera um "modelo de santidade" por sua simplicidade e bondade, mas que surpreendeu o mundo na década de 60 ao convocar um concílio para reformar e modernizar a Igreja.

A cerimônia de beatificação do papa João Paulo II ocorreu no dia 1º de maio de 2011, na Praça São Pedro, no Vaticano, seis anos após sua morte, em 2 de abril de 2005.

Imaculada Conceição

Uma das possíveis datas para a canonização do papa polaco é o dia 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição, dia de comemorações para a Igreja Católica, informa a agência de notícias italiana "Ansa".

No mesmo dia poderá ser canonizado o Papa João XXIII. Trata-se de uma decisão que já foi tomada há algum tempo e a reunião ocorrida durante o dia de ontem foi essencialmente uma formalidade.

Podemos assistir, assim, no mesmo dia, à canonização de dois Papas, João Paulo II e João XXIII, que ainda convocou o Concílio Vaticano II, mas morreu antes da sua realização.

João Paulo II morreu em 2005, há apenas oito anos. A eventual falta de consenso na canonização do Papa polaco reside precisamente no pequeno lapso de tempo que decorre desde a morte, já que ainda estão presentes alguns escândalos, como a pedofilia na Igreja e do Banco do Vaticano. Até hoje, Santo Antônio de Pádua continua a ser o que mais rápido foi canonizado, 11 meses após sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário