Total de visualizações de página

sábado, 29 de novembro de 2014

RECEITA DA SEMANA

Moqueca Light 

Ingredientes
08 postas grossas (com osso) de peixe (badejo, namorado, dourado);
06 limões espremidos;
01 xícara de azeite;
04 pimentões grandes cortados em rodelas;
04 cebolas grandes cortadas em rodelas;
01 kg de tomate cortado em 4 partes;
02 molhos de coentro;
02 kg de tomate bem maduro;
10 dentes de alho espremido;
02 colheres (sopa) de colorau (urucum);
Sal e pimenta do reino a gosto.

Para acompanhar:

Arroz branco ou temperado;
Farinha de mandioca torrada;
Fatias de pão de sal;
02 molhos de cheiro verde.
Preparo
1) Tempero do peixe:

Esprema os limões e misture a ele 2 colheres de sopa de sal. Em um tabuleiro coloque as postas de peixe (já limpas), despeje o caldo dos limões e deixe pegar gosto por pelo menos 1 hora, virando de vez em quando. Enquanto isto faça o molho de tomate.

2) Molho de tomate:

Retire as sementes de tomates e pique em tamanhos pequenos. Em uma panela grande, refogue 4 dentes de alho espremidos em 3 colheres de sopa de azeite. Coloque os tomates e refogue até que desmanchem bem. Bata no liquidificador com 1 molho de coentro e reserve.

3) Moqueca:

Em uma panela de pedra ou barro, tamanho médio, coloque o restante do azeite e do alho e refogue bem. Coloque 1/3 do molho de tomate e despeje 1 colher de colorau, forre o fundo da panela com postas de peixe, sobre ele despeje 1/3 do caldo do limão onde o peixe foi temperado, e depois faça camadas nesta ordem: cebola, pimentão, tomate, um pouco do molho de tomate e algumas folhas de coentro. Repita até ficar próximo à borda da panela (altura de 3 dedos não menos). Coloque a outra colher de colorau, sal e pimenta do reino a gosto. Tampe a panela, deixe levantar fervura e cozinhe por mais ou menos 20 min. Fique atento para que as postas não desmanchem. Confira o sal, coloque a pimenta só para dar um toque. Salpique cheiro verde e em seguida leve à mesa.

Sirva na própria panela, acompanhado de arroz branco ou temperado, cheiro verde, farinha de mandioca torrada e fatias de pão de sal.


Tempo médio para preparo: 90 min
Rendimento: 05 porções


Nenhum comentário:

Postar um comentário