Total de visualizações de página

sábado, 31 de janeiro de 2015

RECEITA DA SEMANA - SOBREMESA


Em pouco tempo, você prepara as tortinhas que farão sucesso em sua recepção. Deliciosas!
Cream tarts
Ingredientes
  • 12 tortinhas de massa folhada
  • 1 caixa de pó para pudim sabor baunilha
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de creme de leite
  • Uvas rubi para decorar
Ingredientes Cobertura
  • 1 xícara (chá) de uvas verdes sem sementes (Thompson) cortadas ao meio
  • 1 colher (sopa) de licor de damasco
  • 2 colheres (sopa) de geleia de damasco
Modo de Preparo
  1. Em uma panela, coloque o pó para pudim, o leite e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar.
  2. Desligue, adicione o creme de leite e misture bem.
  3. Cubra com filme plástico e deixe esfriar.
Modo de Preparo Cobertura
Em uma panela, em fogo baixo, dissolva a geleia com o licor. Reserve.
Montagem
  1. Recheie as tortinhas com o creme.
  2. Espalhe as uvas verdes por cima.
  3. Decore com as uvas rubi.
  4. Pincele as uvas com a geleia e leve à geladeira até a hora de servir.

CHARGE DA SEMANA - By jornal O POVO

Charge Clayton 



PARABÉNS TV VERDES MARES - 45 ANOS DE SUCESSO

ESPECIAL

Sucesso na tela

A TV Verdes Mares leva, há 45 anos, muita informação e entretenimento aos lares cearenses, com uma programação de excelência voltada para a informação e a cidadania

Image-2-Artigo-1788606-1
Equipe de telejornalismo reunida. Informação, esporte e cidadania sempre em pauta
FOTO: LUCAS DE MENEZES
Image-1-Artigo-1788606-1
Ilhas de edição digital: imagem em alta definição
Image-0-Artigo-1788606-1
Setor de edição da emissora os anos 1980
Image-3-Artigo-1788606-1
Niara Meireles e Dan Viana, apresentadores do Se Liga VM
Image-4-Artigo-1788606-1
Show do especial "Encanta Ceará" sucesso de público e audiência
Image-5-Artigo-1788606-1
Amenhotep Rodrigues e Khrisley Karlen comandam o Destaque VM
Inaugurada em 31 de janeiro de 1970, a emissora mantém o compromisso de levar ao telespectador uma comunicação clara, ética, atual, sempre empenhada em traduzir os anseios da população. É por este motivo que a TV Verdes Mares mantém seu público ligado por tanto tempo e retribui com uma programação diversificada e pautada no interesse social.
E para marcar este momento histórico da primeira emissora cearense afiliada à Globo, a TV Verdes Mares preparou uma programação recheada de atrações para o seu público telespectador, que teve início em dezembro e se estendeu ao longo de janeiro.
Foram exibidos os especiais Humor do Ceará, Encanta Ceará e Natal de Luz. Já os apresentadores de entretenimento da emissora, Niara Meireles e Dan Viana, apresentaram grandes nomes da música popular no Estação Verdes Mares que mostrou as festas "Garota White", "Villa Mix", "Flores", com Marcos e Belutti e Bell Marques e o show "Aviões Sunset" reunindo as bandas Solteirões e Aviões do Forró.
Hoje, a TV brindará a festa com um megaevento aberto ao público e que envolverá toda a família. A transmissão, direto do Aterro da Praia de Iracema, começa às 8h.
História
Em1970, na inauguração da TV Verdes Mares, idealizada pelo industrial Edson Queiroz, foi transmitido o primeiro telejornal com 20 minutos de duração. A qualidade de transmissão e programação levou a TV a conquistar o primeiro lugar no Ibope após oito meses de sua instalação.
Em 1973, seus sinais passaram a ser transmitidos para o interior do Estado. Tais fatos contribuíram para seu ingresso no grupo das emissoras afiliadas à Rede Globo, em 1974, quando fez a primeira transmissão em cores do Nordeste, durante a Copa do Mundo na Alemanha.
No dia 11 de maio de 2009, a TV Verdes Mares viveu um momento histórico, tornando­se a primeira emissora de TV do Ceará a transmitir o sinal digital em alta definição (HDTV). A TV dispõe de modernos equipamentos, como ilhas de edição digital e unidades móveis de produção e transmissão via satélite. A diversificada programação da emissora agrada a todos os públicos e faixas etárias conferindo liderança absoluta na audiência do Estado.
Jornalismo e serviços
Ao telespectador, a TV Verdes Mares oferece três telejornais diários (Bom Dia Ceará, CETV 1ª edição e CETV 2ª edição), o Nordeste Rural (exibido na manhã dos domingos), além de boletins em horários alternativos, coberturas especiais dos fatos mais relevantes e transmissões esportivas, bem como a produção de matérias que garantem a presença constante e, em destaque, do Ceará, nos telejornais da TV Globo.
Criado em 2009, o "Meu Bairro na TV" traça um perfil socioeconômico da comunidade que está sendo visitada. Já no quadro "Desaparecidos", também criado em 2009, a emissora busca ajudar a encontrar pessoas desaparecidas, tendo prestado um importante serviço.
O projeto Ação Verdes Mares é realizado pela TV promovendo diversos serviços a moradores de comunidades de Fortaleza e Região Metropolitana. Para o público jovem, a TV lançou em 1º de maio de 2010 "o Se Liga VM". Exibido aos sábados, o primeiro programa produzido em alta definição pela emissora traz cultura, entretenimento e entrevistas com celebridades. Já em abril de 2013, a TV estreou o "Destaque VM", uma revista eletrônica, que vai ao ar nas noites dos domingos, com foco nas artes, lazer e esporte.
Internacional
O ano de 2014 mostrou o Ceará para o mundo por meio de produções especiais da TV Verdes Mares que foram exibidas pela Globo Internacional.
O aniversário do "Se Liga VM", gravado na Praia do Futuro; o show "Natal de Luz" com o cantor Fagner e coral de crianças na Praça do Ferreira e o "Especial Encanta Ceará", que reuniu 11 atrações musicais no Aterro da Praia de Iracema, levaram a alegria cearense para o mundo. Com isso, quem mora fora do País também teve a oportunidade de matar um pouco a saudade de casa.

NO CARIRI

Médico é feito refém em presídio

Image-0-Artigo-1789310-1
O detento exigiu a presença do pai, Francisco Queiroz, que chegou na unidade prisional em uma aeronave da Ciopaer, sob escolta da Polícia
FOTO: ROBERTO CRISPIM
Um médico cardiologista foi mantido refém por um detento da Penitenciária Industrial Regional do Cariri (Pirc), em Juazeiro do Norte, durante o dia de ontem por, aproximadamente, seis horas. De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), o homem estava recolhido na enfermaria, arrombou a cela e rendeu o médico.
O interno Francisco Rafael Ferreira Queiroz, 27, fez o médico Antônio Reinaldo da Silva, 45, refém, e passou a ameaçá-lo com um "cossoco" (faca artesanal). O detento, que cumpre pena por homicídio, exigia transferência. Com a chegada do pai na penitenciária, ele decidiu se entregar e liberar o médico.
Conforme o comandante da Área Integrada de Segurança (AIS) 11, tenente-coronel Wellington Alves, que acompanhou a negociação, o incidente teve início por volta das 14h. "Estivemos por aproximadamente seis horas negociando com o preso e, graças a Deus, conseguimos libertar o médico ileso".
O preso, que havia se envolvido em um motim no presídio de Quixadá, em 2011, motivo pelo qual acabou sendo transferido para Juazeiro do Norte, exigia voltar para uma unidade do Sertão Central ou para Fortaleza. Por volta das 16h, o preso Francisco Rafael exigiu a entrada de um representante da imprensa na Penitenciária, além da presença de um familiar.
A Sejus encaminhou o pai do detento, Francisco Carlos Queiroz, para a unidade prisional em um helicóptero da Ciopaer. A negociação foi acompanhada pela juíza da comarca de Juazeiro, Ana Linard, e pelo promotor Germano Guimarães. Militares do Corpo de Bombeiros e Força Tática de Apoio (FTA) também estiveram no local.
Após liberar o refém e se entregar, por volta das 20h30, o detento foi conduzido à Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde foi autuado por ameaça e tentativa de homicídio. Depois, ele foi recambiado para Fortaleza.
(Roberto Crispim, colaborador)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

By DIÁRIO DO NORDESTE - SAÚDE

SAÚDE

Proliferação de pombos na Capital preocupa e exige cuidados

Ranniery Melo

Cada vez mais presentes nas ruas e praças de Fortaleza, aves podem transmitir doenças graves, como a criptococose

  • pombosA Secretaria Municipal de Saúde afirma que a Prefeitura realiza ações pontuais de limpeza e orientação para que as pessoas não alimentem os pássaros
KLÉBER A. GONÇALVES
A presença de pombos é cada vez mais perceptível no cenário urbano de Fortaleza. Presentes em locais movimentados, como ruas e praças, a proliferação das aves é motivo de incômodo para muitas pessoas, preocupadas com a possível transmissão de doenças. NaPraça dos Voluntários, no Centro, por exemplo, basta jogar um punhado de quirela para que dezenas de aves ajuntem-se na busca pelos grãos. "Eles ficam aqui direto e é um risco para a gente, pois as fezes deles muitas vezes caem nas pessoas. Os pombos não saem daqui, pois tem quem dê comida a eles”, relata a empregada doméstica Maria Socorro da Silva, que trabalha próximo à praça. 
De acordo com o médico infectologista e professor de Medicina, Anastácio Queiroz, o principal perigo no que diz respeito aos pombos, é a transmissão de criptococose, doença causada por um fungo que pode ser encontrado nas fezes da ave. A patologia pode acometer diversos órgãos do corpo humano, sendo a meningite o sintoma mais grave. Em pessoas com o sistema imunológico comprometido, pode deixar sequelas, ou mesmo ser fatal. "A transmissão da doença se dá, principalmente, através das fezes secas. Se a pessoa respira, por exemplo, alguma poeira, que contenha fezes de pombo, ela pode contrair a doença", comenta o especialista. 
Controle
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o caso da proliferação dos pombos é uma questão ambiental. Dessa forma, existem leis que protegem os pássaros contra o extermínio para controle populacional. Entretanto, a Prefeitura de Fortaleza realiza algumas ações pontuais, principalmente em áreas de maior incidência, como a Praça dos Voluntários. Além da limpeza das áreas, há ainda ações educativas para a população, aconselhando que não alimentem os pombos.

Mais de 2.500 vagas em prefeituras cearenses

Os municípios de Boa Viagem, Martinópole, Paracuru e Tarrafas lançaram editais com 2.502 postos


PREFEITURA
A cerca de 85 Km de Fortaleza, Paracuru inscreve para 1.503 vagas de todos os níveis escolares
Quatro prefeituras do interior do Ceará estão com seleção em andamento para mais de 2.500 vagas. O maior número de oportunidades está sendo oferecido pela Prefeitura de Paracuru: são 1.503, das quais 501 vagas são para contratação imediata, enquanto as demais formarão o cadastro reserva (CR). Os cargos disponíveis exigem desde o ensino fundamental incompleto ao nível superior, com salários que vão de R$ 788 e R$ 5.600.
As inscrições vão até as 23h do dia 13 de fevereiro pelo site www.cetrede.com.br. As taxas oscilam entre R$ 60 e R$ 120. As provas objetivas serão no dia 15 de março.
No Sertão cearense, Boa Viagem lançou dois editais que, juntos, somam 543 vagas, em cargos de nível fundamental, médio e superior. As remunerações vão de R$ 724 a R$ 9.000.
As inscrições serão abertas no dia 10 de fevereiro e seguirão até 8 de março, pelo sitehttp://concursos.fcpc.ufc.br. As taxas custam R$ 70; R$ 100; ou R$ 150. A prova objetiva está prevista para o dia 12 de abril.
A 300 Km de Fortaleza, Martinópole lançou uma seleção pública simplificada para contratação temporária de 280 profissionais com nível fundamental, médio, técnico e superior. Os salários variam entre R$ 394 e R$ 10.000.
As inscrições presenciais vão de 26 a 30 de janeiro na Secretaria Municipal da Educação, na Rua João Porfírio, S/N. Não será cobrada taxa e a seleção se dará por análise de currículo.
Por fim, a Prefeitura de Tarrafas abriu 176 postos do nível fundamental incompleto ao nível superior, com salários de R$ 724 a R$ 10.000. As inscrições vão até 19 de fevereiro pelo sitewww.consulpam.com.br, com taxas de R$ 65, R$ 80 e R$ 160. A prova será dia 12 de abril.

Catadora devolve a hospital R$ 250 mil em cheques achados no lixo

Eduardo Schiavoni
Do UOL, em Americana (SP)

  • Jornal de Barretos
    Ana Maurícia, ao lado do filho, mostra cheques encontrados no lixo; ela deve ganhar agora um novo emprego
    Ana Maurícia, ao lado do filho, mostra cheques encontrados no lixo; ela deve ganhar agora um novo emprego
Uma catadora de recicláveis encontrou no lixo cheques que somavam R$ 250 mil doados ao Hospital do Câncer de Barretos (423 km de São Paulo). Ela devolveu o dinheiro à instituição, que agora deve contratá-la.
Ana Maurícia dos Santos Cruz, 23, recolhia os recicláveis, na manhã de sexta-feira (23), em um depósito da prefeitura quando encontrou os cheques, que haviam sido jogados no lixo por engano. Eles estavam em um envelope, dentro de uma agenda. Sem saber sobre os cheques, ela levou a agenda para casa.
Depois do dia de trabalho, ao chegar em casa, por volta das 19h, ela foi olhar a agenda na esperança de utilizá-la e achou os cheques. O dinheiro tinha sido arrecadado em um leilão beneficente feito no Mato Grosso.

"Eu peguei a agenda, achei muito bonita e coloquei dentro do caminhão. Mas não cheguei em momento nenhum a olhar a agenda por dentro. De noite,quando cheguei em casa, abri a agenda e achei o envelope. Levei um susto com tanto cheque graúdo", afirmou.
No dia seguinte, ela procurou o hospital e pediu para falar com o diretor-geral da instituição, Henrique Prata.
"Ele estava viajando, mas depois consegui falar com ele e contei o que tinha acontecido e que queria devolver. Ia marcamos e fui até lá entregar", disse.

História

Ana Maurícia recebe salário mensal de aproximadamente R$ 850. Casada e com o marido preso há dois anos --tem outros dois a cumprir--, ela vive com os pais e um filho de três anos e é responsável pelo sustento da casa.
A catadora disse que não teve nenhuma dúvida sobre devolver os cheques. "Esse dinheiro toda é para ajudar as pessoas, as crianças. Nem pensei em outra coisa", afirmou.

Essa não foi, no entanto, a primeira vez que Ana Maurícia encontrou algo de valor entre os reciclados.
"Há mais ou menos três meses, fomos no mercado pegar papelão e encontramos uma máquina debaixo da pilha. Aí fui devolver e o gerente disse que valia mais de R$ 50 mil", disse. "Fomos criados assim, uma vida simples, mas com honestidade", afirmou.

Entrega

Ana Maurícia foi recebida por Prata nesta semana e entregou os cheques. O presidente do hospital agradeceu o gesto.
"Foi um extravio, temos humildade de reconhecer o erro, mas o importante é que a Ana representa para nós um orgulho. Uma pessoa de Barretos, da nossa casa, teve um gesto de solidariedade, de honestidade", disse.
Prata resolveu, então, presentear a catadora com a agenda que ela havia achado e também com uma oferta de emprego para trabalhar na instituição.
"Nós queremos ela como caráter, como uma pessoa de bem, e tem tudo para trabalhar aqui. Não precisamos perguntar para ninguém para saber que ela é uma pessoa honesta e ativa", disse. A função de Ana Maurício ainda não foi definida.

A catadora ficou emocionada com a possibilidade de trabalhar no hospital. "É uma coisa que eu sempre quis, mas não imaginava que iria realizar", afirmou.

Segundo Luiz Zardini, gerente de captação do Hospital do Câncer, a intenção agora é descobrir como esses cheques foram parar no lixo.
"Quem faz doação ao hospital pode ficar tranquilo e ter a certeza de que aqui se trabalha com muita transparência e atenção cada centavo doado", disse.

PELO MUNDO

Indonésia afirma que está pronta para executar brasileiro e mais seis estrangeiros

Governo do país confirma que sete estrangeiros condenados por tráfico de drogas tiveram seus pedidos de clemência rejeitados, entre eles Rodrigo Gularte. Local e data ainda não estão definido
AFP
O surfista Rodrigo Gularte, 39, foi detido em 2004 portando 6 kg de cocaína e condenado à morte no país no ano seguinte


Indonésia está pronta para executarsete estrangeirosque estão no corredor da morte, depois de seus pedidos de clemência presidencial terem sido rejeitados, afirmou nesta quinta-feira, 29, o governo do país.

Segundo o governo indonésio, entre os condenados estão dois australianos e cidadãos do Brasil, da França, da Nigéria e de Gana. Todos foram condenados por tráfico de drogas. O brasileiro é o paranaense Rodrigo Gularte, de 42 anos.

Além deles, quatro indonésios tiveram seus pedidos de clemência rejeitados e enfrentarão em breve o pelotão de fuzilamento. Um deles foi condenado por tráfico. A imprensa da Indonésia afirma que, entre os condenados, está também uma mulher das Filipinas.

"O gabinete do procurador-geral tem agora 11 condenados no corredor da morte, prontos para serem executados", disse, na noite desta quarta-feira, 28, o porta-voz Tony Spontana, indicando que uma decisão sobre onde e quando terão lugar as execuções ainda não foi tomada.

A Indonésia executou, no início deste mês, seis condenados por crimes relacionados com droga, incluindo cinco estrangeiros, numa ação que gerou protestos do Brasil e da Holanda cujos cidadãos figuraram entre os executados , levando os respectivos governos a anunciar a retirada dos seus embaixadores do país.

Manifestação na Austrália
Nesta quinta-feira, mais de duas mil pessoas se reuniram em Sydney, na Austrália, para pedir clemência aos dois sentenciados australianos. Elas participaram de um show com músicos locais.

Segurando velas, os manifestantes entoaram canções pedindo clemência e ouviram discursos de apoio a Andrew Chan e Myuran Sukumaran, que estão no corredor da morte indonésio.

Eles foram presos em 2005 em Bali quando tentavam sair da Indonésia com oito quilos de heroína. A dupla integrava uma quadrilha de tráfico de drogas conhecida como Bali Nine.

Os dois australianos tiveram seus pedidos de clemência negados pelo presidente indonésio, Joko Widodo, já em dezembro.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

PELO MUNDO - By O POVO

Jordânia aceita trocar prisioneira por reféns

Ministério das Relações Exteriores da Jordânia anunciou que está pronto para atender às exigências do EI e libertar a terrorista Sajida al-Rishawi

REPRODUÇÃO

Em vídeo publicado nesta nesta terça-feira, 27, Kenji Goto aparece segurando uma foto do piloto Mu'ath al-Kaseasbeh



Segundo emissoras jordanianas e japonesas, o Ministério das Relações Exteriores da Jordânia iráaceitar nesta quarta-feira, 28, a propostado Estado Islâmico (EI) e irá liberar a terrorista Sajida al-Rishawi em troca da vida do jornalista japonês e do piloto jordano sequestrados.

Um site ligado ao grupo EI divulgou que al-Rishawi "foi retirada da prisão em que se encontrava, na Jordânia".

Em vídeo divulgado terça-feira, 27, o EI exigiu a soltura de Al-Rishawi em 24 horas. Ela estava condenada à morte por atuar em um atentado que matou 60 pessoas em Amã, em 2005.

Apelo

Nesta quarta-feira, 28, a mãe do jornalista sequestrado, Kenji Goto, havia feito um apelo ao primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe. "Por favor, salve a vida de Kenji. Peço-lhes para trabalhar com todas as suas forças nas negociações com o governo da Jordânia".


Goto já sobreviveu a uma primeira ameaça do EI, que exigiu US$ 200 milhões na terça-feira, 20, em troca da vida de dois reféns japoneses, Haruna Yukawa e Kenji Goto. Como o governo japonês não atendeu ao pedido, um dos reféns, Haruna Yukawa, foi decapitado.
Redação O POVO Online
 

CURIOSIDADES PELO

África do Sul tem pub dentro de um baobá gigante

 por  

  •  
  •  

Muitos bares mundo afora seguem o tradicional modelo londrino de pub, incluindo aí decoração, extensa carta de cervejas e tudo o mais que o caracteriza. Agora, que tal juntar tudo isso e usufruir do ambiente dentro de uma árvore?
O Big Baobab, como é conhecido um baobá gigante situado na África do Sul, surpreende por suas dimensões e por abrigar um bar no interior Foto: Big Baobab/Divulgação
O Big Baobab, como é conhecido um baobá gigante situado na África do Sul, surpreende por suas dimensões e por abrigar um bar no interior Foto: Big Baobab/Divulgação
Pois é… Essa é a proposta do “Big Baobab “, como é conhecido um baobá gigante situado na África do Sul, que não surpreende apenas por suas dimensões – 22 metros de altura e 47 metros de circunferência. Oco por dentro como a maioria das árvores centenárias dessa espécie, ele abriga um bar completo em seu interior, com assentos, sistema de som e, é claro, cerveja para servir aos frequentadores.
Batizado de “Baobab Tree Bar”, esse pub fica em uma fazenda de Modjadjiskloof, localidade situada a quatro horas de Pretoria. Ele é o maior da espécie no mundo, de acordo com a Sociedade Dendrológica da África do Sul. Sua idade exata é desconhecida, mas sabe-se que ele tem mais de 1.700 anos.
Entrada do bar Foto: Big Baobab/Divulgação
Entrada do bar Foto: Big Baobab/Divulgação
Árvore símbolo da África, o baobá fica oco por dentro quando cumpre centenas de anos. Em 1993, os proprietários da fazenda onde fica o “Big Baobab” removeram as massas de compostos de seu interior oco para montar o pub lá dentro.
Além do ambiente principal, o bar tem um segundo buraco com uma adega, que é resfriada por ventos naturais e mantém uma temperatura constante de 22°C, segundo o site da atração.
o Baobab Tree Bar tem assentos, sistema de som e, é claro, cerveja para servir aos frequentadores Foto: Big Baobab/Divulgação
o Baobab Tree Bar tem assentos, sistema de som e, é claro, cerveja para servir aos frequentadores Foto: Big Baobab/Divulgação
O local também é cenário para casamentos, e há uma casa na árvore que serve de suíte para casais em lua de mel.
A entrada para a fazenda de Sunland, onde fica o baobá, custa 20 rands (cerca de R$ 4,60). Quem quiser pode passar a noite lá, pois há cinco chalés com capacidade para 20 visitantes. A área também tem cachoeiras, lugares para caminhada e ciclismo.

COTIDIANO - Parquímetros ainda dividem opiniões

APÓS TRÊS MESES

Enquanto uns elogiam a praticidade do sistema e a rotatividade gerada, outros não se adaptaram

Image-0-Artigo-1786803-1
Já foram instalados dez equipamentos em Fortaleza, que monitoram 84 vagas no quadrilátero. Não há previsão de instalação de mais aparelhos
FOTO: JL ROSA
Após três meses em operação, os parquímetros instalados no bairro Aldeota ainda dividem a opinião dos usuários. Enquanto alguns elogiam a iniciativa, argumentando que agora têm mais facilidade para encontrar um local para estacionar, outros a criticam, alegando dificuldade na utilização do aparelho, que controla a utilização de vagas.
Foram instalados dez equipamentos, monitorando 84 vagas, no quadrilátero formado pelas avenidas Dom Luís, Santos Dumont, Desembargador Moreira e Virgílio Távora.
A instalação dos parquímetros faz parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt). O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e conta com fiscalização e orientação da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC).
O empresário francês Stephan Alborni, proprietário de um salão de beleza na Rua Marcos Macedo, adaptou-se rapidamente ao novo modelo de estacionamento e defende a permanência dos parquímetros. "Todos os dias, eu utilizo esse sistema, acredito que é muito mais prático. Não tive problema para entender como funciona, pois, na Europa, isso existe há muito tempo", observa.
Opinião semelhante tem o comerciante Adalberto Targino, que faz os pagamentos por cada utilização através de um button, dispositivo que funciona como cartão pré-pago. "A rotatividade aumentou, as pessoas passaram a respeitar mais. Nos primeiros dias, comprei meu button, bastando recarregar uma vez por mês. Não preciso andar com dinheiro, e ainda posso recuperar os créditos que eu não utilizei", diz o comerciante.
O período máximo que um carro pode permanecer estacionado é de duas horas, sendo cobrado o valor de R$ 1,00. A máquina permite, entretanto, o pagamento fracionado, a partir de R$ 0,05, que equivale à utilização por seis minutos.
Após o tempo máximo, o motorista tem que retirar o carro da vaga e, caso necessário, procurar outra que esteja disponível para estacionar, a fim de garantir a rotatividade.
Além da reserva das vagas por meio da inserção de moedas, o pagamento pode ser feito por meio de buttons, tipo de chaveiro magnético que pode ser adquirido por R$ 10 e carregado em contêiner de Unidade de Apoio, localizado na Rua Marcos Macedo, próximo ao cruzamento com a Rua Barbosa de Freitas.
Apesar da experiência ser considerada positiva, nem todos conseguiram se adaptar ao sistema. O operador de caixa Vagner Gomes nem sabia da existência do sistema e acredita que poderia haver mais informações aos usuários próximo às vagas.
A enfermeira Conceição Almeida também teve problemas com o parquímetro. Ao encontrar um local para estacionar, ela não conseguiu registrar a vaga no aparelho, que estava sem funcionar. "Já tinha vindo aqui outra vez e também não consegui usar. O equipamento está quebrado e não tem lugar vendendo cartão da Zona Azul. Se a AMC passar por aqui, vai querer me multar. O jeito é ter que procurar outro ponto", lamenta.
O motorista que estacionar nas vagas rotativas sem pagar ou ultrapassar o período reservado comete uma infração de trânsito leve, tendo que pagar multa de R$ 53,20 e acumulando três pontos na carteira.
Balanço
De acordo com Lara Lima, arquiteta da SCSP, o balanço que a Prefeitura faz da utilização dos dez parquímetros já instalados é positiva, e os equipamentos vêm atendendo as expectativas. "Os usuários têm tido um acesso mais fácil ao crédito, mais rápido, uma vez que eles dependem apenas do equipamento para acessar a vaga, além de garantir uma maior rotatividade".
A arquiteta ressalta que o projeto é piloto e, por enquanto, não há previsão para a instalação de mais parquímetros na Capital. Ela explica, ainda, que no caso de problemas nos aparelhos, os usuários devem entrar em contato com a AMC por meio do número 190, que por sua vez contactará a empresa responsável pela tecnologia para que seja realizado a manutenção.
Bruno Mota
Repórter
d

SAÚDE PÚBLICA - Fortaleza concentra 52% dos casos de Aids do CE 28.01.2015


Dos 184 municípios cearenses, 23 apresentam 81% das ocorrências, segundo a Secretaria da Saúde

Depois de Fortaleza, Sobral é o município com mais notificações de Aids (37), seguido de Maracanaú (32), Caucaia (30), Aquiraz (14), Pacajus (12), Iguatu (10), Russas (9), Maranguape (7), Horizonte (7), Canindé (7), Itapipoca (7), Aracati (7), Jaguaribe (6), Cascavel (6), Santa Quitéria (6), São Gonçalo do Amarante (5), Paracuru (5), Acaraú (5), Tauá (5), Camocim (5), Beberibe (5) e Pindoretama (5).
Desde 1983, quando o primeiro caso da doença foi notificado no Ceará, 93% dos municípios já registraram pelo menos um caso da doença. De lá para cá, 14.732 casos de Aids já foram notificados em todo o Estado. A partir de 2013, observa-se um crescimento no número de casos da doença entre pessoas acima de 50 anos e entre adolescentes na faixa etária de 15 a 19 anos.
Incremento
Fabiana Sales, coordenadora da área técnica de DSTs e hepatites virais da Secretaria de Saúde do Município (SMS), salienta que ter o vírus HIV não é a mesma coisa que ter Aids - já que há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas podendo transmitir o vírus. Dessa forma, para estimar o número da pessoas com HIV, é preciso fazer um incremento de 25%.
Para reduzir o número de casos, a gestora informa que o município tem investido no diagnóstico precoce, descentralizando a testagem rápida. Antes, era feito só pelo método convencional. "A gente segue uma política nacional de que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, menos complicação a pessoa vai ter".
Apesar de não ter cura e ser considerada uma doença crônica, Fabiana esclarece que existe tratamento e controle da Aids, por isso a importância do diagnóstico adiantado. "Quanto mais cedo a pessoa descobre que tem o vírus, melhor, pois já inicia o tratamento e, dependendo da adesão, o risco de ele adoecer é bem menor", reforça. Ela acrescenta que a maior parte dos diagnósticos são feitos quando a pessoa ainda é assintomática. "Descobrindo precocemente, a qualidade de vida dela será maior".
Exames serão realizados  no Centro
Agora adotada como método de prevenção contra a Aids, a testagem rápida para o vírus HIV será feita no próximo dia 7 de fevereiro, das 8h às 13h, na Praça do Ferreira, Centro da cidade. Adolescentes e jovens de 15 a 24 anos, população-alvo da atual campanha de prevenção do Ministério da Saúde, mulheres casadas que nunca realizaram exames, trabalhadoras do sexo e a população que tem dificuldade de ir a um posto de saúde podem se programar para fazer o teste antes do Carnaval.
Na nova campanha para o controle da Aids, lançada em 1º de dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde apresenta pela primeira vez a estratégia de prevenir, testar e tratar, com foco no público jovem.
Notificação
Apesar do quantitativo apresentado no boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Telma Martins, assessora técnica do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças e Agravos do órgão, lembra que, como nem sempre a notificação é imediata, os números podem ser maiores. Ela acrescenta que o que está sendo registrado é o número de pessoas doentes e não infectadas. O HIV passou a ser de notificação compulsória em dezembro de 2014.
Fique por dentro
Testes rápidos dão resultados minutos depois
A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, transmitida através da troca de secreções (sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno) entre uma pessoa infectada e outra sadia, em situações como relações sexuais desprotegidas ou transfusões de sangue. Por isso, hábitos simples como o uso do preservativo durante o sexo e a utilização de seringas e agulhas descartáveis são a melhor forma para evitar a transmissão do vírus.
O teste rápido é feito a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo. Os exames, colocados em um dispositivo de teste, dão o resultado minutos depois. Dependendo do diagnóstico, os encaminhamentos para os serviços de atendimento em DSTs já são feitos na hora. O resultado tem a mesma confiabilidade dos testes convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.
O exame de Aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que faça quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados.
Luana Lima
Repórter